Trocar avanço? (Fuel EX)

100do

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Comprei um quadro Trek Fuel EX de 2007 (tamanho 17,5') e montei-lhe os componentes que tinha numa Trek 6500 (tamanho 19,5').

Quando comprei a 6500 aconselharam-me aquele tamanho. Tenho 1,77 e até me adaptava bem a ela.
Apareceu o negócio do Fuel 17,5 e decidi comprar.

São quadros com geometrias diferentes e torna-se difícil dizer qual é mais acertado. A verdade é que me sinto bem nos 2.

O único problema que noto é que na Fuel não consigo pedalar em pé. Quando me levanto o peso fica muito à frente e perco a aderência. Tendo em conta que a bike está pesada e tenho uma cassete 11-32, subir "paredes" ficou bem mais difícil.

O avanço é o que vinha na 6500. O site da Trek indica: Bontrager Select, 7 degree, 31.8mm. Tem 100 ou 110 mm.

Será que um avanço mais curto resolvia o problema? Trocando por um mais curto ficaria também com uma posição de condução menos agressiva.

Opiniões aceitam-se.
 

fg2

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boas,

é lógico que perdes aderência ao subir em pé, tens que subir sentado.

se não consegues devido ao peso, de facto tens que mudar a cassete para 34 dentes.

tambem me parece que esse quadro não é propriamente para subir paredes, pois tem 120 de curso

se não estou enganado e se a bike estiver pesada, não deve ser fácil, mas se tem uma posição mais rebaixada

tanto melhor (ou tiras peso da bike ou deverias ter pensado e percebido o que queres fazer com ela se um

andamento confortável e rápido nas descidas ou xc e aí a coisa complica-se pois as fs são mais lentitas a não

ser que seja uma máquina de topo)

boas pedaladas
 

100do

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Pois ter uma FS "entrada de gama" tem os seus contras...

Apesar disso não me arrependo da troca :wink:

Em subidas mais duras gosto de subir de pé. Por isso é que me incomoda um pouco. Estou a pensar trocar a cassete dentro de algum tempo. A questão do avanço, acho que só experimentando.
 

iLucena

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ao te colocares em pe na bicicleta tas a puxar o teu peso para a frente, solo a roda de tras não faz tanta pressão do solo como se fosses sentado. isto diminui o atrito do pneu no solo e por isso começa a derrapar... subir em pe da mais potencia mas tem este incoveniente. em relação ao avanço o tamanho deve ser de acordo com a posição em que ficas na bicicleta quando tas sentado e não em pe, pois passamos mais tempos sentados nela que em pe =P
 

100do

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iLucena said:
ao te colocares em pe na bicicleta tas a puxar o teu peso para a frente, solo a roda de tras não faz tanta pressão do solo como se fosses sentado. isto diminui o atrito do pneu no solo e por isso começa a derrapar... subir em pe da mais potencia mas tem este incoveniente. em relação ao avanço o tamanho deve ser de acordo com a posição em que ficas na bicicleta quando tas sentado e não em pe, pois passamos mais tempos sentados nela que em pe =P
Mas este problema está relacionado apenas com a geometria ou tamanho do quadro. Os componentes que têm influência são exactamente os mesmos que tinha na semi-rigida, e nessa pedalava bem em pé. Até a posição do avanço é a mesma.
Sei que o quadro fuel é um pouco mais curto que o outro. Será que a única coisa que posso fazer é montar uma cassete 11-34?

kuringa said:
Qual é o curso da suspenção :?: :?:
É de 100 mm, uma Fox F100X.
 

100do

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Anthology said:
fg2 said:
tambem me parece que esse quadro não é propriamente para subir paredes, pois tem 120 de curso
se não estou enganado

Vem com 100mm de origem.
Julgo que o fg2 tem razão, isto se estiver a referir-se à suspensão traseira. A fuel faz 120 mm atrás.
 
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