Troca suspensão + montagem travões

carlossilvalr

New Member
Ajuda mecânica e escolha de material

Boas

Meus caros antes de mais já não sou novo por cá mas andei desaparecido e sem pedaladas... Agora retomo e ando a ver se a "Maria" fica com uma máquina melhor...

Nesse campo tenho 2 problemas.

Na tentativa de trocar a Suntour que lá estava por uma Marzocchi bomber que tinha deparo-me com 1 problema. Aquilo leva alguma peça na parte iferior do tubo ou a caixa de direcção assenta na mesa?

Quanto aos travões são uns Avid mecânicos que na Suntour necessitavam de um adaptador igual a este:


Na Marzocchi montei sem o adaptador (porque não dá com ele) e para o disco entrar na pinça fica descentrada. Terei de colocar outro adaptador? Qual? Se trovar por uns avid hidraulicos terei de trocar novamente de adaptador?

http://www.************************/Models.aspx?ModelID=20304

Obrigado pelas ajudas.
 
Last edited:

carlossilvalr

New Member
Boas

A 1ª questão está ultrapassada falta a questão dos travões. Alguém ajuda?

Já agora Manitou Skareb ou Marzocchi Bomber? Em termos de funcionamento em XC para uma senhora 60 kg. Num quadro 15".

A Manitou ossível é de 98 e a Marzocchi de 2007.

Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
Em 98 não existiam Skareb's. A manitou é mais leve que a bomber e para uma pessoa de 60kg serve sem problemas.

Quanto à montagem dos travões, deve ficar algo como isto (se a suspensão for PM):
avid-pm-160.jpg
 

Jepas

Super Moderador
Nos travões mecânicos apenas uma pastilha se move, sendo a outra fixa. O método de centragem tem de ter isso em conta, é preciso "centrar" a pinça de modo a que o disco fique o mais perto possível da pastilha fixa para que quando o travão for actuado o disco não tenha uma flexão excessiva.

Para ajudar a centra a pinça existem os furos rasgados (que permitem um ajuste lateral) e as anilhas cónicas (para o ajuste angular da pinça).
Também há quem faça assim: com os parafusos da pinça desapertados, aperta-se a manete com força (isto coloca a pinça não posição desejada) e sem largar a manete apertam-se os parafusos da pinça.
 

carlossilvalr

New Member
Obrigado vou tentar como disseste Jepas mas agora só na segunda... É que a roda fica mesmo descentrada na forqueta...

Depois digo o resultado
 

VERTEX_LTD

New Member
boas carlossilvalr
Se a roda fica descntrada o assunto é outro...

1º coloca a roda sem o travão...
se a roda estiver OK, aplica a pinça de travão sem ter o cabo preso.
acerta a pinça consoante o que o Jepas te disse e só depois coloca o cabo de travºao para fazer a travagem.

Esta dica é muito importante: "é preciso "centrar" a pinça de modo a que o disco fique o mais perto possível da pastilha fixa para que quando o travão for actuado o disco não tenha uma flexão excessiva."

ABC
 

carlossilvalr

New Member
Boas

Depois destas dicas a roda está no sítio.

Agora a direcção é que não está fácil... Já vi que vou ter de colocar mais uma anilha mas mesmo assim aquela peça (tipo anilha cónica) que faz o enchimento junto ao rolamento superior não entra na totalidade. O diâmetro do tubo da suspensão é igual ao que lá estava mas já não sei o que lhe faça....

Aceitam-se sugestões que a "Maria" já está com pena de ver a menina dela desmontada...

Cá fica uma foto ilustrativa do resultado (espero que seja esclarecedora)

p1270260.jpg


Abraços
 

VERTEX_LTD

New Member
boas carlossilvalr ,

diz-me uma coisa, a caixa de direcção tem as peças montadas da forma correcta? não andaste a misturar peças de caixas de direcção diferentes, pois não?
Então faz o seguinte:

tira a suspensão fora e no tubo da suspensão tem de ficar uma anilha cónica presa ao tubo da suspensão junto à ponte, (algumas têm um plástico para proteger a entrada de poeiras e pedras, mas não é obrigatório). se não tiver o plástico a seguir têm de estar as esferas viradas para cima.

Coloca a suspensão no quadro e depois entram as esferas de cima VIRADAS PARA BAIXO, outra anilha cónica TAMBÈM VIRADA PARA BAIXO e depois uma anilha de plástico que ajusta o diametro do tubo da suspensão com a caixa de direcção e que faz eliminar as folgas.
Por cima disso vêm os espaçadores (tens 2 de 5mm + 1 de 2,5mm) e depois entra o avanço.
a tampa da caixa de direcção depois de apertada não deve tocar no tubo da suspensão. o aperto dessa tampa é que vai garantir a eliminação de folgas. aperta-o bem e SÓ DEPOIS apertas os parafusos do avanço que abraçam o tubo da suspensão.

Deve resolver o teu problema.

ABC (espero ter ajudado e não complicado)
 

carlossilvalr

New Member
Boas Tiago

Antes de mais obrigado!

A questão é que está tudo montado dessa forma e a anilha cónica de enchimento (que é aberta) não entra na totalidade. O que é estranho porque as peças são as mesmas que estavam na outra suspensão.

Há mais dicas? Será necessária alguma ferramenta para aplicar força igual por toda a anilha? É preciso muita força?

Abraço
 

ny12xx

Super Moderador
...O que é estranho porque as peças são as mesmas que estavam na outra suspensão...
Companheiro

Essa caixa de direcção já estava montada nesse quadro ou foi "importada" de outro quadro?

Parece-me que essa caixa de direcção não é compativel com o quadro.

Um abraço

NY

Par
 

VERTEX_LTD

New Member
Boas,

Se estava montado OK no outro quadro então é porque alguma coisa nesse não foi bem feito...Podes mostrar fotos completas das 2 testas dos 2 quadros? só para tirar uma dúvida que não dá para ter bem a noção.

ABC
 

carlossilvalr

New Member
Boas

A caixa de direcção estava neste quadro! A única alteração foi a suspensão, que lembro que tem o mesmo diâmetro de tubo da anterior!

Aquilo é por um mm mas não entra mais a anilha....

Abraço
 

VERTEX_LTD

New Member
Boas Carlossilvar

viste se as esferas têm diâmetros diferentes? trás trocado os copos? (o de cima pelo de baixo e vice versa).
Desculpa estar a insistir, mas se estava OK e agora não é porque se passou alguma coisa na re-montagem.
a anílha cónica de ferro é diferente a de cima com a de baixo, também terás trocado?

ou então, o mais fácil é comprares uma caixa nova e aplicar tudo do início.

ABC
 

carlossilvalr

New Member
Boas

Tiago mais uma vez obrigado....

Eh pah é que em baixo não leva anilha nenhuma igual acho eu... Tenho quase a certeza que não troquei. Sou muito mesquinho :)... A anilha não é metálica é plástica....

Abraço
 
Top