Trek 8500 2010

VascoEX9

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Olá,

Pela primeira vez vou aqui abrir um tópico para falar da minha bicicleta, mas estou tão contente com o resultado final que não o podia deixar de o fazer aqui no forum, que nem sempre tem correspondido às espectativas nestes últimos dias.

Vou fazer uma breve introdução para que possam saber como surgiu esta maravilha :D.

Desde 2007 que era proprietário de uma TREK FUEL EX9 de 2005 (comprei em 2ª mão), era uma bicicleta extraordinária, versátil que dava para fazer de tudo um pouco, dentro das minhas limitações claro está.
Desde 2007 até à pouco menos de um ano a EX9 sofreu alguns Upgrades. Mas sobretudo esses Upgrades foram não mais que a substituição do material de origem que apresentava algum desgaste. Nesses Upgrades estão incluídos os travões XT 2008, o desviador traseiro também XT 2008, pedaleiro XT 2008 e uma FOX F32 120mm RLC branca. Todo este equipamento e mais algum foi transposto para a TREK 8500.

Vou agora falar da razão pela qual passei de uma FS extraordinária para uma HT. Esse facto deve-se, e ao invés da maioria das pessoas, de eu querer experimentar a sensação que uma HT dá ao seu piloto em termos de performance. Bem sei que vou perder no conforto e a descer, mas a subir, no rolar e quem sabe nas descidas vou ganhar e muito (mais não seja uma valente dor de costas :D). Outra das razões da troca, devesse também ao facto de ter adquirido uma bicicleta de estrada, e de estar a adorar a experiencia, neste momento posso dizer que me dá muito mais gozo andar na fininha que no monte, ficando este em segundo plano, decidi adquirir uma bicicleta de BTT que me desse algumas das sensações que temos na estrada. Pode ser uma razão estupida, mas é a minha. LOL

Em relação à escolha deste quadro TREK 8500, podesse dizer que é uma paixão antiga. Desde 2008 que comecei a adorar estes quadros. O deste ano então foi a gota de água, gosto mesmo muito dele. Acho o grafismo espectacular, as cores são aquelas que mais gosto numa bicicleta e a relação preço/qualidade deve ser quase que imbativel dentro do segmento.

Estive à espera dele cerca de 2 meses, mas ontem chegou cá a casa :cool::cool:.

Vou então passar à sua descrição:

Quadro : TREK 8500 Alumínio Alpha Red 18,5'

Suspenção : FOX F32 120mm RLC (agora e depois da revisão mandei colocar a 100mm)

Rodas: Bontrager Race Lite Tubless Ready (já tinha)

Transmissão : Toda XT (já tinha)

Travões : disco XT 180 FR / 160 TR (já tinha)

Componentes : Avanço Ritchey WCS 90mm Alu (novo)
Guiador Ritchey WCS flat Alu (novo)
Caixa de direcção FSA (vêm com o quadro)
Aperto de espigão Bontrager (vêm com o quadro)
Espigão Bontrager Race X Lite Carbono (já tinha)
Pedais Shimano 520 (para trocar)
Selim San Marco Ponza (para trocar por Selle Italia SLR)

Pneus : FR Maxis Ignitor 2.1
TR Maxis Larssen TT 2.0

Peso: demasiado, acusou 11,51Kg com o equipamento mencionado. Quero acrescentar que apesar das rodas serem Tubless, ando com câmaras com gel da continental, logo aqui está uma carrada de gramas a mais.

Agora as fotos :


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Para já, e para iniciar este tópico é tudo, no domingo já vai para o monte e depois farei uma análise à bicicleta, ao comportamento do ciclista em cima dela e ao estado das costas no final da volta pelo Monsanto.
 
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omedaspikas

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Boas Vasco...

Gostaria de te dar os PARABENS pelo maquinão que tens aí... Efectivamente é um dos quadros de al. que mais me cativa... Agora é sujar com lama e fazer muitos e muitos km...

Abraço e boas pedaladas
 

fitty77

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Concordo, se tivesse comprado um quadro de aluminio, este era o eleito. Em relação ao peso.... Se usas pneus UST, mais camaras com gel.... Não esperes milagres. De qualquer forma, parabéns pela bike, é excelente.
 

byttor

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Mas que belo quadro:shock:

Quanto ao peso isso aos poucos vai lá! Mas basta tirares as camaras e perdes logo muito peso.
 

