Trofeu Sintra BTT 2013

ldermonteiro

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Troféu de Sintra em BTT 2013

1 – INTRODUÇÂO
O Ciclismo nas suas diversas variantes e como modalidade desportiva torna-se cada vez mais um
instrumento na promoção da saúde, na aquisição de hábitos de vida saudável e de certa forma na
inclusão e integração social;
Neste sentido e no âmbito do plano anual de atividades da Divisão de Juventude e Desporto, o qual
pretende promover e generalizar a atividade física, enquanto instrumento essencial para a melhoria da
condição física, da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos, apresenta-se o documento orientador
para a organização do “Troféu de Sintra em BTT – 2013”, onde se se pretende dar continuidade às
provas do ano anterior, melhorar a qualidade das mesmas e promover a participação de novos parceiros.

2 – ÂMBITO
Proporcionar a todos os munícipes e em especial à população escolar, uma actividade desportiva que
concilie a mobilidade com o contacto com a natureza.
Pretende igualmente efetuar algumas alterações aos Regulamentos da UVP- FPC, face à especificidade
das provas do Troféu de Sintra BTT 2013.

3 – ORGANIZAÇÃO
O Troféu de Sintra em BTT 2013 é organizado pela Câmara Municipal de Sintra em conjunto com as
Juntas de Freguesia e Clubes do Concelho com ciclismo. Conta ainda com o apoio técnico da Associação
de Ciclismo de Lisboa e Federação Portuguesa de Ciclismo.
As provas deste Troféu, disputam-se em conformidade com os Regulamentos da UVP-FPC,
complementado com o presente Regulamento Particular, sendo o Colégio de Comissários da ACL, a
única entidade responsável pela sua aplicação.
A Associação de Ciclismo de Lisboa é a entidade responsável pela componente técnica.
Todos os casos não previstos no presente regulamento serão resolvidos pelo Colégio de Comissários ou
outro órgão competente de acordo com o RGTC – Regulamento Geral e Estatutos.

4 – PARTICIPAÇÃO
A participação no Troféu é aberta a todos os interessados em função dos escalões definidos no ponto 6
deste regulamento e do regulamento geral da Federação Portuguesa de Ciclismo.

5 – CALENDÁRIO DE PROVAS
5.1 - O Troféu é constituído por 4 provas na modalidade de Cross Country – XCO, a terem lugar de
acordo com a calendarização seguinte:

1# - 10 de Março - A. R. Cultura Bairro da Tabaqueira (Albarraque) e JF Rio de Mouro
2# - 5 de Maio - SU Sintrense Sintra
3# - 12 de Maio - SU Colarense e JF S. João das Lampas e F.C. Alvarinhos
4# - 16 de Junho - JF Rio de Mouro Rio de Mouro
21 de Setembro - Cerimónia Entrega de Prémios Casa da Juventude

6 - ESCALÕES
Os escalões das provas do Troféu são os seguintes:

Categoria de Escolas
7-8 anos Benjamins Masculino Feminino
9-10 anos Iniciados Masculino Feminino
11-12 anos Infantis Masculino Feminino
13-14 anos - Juvenis Não Federados e Federados Masculino Feminino

Competição
15 anos e + Promoção Masculino Feminino
Cadetes Masculino Feminino
Juniores Masculino Feminino
Sub. 23 Masculino Feminino
Elites Masculino Feminino
Master 30 Masculino Feminino
Master 40 Masculino
Master 50 Masculino

