29er Update Orbea Alma

Nep

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Boas malta, comprei no inicio do ano uma orbea alma em 2ª mão deste ano.

A orbea Alma H60, com as características que se encontram abaixo, que já lhe tinham mudado o guiador e os travões para um RX. Agora tenho uma questão prós mais entendidos que eu, visto que sou novo na modalidade. Valerá a pena mudar o desviador traseiro para XT e os shifters para SLX ou XT? Que upgrade me aconselhavam a fazer?

Já agora, embora a tenha levado à oficina à pouco mais de mês e meio.... na mudança mais baixo, mesmo a pedalar a corrente roça ligeiramente no desviador frontal, fazendo aquele som metálico caracteristico. Um acerto no desviador ou a corrente poderá estar com folga?


  • FRAMEOrbea triple butted aluminum. Patented 4x4 construction. Twin clamp seat post collar.
  • FORKRockShox XC32 TK Air 100 QR
  • CRANKSETShimano M622 22x30x40t
  • HEADSET1-1/8" Semi-Integrated
  • HANDLEBARLapierre XC Rizer
  • STEMOrbea OC-II
  • SHIFTERSShimano Deore M591
  • BRAKESFormula RX Hydraulic Disc
  • REAR DERAILLEURShimano SLX M670 Shadow
  • FRONT DERAILLEURShimano Deore M591 34.9mm
  • CHAINShimano HG54 10-Speed
  • CASSETTEShimano HG50 11-36 10-Speed
  • WHEELSOrbea aluminum disc
  • TYRESGeax AKA 2.20" XC
  • PEDALSOrbea Mtc
  • SEATPOSTOrbea OC-II 31.6x400mm
  • SADDLESelle Italia X1
 
Do que tens acho que se queres trocar alguma coisa talvez as rodas. Vais notar provavelmente mais diferença numas rodas boas, do que trocares os shifters e os desviadores.
 
Vale a pena se os SLX não estiverem funcionais, caso contrário não ganharás muito.

Em relação ao desviador, a imagem abaixo mostra as combinações aconselhaveis.. Na Imagem o setup é 3x8, mas serve para perceberes mais ou menos a ideia ;)


 

Nep

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Em relação ao deviador, estava mesmo a precisar de ser afinado. Agora as mudanças ja entram com facilidade ;)

Relativamente às rodas o que me sugerem? Faço BTT, embora ainda nada de terrenos extremamente acidentados (falta de perícia para tal ainda ;)) tal como faço estrada/ciclovias/terra batida para passeios com a namorada .
 
Sendo assim, deixa-te estar com o que tens que serve perfeitamente..
Para passeios com a namorada (suponho que seja com a tua :p) estrada/ciclovias/terra batida (rolante e com pouca subida), o que tens é mais do que suficiente.

Quando subires de patamar em termos de percurso/perfil de utilização poderás ponderar uma ou outra melhoria.. Estou com o bansheeCMS rodas são um bom começo, bem como a suspensão.
 

Nep

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Yaps, sim com a minha namorada;) ela tem uma ghost se 1200 de 2014 ;)

Tinha ideia que a minha suspensão já era boa (nada de nenhum estrondo, mas já algo aceitável). Rodas terei que ver se aparece algo interessante em termos de preços.

Mavic??
 
Como disse, eu se fosse a ti, para já não gastaria mais dinheiro do que o indispensável (peças de desgaste).. Penso que para a utilização que apontaste não vais sentir diferenças muito significativas.

EDIT: sendo a bicicleta usada, a suspensão tem a revisão em dia? Uma suspensão com a revisão em dia trabalha bem melhor, aí sentes bem a diferença e prolongas a vida útil da mesma ;)
 

Nep

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EDIT: sendo a bicicleta usada, a suspensão tem a revisão em dia? Uma suspensão com a revisão em dia trabalha bem melhor, aí sentes bem a diferença e prolongas a vida útil da mesma :wink:

Sim, a revisão está em dia ;) Agora so para o final do ano/inicio do próximo peço para fazer nova revisão.

O ideal é ser anual certo?
 

Nep

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Apenas para atualizar, e face ao uso minimamento intensivo ;)

As rodas Orbea Aluminium Disc vão saltar fora para entrarem umas Mavic CrossRoc que devem chegar em breve. Assim que estejam no sitio la aparece a foto de praxe.

(Já agora peço a um moderador para mudar este tópico se possível para as Análises e Testes, em vez de estar a criar um novo)
 
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