RTC

Super Moderador
Boas!

Como sabes, tive uma Trek 8500 2010 algum tempo e conseguiu deixar saudades, mesmo tendo andado pouco com ela.
Nunca tive quadro tão bonito e tão bem acabado. E a montagem que tinha feito, estava um mimo.
Vais alterando alguma coisas aí a pouco e pouco e verás que ficarás com uma bicicleta ligeira, que com certeza irá satisfazer-te plenamente.

;)
 

salvador

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Parabens! tens ai uma bela e boa maquina;) Tb concordo com o que ja foi dito sobre o quadro, é dos ht de aluminio que mais me agradam.

Força nas pedaladas
 

VascoEX9

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Obrigado pelas opiniões.

RTC a tua bike, as tuas opiniões/sugestões/dicas no antigo tópico da TREK 2010 foram uma grande ajuda para a evolução deste projecto. Agradeço ao RTC , mas não quero deixar de mencionar também o Luís Pita e todos os outros users que ajudaram a resolver alguns pormenores deste quadro.

Apesar de não ser um doidinho pelo peso, acho que uma HT deverá rondar os 10Kg e pouco, assim e com as alterações que estão na calha (Selim Selle Italia SLR e pedais) devo baixar umas gramas boas, pelo menos umas 300.
Mas sem dúvida que o grande excesso de peso está nas câmaras com gel, mas sou da opinião que este sistema ainda é o mais eficaz contra os furos.

Abraço
 
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salvador

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Amigo vasco, por acaso pesaste o guiador?? É que meti um wcs wet white e foi montado nao tendo oportunidade de o pesar...

obrgdo
 

VascoEX9

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Salvador, não pesei o guiador sozinho, mas juntamente com o avanço acusaram 260 ou 280 gramas (tou na dúvida), um pouco acima do anunciado pela marca.
 
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damiaobtt

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Caro amigo, Vasco fique você sabendo que vai ser a pessoa responsável pelo fim da minha indecisão, em relação ao quadro que vou comprar. A muito que venho me questionando, que quadro comprar e ao ver as fotos da tua bike fez - se luz e ficou decidido e mesmo este e não a volta a dar, eu já o tinha andado a namorar mas a cor não me estava a agradar muito …. Mas agora vejo que o quadro e lindo somente a foto do site da Trek não favorece a bike ….

Parabéns pela bike tens aí uma máquina fantástica esta mesmo bonita


PS. Eu em tendo a minha depois logo a mostro por aqui, também vou fazer como tu vou transportar todo o material que tenho na minha velhinha Trek 4300 para a 8500 aposto que também vai ficar fantástica.
 

VascoEX9

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Conforme tinha mencionado no início do tópico, ontem seria o dia de estreia da TREK 8500 “made by me”, no entanto como gosto pouco de andar à chuva e o domingo começou molhado, tive de adiar a estreia para hoje, 2ª feira, foram 42 Km de prazer.
Em boa hora o fiz, pois a companhia foi do melhor, no domingo também o seria, o dia estava esplêndido, e os trilhos já não estavam tão molhados como estariam no domingo. Se no domingo a volta seria pelo Monsanto, hoje a volta foi no “quintal” – SINTRA, e que saudade tinha eu da minha serra de Sintra, à mais de um mês que não andava por lá e hoje o dia foi 5 estrelas.

A análise que vou fazer vai basear-se em 4 pontos que considero importantes. Não vou fazer uma análise aos componentes em particular, pois esses já os conhecem, são do conhecimento de todos e não iria trazer nada de novo ao que já foi dito acerca deles aqui no fórum. Vou assim fazer uma análise ao quadro em particular, e depois às três condições com que nos deparamos no dia-a-dia: rolar, subir e descer. Vou também fazer um comentário ao cockpit da máquina, pois para mim é uma completa novidade.

