Trek 8500 versão 2010 - sub9kg

ivan luis

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Venho apresentar o meu novo projecto, depois de dar por terminado a minha montagem que tinha por base o quadro MSC WCR Catal (http://www.forumbtt.net/showthread.php/12350-MSC-WCR-Catal-tuned-com-8-0kg/page4).

A escolha do novo quadro era aparentemente simples, pois o escolhido iria ser o Mondraker Podium Pro. Era barato e tinha um peso bombástico para um quadro em scandium. O facto de ter garantia vitalícia, fazia com que se tornasse numa proposta irrecusável. Porém o tempo de espera foi-se prolongando e o prazo de entrega foi esticando. O costume...
Por isso, ponderei outras propostas, relegando para segundo plano o peso. A indecisão ficou entre o TREK 8500 deste ano e o Kona Kula Supreme de 2009.
A escolha acabou por pender para o lado do TREK, quadro este que conheço bem. Ágil, bom trepador, mesmo à minha medida. Esta opção foi mesmo pelo coração, pois além de ser um quadro com um comportamento que me agrada é lindo!

O único (grande) defeito deste quadro é mesmo o peso... 1640g de quadro é algo que custa a engolir a um maluquinho do peso como eu e por essa razão sei que com este quadro não será fácil conseguir ter uma montagem abaixo dos 8,5kg sem gastar fortunas.

E como a conversa já vai longa deixo algumas fotos da beldade:

dsc08635q.jpg



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dsc08640r.jpg

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E agora a descrição do material:

Quadro: TREK 8500 (com aperto de espigão da KCNC)
Suspensão: FOX RL 2007
Rodas: ZTR Olympic/A2Z/Cx-Ray (com apertos de roda Carbon Ti)
Pneus: Kenda Small Block 8/ Bontrager XR1
Travões: Avid Juicy Carbon com discos Ashima
Selim: Selle Italia Prolink "Gel" Flow (tunado a 136g)
Tubo de selim: KCNC Ti Pro Lite
Guiador: KCNC SC Bone
Bar ends: KCNC
Avanço: Syntace F99 com parafusos em Ti
Caixa de direcção: FSA com tampa da Carbon Ti
Punhos: ESIGRIPS vermelhos
Pedaleira: Shimano XT
Pedais: Exustar PM25Ti
Manípulos: Twister X0
Desviador traseiro: SRAM X9
Desviador dianteiro: Shimano XTR
Cassete: Shimano XT
Corrente: XTR
Espirais: Bengal
Líquido selante: NoTubes

Peso total como está nas fotos: 9080g

A montagem tem escolhas relativamente leves e ao mesmo tempo fiáveis, pois é uma bike para competir. Algumas trocas já estão "agendadas", sendo que a maior dor de cabeça vai para o pedaleiro, pois tenho o meu KCNC encostado pois não há eixos BB91 para modelos desta marca... Ainda tentei converter a XT para dois pratos, mas o prato de 40d bate na escora por isso tive de abandonar a ideia, assim como a tentativa de colocar um desviador DA7900 desde já.

Gostava de saber que sugestão dão em relação ao pedaleiro e relativamente a futuras trocas. O RoRon também tem sido uma dor de cabeça por isso também aceito de bom grado sugestões para um pneu que dê confiança a curvar (à frente, claro)

Abraços leves :yeah:
 
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Marreiros

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Visualmente está muito boa. Quanto pesou a tua SID?
Os meus parabéns pela montada, só é pena o quadro pesar tanto.

Abraço
 

clms

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boas

também adoro esse quadro, mas como tu dizes é pena o peso,

a montagem está muito fixe e o peso é muito bom, lá está para o quadro em causa,

é pena não serem mais um feliz proprietário de mSC WCR como cá o jê.

cump e boa sorte
 

ivan luis

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Quanto pesou a tua SID?

Pesou 1315g já com a aranha instalada. Para já ainda ando em testes, mas depois cortarei o tubo à medida e instalarei a aranha da Extralite. Deve ficar sub1300g :)

um abraço

clms,

De facto deixei de andar com MSC, pois a nível de assistência trabalham muito mal, por isso para mim MSC não, obrigado. No entanto foi um belo quadro que tive! Até ao dia em que tive problemas com ele eheheh.
--
Já calculava que os comentários fossem andar todos à volta do peso deste quadro e o quanto ele irá afectar o peso total da montagem :D Escusam de bater mais no ceguinho :twisted:
No entanto não posso deixar de agradecer pelos comentários pois acabam por ser positivos, eheheh.

