Ultrapassagens

Peso-Pluma

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rotwildfun said:
Ri te lá FILIPE LOL
Ps-> As X faz me pensar como mundo (serra neste caso) é tao grande e tao pekeno já vi um video teu e agr a passar por mim, para a próxima
Cumprimentos
Rot

Lol :lol:
Não admira eu não conheço quase ninguém que não vá para sintra Andar...eu só fui para Sintra a minha 1ªvez a 4 semanas se não me engano...apanhei subidas valentes, singles de partir um gajo, descidas de ficar sem pneu etc....mas quando cheguei ao local qual foi a minha reacção??'que isto tantos???'

abraços

Pluma
 

doc

Member
A mim... ninguem me consegue ultrapassar...
Quando vejo alguem a aproximar pelo espelho retrovisor, mudo de mudança e acelero :lol: :lol: :lol:
 

Paulo M

Member
Eu acho que a pessoa que vai a ultrapassar tem que ter o bom censo que fazer a manobra sem prejudicar ninguem. O gajo da frente não pode ir concentrado no que se passa à sua frente e concentrado nos animais que vêm atrás. Isso de grito "esquerda, direita" era na tropa. De bicla e para mais a essa velocidade, o de trás se vê que não consegue fazer a ultrapassagem, dá um, cheirinho de travão e não ultrapassa....... Sempre é melhor do que alguer cair e magoar-se.

A minha modesta opnião :D
 

NetWarrior

New Member
bem isto é um assunto sobre o qual nem costumo pensar muito.... isto pq pedalo quase sempre sozinho !
Mas quanto as trilhos com pedestres.... isso nunca podemos adivinhar onde eles estão... é tentar analizar o trilho durante a descida e "carregar a fundo" qdo nao se ve ninguem no trilho e se pode ir em segurança...

Quando ao BTT mano a mano.... Geralmente qdo chego a uma descida.... quase institivamente o psl organizasse decide-se logo quem vai a frente e quem vai atras ... Acho que é a melhor forma quem quer descer mais depressa vai a frente quem quer descer mais calmo vai atrás... se por acaso alguem desceu o trilho primeiro é vai nas calmas... então aguentas um bocado.... podes aproveitar para limar as unhas.... verificar os apertos rapidos caso uses... ver como estão as roldanas do desviador.... etc... depois desces e de certeza ja não vais encontar esse rider.... o que pode aconteçer e ires a descer como tudo combinado mas rapidamente chegas perto da frente..... aguentas e qdo existir um local onde possas ultrapassar fazes isso o mais depressa possivel sem prejudicar o rider....

Outra coisa que gostava de fazer referencia é... a Subir.....
e pá... quem vai montado na bike a subir tem prioridade.....
Muitas vezes o psl desce-se a subir... tudo bem... mas deixem a parte do trilho mais limpa pra quem vai a subir montado na bike.... geralmente são cituações em que quem vai a subir vai já com as "rotoras" ligadas quase a tocar com o nariz na roda da frente e dps ainda teem de andar a desviar-se do pessoal que vai no meio do trilho..... Mais uma vez digo qdo se sobe a pé vai-se para o lado pior do trilho o lado que tenha mais pedras e valas para quem vai montado nao ser atrapalhado.... pois se vamos a pé pouco importa onde vamos passar....

Cumps e boas ultrapassagens..... Sempre com Cuidadinho..... ;)
 

M.E.G.M.

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1 - Ceder a passagem a outros transeuntes não motorizados.





2 - Abrandar à proximidade de pedestres e cavaleiros, ultrapassá-los com precaução após os haver prevenido.





3 - Controlar a velocidade nas passagens sem visibilidade.





4 - Circular nos trilhos para evitar destruir a vegetação sobretudo em Parques e Zona Protegidas e evitar passar sobre culturas.





5 - Passar à distância de animais selvagens e não enervar os domésticos.



6 - Jamais deitar detritos no solo. Conservá-los até ao próximo caixote de lixo. Advertir quem assim não proceda.




7 - Respeitar a propriedade privada e pública.



8 - Aprender a rolar em autonomia total. Preparar o seu itinerário, prover a sua alimentação, saber efectuar reparações.





9 - Nunca sair só para uma incursão em terreno desconhecido. Deixar informações acerca do seu itinerário aos que ficam.





10 - Saber, em todas as ocasiões, estar de forma discreta e amável.





11 - Usar o capacete a fim de se proteger, em todas as circunstâncias.
 

M.E.G.M.

New Member
REGRAS DE ULTRAPASSAGEM

1 - Ceder a passagem a outros transeuntes não motorizados.





2 - Abrandar à proximidade de pedestres e cavaleiros, ultrapassá-los com precaução após os haver prevenido.





3 - Controlar a velocidade nas passagens sem visibilidade.





4 - Circular nos trilhos para evitar destruir a vegetação sobretudo em Parques e Zona Protegidas e evitar passar sobre culturas.