QUADRO: em relação a este já sabem que é uma velha paixão, mas depois de o apreciar em pormenor, ainda mais admirado e contente fico com ele. A geometria é fantástica, enquadro-me perfeitamente nele. Os pormenores de acabamento são de qualidade superior, onde destaco a forma como todos os cabos se unem num só local (por baixo do tubo horizontal) e depois na traseira da bicicleta seguem o seu caminho. As soldadoras parecem-me muito boas, nalguns locais quase que nem se notam. A rigidez também me pareceu bastante boa, os impactos eram absorvidos com a naturalidade com que um quadro de alumínio os absorve (não sofri dores nenhumas nas costas e suportei bastante bem as “porradas” mais violentas).

A ROLAR: esta foi a primeira situação que me surgiu, pois para chegar à Serra, tenho de fazer cerca de 6Km em alcatrão. Logo aqui fui surpreendido pela positiva. Acabaram-se os bombeamentos do amortecedor (mesmo bloqueado), a velocidade aumenta, logo chegamos mais rápido ao destino. Gostei.

A SUBIR: pois aqui fiquei maravilhado com aquilo que uma HT faz. Cada pedalada que damos é transmitida na integra à roda traseira, a progressão é rápida e eficaz, as subidas que antigamente me pareciam mais duras, hoje foram transpostas com mais facilidade. A transposição de algumas regueiras e obstáculos que surgiram com estes dias, e que se atravessavam pelo caminho, eram facilmente transpostos, bastava para isso puxar a frente, pedalar e já estava. Adorei.

A DESCER: bem aqui a coisa pia mais fino, apesar de me ter sentido confortável, não me senti tão seguro como na FS . Quando os trilhos eram lisos e sem obstáculos, tudo bem, a máquina segue direitinha e vamos rápido. Agora quando existem alguns drops, raízes, pedras, etc, a traseira começa aos saltos, o piloto sofre mais (nada de insuportável) e o “medo” aumenta. Nesta situação tenho de experimentar mais situações, trilhos mais técnicos e íngremes, pois ainda não tenho uma opinião formada, apesar de não ter desgostado ainda não me sentido completamente confortável. Mas esta situação devesse ao facto (penso eu) do assunto que vou abordar a seguir.

COCKPIT : aqui surge outra grande novidade para mim. Estava habituado a um guiador sobre elevado de 66cm montado com uma avanço de 100mm. Agora estou a usar um guiador de 58cm com um avanço de 90mm. Se por um lado este novo guiador me ajuda e muito nas subidas e até no rolar, a descer já não se pode dizer o mesmo. Como o avanço é mais curto, o guiador fica mais reactivo, e como o guiador é mais estreito fica o pânico total. Posso dizer que as primeiras impressões, ainda na garagem, foram negativas, depois com o passar dos km’s comecei a gostar e no final da volta estava convencido. Outra coisa que acontece neste novo formato, é que tudo o que está montado no guiador fica mais próximo uns dos outros, o que nem sempre é muito agradável esteticamente.

Fiquem agora com mais umas fotos da máquina depois da volta de hoje.

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MárioCM27

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Fui um dos companheiros de pedalada do Vasco na 2ª feira. Posso confirmar que o sorriso era de orelha a orelha.
Em boa altura me deste ouvidos para trocar a FS por uma HT.
Boa sorte e muitas pedaladas com esta tua nova Bina.

Abraço
 

VascoEX9

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Hoje foi mais um dia de experiencias. Mais uma vez a Serra de Sintra foi a eleita, desta vez quiz experimentar o o comportamento da bicicleta nos tais trilhos técnicos.

Mas antes de lá chegarmos, tivemos de subir, e aqui sim esta bicla está no seu habitat natural. Cada pedalada que se dá, são mais uns metros que progredimos com naturalidade. Para quem conhece, hoje subimos a Serra pelo lado de Monserrat, apesar de não ser uma subida muito dura, dá o seu trabalho. Antigamente com a FS, chegava lá acima (Capuchos) uma bocado lixado, desta vez e com a HT a coisa correu bem melhor, cheguei ao topo sem fadiga nehuma e bem mais depressa que antigamente.

