Treino para iniciados truques e dicas

Paulo Lopes

New Member
Treino para iniciados, truques e dicas
Todos conhecem alguém que começou a praticar um desporto e dedicava algumas horas por semana a essa actividade. Depois de algum tempo o interesse diminuiu, as reclamações do tipo "Estou com dor aqui, dor ali..."; "não tenho tempo..."; "está muito calor"; "está muito frio", começa a desatinar e o desporto foi deixado de lado, semanas depois só fica com o dinheiro gasto em equipamento sem utilização.
O exemplo acima seguramente acontece com boa parte, para não dizer maioria, dos que se iniciam em alguma actividade física. Vejo isso como um facto natural e não necessariamente tão nefasto e negativo assim. Indivíduos que se interessam por desportos colectivos têm menor possibilidade de abandonar logo no inicio da nova actividade física que escolheu. Exemplo: no caso de uma equipe de futebol de salão, por exemplo, é bastante satisfatório encontrarmos com os nossos amigos para, ao mesmo tempo, nos divertirmos e praticarmos o desporto que tanto gostamos.
Ao Encontrarmos esses amigos, pelo menos uma vez na semana, é um bom estímulo para continuarmos a praticar a actividade física. O mesmo vale para os que optam em frequentar um ginásio seja para fazer musculação, danças de salão, natação e outras actividades que os ginásios oferecem aos montes hoje em dia. Os ginásios ainda oferecem a oportunidade de encontrarmos gente bonita, saudável e com atitudes bem positivas. Não é à toa que os ginásios viraram moda em todo o mundo, pois passaram a ser locais de “caça”.
Parceiros
Mas, nem todos gostam de desportos colectivos e de praticar exercícios fechados em pavilhões. Há uma infinidade de pessoas que têm nos desportos individuais e de ao livre a sua verdadeira paixão. Para esse grupo de fãs dos desportos individuais (triatlo, Btt, atletismo etc.), o risco de desistir após algum tempo é bem maior.
Primeiro, porque é difícil encontrarmos parceiros de treino. Quantas vezes não ouvi a expressão: "Adoro andar de bicicleta, mas não tenho companhia para pedalar comigo".
Diferenças
Um factor que limita bastante encontrarmos amigos para iniciarmos a prática de um desporto individual, é justamente o fato que é somos indivíduos diferentes uns dos outros e, com aptidões e preparações físicas bem distintas. Se tu pedalares a 20 km/h em média, não vais conseguir pedalar com um amigo, que não consegue pedalar a 15 km/h. Não dá certo. Ou vocês pedalam separados, ou correm o risco da brincadeira ficar chata e ambos pararem a actividade física. O mesmo se aplica aos corredores.
A solução, nesse caso, é encontrar pessoas que praticam o teu desporto e que têm mais ou menos o teu nível de resistência e força. Fácil? Nem tanto. Enquanto não se faz amigos no desporto, às vezes fechados em determinadas modalidades, a ordem é treinar sozinho. E é aqui que mora o perigo [de desânimo].
Ciclistas, Betetistas, triatletas, corredores e nadadores de longas distâncias fazem o seu treino a céu aberto. Saem à luta, enfrentam estradas, trânsito, parques, florestas e águas abertas tudo em nome do treino. Com o tempo, se não tomar cuidado, isso pode levar ao stress e, mais tarde, ao abandono da actividade física.
Provas
Uma das formas de evitar que isso ocorra é participar de competições. As actividades físicas funcionam como treinos que cumprem o papel de preparar o praticante de desporto e deixá-lo cada vez melhor treinado. Mas como avaliar a evolução de um indivíduo? A resposta está nas provas.
São nelas que os atletas sabem se estão bem ou mal, onde têm que melhorar, enfim, o nome PROVA já diz tudo: serve para avaliar a evolução de sua actividade física. Quem tem pavor de competição, corre sério risco de abandonar o desporto
Metas
É natural perguntarmo-nos num dia duro de treino: "Que estou eu aqui a fazer a pedalar debaixo deste sol de 40 graus?"; ou: "Para que levantar cedo e pedalar todo dia 30 km?". O factor mais importante ao se iniciar um programa de actividade física é a determinação, ter metas e objectivos realizáveis. Sem esses objectivos definidos, e de preferência escritos e assumidos, o teu programa de treinos tem grandes possibilidades de dar em nada, na medida em que os dias, semanas e meses forem passando.
Seja qual for o desporto que se escolha, 1º estabelece - com boa dose de senso de realidade - quais são as tuas metas. Para alguém com peso a mais, a meta pode ser determinada em quilos/meses. Para um corredor o objectivo pode ser terminar uma corrida em tantos minutos. Outros, mais aptos, podem ter como objectivo esse ou aquele lugar no pódio em determinada competição.
Se tu já começaste e paraste várias vezes, tenta isto: escolhe no calendário alguma prova ainda distante que tu tenhas interesse em participar; procura um profissional de educação física para te ajudar na preparação; e por fim, estabeleça a tua meta. Começa a treinar a sério visando aquela prova. Só aquela prova.
Tu vais-te surpreender com os resultados.

