Travessia do Algarve pela Via Algarviana (Páscoa 2009)

FDias

New Member
Atenção que a maioria dos GPS's não aceitam track's enviadas com mais de 500 pontos, por isso o meu conselho é partir a track total pelas 5 etapas e fazer a operação indicada pelo ZéTT limitando cada track de etapa a 499 pontos e depois enviar as 5 para o GPS.

Já agora também não tenho essa actualização, se a puderem colocar aqui será o melhor para não nos perdermos uns dos outros nas etapas.

:wink: :wink: :wink: Nunca mais chega dia 6 de Abril! :s
 

daraopedal

New Member
Boas.
Não estou a conseguir editar o track. O CompGPS encrava. O ficheiro é estupidamente pesado e o meu computador também não é de top.
Mandem-me os vossos mails que eu envio o track. Ainda tentei colocar aqui, mas só aceita ficheiros com 2MB máximo.
Se me puderem ajudar com a divisão do track por etapas e enviar agradecia.
Daraopedal
 

FDura

Utilizador Banido
Boas

Em anexo está o track dividido nas 5 etapas que vamos fazer :p

Mas este é o track antigo que eu já tinha, deverá existir algumas diferenças, mas como está tudo marcado não há "espiga" :mrgreen:

No CompGps se enviarem o track para o GPS como ACTIVE LOG podem colocar os pontos que quiserem, agora como TRACKS GUARDADOS é que só aceita até 500 pontos :lol:
 

ZeTT

New Member
daraopedal said:
Boas.
Não estou a conseguir editar o track. O CompGPS encrava. O ficheiro é estupidamente pesado e o meu computador também não é de top.
Mandem-me os vossos mails que eu envio o track. Ainda tentei colocar aqui, mas só aceita ficheiros com 2MB máximo.
Se me puderem ajudar com a divisão do track por etapas e enviar agradecia.
Daraopedal

Envia para zevieira@netvisao.pt
 

FDias

New Member
Bom dia!

Daraopedal podes mandar-me o track actualizado para nandopc@sapo.pt

Obrigado FDura pelos track's fornecidos. Penso que é melhor assim separados por etapas diárias,
agora é só actualizar e estamos prontos.

Ontem fui espreitar um troço da Via aqui perto que há anos eu não passava e deu para perceber como vai ser esta aventura.
Fiz o troço entre Vaqueiros e Cachopo e aquilo parece um carrocel, sempre sobe e desce, e dali para a frente até Barranco do Velho vai ser ainda muito pior. Mas nada que não se faça. Como vamos em grupo e em festa serra fora vai ser canja!

Cumprimentos e boas pedaladas! :mrgreen: :mrgreen:
 

pjcc

New Member
Olá a todos.

Também sou um dos que irei participar nesta estopada :lol:. O Portelada também e detém um recorde quase de certeza :lol:

Comprei uma bicicleta de suspensão total (eu sei, sintomas de velhice...) e ontem ao experimentá-la, quase que fiquei convencido em levá-la a percorrer a Via. Falta afinar as suspensões mas está quase...

A minha dúvida é se a devo levar ou não pois não sei se compensará com o tipo de terreno que vamos percorrer.

As bikes em questão são a rígida Giant MCM Team 2000 (com alguns upgrades como rodas DT Xr1540) ou uma Scott Spark 20 2009.

Mandem os bitaites que quiserem :mrgreen:

Até já!
 

daraopedal

New Member
Boas! Também estou com a mesma dúvida.
Levo uma hardtail ou uma suspensão integral?
Trek 6500 de 2004 ou Specialized FSRXc Comp 2009?
 

ZeTT

New Member
Queria desejar, boa sorte a todos os aventureiros, infelizmente o trabalho não me deixa cometer esta loucura.

Acerca da etapa 5 que passa aqui na zona, posso dizer que é relativamente fácil, tem 2 subidas mais complicadas, mas depois de subirem a Picota e a Foia, no dia anterior, não serão estes topozitos que vão meter medo.

Pode ser que a malta se cruze no dia 10, de certeza que iremos passar em alguns caminhos da via algarviana nesse dia.

