Trocar de suspensão

SE7E

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Boas, tenho uma Scott Aspect 730 que uso para maratonas ou de vez em quando para levar até ao monte. Todavia nunca me senti bem com a suspensão SR Suntur de origem. Estou a pensar aproveitar uma promoção qualquer e meter uma FOX, DT Swiss ou Rock Shox. Estou certo que tem de ter 100mm de curso, ser para roda 27,5 e eixo de 9mm, no entanto não sei se tem de ser cônica ou não. Como não sei exactamente as specs da Suntur de origem, quero evitar meter água na compra. Alguém me pode ajudar com esse pormenor, que para mim é um "Pormaior"?!
 

SE7E

New Member
Olá, não estou certo porque comprei usada e não dei muita importância a isso mas penso que é de 2015 porque é vermelha branca e preta. Obrigado!

E já desmontei para confirmar, e não é cônica. Só não sei se comprar cônica dará naquela caixa de direcção.
 

Noisia

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A testa do quadro tem de ser compatível com uma caixa de direcção tappered. Nessa situação só mesmo adaptando uma coluna de direcção "recta" na coroa de uma suspensão mais recente. Creio que seja possível mas não tenho a certeza.

 
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jppina

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Atenção que esta solução só serve para quadros com testas de 44mm... não dá em todos os quadros, aliás a maioria dos quadros com suspensões não cónicas não têm testa de 44mm...
 

jppina

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Daí ter dito semi-integrada.
O meu cube ltd de 2010 dá.

O semi-integrada aqui não quer dizer nada... podes ter uma testa de quadro para caixa semi-integrada e não ser de 44mm. E se não for, não dá. Se no cube LTD de 2010 dá, é porque tem testa de 44mm.

Deixo aqui um PDF da Hope que facilmente esclarece os vários tipos de testa de quadros e as compatibilidades com tubo de suspensão cónicos e não cónicos.

https://www.dropbox.com/s/60duqlrm3ltzlkm/HOPEHEADSETS2011Web.pdf?dl=0

Neste momento tenho 2 quadros de btt, ambos com testa de 44mm (não é cónica). Num tenho uma suspensão cónica, no outro uma normal. Só muda o copo da caixa de direção inferior, um é externo, outro é interno.
 

edununo

Well-Known Member
Internal


Sometimes referred to as semi-integrated headsets, internal headsets include all of the parts of conventional threadless headsets, but locate the bearings inside the head tube, instead of outside. Unlike integrated headsets, internal headsets still employ cups between the bearings and the frame itself. Prominent standards in internal headsets include Chris King's InSet and Cane Creek's ZeroStack. These designs use a 44.0 mm internal headtube diameter


Como semi-integrada só conheço deste tipo.
Se há mais, desconheço.
 

Hardskin

Well-Known Member
O semi-integrada aqui não quer dizer nada... podes ter uma testa de quadro para caixa semi-integrada e não ser de 44mm. E se não for, não dá.
Neste momento tenho 2 quadros de btt, ambos com testa de 44mm (não é cónica). Num tenho uma suspensão cónica, no outro uma normal. Só muda o copo da caixa de direção inferior, um é externo, outro é interno.

Se para teres uma suspensão cónica nesse quadro tiveste que meter um copo inferior externo é porque a testa do quadro é semi-integrada. Testa que não dê para essa solução não é considerada semi-integrada.

E porque é que o pessoal continua a responder a questões que já fora amplamente discutidas noutros tópicos criados para o efeito. Já se sabe o impacto negativo que isso implica no bom funcionamento do fórum. A caixa de busca continua ali ao cimo no lado direito!
Parece-me que a moderação anda um pouco distraída ultimamente... :D
 

jppina

Member
Internal


Sometimes referred to as semi-integrated headsets, internal headsets include all of the parts of conventional threadless headsets, but locate the bearings inside the head tube, instead of outside. Unlike integrated headsets, internal headsets still employ cups between the bearings and the frame itself. Prominent standards in internal headsets include Chris King's InSet and Cane Creek's ZeroStack. These designs use a 44.0 mm internal headtube diameter


Como semi-integrada só conheço deste tipo.
Se há mais, desconheço.

Estamos em sintonia. Internal e Integrated são normalmente apelidados de semi-integrada. Como diz aí, o "prominent standard" passou a ser o 44mm, antes havia as internal (ou semi-integradas ;-) ) de menor diâmetro (salvo erro 38mm). Este standard começou a aparecer presicamente a seguir a apareceram as primeiras suspensões cónicas. Tornou os quadros mais polivalentes ao poderem ser usados quer com suspensão de tubo normal, quer com suspensão de tubo cónico.

Aconselho também a quem quiser perder um pouco de tempo a ler este testamento sobre tipos de caixas de direção (no fim há um quadro com os standard que se tornaram obsoletos).

http://www.parktool.com/blog/repair-help/headset-standards
 
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