Por lapso não referi o autor original deste texto e o local de onde o tirei, venho agora rectificar esse erro grave, agradeço ao AMP me lembrar desta situação.
O autor é Marcos Adami, e retirei da página www.bikemagazine.com.br doh doh doh doh
 

fox

New Member
Paulo Lopes said:
Indivíduos que se interessam por desportos colectivos têm menor possibilidade de abandonar logo no inicio da nova actividade física que escolheu. Exemplo: no caso de uma equipe de futebol de salão, por exemplo, é bastante satisfatório encontrarmos com os nossos amigos para, ao mesmo tempo, nos divertirmos e praticarmos o desporto que tanto gostamos.
Ao Encontrarmos esses amigos, pelo menos uma vez na semana, é um bom estímulo para continuarmos a praticar a actividade física. O mesmo vale para os que optam em frequentar um ginásio seja para fazer musculação, danças de salão, natação e outras actividades que os ginásios oferecem aos montes hoje em dia. Os ginásios ainda oferecem a oportunidade de encontrarmos gente bonita, saudável e com atitudes bem positivas.

Pois é... Mas se 2 ou 3 faltarem por causa desses o desporto marcado de 10 pessoas morre, torna-se chato e toda a gente desiste. Na bicicleta, se combinares com 3 ou 4 ou mesmo 10... Se faltar alguém na pior das hipóteses vais sozinho. Isto é, não dependes de ninguém, em teoria pelo menos.
O que não invalida a tua opinião, mas acho que se entende o que quero dizer. Eu também acho que em grupo (pedalar, ou ginásio, etc... :twisted:) é melhor que sozinho... Mas se a companhia faltar, não é por isso que deixamos de ir se nos apetecer mesmo...


Paulo Lopes said:
Não é à toa que os ginásios viraram moda em todo o mundo, pois passaram a ser locais de “caça”.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ai então e tal... Não é pra manter a forma. Ahhhhhhhhhhhhh! Isso explica muita coisa! :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

air

New Member
Joguei uma vez por semana futebol (ora ao domingo de manha, ora ao sabado à noite) e havia sempre faltas, chegámos a jogar com 6 o que desmotiva sim. Agora de bike vai sempre entre 2 e 5 o que é sempre bom.. Sem duvida que ir um grupinho de 5 pessoas é bem melhor que andar sózinho.
 

jnewton

New Member
Uma das formas de evitar que isso ocorra é participar de competições

Concordo plenamente ctg ... Mas competir não é apenas entrar em provas e ficar neste ou naquele lugar... competir é mais q isso ... é tentar cada dia ser melhor ... é ter uma meta sempre diferente e mais alta ...
Claro q para isso mto influencia, ter outras pessoas para nos testarem e estimularem ...

Qts de nós já não s encheram disto ou daquilo ... e cada 1 de nós por razões diferentes... eu já estive 7 anos afastado do Btt pq na altura estava farto de andar... penso q nao tinha metas ... Claro q é mto mais fácil ter 1 treinador e estar sempre a treinar com ele ou integrado numa equipa... por isso eu dou mto valor a quem consegue ir mais longe apenas por iniciativa própria...
Mas no futuro, cada vez mais clubes de BTT vão aparecer, e cada vez mais s vão formar grupos com os mesmos objectivos... 1 passeio, 1 prova, 1 maratona (claro q já os há, e parabéns para estes) ....

:bompost: E q de certeza vai deixar mta gente a pensar ...
 

Paulo Lopes

New Member
jnewton focaste precisamente o que eu pretendia abordar ou seja termos sempre um objectivo concreto para atingir, seja no desporto seja na vida profissional ou mesmo afectiva, claro que com objectivos concretos mais facilmente sais para a rua para treinar, esteja a chover ou um calor abrasador.
 

BH Shark

New Member
O andar sozinho não impede que se pratique desporto... Claro que os desportos colectivos não podem ser praticados sozinhos mas os que não são como o ciclismo ou atletismo em algumas modalidades podem.

O factor que vai influenciar a permanencia no desporto vai ser a força de vontade. Com vontade consegue-se fazer a maioria das coisas. Eu proprio treino sozinho todas as noites, fazendo uma média de 30Km num tempo aproximado de 1hora! Tudo bem que ao Domingo raramente falho ao passeio de grupo pelos trilhos do meu conselho...

Resumindo, acho que para tudo é preciso vontade e que sem ela nada se faz... Mas por sua vez quantas mais pessoas houver que nos possam incentivar e ajudar melhor é.

Boas pedaladas

BrunoP
 

vcastro

New Member
Oi pessoal.

Paulo lopes gostei mt das tuas dicas, eu proprio ja passei por isso, á ums anos atras comprei uma baik e so amdai ums mezes como nao tinha companhia acabai por pore a baik na arecadasao, e la esteva ums 2 anos ate que um dia em comversa com um colega chegamos a conclosao que ambos tinhamos as baiks guardadas e combinamos comesar a andar os 2 e ja la vai 1 ano e meio, e ja somos um grupo com 7 ou 8 comforme o FDS.
 

NCoutinho

New Member
Parece que secção Saúde e treino têm um problema que é na abertura aparece os tópicos pelo mais antigo. Por este motivo há muito tópico completamente desenterrado...

Solicitava aos moderadores que vejam se dá para resolver este problema já que o pessoal não repara nas datas e anda a acordar tópicos á muito adormecidos.
 

super.byke

New Member
Concordo plenamente com a tua opinião Nuno. É uma seca ter que ordenar esta secção sempre pelo mais recente sempre que a consulto, uma vez esta está ordenada pelo mais antigo :(
 
Top