Depois fizemos uns trilhos mais "giros", com algumas valas devido à chuva e a descer. Era aqui que eu a queria ver. Fiquei bastante contente com o seu comportamento. Desci um pouco mais devagar que o normal na FS, não só devido à novidade do guiador e quadro, mas também devido às enormes valas que iam aparecendo pelo caminho. O guiador em si, até ajuda nestes singles, como é mais estreito passamos melhor por locais apertados, o único senão nesta bicicleta é que temos de estar sempre a corrigir e a segurar a traseira o que por vezes torna-se desagradável devido à força extra que temos de dispender, mas também se torna engraçado devido ao control que essas situações nos possibilitam.

Depois desta primeira experiencia, fizemos mais uns estradões, aqui nada a apontar excelente, e subimos meio Monge. Mais uma vez a progressão foi excelente, a velociade de subida aumentou e o desgaste do ciclista diminuiu, muito bom mesmo.

Depois disto era hora de mais uns trilhos "giros" desta vez com um grau de inclinação mais acentuado. Fomos à "terra preta", "viúva", "floresta encantada", sei lá eu mais nomes que dão aquilo. Mais uma vez a bicicleta está aprovada, basta assumir a posição correcta em cima dela para descer nestas condições, segurar a traseira e deixá-la ir. Muito bom mesmo.

Assim se passaram mais 50 Km's com a TREK 8500, se ao inico pensava "onde é que me fui meter" agora digo : "ainda bem que comprei isto".

Abraço
 

as2017626

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É isso Vasco... agora já não tens desculpa nas subidas!

Esse quadro é bem bacano. Quando comprei o RCZ estive de olho no 8500 não fosse quase o triplo do preço.

Com esse sistema nas rodas, a probabilidade de furar é muito pequena, mas depois reflecte-se no peso.
Estive a pesar as minhas camaras de ar e a da frente sem gel rondava os 150/200gr e a de trás com gel os 500gr.
Se usas 2 com gel, conseguias reduzir 1Kg na bike ou estarei a ser muito optimista?

Abraço
 

VascoEX9

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Jorge, não sei se tirava assim tanto peso. Mesmo que as duas pesem as tais 1000 gramas, temos de contar com o peso extra de um pneu tubless mais o gel. Eu acho que no máximo pouparia umas 400 gramas. Se mudar o selim para o SLR tiro mais umas 150 gramas (acho eu), este San Marco pesa 355 gramas. Depois nos pedais (estes são os 520) devo conseguir mais umas 80 a 100 gramas. Acho que sem gastar muito dinheiro coloco a bicicleta nos 10,5 Kg.

Para "corridas mais altas" tinha de gastar muitos €€€€, e essa não é a minha política nas bicicletas.
 

J Mendes

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Boas,
Tens uma bela máquina, sem qualquer dúvida e se substituires as camaras por um bons pneus tubless, vais notar a diferença no peso e não são menos resistentes aos furos. Em relação à troca por uma rígida, vais verificar que apenas perdes ligeiramente nas descidas em terreno mais degradado, nada que não se ultrapasse com alguma flexibilidade do condutor. Tudo o resto é ganho, puro e simples, desde o peso ao rolar, sem falar nas subidas.
 

Anthology

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Viva Vasco

Bela máquina que aí tens!
Enche realmente a vista, o quadro tem umas cores sóbrias e uma geometria muito bonita.

Desejo-te muitos anos de diversão com a nova Trek!

Acho que a mudança de pneus para uns tubeless, com liquido, seria uma boa mudança.
Até pelo que, com uma boa escolha de pneus, ganhavas no rolar e na aderência. Mas claro, isto são opiniões pessoais e cada um de nós tem as suas preferências.

Abraço!
 

MárioCM27

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Quando montei tubeless na minha rígida aumentou o conforto também.

Vasco, um assunto para pensares quando os pneus que tens derem o berro.

Abraço
 
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VascoEX9

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Essa história dos pneus fica para depois..... Agora tenho é de pedalar para gastar estes.

Queria aqui deixar mais uma observação acerca da bicicleta, e que penso que no forum antigo alguém a fez também. E essa observação devesse ao facto dos pedais baterem por diversas vezes no chão devido à bicicleta ser algo "baixinha". Tenho uns cranks de 175 mm, talvez não seja má opção alterar para uns mais pequenos. Fico apenas na dúvida se serão "confortáveis" ou não ???
 
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