Uma Espécie de Bicicleta... SS Tribal!

embolozzz

New Member
Simples, singela, singular, sentimental!!!! É tudo uma questão de pura simplicidade… em duas rodas, claro está!!! É a filosofia SS! Falamos de Single Speed’s… bicicletas na sua vertente mais rudimentar… sem mudanças, sem suspensões… simples, singelas, singulares… sentimentais!!!

Já há algum tempo que o bichinho mexia dentro de mim!!! Portais, sites, blog’s e afins alusivos a esta vertente! Experiência de alguns camaradas do pedal!... E o bichinho crescia…colocavam-se interrogações! Como será? Porquê? Será que? E se….!!!! Sim… foi esta a pergunta fulcral…. E se eu montasse uma Single Speed… a minha SS???

Como em tudo… foi uma questão de tempo (algum tempo), disposição, paciência (ainda bastante), umas pesquisas no intuito do “low cost”, uns ajustes em materiais já usados, alguns eurónios em peças necessárias… e voilá… a SS haveria de nascer! E nasceu!!!

Tudo começou com um quadro em cromaly… velho, acabado, condendado ao completo abandono numa garagem! Material… que para o comum dos mortais… seria lixo puro e aos meus olhos… era o ideal… era mesmo o início da minha Single Speed! Deitei-lhe a mão… e algumas horas de trabalho… o trabalho árduo da decapagem e lixagem… algo que me fez recordar a bonita Peugeot Terrot que guardo com estima na minha garagem… a bicicleta do meu avô!! Mais uma vez me agarrei ao lema… o que mais luta dá… mais valia tem!

Pintura… alva! Branca… pura! Um frigorífico autêntico! Mais uma bike branquinha no seio BTTHAL! Eehehehe!!!! Daqui em diante foi como montar um puzzle… peça a peça! Umas usadas e já guardadas em caixotes, outras adquiridas tendo em vista um modelo idealizado mentalmente! Valeram alguns amigos neste processo… Dicas, ajudas, opiniões… tudo foi ajuda! Quem não sabe é como quem não vê! A todos eles o meu obrigado!!!

Segue-se a lista de componentes utilizados na montagem da SS “Tribal”:

- Quadro em Cromaly nº18;
- Espigão de Selim em Alumínio UNO Ultralite 25mm x 280mm;
- Selim Bontrager Race Lux Basic;
- Aperto de Espigão PRO
- Rodas Frente e Trás - Rodi Vision V-Brakes;
- Pneus Frente e Trás - Schwalbe Nobby Nic 2.1;
- Guiador semi-elevado em Alumínio Force-X;
- Punhos Fizzbikes;
- Ciclómetro BBB
- Suporte de Bidão BBB
- Travões Frente e Trás - Shimano Deore V-Brake;
- Kit Single Speed - Gusset 16D e 18D;
- Corrente SRAM PC7X Nickel;
- Prato 32D Fizzbikes;
- Cranks e Pedais - Shimano;
O toque final… seria a personalização! Nuno Dias com a sua mestria na arte gráfica deu a mãozinha necessária!! Sim… porque isto de Single Speed’s tem de ter alma, espírito… e foi neste sentido que a minha SS foi baptizada! SS Tribal… tribalista!

Tribo… conjunto de famílias que provêm de um tronco comum, onde a arte de pedalar será a autoridade máxima… o pedalar apenas com uma simples mudança será uma tribo dentro de uma família!!!! A minha SS… A Tribal configura exactamente essa hierarquia! Foi esse modelo que eu idealizei… foi esse modelo que eu concebi! SS… A Tribal!

Bem sei que pedalar neste brinquedo não vai ser “coisa” para meninos de coro! A procura do shifter de mudança vai ser constante, a sensação de experimentar as rugosidade toda do terreno vai ser adoravelmente torturante, a relação 34-18 vai esgotar os gémeos, glúteos, os tibiais, femurais…. todos, todinhos os músculos das pernas!!!! SS… vai ser single (S) speed (S) …. Vai ser só (S) sofrer (S)… ou talvez não!!!

Apreciem as fotografias e … sejam críticos!

SS+025


SS+007


SS+002


SS+004


SS+005


SS+011.JPG


SS+012.JPG


SS+016.JPG


SS+017.JPG


SS+018.JPG


SS+019.JPG


SS+020.


SS+022.


SS+023.JPG


SS+024.JPG


Espero que tenham apreciado!
Fiquem Bem...
 

fmike

New Member
Ora ai está a prima da minha SS das Arábias! E não destoa nada à familia!... Branquinha, alva, com toques de preto, e uns tocolantes bem bonitos por sinal. Só são primas porque os sinais de nascença são diferentes.... uma mais virada para a magia das mil e uma noites... a outra mais emblemática da simbologia tribal. Mas a "gestação" e o "parto" ocorreram em simultaneo ou não fossemos "dois pais babados", membros em full time da "grande" equipa BTTHAL!

Amigo JV está bem original e bonita, tal como já te tinha transmitido. Agora falta é começarmos as reais aventuras pelos trilhos da Beira Baixa e começarmos a reportar na blogosfera!

