Trocar guiador, avanco e espigão para carbono?

ant007

New Member
Boas a todos os bttistas do forum!
Tenho uma Scott scale 760 com estas componentes em alumínio:

Guiador : Syncros Tbar Alloy 6061 / T shape Flat / 9° / 700mm

Avanço :Syncros 6061 Alloy / oversize 31.8mm 1 1/8" / 6° angle

Espigão de Selim
: Syncros / 31.6mm

Tou a pensar em trocá-los por componentes equivalentes mas em carbono. Todos de uma vez ou aos poucos caso fique dispendioso!
Valerá a pena? Em qto me ficará aproximadamente cada componente?
Podem recomendar-me algum(ns) componente(s) de alguma marca em especial?
obg
 
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Pedrorof

Member
Para teres uma ideia, troquei o avanço, o guiador e o espigão para o conjunto de carbono da 3T já da colecção de 2015, (Guiador Flat 720 Team, Avanço ARX Team II e Espigão 0-Offset Team). Apenas o avanço não é de carbono (os preços são astronómicos) e é da colecção de 2014 porque assim preferi o desenho.

Estes 3 componentes ficaram-me em 300,00 € e a nível de qualidade/ preço poderás encontrar melhor mas não muito melhor...

A Scale 760 de 2015 é na minha opinião das bikes da Scott com melhor decoração deste ano, mas para gastares o que terás de gastar com essas alterações acho que antes trocava outros componentes mais importantes e que fazem mais diferença.

Por exemplo as rodas para umas ZTR Crest ou a Suspensão para uma Reba...
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Epá esquece isso do carvbono nesses componentes
As prioridade numa bike dessas são:
Suspensão ( uma REBA, talvez)
Travoes ( BR615 no minimo)
Rodas
 

ant007

New Member
Bom dia e obg pelas ajudas....
A nível de rodas e pneus ela trás de origem:

  • Aros: Syncros GX19 / Eyelets / 32H
    Pneus: Maxxis IKON / 2.2 60TPI

Como me aconselharam antes trocar as rodas quais as que poderia optar até aos 300€ ou menos se possível?
Deverei optar já por rodas para pneus tubeless?
Estes pneus que já tenho poderão ser convertidos para tubeless?
Já tive acima a sugestão das ZTR Crest.... Agradeco + algumas sugestões pois ainda sou mto novato nisto.
obg
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Quantos km tem a bike?
Os aros das rodas já se apresentam desalinhados/ empenados?
que tipo de utilização fazes? Tipo de terrenos e frequencia de treinos?
 
Pretendias trocar esses componentes por uns de carbono por algum motivo em especial? Para ficar tudo em carbono apenas porque sim, ou pretendes tirar peso?

Para tirar peso, a melhor relação preço/peso é o avanço da Uno em alumínio, que pesa cerca de 100gr, e custa pouco mais de 20€ (ebay)- trocando os parafusos por um conjunto de titânio ainda tiras 10grs, ficando com 90grs... por pouco mais de 30€ no total, não se arranja melhor negócio.

Espigão de selim, tens o KCNC Ti Pro Lite também em alumínio, com cerca de 140grs, e um preço bem inferior a qualquer espigão de carbono do mesmo preço (67€ na R2 Bike)

Por fim, em guiadores e partindo do princípio que queres manter o tamanho e o tipo de guiador, tens tb na R2 Bike o NOW8 Carbon 710 mm com 145g por 87€
 

ant007

New Member
"Pretendias trocar esses componentes por uns de carbono por algum motivo em especial? Para ficar tudo em carbono apenas porque sim, ou pretendes tirar peso?"
A bike é nova tem cerca 12,5Kg. Na anterior que comprei, usada, já tinha esses componentes pois foi tb modificada pelo antigo dono.
Além de tirar peso (mais no guiador e no avanço do que o espigão) é tb uma questão de hábito, sentia mais leve a frente da bike....
Qto às rodas eu faço um pouco de misto estrada e trilhos (2 a 3 vezes semana qdo posso!)
 

Pedrorof

Member
ant007,

...sentes a frente usada de certeza devido a dois motivos:

- A tua suspensão actual pesa 1.815gr sem o remote (comando no guiador) pelo que como a tens deve o conjunto pesar cerca de 1.900 gr;
- O conjunto rodas (roda + pneu) fazem muita diferença sobretudo porque não tens a mesma em Tubeless.

Não sei se foi o caso mas se vens de uma 26 deves ainda ampliar essas diferenças, até porque uma Rockshock Reba 29 pesa sempre 1.650gr sem o remote, a diferença como podes ver a nível de peso não é muito significativa aqui, mas grão a grão... será nas rodas que vais notar a maior diferença.

Os Maxxis Ikon são óptimos pneus, julgo que as tuas rodas dão para converter em Tubeless, mas na minha opinião terás de trocar os pneus pelo menos para a versão dos mesmos em Tubeless Ready para maior segurança.

Vê junto da loja onde compraste a bike se os mesmos aceitam as tuas rodas por troca p.e. das ZTR Crest que pesam cerca de 1.550 gr o par e por quanto é que te fazem essa troca com a conversão em tubless e com os Maxxis Ikon em versão TR (Tubeless Ready)...

As duas alterações como alguém já escreveu acima que eu faria após a compra eram mesmo as rodas e a alteração dos travões para pelo menos os Shimano Deore BR615.
 

edununo

Well-Known Member
Se é para tirar peso esquece os avanços em carbono.
Há em alumínio avanços bem leves e muito mais baratos.
Tiras mais peso no guiador e espigão.
 

gteles

Member
Se fosse eu trocava por:

Rodas: Fulcrum Red Power 29 HP (1751 gramas) - 225€ na deportvillage
Suspensão: Rockshox Reba RLT 100mm (1662 gramas) - 260€ na Alltricks
Travões: Shimano SLX BR-M675 (set) (590gramas) - 99€ na bike"discontos"

Ps: Não vás para replicas ;)
 
Já agora, se pensas em trocar as coisas que tens, convém saberes antes quanto pesam :) para saberes qual o retorno do investimento :yeah:
 

ant007

New Member
"Já agora, se pensas em trocar as coisas que tens, convém saberes antes quanto pesam :) para saberes qual o retorno do investimento :yeah:"
Claro que sim! ;)
trocar por trocar fico como estou...
obg pelas sugestões e ajudas se houver mais... continuo aberto a elas!!
 
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