Bom dia
Não passava aqui neste tópico já há algum tempo mas não foi porque abandonei a minha menina mas sim porque andava ocupado a andar de "Trek".
Este Inverno que passou andei mais em Cross-country do que All-mountain ou outro conceito que a minha bicicleta foi desenvolvida, isto porque infelizmente não tinha ninguém que acompanhasse-me nestas aventuras mais radicais.
Por isso estes últimos meses as minha voltas foram repartidas entre passeios organizados de 45/50 Km, voltinhas de Domingo e o treino matinal pela orla costeira que a cidade de Portimão e Alvor proporcionam.
O comportamento tem sido excelente, embora necessite de alguns ajustes na suspensão para ficar prefeita para fazer XC mas tem estado à altura. Claro que não é uma pura bicicleta de Xc mas consigo acompanhar com bom ritmo o resto do pessoal, somente nas subidas é que perco um pouco mas depois é compensado nas descidas.
Realmente a geometria do quadro aliado com as excelentes suspensões com o ângulo de direcção perfeito para umas aventuras mais agressivas mostra-se no seu ponto mais alto em descidas de todo o género. Estou super satisfeito porque achei uma bicicleta muito completa mas ainda faltava fazer alguns testes mais agressivos. Já sabia que em Xc comportava-se muito bem mas não sabia como comportava-se em pistas de Downhill, em escadas e mesmo freeride.
Com a chegada das bicicletas (Scott Ransom) dos meus amigos de aventura rumamos este fim-de-semana (dose dupla) para a Foia (Monchique) para a descoberta do potencial das nossas All-moutain.
Fiz umas pequenas alterações para começar a serio a época de all-mountain nomeadamente os pedais de encaixe mas de DH, troca dos 3 pratos para 2 (26/38) + Blash, câmaras-de-ar com, Slime e afinei suspensões para descer. Além da bicicleta comprei umas protecções da 661 de coteveloiras e de joelhos KYLE STRAIT que se mostraram confortáveis em num percurso de 20 km
No inicio do percurso é estradão com pedra solta que desemboca para um estradão liso com lombas criadas por causa da chuva que dá para dar uns saltinhos. Reparei logo que tinha metido pouco ar a suspensão traseira e tive de descer com o pró pedal sempre ligado e a suspensão da frente estava muito lenta a reagir. Isso consegui resolver mas a suspensão traseira só consegui encher em casa para andar no dia seguinte.
Depois o percurso tinha vários Drop´s de 70 cm a 100 cm e um pouco maior de 150/160 cm. A Remedy comportou-se muito bem, sem nunca bater no fundo respondendo muito bem aos saltos, pedras e raízes com uma leitura fenomenal do terreno sem nunca me sentir no limite. Claro que no Domingo as suspensões trabalharam muito melhor em modo Open mas mesmo assim teve um comportamento 5 estrelas que um sorriso estúpido que ainda mantenho descreve o que passei. Somente num road gap é que não o fiz porque ainda não me sentia confiante mas isso fui eu e não a bicicleta. Dito pelos meus amigos que o salto do Drop maior era mais difícil do que o road gap mas preferi não arriscar.
Continuando o percurso até ao centro da Cidade (ou vila) de Monchique apanhamos uma secção muito rápida cheia de curvas e contra curvas, seguidas de drop´s de alturas diferentes sempre a ladear árvores e pequenas hortas com uma velocidade alucinantes em que vi a verdadeira potencialidade da Remedy que é muito manobrável com uma sensação de suavidade na leitura dos vários tipos de terreno. É uma bicicleta muito fácil de se colocar onde se quer, sem ter-mos aquela sensação de descontrolo mas sim de total controlo.
Passadando da terra para o betão da cidade fomos curtir descer umas escadas e novamente a Remedy esteve à altura mas é na terra que ela se sente melhor (e eu também). Fomos direitos a um vale com hortas e depois de subir ligeiramente o banco fizemos um single track de sobe e desce muito porreiro e super divertido parecendo uma montanha russa descendo linhas de água e trilhos dos agricultores.
Depois de sair da zona mais húmida das hortas fomos sempre em estradão super rápidos em que viemos sempre a curtir sempre á procura de pretexto para saltar qualquer pedrinha ou mesmo sacar cavalos a alta velocidade até casa.
A única coisa que não gostei foi mesmos travões (Avid Juice Carbon) que depois de aquecerem ficaram um pouco esponjosos. Já tinha pensado em vender os travões mas depois deste fim-de-semana estou mesmo a pensar em vender e comprar outros.
Em suma: Adorei a Remedy e confesso que estava a ficar preocupado com o rendimento que estava a dar à bicicleta e também das limitações dela mas sinceramente as limitações são é minhas porque esta bicicleta tem muita potencialidade, mesmo muito. Estou maravilhado com a polivalência da bicicleta porque em parece que tenho uma bicicleta de DH, de XC e de free ride ao mesmo tempo. Estou nas nuvens e Obrigado Remedy.