Truques caseiros para tirar peso à bike

tkul

Utilizador Banido
Se é seguro ou não, não sei...

Eu não vou criticar... apenas só espero que usem seguros privados, porque gastar dinheiro dos contribuintes após as quedas, acho mal! :lol:

3 grm???????? Mas o que é isso? A quantidade de lama que um pneu leva nestes dias de Inverno, é muito mais que isso.

A mim admira-me que ainda não se saíram com o furar dos punhos! Sempre é mais seguro...

PS - a Hope Pro3 tem 3 parafusos, mas não tem nada haver.

Fora de brincadeiras, e como não se ainda pensaram nesta forma... aqui vai:

Os parafusos dos discos funcionam ao corte. O que isto quer dizer é simples... as forças que lhe são aplicadas querem cortar os parafusos (como se uma tesoura fosse).
O que vai evitar este "corte", é a qualidade e tipo de material, secção/área (PI.R^2 --> maior--> melhor!), quantidade.

Dito isto, é fácil entender que cada parafusos irá suportar % igual de força (teoricamente e para cálculos).
ora... se a força é 100, cada 6 irá suportar 16,7.
Se for 3 --> 33,3
Ou seja cada parafuso que foi projectado para suportar 16,7 + factor de segurança irá suportar 100% mais de força que aquele que estava supostamente desenhado.

Isto é para cada um pensar por si, e verificar se quer ou não, em vez de dizer que o xpto usa... e o rick&rock... e etc!
O Tomac usou Drop-Bars no inicio, e não foi por isso que alguns trocaram! :mrgreen:
 

marau

New Member
eu por acaso nem foi numa de experimentar mas tipo montei uns discos numa roda e a roda ficou com só 3 parafusos (não tiha mais em casa para completar os 6) e eu sem querer monteia e fui treinar com ela, passados uns dias é que reparei que a roda que estava a usar so tinha 3 parfusos. lol enfim só para referir que era uma roda da frente de treino.
 

nogueira.nuno

Active Member
Tb tenho q meter uma garfada!!

Claro q nao sao 3 gramas como se diz e q nem em muitas bikes é isso q vai fazer diferença pq a bike nem deve ser uma Ultralite nem por vezes leve sequer e nao se deve fazer moda d outras pessoas que usam certos componentes d certa maneira devido á sua conducao, conhecimento, experiencia ou pancada!!

Se alguns querem realmente perder peso na bike gastem dinheiro e nao tirem peças por desporto, forretice ou pq viram na revista!!
EU sei q este é o Topico dos truques caseiro e eu tb os Faço mas penso sempre e este topico até é muito bom pra talvez pedir opinioes e o Tkul deu a melhor q eu quotei em baixo tb por outra frase parecida á minha d cada um por si e pela sua cabeça!! :wink:

Qto a quem disse q na bicicleta quem trava é o travao da frente eu por exemplo nao estou d acordo mesmo nada mas como disse é a minha condução na Bicicleta é esta é maneira d andar e tenho a Mota d serie mais rapida do mundo e nessa sim quem trava é o travão da frente!!! Na bicicleta se o fizer pq ando em caminhos d Terra e nao em alcatrao d certo caio logo devido ao tal peso e centro d gravidade, digo eu...


tkul said:
Se é seguro ou não, não sei...

Fora de brincadeiras, e como não se ainda pensaram nesta forma... aqui vai:
Os parafusos dos discos funcionam ao corte. O que isto quer dizer é simples... as forças que lhe são aplicadas querem cortar os parafusos (como se uma tesoura fosse).
O que vai evitar este "corte", é a qualidade e tipo de material, secção/área (PI.R^2 --> maior--> melhor!), quantidade.
Dito isto, é fácil entender que cada parafusos irá suportar % igual de força (teoricamente e para cálculos).
ora... se a força é 100, cada 6 irá suportar 16,7.
Se for 3 --> 33,3
Ou seja cada parafuso que foi projectado para suportar 16,7 + factor de segurança irá suportar 100% mais de força que aquele que estava supostamente desenhado.

Isto é para cada um pensar por si, e verificar se quer ou não, em vez de dizer que o xpto usa... e o rick&rock... e etc!O Tomac usou Drop-Bars no inicio, e não foi por isso que alguns trocaram! :mrgreen:
 

zykon

Super Moderador
Até podes estar habituado a usar o travão de trás. Mas decididamente aquele que segura a bicicleta é o da frente. Quase sempre. Só em situações muito especificas é que não o uso.
E o sitio onde eu ando de bike não são estradões... não sei se conheces a sicó, mas é um terreno muito agressivo
 
R

ruipmoliveira

Guest
Viva,

Há quem faça furos no quadro, por baixo do eixo pedaleiro por 2 motivos;

Retirar algumas gramas
Para a agua não acumular no interior do quadro. :lol:

P.S:pax já recebi o puxão de orelhas :tungas:
 

Bravellir

New Member
wayy :eek:fftopic:

Por vezes até é uma questão de hábito. Por causa de uma certa "tendência" :mrgreen: para os OTB's, no inicio tive de alterar a minha maneira de usar os travões. Agora começo por apertar ligeiramente mais cedo e com mais decisão o travão de trás e com o da frente travo com mais suavidade para controlar o ritmo do travagem.
Tem funcionado para mim. E reduz e muito aquela sensação de que a roda da frente vai deslizar. Quando bloqueio é sempre com a roda de trás. Ao colocar o pronto de travagem 1º atrás, vai ajudar a que a bicicleta estabilize. Depois o da frente faz o resto, pára a bike.