6 - ESCALÕES
6.1 Em todas as provas referidas no ponto 5 participam e pontuam as seguintes categorias: Benjamins,
Iniciados, Infantis, Juvenis, Cadetes, Juniores, Sub23, Elites, Master e Promoção.
6.2 A Promoção é uma classe aberta a todos os atletas de ambos os sexos, com idade mínima de 15
anos, à data de 31/12/2013.
6.3 Para as categorias de Promoção Escolas (nos escalões etários de Benjamins, Iniciados, Infantis e
Juvenis), a prova será realizada num circuito adequado à sua idade, observando o aplicável do
Regulamento de Escolas de BTT.
7 – HORÁRIO DAS PROVAS / INSCRIÇÕES / DORSAIS
7.1 Horário das provas / Inscrições:
O horário será o abaixo referido, sendo as inscrições efetuadas no secretariado de cada prova, até à hora
limite referida no programa.
· 09:00 Às 12.00 – Inscrições e treinos livres para todas as categorias.
· 13:00 Às 14:00 – Inscrições e treinos livres para todas as categorias.
· 14:30 - Inicio corrida para categorias Juvenis, Cadetes, Juniores, Sub23, Elites, Master e
Promoção
· 16:30 – Início de corrida para Benjamins, Iniciados, Infantis e Promoção- Escolas.
· 17:30 – Entrega de prémios
7.2 Dorsal:
· 7.2.1 As placas e dorsais a utilizar em todas as provas, serão as fornecidas pelo organizador da
1ª prova, à exceção das categorias de Escolas federados, que deverão utilizar as placas e dorsais
da UVP_FPC.
· 7.2.2 A emissão de um dorsal ou placa provisória implica o pagamento de uma sobretaxa de 3
euros, por unidade.
7.3 Equipamento:
· 7.3.1 O equipamento a utilizar será o definido pelo Regulamento da UVP-FPC.
· 7.3.2 Os Campeões do Troféu Sintra BTT 2012 deverão envergar a respetiva camisola, caso não
sejam Campeões Nacionais na modalidade.
7.4. Taxas de inscrição:
· Não haverá lugar a qualquer taxa de inscrição.
Troféu de Sintra em BTT 2013 5
7.5. Identificação dos Participantes:
A identificação dos participantes deve ser feita presencialmente através do Bilhete de Identidade ou outro
documento oficial com fotografia.
A responsabilidade de verificação da fidelidade dos escalões a que pertencem os participantes é da
exclusiva responsabilidade da entidade organizadora da prova.
8 – CLASSIFICAÇÕES
8.1. Classificação por equipas:
· 8.1.1 A classificação prova a prova, será estabelecida considerando os resultados obtidos numa
ou mais categorias, independente do nº de atletas à partida por categoria.
· 8.1.1.1 As categorias de Escolas (incluindo Juvenis), e Promoção, não pontuam para esta
classificação.
· 8.1.1.2 A classificação final será obtida em função do somatório de todas as provas.
· 8.1.2 Os critérios para desempate são:
· 8.1.2.1 Maior número de primeiros lugares, segundos lugares da Equipa, e assim
sucessivamente.
· 8.1.2.2 Maior número de primeiros lugares, segundos lugares dos corredores, e assim
sucessivamente.
8.2 Classificação individual:
· 8.2.1 Para a classificação final do Troféu pontuam todos os atletas participantes por categoria, e
será resultante do somatório dos pontos obtidos em todas as provas.
· 8.2.2 A classificação individual será feita por pontos, com base no Regulamento da UVP-FPC.
· 8.2.3 Em caso de igualdade de pontuação, os corredores, serão desempatados em função do
maior número de primeiros lugares, segundos, e assim sucessivamente, e por fim em função do
número mais baixo de licença.
8.3 Bonificações:
· 8.3.1 Aos atletas classificados será atribuído um suplemento de 20 pontos, desde que tenham
completado 50 % do n.º de voltas.
· 8.3.2 Em caso de desistência serão atribuídos 10 pontos, desde que o atleta tenha completado 50
% do n.º de voltas definido.
· 8.3.4 Se a desistência for devida a acidente de ordem física, serão atribuídos 10 pontos,
independente do n.º de voltas completado.

9 – DISCIPLINA
9.1 Todos os atletas federados, estarão sob a alçada disciplinar da UVP-FPC, sendo todas as
infrações a este regulamento e/ou ao regulamento geral de provas da UVP-FPC analisadas pelo
Colégio de Comissários no âmbito do Regulamento Disciplinar da UVP-FPC
9.2 A imobilização intencional do atleta, aguardando a última passagem do vencedor da sua categoria,
será punida com 30 pontos negativos, acrescido da penalização referida no Regulamento da UCI.

10 - PRÉMIOS
10.1 Prémios por Prova
· 10.1.1 Serão atribuídos taças ou troféus, aos 3 (três) primeiros classificados de cada categoria,
incluindo equipas.
· 10.1.2 Os organizadores são livres de atribuir prémios monetários para a classe de Competição e
Promoção devendo os mesmos ser referidos no Programa de Prova.
10.2 Prémios Finais no Troféu
· 10.2.1 Serão atribuídos taças ou troféus aos três primeiros classificados de cada categoria, desde
que no mínimo tenham participado em três provas.
· 10.2.2 Serão atribuídos taças ou trofeus às 3 primeiras equipas classificadas.
· 10.2.3 A entrega será efetuada em cerimónia a ocorrer no dia 21 de Setembro, a realizar na Casa
da Juventude – C.M. de Sintra.

