Troca de prato de 38T por 40T

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Continuo a dar voltas ao meu "problema" da velocidade ponta na minha 27.5. Agora levo dois pratos de 28T-38T e cassette de 10v 11-36. A ideia de mudar para mono-prato está quase fora de questão, já que acho que perderia em vez de ganhar velocidade ponta.

Agora penso, num primeiro momento; mudar o prato de 38T por um de 40T

http://gears.mtbcrosscountry.com/#27.5/2.10I1371I1X27.5/2.10I1176I1

A tabela mostra um "pequeno" ganho nas mudanças com o novo prato. Acho que se calhar o ganho não é muito mas o investimento não será muito elevado.

Alguém tem sugestões para o novo prato de 40T. Levo um Shimano SLX 38-24 de 175 mm (não sei mais detalhes, mas imagino que serão necessários dados como o nº de furos, diâmetro, etc). Esta mudança de 38 para 40 implicará a afinação do desviador dianteiro, certo? Será que é necessário mudar a corrente ou aumentar algum elo?
 

ravenxtxt

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boas ..nao e suficiente o prato 38????nao tens velocidade de ponta suficiente???em prova? em treinos? axo que vai fazer asneira ao mudar..e tenho 3x10 em prova pouco uso o prato maior..estou a pensar em trocar de bike .!!??e a relação que trás 1x11...30t -10-42... E pelo que já analisei.. E mais que suficiente.. E a velocidade de ponta não é assim tão baixa..!!?
 
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camponubla

Well-Known Member
A minha intenção seria trocar o pinhão de 11 por um de 10 dentes. Mas isso com shimano não da...tinha que passar tudo para SRAM, e não quero gastar tantos €. Mudar para um prato ainda me faria perder mais velocidade ponta.

Por isso pensei nesta possibilidade, que a partida se for só trocar o prato seria uma opção mais ou menos barata.

Sim é em provas, noto isso em plano e quando o terreno desce um pouco (quando desce muito deixo a gravidade actuar)
 

lgass

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está aqui a escapar-me qualquer coisa (falta de conhecimento meu obviamente)... eu tenho no pedaleiro um 44, que vem de raiz. porque usam tão pouco no prato pedaleiro maior?
 

camponubla

Well-Known Member
Tens 3 pratos, correcto?

Acho que com 3 pratos da para ter um leque mais abrangente. Com dois pratos salvo erro o "normal" é 38-24 / 40-26 mais ou menos isso (acho). Com 2 pratos acho que o desviador não conseguiria passar de, por exemplo, 24 para 44. A minha vinha assim de origem; 10v 38-24 e 11-36 no cassette.
 
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camponubla

Well-Known Member
Agora não sei dizer. Mas por exemplo na prova dos 5 cumes em Barcelos, os primeiros 6-7 km eram realizados em alcatrão, e mesmo saindo dos 50 primeiros antes de chegar à primeira subida já me tinha ultra passado montes de gente....e eu andava a da volta aos pedais que parecia uma varinha mágica :p (claro que eu vou numa 27.5 e se calhar eram todas 29!)
 

lgass

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em estrada eu com os 44 dentes consigo dar 34 km/h e nem vou a esgotar a k7.

se calhr devias ver se consegues por aí isso com 3 pratos
 

ravenxtxt

Member
Mas nos 5 cumes.. Com aquela descida inicial.. Nem eu com com 42t...deu para ter andamento...tens que pensar bem pk provas como os 5 cumes e Esposende etc.. Que tem MT Estrada no início ..é uma vez por ano
 

camponubla

Well-Known Member
Mas essas provas que tem estrada o zonas planas/descida no início, servem para "separar e filtrar", e conseguindo uma boa posição aí, depois não apanhas engarrafamentos nas partes mais estreitas ou técnicas.
 

ravenxtxt

Member
plano e subida...separa o pessoal... descidas não...e tu sabes que atinges te velocidade fora normal...se calhar para o ano mesmo com 40t nos 5 cumes vais axar pouco..mas se calhar tens que mudar o outro prato pk pode ser um desnível mt grande no desviador da frente ....digo eu
 

StingDale

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Boas... Na minha velhinha e fora de moda 26" tenho a pedaleira com pratos 28-40 e com K7 11-36 (10 velocidades) e para as minhas necessidades penso que será ideal. Uma vez que tenho hipótese de possuir apenas uma Bike, esta é aquela que faz-tudo. Faço Mato, principalmente Monsanto e Estrada e nunca me senti limitado nem nas subidas (à excepção de uma única vez mas também levava um reboque com 40 kg +/-) nem a descer em Alcatrão.

Abraços
 
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