Venham daí propostas para lhe reduzir o peso!
 
Tens a certeza que o quadro pesa 1640gr? Foi pesado por ti? Não estou a dúvidar da tua palavra mas um colega meu tem o do ano passado e ele diz que o dele não chega a ter 1500gr de tamanho 19.5.
 

PedroSilva83

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Sim, pesa mais de 1500g seguramente. Outro ponto fraco quanto a mim e não dar para colocar movimentos pedaleiros "normais".
 

ivan luis

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Tens a certeza que o quadro pesa 1640gr? Foi pesado por ti?

Tudo que foi montado está devidamente pesado. Acredita que fiz de tudo para que aquilo baixasse dos 1,64kg mas não deu mesmo :D
O modelo deste ano sofreu bastantes alterações relativamente ao do ano passado.
 

ivan luis

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Outro ponto fraco quanto a mim e não dar para colocar movimentos pedaleiros "normais".

Este aspecto é um pouco discutível, pois o eixo BB91 quanto a mim confere maior rigidez lateral no quadro e também faz com que a bike responda imediatamente a acelerações imprimidas. O único inconveniente é o facto de ficarmos limitados nas escolhas, pois muito poucas marcas fabricam este tipo de eixos (para já). Por essa razão o meu pedaleiro KCNC está encostado à espera que um dia chegue um BB91 para ele :cry:
 

joks

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A tua bicla é linda... (tenho um quadro igual e apesar de pesadote é um trepador excelente)
Com que curso está a tua SID?Parece-me que 120mm. Não achas que poderá ser muito para esse quadro?
Cpts.
 

Kamoes

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A SID não tem tanto curso!

Essa sensação de ser assim é por ter um pouco mais de baínha visível, a juntar ao facto de ser mesmo esquelética parece ser maior, mas só entra no quadro os 100mm dela!


Fora isto, os meus parabéns!

O quadro pode não ser o mais leve, mas é sem dúvida dos mais bonitos!
Eu que não gostava da decoração deste quadro, com esta bike, passei a adorar!
Muito obrigado!

Muitas e boas provas com esta máquina!

Um abraço ;)
Marco Camoes.
 

ivan luis

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joks,

como o Marco disse e bem, o facto de a SID ter bastante bainha visível faz com que pareça ter muito curso. Na realidade só faz 80mm de curso e chega perfeitamente, eheheh.

Muitas e boas provas com esta máquina!

Assim o espero! Este Domingo em M. de Cónegos foi para esquecer...

Obrigado pelo teu comentário :wink:

Um abraço
 

Kamoes

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Só 80mm?

Epah a Rock Shox nessa altura gostava de enganar o pessoal :mrgreen:

Tanta baínha visível para fazer só 80mm! :D

(Eu ontem estava na dúvida entre os 80 e os 100mm, mas como vi que tinha muuuuita baínha deduzi que fossem 100mm, e afinal olha, são 80! :mrgreen:)


Boas provas ;)
Marco Camoes.
 

ivan luis

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Bem,

Hoje chegou mais um upgrade:

Aperto de espigão KCNC Road Lite Pro

kcncroadlite356red.jpg
dsc08670g.jpg


O peso lido coincide exactamente com o peso anunciado. Como este quadro leva abraçadeiras com 35,6mm de diâmetro a escolha ficou um pouco limitada...

Próximo upgrade será um Kenda SB8 1.95 para montar à frente. Acusou 459g. O Rocket Ron nunca me deu confiança a descer, apesar de se ouvirem tantos comentários positivos acerca dele. Comigo só funciona bem quando corre com cerca de 20psi, caso contrário noto os tacos a deformarem-se e saio em frente nas curvas, eheheheh :D

Vou convertê-lo agora e espero que se porte à altura!

Abraços leves
 

ivan luis

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Há muito que não postava novidades, eheheh.