Abraço
 

FDura

Utilizador Banido
Boas

Eu ainda ponderei levar a minha Single Speed (não, não é de doidos, pois o andamento que iremos fazer é leve), quem não a conhece poderá ver aqui as aventuras da mesma http://www.forumbtt.net/index.php/topic,41781.0.html :mrgreen:

Mas afinal alinhei nesta aventura a fim de ir curtir os trilhos a paisagem e o companheirismo sem pressas algumas, pois tenho um dia inteiro para fazer a meia dúzia de km de cada etapa, como tal vai a minha Mondraker Factor de Suspensão Total, como não estou a pensar ir em andamentos que faço nas maratonas, a ligeira diferença de peso da Suspensão Total deverá compensar em muito a Semi-rígida em virtude de o terreno ser um pouco técnico e muito irregular. :lol:

Preparem mas é o material a fim de usufruírem ao máximo esta travessia :wink:
 

FDias

New Member
Boas pessoal! Estou em pulgas à espera do tiro de partida para esta minha primeira travessia com vários dias a pedalar.
Como trabalho em Alcoutim todos os dias passo junto ao local de partida e hoje de manhã quando estava a chegar deparei-me com um grupo de betetistas a começar a pedalar na Via, eram cerca de 8 ou 9, claro está, fiquei logo todo ruído de inveja :mrsock:. Uma hora depois iniciaram os cavaleiros (cerca de 5 ou 6) a aventura. Só faltamos nós, mas os bons partem sempre a trás para limparem o percurso e terem o prazer de apanhar os restantes. :exacto:

Quanto a bike eu levo a minha SCOTT Tampico de 1998 com uns upgrades, rodas mavic cross ride de 2007 e transmissão totalmente nova, travões v-brak e suspensão marzocchi que irei montar hoje com a ajuda do amigo FDura. :lol:

O saco está quase feito e os complementos alimentares preparados. :pipocas: É só dar um descanso às pernas e “partida lagarta fugida”!

Não se esqueçam de levar máquina fotográfica para registar-mos as magnificas paisagens por onde vamos passar, que, com o campo florido vai ser um show. :yeah: :yeah:

:cheers:
 

pjcc

New Member
Olá FDias! Como és da zona, achas que os carros ao ficarem estacionados 5 dias no mesmo local, podem chamar a cobiça dos amigos do alheio?

Penso que ficam na zona do cais.

É que estou a pensar ir com um carro que vai muitas vezes parar a África sem "querer" :cry:

Os outros participantes que já estão na Via, estacionaram todos no mesmo sítio?

Obrigado
 

NetWarrior

New Member
Pessoal tenho muitas duvidas sobre esta aventura.
Primeiro alguém tem sugestões a nível logístico? Ha comboio perto de Sagres para se efectuar regresso? (em Portimão?)
isto porque eu mais um grupo de pessoal não tem disponibilidade para pedalar 4 ou 5 dias seguidos.
Então estamos a pensar fazer sexta e sábado. Para já é essa a ideia. Pelo que já li fazer a via algarviana em dois dias é coisa de gente louca e inconsciente.
Mas eu nem sei o que pensar por no site oficial da Via indicam 240 km com menos de 8mil de acumulado. Já ouvi a malta dizer que Passa dos 300 km e tem alguns 11mil de acumulado.... ora bem isto são valores muito diferentes.
Seja como for a ideia está de Pé! E já a pessoas interessadas a questão principal é a logistica? Pois começar e acabar num local distinto e longe é difícil. Já agora com paragem a meio onde acham que devia-se parar ? talvez em Messines ?

Obrigado pela informações que tem disponibilizado.
 

pjcc

New Member
Olá Netwarrior.

Fazeres a via em 2 dias?! :roll: Bem, 150 km por dia, é mesmo à Macho, até já andei um pouco mais mas era de fininha :twisted:

Os que vão na Segunda-feira, têm apoio logístico, e regresso em autocarro, pois vamos com a associação ALmargem.

Depois de percorrer a dita cuja, já te consigo dar mais respostas... acho... nem que seja em relação aos metros em comprimento e altura :shock:
 

suntzu

New Member
Quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga!

Mais um que alinhou neste monumental empeno doh, vemo-nos segunda.
 
