uma old school e as suas 1001 formas

luis biclas

Elos Rápidos
Vou apresentar aqui a minha 1ª BTT, que calculo que tenha perto de 17 anos!
Deve ter feito por volta de 8.000kms

umas fotos como ela estava praticamente original:
só foram trocados os punhos e o selim, para alem dum conjunto de transmissão.

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Entretanto foi tudo desmantelado:
1ª - desmanchar TUDO;
2ª - verificar o estado de TODOS os componentes (para ver se dá para aproveitar ou se tenho de comprar novo);
3ª - limpar/olear os componentes;
4ª - eliminar ou reparar suspensão; (uma vez que só estava a trabalhar com as borrachas)
5ª - de capai/lixei o quadro;
6ª - pintei;
7ª - comprar novos componentes necessários;
8ª - montagem.

O meu orçamento éra curto para isto, não pretendia gastar mais de 30€ ou 40€, e pretendia, na altura, que ela fica-se exclusivamente para andar em estrada.
Já tinha os pneus slick e uns calços novos, na altura só precisava de uns maniulos em condições.



A desmancha:

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TO BE CONTINUE...
 

luis biclas

Elos Rápidos
O estado em que se encontrava a suspensão era este:
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No interior as borrachas, batentes/vedantes já foram á vida, a única coisa que sobrou foi os fibroflexes.
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como um gaijo quer a cabeça para pensar, pus-me a puxar pelos neurónios.

Foi então que me surgiu uma brilhante ideia :lol:
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Transformar isto (os componentes que ficaram intactos, já depois de limpos)
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Nisto: (componentes mais a mola que vai fazer com que a suspensão trabalhe)
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É óbvio que não ficou a trabalhar a 100%, mas trabalha muito bem, pois em conjunto com os afinadores e com mais umas anilhas de Nylon que lhe fiz e depois de montada fiquei surpreendido com o "trabalhar" dela, dá para regular a firmeza na mesma.
Já lixadinha, limpinha e pronta a pintar.
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TO BE CONTINUE...
 

luis biclas

Elos Rápidos
pintura do guiador e o "espigão".
Pintei com spray, pensei que ia ficar uma "real cag+da" mas ficou muito bem, levou duas camadas de tinta e duas camadas de verniz de acabamento.
Aqui na 1ª foto ainda só esta metade pintado :mrgreen:
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Acabado de pintar.
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As rodas com os Slick...
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A maquina na "lixagem"...
img]http://img524.imageshack.us/img524/6135/lixa2.jpg[/img]
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Material a usar...
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luis biclas

Elos Rápidos
A suspensão com primário...
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E aqui com a 1ª camada de tinta...
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Pintura do quadro...
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as primeiras camadas de pintura:

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Cá está o "bicho" na fase de montagem...

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luis biclas

Elos Rápidos
As alterações não se ficaram por aqui, logo já coloco mais fotos das alterações que já lhe fiz.
As molas não dançam porque lhe meti 2 casquilhos em fibroflex a fazer pressão, alem disso elas são apertadas pelos afinadores.


Componentes de origem:

Travões;
Manetes Ritchey e V-brakes Deores LX
Transmissão;
Pedaleira, pedais, corrente, cassete e desviadores Deore LX
Caixa de direcção Ritchey
Espigão de selim Ritchey
Guiador e espigão AST
Manipulos GripShift 8V
Rodas?????
Selim ?????
Suspensão ????
 

luis biclas

Elos Rápidos
e o estado actual é este:

transmissão 1x9.
Desviador traseiro SLX
Cassete Deore 11-34
Corrente XT
Manipulo direito SLX
Pedais shimano M424
Guiador sobre elevado Feels
Avanço RR 110mm
Ahead Set adaptor 22,2/25,4mm
punhos Berg com lock on
Selim BBB descascado
roda traseira mavic 317 (acho eu) com cubo shimano.
Pneu da frente Tioga DH 2.1
Pneu traseiro Larsen TT 1.9



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gfilipe

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Parabens, deu trabalho mas valeu apena, ficou um restauro bem fixola! em tempos tambem recuperei a minha bike de ha muitos anos, talvez perto de 20 tambem, um dia deste posto fotos dela;) por aaso tambem foi de azul...
 
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