Pois bem, começando nos pneus o SB8 revelou-se a escolha acertada para o meu estilo de condução e especialmente para o piso seco, seja ele qual for. Recomendo vivamente!
Também troquei o pneu traseiro, tendo optado pelo pneu da "moda", o XR1. Resultado: má escolha. Foi um pneu que nunca me convenceu a 100%. Durabilidade muito reduzida muito por culpa dos tacos muito pouco pronunciados, tendo durado apenas 2 meses e meio. Rola bem e tem uma tracção aceitável, mas não é um pneu excepcionalmente bom em nada. O pior do pneu é o balão reduzido que apresenta nesta medida, o que impede a utilização de pressões mais reduzidas. Aprendi isso da pior forma numa maratona, onde numa descida a roda traseira levou uma pancada inesperada e o pneu cedeu, tendo perdido ar e o pior de tudo, tempo... O melhor deste pneu é a resistência das paredes laterais que é óptima ainda para mais tendo em conta o peso aceitável que apresentou: 459g

Outra troca significativa foi a suspensão, tendo passado para uma FOX RL de 2007. Ganhei em tudo: rigidez, confiança a descer e até ... no peso. Está a título provisório mas para já não compremete em nada excepto no peso e na estética.
No tubo de selim também coloquei um Token, mas rapidamente o encostei, pois deu logo problemas uma vez que uso o selim muito puxado para a frente. Resultado; montei o espigão KCNC que tinha, juntamente com um casquilho em termoplástico da USE. Remédio santo, pois até à data 0 problemas.
Depois troquei mais algumas coisas que pouco alteraram a performance, nomeadamente os barends da KCNC, punhos da ESI em vermelho, mais parafusos, roldanas da Token... Apenas estética melhorou (penso eu).

De resto está tudo basicamente na mesma, pois estou muito contente com o rendimento e fiabilidade da bicicleta. Trocas a curto prazo não há, mas a longo prazo quero trocar a suspensão e mais tarde a pedaleira.

Aceito sugestões :wink:

Importa referir que neste momento a bike está com 9,24kg o que já é aceitável mas que neste momento se revela um valor difícil de baixar sem gastar muito dinheiro.

Resta-me colocar as fotos da praxe e aguardar pelos vossos comentários :yeah:
dsc08906s.jpg

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Aguardo também sugestões para a nova suspensão. A razão diz-me para ir para a SID Rac€, no entanto não resisto à Magura Durin. Os valores são outros mas a qualidade tem um preço.

Abraços leves
 

puto_ns

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boas

Podias esplicar melhor a tal problema do espigao token é que tenho 1 e uso o selim nos limites indicados no mesmo mas ate hoje nao tive nenhum problema e nao sou propriamente leve...
 

ivan luis

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O problema foi o seguinte: após as primeiras duas ou três voltas, reparei que o selim tinha escorregado um pouco para trás. O que fiz foi dar um pouco mais de aperto aos parafusos que seguram os yokes para que o problema não voltasse a acontecer. No entanto, o selim continuou a escorregar e ao inspeccionar o espigão vi que o carbono estava a ceder

dsc08947y.jpg


Assim sendo, acho que o problema resultou do facto de o selim estar muito "puxado" para a frente, fazendo com que a parte traseira do espigão cedesse, pois tem de suportar forças maiores. Importa referir que peso 65kg, o que até nem é muito, mas mesmo assim foi suficiente, pois o reforço do tubo de selim naquela zona tão crítica é inexistente... Apesar de tudo ainda bem que dei com a falha bastante cedo, pois acredito que se continuasse a andar com o tubo de selim assim, o desfecho podia ser pouco pacífico :s

Espero ter esclarecido a dúvida :wink:
 

ivan luis

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Obrigado pelos comentários!

Por acaso também acho que a bike está com uma aspecto agradável. No entanto com uma suspensão branca/preta vai ficar com outra pinta. Aquela Fox tem uma cor :nana:

Freddy_Oaz,
Obrigado pela sugestão, mas o kit da PowerCordz de momento não é uma prioridade, pois os ganhos a nível de peso não são muito significativos, especialmente para preço que apresentam. Além disso, a diferença de pesos só é significativa nos cabos. Como eu também estou super satisfeito com o meu set de cabos e espirais não vejo razões suficientes para mudar. Em equipa que ganha não se mexe e agora há que poupar dinheiro para a tal suspensão :wink:

Cumprimentos
 
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