T

trombadachiba

Guest
NetWarrior, gandamaluco, digo-te já que quem conseguir fazer a Via em 2 dias é praticamente um super-herói - e não estou a falar de cor, pois fui fazê-la com uns amigos em 4 dias no Carnaval passado, mas vimo-nos obrigados a esticar para 5 dias, pois "morremos na praia" ao fim do quarto dia em Vila do Bispo, já noite cerrada... São realmente 300 kms (e não 240), e a altimetria deve andar perto dos 11 mil metros acumulados (não sei ao certo mas posso verificar no gps, se quiseres). É verdade que os dias agora são mais longos, e além disso nós não cumprimos o objectivo devido a vários atrasos e avarias... Mesmo assim, a coisa resume-se a um longo rompe-pernas de serra algarvia, sempre a piorar de Alcoutim até Barranco do Velho, onde só se chega a empurrá-la pelos últimos corta-fogos acima; de B. do Velho a Enxerim (Silves) é um longo descanso, mas depois vem a prova final, com as duas intermináveis "paredes" de seguida - primeiro Picota, depois Fóia - que rebentam qualquer um... E dali pra baixo parece só deslizar, mas já se leva um tal empeno que até custa manter a concentração a descer... O cômputo final? Fica-se ébrio de tanto beber a beleza da nossa serra, e a variedade de trilhos enche as medidas de qualquer bttista que se preze, por isso, como já sabe quem é useiro nestas coisas, depois de escorrido o ácido láctico, só permanece a vontade de lá voltar! Mas repito, em 2 dias é pra heróis, fico à espera de notícias para saber se merecem prémio!!

P.S. - Sim, Messines parece-me um bom meio-termo para o intervalo.
 

FDias

New Member
:D Bom dia!
Fui um dos 37 betetistas que terminou ontem à tarde por volta das 3: 45 h a Via Algarviana junto ao Farol do Cabo de S. Vicente, integrados na 2ª Travessia organizada pela Associação Almargem. O que posso dizer sobre a Via é que é durinha, convém o pessoal ir bem preparado, levar sempre comida na mochila e muita água e algumas ferramentas básicas, tal como kit de reparação de furos, óleo de lubrificação, etc... A Via realmente não é para "meninos" no entanto está ao alcance de todos os que estejam habituados a pedalar regularmente e a queiram fazer sem pressa. A minha opinião é que a Via não deve ser feita em menos de 4 dias para se poder desfrutar a paisagens e os trilhos, bem como os contactos com as populações locais. As marcações estão um pouco deficientes e como tal o GPS torna-se ferramenta obrigatória para esta travessia. A rede de telemóvel é muito diminuta e algumas descidas são perigosas, pelo que aconselho seguir sempre em grupo de 3 ou 4 pessoas, pelo menos, e ter uma condução segura para evitar acidentes. Com um andamento regular, parando para comer e beber em algumas tascas que se vão encontrando ao longo do caminho, bem como tirando fotografias e confraternizando com os companheiros de aventura. Outra questão é que ninguém consegue fazer toda a Via montado e em vários locais terão de seguir com a bicicleta ao ombro e ou empurrando-a para avançarem nos trilhos. Os trilhos e as paisagens, são bastante diversificados e completos apanhando-se estradões, single track's, descidas, subidas, zonas planas, com mais pedras, menos pedras, zonas técnicas e nada técnicas, enchendo as medidas a qualquer amante do BTT e da natureza. Com todas estas características e para quem quiser fazer a Via Algarviana a pedalar iniciando as jornadas por volta das 8 h / 8:30 h dá para fazer 70 / 80 km por dia na boa, com a excepção para a travessia da Serra de Monchique onde as subidas podem ser demoradas e penosas.

:pipocas: Locais onde se pode comer e beber alguma coisa desde Alcoutim:

Alcoutim
Cortes Pereiras
Balurcos
Furnazinhas
Vaqueiros
Cachopo
Parizes
Barranco do Velho
Salir
Benafim
Alte
S. Bartolomeu de Messines
Silves
Monchique
Foia
Marmelete
Bensafrim
Barão de São João
Raposeira
Vila do Bispo
Sagres
:yeah: :yeah: :yeah:
 

ptm

Active Member
Como sou do Algarve e gostava de fazer essa aventura, andava em pulgas para ler cometários. Quem sabe um dia a faço também.

Parabéns a malta
 
Top