5 - Passar à distância de animais selvagens e não enervar os domésticos.



6 - Jamais deitar detritos no solo. Conservá-los até ao próximo caixote de lixo. Advertir quem assim não proceda.




7 - Respeitar a propriedade privada e pública.



8 - Aprender a rolar em autonomia total. Preparar o seu itinerário, prover a sua alimentação, saber efectuar reparações.





9 - Nunca sair só para uma incursão em terreno desconhecido. Deixar informações acerca do seu itinerário aos que ficam.





10 - Saber, em todas as ocasiões, estar de forma discreta e amável.





11 - Usar o capacete a fim de se proteger, em todas as circunstâncias.

FIQUEM BEM E NÃO ESQUEÇAM AS REGRAS.

E QUE TENHAM UNS BONS DIAS DE BTT.
 

M.E.G.M.

New Member
Re:REGRAS DE ULTRAPASSAGEM

:arrow: PEÇO DESCULPA SE É UM ASSUNTO REPETIDO, MAS É SEMPRE BOM RECORDAR AS REGRAS. :hehe:
 

JoãoLopes

New Member
Re:REGRAS DE ULTRAPASSAGEM

Boas!

Sinceramente, às vezes os "campeoezinhos" até metem nojo... Em alguns passeios, já tive que parar e deixar passar por causa de alguns "nervosos", não é que me corte nas descidas mas quando paro e deixo passar é por zelar pela minha segurança...
 

JoãoLopes

New Member
Boas!

Sinceramente, às vezes os "campeoezinhos" até metem nojo... Em alguns passeios, já tive que parar e deixar passar por causa de alguns "nervosos", não é que me corte nas descidas mas quando paro e deixo passar é por zelar pela minha segurança...
 

wiliamuff

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acho que o melhor jeito para nao causar problemas é avisar e respeitar o aviso, porem quem vem a toda atras deve ter o maximo de cuidado, em competiçoes ja me vi obrigado a sair do melhor caminho para ulrapassar quem ia devagar a frente. achei ate legal me deu raça para vender o terreno onde tive que passar
 

h.a

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QUEM VAI Á FRENTE TEM SEMPRE PRIORIDADE(ponto).agora que quem vai a"curtir"as descidas ás vezes apanha grandes cagaços é verdade,principalmente quando vem pessoal a subir que ocupa toda a largura do caminho veem aos pares aos trios etc. lado a lado ora embora goste muito de bowling,tambem não me parece a melhor atitude,e de vez em quando ainda reclamam que vamos muito de pressa PORRA,são muitos "desses"que a descer pensam que podem fazer o que quiserem com as pessoas menos "dotadas",experientes,desinteressadas (no bom sentido).quanto a sintra realmente não se perdia nada em sinalizar alguns trilhos,tanto para betitistas,como para pedestres,ao que se faz lá fora a muito tempo onde há caminhos em que a pé é NO WAY.abraços e respeito que é o que se precisa.
 

renatosilva

New Member
Olá, excelente topico.
Existem N pessoas nos passeios e se nao houver um pouco de civismo á mistura as complicaçoes aumentam.
Recordo um momento que me ja aconteceu, e passo a citar:
Ía eu descontraidamente a descer entre pedras, regos e tudo aquilo que nos complica, quando oiço (E muito bem) "Dá a esquerda", até aqui tudo bem.
Quando olho para o caminho á direita, reparo que tenho uma valende vala feita pela água. Como é logico nao me desviei esperantdo por um momento melhor.
Resultado, o rapaz vinha tao a abrir que se espalhou pelo chao fora . . . :roll: (Ainda por cima ficou careta comigo. . . ) :|

Questiono entao, quando se vai na frente e alguem nos quer passar devemos ir para o caminho pior só porque os outros sao prós e vêm mais depressa? Ou eles que façam o caminho pior caso queiram ultrapassar? :s


Quando muda o caso já me dou bem, subir realemnte dá-me gozo, mas muitas vezes nao sou capaz pelo imensa confusao de pessoas que se montam e desmontam. . .
Será que é dificil a quem vá a pé optar por um trilho unico? Irem todos pela direita ou esquerda? Assim permitem a quem está a tentar subir fazer tudo ou pelo menos tentar. . (Salvo excepçoes de grande aglumeraçao de pessoas . . ) :wink:

Concordam ou estarei errado?

Abraços :mrgreen:
 

MSoares

Member
Re:REGRAS DE ULTRAPASSAGEM

JoãoLopes said:
Boas!

Sinceramente, às vezes os "campeoezinhos" até metem nojo... Em alguns passeios, já tive que parar e deixar passar por causa de alguns "nervosos", não é que me corte nas descidas mas quando paro e deixo passar é por zelar pela minha segurança...

