Upgrade de transmissão

davidream

Well-Known Member
bOAS!
Ando a matutar um Upgrade de transmissão,para a minha bike.
Specialized FSR Xc Pro 2007
Ela de origem tras isto:
CASSETTE Shimano HG50, 9-speed, 11/34t
CHAIN Shimano HG73
CRANKSET Custom Shimano Hollowtech, Octalink XT Spline
CHAINRINGS 22s/32s/44A 4mm thick outer, 4 bolt 104/64mm
BOTTOM BRACKET Shimano ES-25 Octalink Spline, 68mm shell, 118mm spindle, 50mm chainline
PEDALS Shimano 505 SPD
Material que obviamente já levou revisão,levou uma cassete nova SLX,nova corrente SRAM e pratos deore para a pedaleira.
No entanto por uma questão de eficiência/peso (tb estética:rolleyes:) queria colocar ou SLX,ou XT.
em SLX encontro em 9V,em XT (em preto)apenas 10V,em prata existe em 9V,mas estéticamente não me agrada:( preferiria em preto!
Assim ou seria SLX 9V,ou XT(preto)10V,sendo que após busca no forum será compativel.
O que vos parece a melhor opção?e qual a diferênça vantagens/desvantagens entre uma transmissão 9V ou 10V a nivel de andamento etc
Obrigado
 

davidream

Well-Known Member
bOAS!
Após mais alguma procura pelas intermetes,e conversações com pessoal,parece que vou escolher Pedaleiro SLX 9V(aqui a questão estética prevalece,relativamente á XT)mas com pratos pequeno e médio da XT.
Que vos parece?
Qual é a diferença entre transmissões 9V vs 10V a nivel "real"?
Qual a lógica de as marcas forçarem a 10V nos novos grupos?
Obrigado!!e não se acanhem nos comentários :)!
Cumps
 

TeZz

New Member
Qual é a diferença entre transmissões 9V vs 10V a nivel "real"?
Qual a lógica de as marcas forçarem a 10V nos novos grupos?
Obrigado!!e não se acanhem nos comentários :)!
Cumps

mais velocidades na cassete, os saltos entre velocidades sao menores, logo mais suaves e precisos,por outro lado permite usar ranges maiores, cassetes de 11-36 são baratissimas hoje em dia já.
a nível real eu digo que a diferença é notória. para melhor.

abraço
 

davidream

Well-Known Member
bOAS!
Realmente,os mercados têm as suas particularidades!!
Após várias pesquisas,inclusive aqui no Fórum,parece que vou optar por a pedaleira SLX9v(aqui a estética pervalece) sendo que pondero alterar os pratos do meio e pequeno por outros,talvez até por da gama XT...
Que vos parece,opiniões sobre as melhore opções para retirar peso ao pedaleiro e assim não ficar com aquele feeling no estômago de não ter escolhido a gama XT... :)!!
Cumps
 

FMCurto

Active Member
80% ou mais do peso na bicla vem do condutor,se vais comprar novo pq não pensar nisso quando esses se gastarem pq não é assim tão barato para uma diferença quase irrisória. (a brincar) Diria mesmo que se fores ao WC e te sentares no trono de porcelana antes de saíres de casa tens um ganho maior e de borla e esse "feeling do estomago" desaparece num instante. :)
 

davidream

Well-Known Member
bOAS!
Heheh verdade,mas sabes que na altura de comprar há sempre n's factores que influênciam!!!o bling as gramas tb... :7
De qq das formas vou ver os preços com atenção com o meu mecânico,e ver a melhor solução.

Sendo que neste momento pondero ou a pedaleira XT preta 10V o pessoal diz que não há problemas,apesar de não ser consensual,ou SLX 9V.

A transmissão que tenho é:
Shifters Sram 9V
desviador frontal shimano Deore 9V
Sram traseiro X9 9V
cassete shimano SLX9V(com pouco uso)
corrente Sram9V(com pouco uso)
Continuo aberto a opiniões!!!:D
Cumps
 

FMCurto

Active Member
Uma velocidade acima ou abaixo não há problemas,pode não ser a 100% mas funciona bem e como de futuro irá sempre ser dificil substituir material 9v podes muito bem optar por colocar a pedaleira de 10v se é essa que gostas.

Qual a corrente que estas a usar?A 950?Em 9v tive alguns problemas com correntes SRAM (novas) a saltar numa pedaleira SLX com poucos kilometros mas decidi experimentar a KMC e fiquei rendido.Comprei da marca própria da Decathlon em 9V que não é mais que uma KMC noutra embalagem, é 20g mais pesada ou qualquer coisa parecida mas funciona bem melhor a passar de velocidades, não salta e é mais barata.
 
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davidream

Well-Known Member
bOAS!
Acabei por comprar uma Pedaleira XT10V.
IMG_20130821_110328_zpsc3dcb1a2.jpg

Na Talega há um pequeno encosto á corrente em certas multiplicações(mesmo com afinação não deu melhor)mas em tudo o resto ficou impec.
agora é meter Km e esperar para ver se não há problemas de qq género.
Obrigado por tudo!
abraço
 

TeZz

New Member
David parabens pela XT, fizeste muito bem em vez da SLX

80% ou mais do peso na bicla vem do condutor,se vais comprar novo pq não pensar nisso quando esses se gastarem pq não é assim tão barato para uma diferença quase irrisória. (a brincar) Diria mesmo que se fores ao WC e te sentares no trono de porcelana antes de saíres de casa tens um ganho maior e de borla e esse "feeling do estomago" desaparece num instante. :)

Embora como é obvio o peso do rider influencia, isso não é assim tão linear como estás a acreditar amigo.
por ex, eu tenho 92-93 kilos se tu , vamos supor que tenhas 70 kilos , portanto se eu andar com uma bicicleta de 10 kilos é equivalente a tu andares com uma bicicleta de 33 kilos ? para compensar o meu deficit por ser mais pesado ? acredita não é, ate podes (e não duvido) ter melhor preparação que eu, que se fosses numa bike de 33 KILOS a pedalar a subir, levavas um avanço tão grande, que nem que passasses uma hora no WC te safavas!

isto para nem entrar em considerações de peso suspenso e peso rotativo ,porque nem todo o peso nasce igual, o peso rotativo aumenta exponencialmente a dificuldade de progredir com a bike, por ex, duas bikes de 15 kilos ,mas uma tem 6 kilos nas rodas e 5 kilos na transmissão ,e o resto ,4 kilos,no quadro e outros componentes, a outra tem uma transmissao de 1 kilo , e rodas de 1 kilo o set, os 13 kilos que sobram estao no quadro, qual é que achas que vai ser mais dificil de pedalar? sao do mesmo peso, sao iguais ?

abraço
 
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