Treino Atletismo / BTT

agirão

New Member
Paulo!

Que tal começares com um Fartlek?

20' de corrida lenta + (5 x 3' ligeiramente mais rápidos, com 3' de recuperação a trote ). No final, 10' lentos.
 

vgal

New Member
Como este fim-de-semana só serviu para trabalhar o abdominal :cheers: amanhã vou começar a dar no duro.

E para começar vou durante 2 semanas só fazer km tanto a correr como de bike, tudo sem pressas, sempre num ritmo confortável e lá para o fim da semana meter umas acelarações no fim da corrida.

Uma coisa que nunca fiz e já me chamaram a atenção para isso é o treino de técnica de corrida. Alguem sabe onde posso ver esse tipo de treino? É que a minha técnica quando comparo com outros corredores é muito fraquinha, pareço um trambolho a correr.

Agirão, esse footing é exactamente o quê? Será essa técnica de corrida que eu estava a falar?
 

Sapateira

New Member
Logo explicarei alguns conceitos!

Footing, técnica de corrida, fartlek...

De facto era uma sugestão que ía fazer, é que ontem estive a ler este tópico, fiquei bastante interessado porque tambem gosto de atletismo ( já fiz umas meias maratonas e umas corridas mais pequenas) , e gostava de entender a 100% estes conceitos que aqui vão sendo apresentados.

cumprimentos
 

agirão

New Member
Cá vai! Alguns conceitos que solicitaram!

FOOTING - corrida lenta e contínua ( longa ). É o tipo de corrida que os fundistas fazem nos dias em que não fazem trabalho de repetições. É o tipo de corrida que nos fornece endurance.

ENDURANCE - capacidade de resistir a esforços longos e lentos. É adquirida com corrida contínua (footing). Os maratonistas têm, predominantemente, esta capacidade.

RESISTÊNCIA - capacidade de resistir a esforços não tão longos como os de endurance e mais rápidos.Adquire-se com Fartlek e treino intervalado de distâncias mais longas (por exemplo, séries de 400 metros a velocidade moderada, séries de 1000 metros. A recuperação é curta. Corredores de 5000 metros e 10 000 metros.

VELOCIDADE-RESISTÊNCIA -Trabalho realizado próximo do limiar máximo aeróbico (este limiar é quando estamos ainda a consumir o oxigénio que ingerimos). Corredores de 800 metros e de 1500 metros.

VELOCIDADE - Trabalho em altos regimes de frequência. Consegue-se com repetições curtas e recuperações longas. Trabalha-se em regime anaeróbico (capacidade de funcionar em défice de oxigénio).

Para não vos saturar muito, irei falando destas coisas aos poucos!

ATENÇÃO! Não pretendo utilizar linguagem muito técnica, nem aprofundar cientificamente estas noções! Digamos que estamos a abordar os conceitos de forma leve!

Qualquer dúvida, coloquem-na!
 

JPontes

New Member
Boas, tenho uma dúvida.

Qual é a razão pela qual faz treinos de rolo e logo a seguir faz spinning ? qual a diferença entre ambos?

Já lhe tinha perguntado uma dúvidas por MP, mas não deve de ter visto.

Cumps. JP
 

agirão

New Member
Vi, João!

Ia responder a seguir!

A história do rolo é a seguinte: eu tento aproveitar o tempo ao máximo! Assim, quando venho da escola, aproveito para estar no ginásio e treinar! Faço rolo para tentar fazer quilómetros! Depois, vou dar aulas de Spinning! Daí, a sequência!

Aproveito o rolo para fazer os quilómetros que não consigo fazer na estrada, por falta de tempo e faço Spinning como trabalho (trabalho no sentido de complementação profissional) e como treino de frequência e de força! É excelente, devido ao ritmo imposto pela música, para treinar alterações de ritmo.

Se tiveres dúvidas, coloca-as! Se eu souber, terei prazer em ajudar!

Já agora, Muito Obrigado pela tuas simpáticas palavras na MP!

Um abraço!
 