Esses "nervosos" são por vezes, para não dizer, na maior parte das vezes, aqueles que se arrastam com a bicicleta à mão naquele topo mais empinado.
 
kando vou a tentar ultrapassar alguém ker seja em descida ou subida, só ultrapasso kando houver condições para isso, nunca numa curva ou num local perigoso para mim e para outros bttistas.

kando surge uma recta ou um momento em k seja seguro para ultrapassar aviso"esquerda" ou "direita" e passo...e ainda dou os bons dias!! :mrgreen:

civismo fica bem e nunca é demais, até pk podemos tar a por em perigo a nossa integridade física e a dos outros!!
 
Boas,

Concordo plenamente com o Nickas_Pa..., escolhe a altura e local certos para a ultapassagem, avisa e ainda cumprimenta :clap:

Fazendo assim, o bttista que vai à frente apercebe-se que alguém o está para o passar e então concerteza que facilita (penso eu), pelo menos eu proçedo assim.

Agora também há aqueles que nada dizem, e querem passar de qualquer maneira, o que por vezes origina que ganhem asas e aterrem em locais nada indicados, e o que vai para ser ultrapassado apanha un susto de morte.

Todos nós temos que saber que o BTT é um desporto de lazer, mas tem os seus perigos (Como tudo na vida), por isso temos que zelar pela nossa segurança e a dos outros.

não concordam?

Boas pedaladas.
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
Eu quando me vejo nessas situaçoes tento ser o mais civico possivel, se vou a descer independente de ter mais pernas, ou abilidade que os mais lentos prefiro ter calma e esperar por melhor oportunidade para ultrapassar. :mrgreen:, quando vou a descer e vejo que a descida tem algum perigo tento sempre ir avisando para o pessoal de tras que podera a vir a abrir que tem valas ou algo que possa provocar uma queda.
Quando vou a subir e nao tenho pernas :lol: :lol: e alguem me pede para ultrapassar se for a pe, tento desviar me para a parte pior para que me ultrapassem, caso seja eu a querer ultrapassar peço, mas se nao me deixarem ou se forem lentos desencaixo os pezinhos o mais rapido possivel e salto da burra e vou a pé, e nao me chateio nada, porque assim poupo mais um pouco as canetas :lol: :lol: CIVISMO E BOA DISPOSIÇAO SAO O MEU LEMA, nao fasso competiçao, pois acredito que em competiçao seja diferente.
 

NITSA

New Member
1º Ponto : O civismo e a educação têm sempre que imperar
2º ponto : Quando vou a descer em terra a mais de 40 Km/h já não oiço muita coisa (depende do piso). Quanto mais depressa for mais concentrado vou na MINHA linha ideal. Para ceder espaço para me ultrapassarem só se EU não ficar em risco.

Não era tão rigoroso com estas situações, mas há uns dois anos num passeio vinha num grupo a descer um monte ,vinham lá atrás uns senhores permanentemente a gritar DIREEIITA!!! ( curiosamente ) o melhor lado do trilho...... o pesoal foi abrindo eu inclusivé mas ao companheiro que seguia à minha frente "saiu a fava" . Abriu para os outros passarem entrou numa regueira à esquerda deu duas cambalhotas partiu-se todo e à bike também. Foi para casa a pé!

Os senhores / meninos do DIREEEIITA nem pararam para o ajudar nem sequer perguntaram se ele estava bem no reabastecimento mais à frente.


Assim me tornei mais egoista nos trilhos ....quando a velocidade é muita primeiro estou eu, depois os outros :!:

Divirtam-se
 

jginja

New Member
Viva.
Aqui vai a minha opinião.
Quer seja a subir ou a descer aviso sempre por que lado vou passar. Gosto também, e peço, que avisem por que lado vão passar.
Quando estou a subir ou a descer a pé facilito ao máximo a circulação de quem vai montado. Tomo atenção para ver se vem alguém quando monto na bike outra vez.
Seja a subir ou a descer eu não saio da minha linha! Não saio! A linha que escolhi é para levar até ao fim! Quem quer ultrapasar terá de o fazer por linhas alternativas, normalmente piores. Quando eu quero ultrapassar faço o mesmo.
Por nada eu me desvio da linha escolhida, prejudicando o meu andamento e ás vezes arriscar uma queda, apenas para facilitar a ultrapassagem.
Além da ultrapassagem também não adianta dizerem para "largar travão". Porque não dão mais distância para o betetista da frente?

Uma vez num passeio, numa subida vinha um rider atrás que pediu a ultrpassagem. Prejudiquei a minha pedalada e nem um agredecimento! Foi a última vez!

Boas pedaladas
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Regra geral só eu que cedo passagem visto ser sempre mais lento que a maioria bos bttistas, a subir. A descer não facilito muito porque se ceder a passagem pode-me acontecer de cair numa vala ou encontrar uma pedra e aqui vou eu, é que no dia seguinte aos passeios é dia de trabalho. Não dá jeito ficar em casa.

Boas pedaladas

Filpe Queirós
 
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