Mas, e apesar de parecer o contrário, tenho a noção que de facto o que pára a bike é o travão da frente.
 

kaikedas

Member
preciso da vossa opiniao...  :roll:

queria fazer un "tuningzito" aos meus manipulos XT 08, tenho é medo que fique mal e que depois os estrague...
o que pretendo é tirar as zonas marcadas a vermelho, e que fique mais ou menos como esta em baixo...
como é que depois pinto? com que tinta?

obrigado
 

tkul

Utilizador Banido
o melhor mesmo será colocar decapante... e retirar a tinta!

caso prefiras em preto... terás de lixar (duhh...), e usando spray, é na boa.

sinceramente preferia a primeira!
 

Adão Lobo

New Member
Boas Kaikedas,
eu quando coloquei o post dos pesos dos manipulos foi para saber qual a diferença de preços entre eles,porque já vi não sei onde uns manipulos XT "tunnados" em que foi desbastada a abraçadeira e ela ficou com o aspecto da XTR (aberta a meio e sem aquele "bico" de plastico que tu tambem falas em retirar),mas e a resistencia??? Será que a abraçadeira aguenta?? eu para já vou só abrir a meio e se aquilo se mantiver resistente logo corto o bico da braçadeira........
 
Esse "truque" que conheci nesse teu tópico é qeu foi um verdadeiro truque caseiro... Ganhou-se em peso e em estética :wink:
Para quem tem shifters XT +/- recentes tem que ver o tópico, se bem que é capaz de ser um "truque" daqueles que até vem nas instruções, mas quem é que lê realmente aquilo tudo :roll: :roll: :roll: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

p.s. - às vezes também é custoso, mas mais depressa leio um tópico de uma ponta à outra :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Patitos

Active Member
Boas pessoal
Antes demais quero referir que está ideia não é minha, é de um outro amigo do btt, mas pela originalidade não resisti em colocar
hpim5212vk3.jpg

hpim5233wv8.jpg

hpim5216uy6.jpg

hpim5217gi6.jpg

hpim5230zc8.jpg


Juntamente com elasticos no espigão, o que se poupa em peso :rotfl: :rotfl:
 

snowbike

New Member
Espectáculo, ideia original e cheia de vantagens:

- Leve
- Reciclável
- Produto nacional
- E com sorte fica um cheirinho a vinho na bike (para quem gosta) :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

HR

New Member
Boa ideia...

E para tirar usa-se o saca-rolhas, não é preciso chave-de-fendas...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

antes de mais esta ideia "orginal" já estava listada no tópico "truques caseiros".

O mais leve é não usar tampas, e sabem porquê? Porque a função das tampas é impedir que o guiador se espete no corpo do cicilista. É obrigatório o seu uso nas provas oficiais. Se alguém levar com esse guiador em cima fica tão ferido com tampas de cortiça ou sem elas. Por isso, para correr o risco de prefuração mais vale andar sem tampas nenhumas (nem de cortiça) porque mesmo que essa balança dê 0g é por uma questão de resolução da balança, a cortiça tem peso (até o ar tem peso).

Jepas
 

yjmalmsteen

New Member
xiiii que cena sensacionalista! deixa lá ver quem escreveu o tópico.....ahh logo vi...só podia....

essa cortiça é de boa qualidade? eu sou da terra da cortiça por isso atenção há por ai muita coisa contrafeita

já agora também resulta com rolhas de champanhe ou só de vinho?

agora vão aumentar outra vez o preço da cortiça com a procura que vai haver....
 
Ele devia estar num dia não... ou deve ser da "resolução" do teclado dele... LOL

Eu sempre usei isso na parte inferior do tubo de direcção, de modo a não entrar lama e fazer assim subir o peso e a oxidação.


VT
 

red46

Member
Boas.

Ha pouco tempo tambem fiz o que o Rock Shox Portugal diz, pus uma rolha na parte inferior do tubo da suspensao, para a areia e agua nao entrarem dentro do tubo de suspensao e oxidar :lol: :mrgreen:

Boas descidas
 

mikka_1

New Member
Olá boa tarde!
Alguém me consegue esclarecer se nos manípulos Alívio
2m3jmlt.jpg

é possível efectuar o "tune" dos mostradores nos shifters?! :oops:

Depois de desapertada a peça fica visível a "palheta" que faz mexer o indicador no mostrador...

Como proceder? Desmontar e retirar a dita palheta do sistema?

Já alguém o fez?


Agradeço as possíveis respostas...


mikka
 
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