Fourmag

Member
Boas,

Hoje fiz um pequeno aquecimento e depois 10 km lentos. Fiz 50 minutos e no final alongamentos. Para terminar o treino fiz abdominais isométricos para trabalhar o abdominal interior que ajudama estabilizar a coluna e evitar as dores de costas quando se corre.
Sr. Agirão, o treino que propõem será para quarta feira, uma vez que amanhã é dia de rolo, 60 minutos a 80/85% fc.
Bons treinos

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

Fourmag

Member
Boas,

Sempre vou poder participar no Duatlo de Matosinhos! Consegui uma bicicleta de estrada emprestada por um colega. Tem a condicionante de ser quase da minha idade mas foi toda restaurada e levou material novo. Bem, sempre é melhor que não ter nenhuma! O importante é poder participar e ganhar experiência. Agora toca a treinar com mais afinco.
Amigo Cagaréu, a gente encontra-se em Matosinhos.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

cagaréu

New Member
Boas,

Amigo Cagaréu, a gente encontra-se em Matosinhos.

Cumprimentos,
Paulo Vides

a gente encontra-se à partida, passas por mim a bombar e depois no final lá nos encontraremos outra vez :) eu é devagar devagarinho, ainda não cheguei ao 69 como o Girão :)
 

agirão

New Member
Cagaréu! Treina muito!

Já estou perto do 69..!! Talvez o consiga na sexta-feira!

Hoje não houve atletismo!

Fiz uma hora de rolo e uma hora e meia de Spinning!

Sempre a bombar!

Força, Hernani!
 

Fourmag

Member
Boas,

Não sei não! Ontem andei um pouco na estradista para testar aquilo e é muito esquesito. Tenho mesmo que me habituar porque é totalmente diferente da btt. Mais parecia que não sabia andar de bicicleta. Hoje vou fazer o treino de atletismo proposto pelo professor.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

As aulas de SPINNING, para quem faz btt, é um bom complemento para ter mais resistência e puder ter uma melhor prestação em provas, correcto amigo Girão ??

Eu faço ginásio, para manter a forma, SPINNING nunca fiz, já tenho visto o pessoal a fazer, e perdem bastante calorias, ao nº 69 ainda não lá cheguei :tungas: :cadeirada:
 

Fourmag

Member
Boas,

Fiz hoje e treino proposto pelo professor Agirão. Fiz 20 minutos de corrida, 5 x 3' com recuperação de 3' a trote e para terminar 10 minutos lentos.
Senti-me bem com este treino mas poderia ir mais longe. Nos 10 minutos finais senti aquela dor nos gémeos, típica de quem tem corrido no tapete do ginásio e depois corre num circuito de manutenção ao ar livre, com subidas e descidas. Nada que um pouco de gelo no final não cure.
Venha o próximo treino de corrida! Amanhã é dia de ginásio.
Caro professor, acha que treinando com mais frequência e mais intensidade é necessário uma suplementação?

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

agirão

New Member
Concordo com o Cagaréu! O verdinho é uma excelente suplementação diurética..!!

Hugo! Deves tentar o Spinning! Irás gostar! É viciante!

Fourmag! Há que continuar a correr para que essas dorzinhas de gémeos desapareçam! A seguir a um treino específico, há que fazer corrida contínua lenta (footing).

Irei colocar outras propostas de sessões de treino a realizar em estrada/mato.

Para a semana começo a fazer séries no duro! Na pista..!!
 

Fourmag

Member
Boas,

Ontem fiz um treino na estradista. Fiz 75 km e aquilo... é diferente... É uma sensação muito diferente, geometria totalmente diferente, rola muito rápido e nas descidas mais acentuadas é alucinante a velocidade que atinge.
Hoje troquei a bike por uma corrida. Fiz um cross por um dos locais onde costumo andar de btt. Fiz cerca de 12 km a um ritmo médio e finalizei com alongamentos e exercícios com elásticos. No total deu para 1:20h de treino.
Caro prof. Agirão, decidi levar o Duatlo mais a sério e gostava de preparar bem o Duatlo do Jamor. Gostava de fazer um bom resultado. Sei que falta muito mas estou preparado para treinar duro e diariamente se necessário.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 
Top