Boa sorte para ela companheiro...e prepara as pernas! Vai "doer" de prazer! ehehehehe
 

embolozzz

New Member
E as observações dos especialistas?? :shock:
E as opiniões onde andam??? :shock:
E os comentários?? :shock:
E as dicas? :shock:

Não estou a entender...
Não têm nada a dizer!?!?! :?: :cry:
 

jorgegt

New Member
:clap: :clap:
Espetáculo, simplesmente mais uma SS lindissima, será por ser branca :hehe: :clap:
Está bem conseguida e mais importante ainda foi o tempo que lhe dedicas-te á pintura e todo o trabalho envolvente, por isso mesmo as SS torna a ser um prazer que para os "Pais babados" até lhes atribuem nomes e tudo :wink:.......mais ainda que ás outras bikes que temos em casa com valor comercial muito mais elevado.
Mas como são montadas por nós mesmo são as jóias lá em casa, digo isto porque é o que sinto pela minha mas não vou nunca deixar de pedalar com a MS e a FS.

:back2topic:

Tena ai uma máquina que daqui a uns tempos, tal como o teu colega fmike, vão fazer uns passeios que serão uns épicos e que nunca se vão esquecer e espero que façam os vossos relatos para partilharem com a gente. :wink:

Jorge GT
 

embolozzz

New Member
Ehehehe! Obrigado pela tua opinião!
Já que falas-te em passeios e relatos dos mesmos... porque não dar uma olhadela no nosso blog (meu e do fmike)... lá irão encontrá-los todinhos... descritos de forma singular e divertida qb!!!
É só dar uma vista de olhos em http://btt-hal.blogspot.com

Quanto à SS Tribal... continuo à espera de mais opiniões e críticas!
 

embolozzz

New Member
Foi hoje... dia 1 de Maio - Dia do Trabalhador... que dei pela primeira vez "trabalho" à SS Tribal... foi hoje a nossa primeira saída para os trilhos!!

Aqui para nós... foram 60km ditos impecáveis! É verdade que selecionamos uma zona de altimetria baixa com uma subida aqui e acolá para antever o comportmento da bicicleta, e também do bttista! A relação 34-18, apesar das dúvidas existentes, adequou-se na perfeição à minha preparação física! Até ver não vou alterar! A rigidez da bicicleta era algo a que não estava habituado dos últimos anos, fruto do conforto proporcionado pela minha Trek FS... mas ao fim de uma dezena de Km's o corpo começa a habituar-se e depois até é quase espontâneo as nossas adaptações corporais à rugosidade do terreno! Calçadas e paralelos é que me partem o corpo todo!Eheheh!

A manhã até corria sobre rodas... não fosse a bike resvalar numa pedra para uma fotografia mais artística... e lá vai o cromado!!! :shock: Inacreditável... no primeiro dia, logo uma esmurradela daquelas que se vêem a 10 metros de distãncia! Fiquei doente!!!! O colega FMike bem tentava confortar-me... mas era inevitável!! Doente! Mesmo doente! Vou ter de pôr mãos e cabeça a trabalhar para ver como vou disfarçar aquela "tatuagem" da SS... Enfim... haja saúde!

Poderão em breve ler o relato da reportagem no nosso blog (http://btt-hal.blogspot.com) em associação com umas fotografias catitas!

Para já... uns registos do passeio de hoje... para alegrar o texto!!!

a2e1fea1-6547-4027-a95d-a305c477d130.jpg


124adf65-8acd-46f3-86e7-862cb59480a3.jpg


f5affdfe-ad3f-4101-9445-971b4a288cad.jpg


5e2e9be7-ce01-41d8-84bf-fc6abd598542.jpg


Foi para sacar esta última foto... que a "tatuagem" inesperada... surgiu!!!! Ainda estou doente!!!!! :cry:

Faltava esta... a melhor!!!! Eheheheh!

0f26a882-dc1e-4aa3-b84b-aa06b1bf9272.jpg
 

max

Elos Rápidos
Parabéns, pela montagem ficou muito bem.
As bicicletas brancas, parece que vieram para ficar e as SS também, quanto à rigidez total è como aprender a andar de bicicleta...nunca mais paras agora só vais querer andar nela. :D
A mim aconteceu-me uma coisa engraçada no ultimo domingo, um colega pediu-me para trocar de bicicleta, porque queria esperimentar a minha SS e lá trocámos, ele têm uma MC20 e eu quando me sentei nela até me senti confortável, o problema foi quando entrei na terra.
Tive de bloquear as suspenções pois com aquele conforto todo não sentia a segurança a que estou habituado na minha Full rigid, :mrgreen:enfim ideias, mas é bom de vez em quando, uma suspensãozita para aliviaros musculos do pescoço. :lol:
agora continua e manda ai uns relatos do comportamento da menina.
 

embolozzz

New Member
Boas a Todos os SS user's...
A SS Tribal voltou aos palcos do BTT...
Foram mais 4 dezenas de Km's em cima desta Simples e "Suave" (!!!!) bicicleta.
Vejam a reportagem em: http://www.btt-hal.blogspot.com/ ...com algumas fotografias a ilustrar
 
Top