11 - ÉTICA DESPORTIVA
Qualquer atitude anti-desportiva que coloque em causa os valores da ética desportiva será objecto de
análise, podendo levar à desclassificação na prova e/ou à exclusão do Projecto.

12 - CASOS OMISSOS
Os casos omissos neste regulamento são da responsabilidade das entidades que organizam o Troféu.
Todos os casos não previstos no presente regulamento serão resolvidos pelo Colégio de Comissários ou
outro órgão competente de acordo com o RGTC – Regulamento Geral e Estatutos.
 

gibasbike

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Caro amigo do pedal... o google é uma uma grande ajuda, entretanto vindo da IC19 sentido Lisboa - Sintra Quando se chega a MemMartins há uma saída sentido Carcavelos, após entrada nessa via rápida, na 3ª rotunda estamos na Tabaqueira...
Aquele abraço..
Qualquer dúvida não exitem
 

rui carlos

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Boas raul061990
A partecipação neste Troféu é á bórliu, tens o regulamento no post acima.Quanto aos km eu ainda não sei,mas o numero de voltas é conssoante o escalão( idade ):D
 

miguelcarromeu

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Hoje a caminho da serra passei, com um amigo, pelo circuito.

No topo da subida principal, penso que nos enganamos e cortamos para a direita; deveria ser para a esquerda, certo?

O circuito está giro; podia ser um pouco mais técnico que não fazia mal nenhum :)
 

ppereira

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Na 6a feira fui tentar descobrir o circuito, penso que não o consegui fazer na totalidade, mas pelo que andei pareceu-me bastante rápido e divertido, sem zonas muito técnicas
 

BV

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miguelcarromeu,
Andei lá hoje de manhã e era para direira e depois esquerda.
Se chuver como está previsto esta semana, vai existir algumas dificuldades.
Se não chuver é um cicuito bastante facil.
 

miguelcarromeu

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Sim - no topo era direita e depois esquerda; foi aí que me enganei então. Já não voltei atrás porque ainda ia para a serra.

Pois, se chover (e a semana parece ser pródiga em água) aquela subida deve parecer manteiga.
 

Guimaraes

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Realmente eu e o miguelcarromeu andámos por lá no Domingo e pareceu-nos um circuito engraçado.

Parece-me que aquele cirtcuito se faz com uma velocidade elevada e vai notar-se certamente as diferenças de roda de 26 para 29.

A subida é enganadora porque a meio a inclinação upa upa, faz as bpm's saltar. Com chuva ou muito me engano ou vai haver muita gente a desmontar.

Se continuar a chover vamos ter um circuito bem mais complicado

Parabéns a todos os envolvidos na elaboração deste projecto.

Cumps

PS: durante a semana sou gajo para lá ir dar mais uma voltinha provavelmente de noite, quem quiser alinhar que diga ;)
 

gibasbike

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Boas pessoal do pedal....só tenho pena não poder alterar as condições atmosféricas, por muito empenho que a organização tenha em cada prova, torna-se inglório com o tempo assim...enfim...vamos esperar pelo fim de senama, o que estiver ao alcance, será feito certamente....Em nome da organização " ARCBTabaqueira e Junta Freguesia Rio Mouro" agradeço os parabéns, só espero que possam desfrutar daquilo que imaginámos...
saudações bttistas
 

gibasbike

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Bom dia amigo JSCORRENTES e outros..todas as inscrições serão efectuadas no dia da prova no secretariado ( tudo no local)..... sem stress..
 

miguelcarromeu

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gibasbike,

Há-de correr tudo pelo melhor; vocês não têm culpa do tempo e toda a gente compreenderá isso. Além disso, BTT é isto e a chuva, a lama e a água fazem parte ;)
 

gibasbike

New Member
Procura-se um pouco de sol..



Avenida Alfredo da Silva Bº da tabaqueira Albarraque -Sintra, ao entrarem nesta avenida encontram uma rotunda com uma estátua ( Alfredo da Silva ), seguindo em frente, estão a poucos metros de estacionar....
 
Last edited:

miguelcarromeu

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Prova de domingo? O pessoal andou por lá a treinar, mas não houve qualquer prova, tanto quanto sei...

As inscrições, como referido ao longo do tópico são:

gibasbike said:
todas as inscrições serão efectuadas no dia da prova no secretariado ( tudo no local)..... sem stress..
 
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