Travões SLX 2013 ou XT 2012 ?

rui_araujo

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Quero meter uns travões novos na minha bicicleta (scale 50 2011). Já me tinha decidido pelos XT de 2012, mas entretanto pus-me a ver os SLX 2013 na net e não consigo encontrar diferença nenhuma!

- Mesmos pistões de 22mm de cerâmica;
- Tecnologia Ice-tech
- servo-wave


Alguém me consegue esclarecer a diferença entre um e outro? É que SLX 2013 são mais baratos ! :confused:
 

rui_araujo

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Obrigado pelas vossas respostas!

Pelo que vi na net os SLX 2013 custam cerca de 190 euros e os XT 2012 custam 200 euros. Apesar de só serem 10 euros, gostava de saber se realmente existe alguma diferença ou se os SLX foram copiados dos modelos de 2012. E para além disso prefiro ficar com os 10 euros no bolso caso seja a mesma coisa.

Não ligando ao peso, pois mais 100g ou menos 100g não me vão fazer diferença nenhuma ( visto que corresponde a 0,86 % do peso da bicicleta ) quais serão as grandes diferenças? Ou é só marketing?
 

Medroso#78

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Boas,

XT é XT e ponto final. Por 10€ não vale a pena pensar muito (na minha opinião claro). Não esquecer que acima dos XT, existem apenas os XTR. ;)

obs: a diferênça entre estes, creio que seja no peso (o XT pesará certamente - umas gramasitas). Talvez o material da sua construção seja um pouco diferente.
 

rui_araujo

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Sem dúvida que XT é uma gama superior de componentes, mas se por exemplo compararmos os XT 2011 com os SLX 2013 se calhar os SLX ganham. Agora SLX 2013 vs XT 2012 é que não consigo mesmo ver a diferença :confused:
 

Jocas22

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como sairam há tao pouco tempo é dificil alguem dizer o que acha deles por experiencia. Mas já te apontaram algumas diferenças obvias, que sao tambem negligenciaveis, o mesmo se passa com a diferença de preço que apontas. Compra os que gostares mais. A travar devem andar muito mas mesmo muito perto, o resto são flores.
Provavelmente numa futura venda os xt mesmo sendo de um ano inferior serão mais valoriados
 

SeteGu

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Pelo que vi do site da Shimano o SLX é da mesma altura que o XT... nesse caso compra os XT que têm mais regulação e são certamente mais leves.
 

Jakim da Horta

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Os Travões SLX 2013 são os mesmos de 2012, o mesmo acontece com os XT 2012 que são iguais aos de 2013.
Por norma a Shimano mantém o mesmo desenho, modelos e gamas por 2 ou mais anos! ;)

Cumps.
 

SeteGu

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Também estava a achar estranho ser já um novo modelo... :roll:

Engraçado que os SLX (aparentemente) têm mais poder de travagem que os XT e são um dos mais potentes. Curiosamente não noto uma potência assim tão avassaladora dos SLX... só espero que seja dos discos (Hayes Stroker Ace). Quando as pastilhas de origem acabarem pretendo meter discos e pastilhas ICE Tech para ver se aumento o poder de travagem... talvez seja esse o meu problema.
 

rui_araujo

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kakashi: esse link está muito bom e pelo que tive a ver os SLX M666 que eles testam são ligeiramente mais potentes que os XT de 2012. Ora os M666 são os SLX de 2012 ! Os de 2013 são os M675.

Portanto isto ainda levanta mais questões. Claro que há outros factores a considerar, como o tipo de Discos como o SeteGu falou. Por exemplo os discos que vieram de origem com a minha scott scale 50 são muito "bassos" e pouco abrasivos. Basta olhar para os Ice Tech para ver que a superfície do disco tem mais atrito do que os da minha bike.

E potência de travagem não é tudo, modulação, possibilidade de ajustes, aquecimento etc.

Em princípio se calhar vou mesmo para os XT 2012, mas vou escolher com muitas dúvidas em relação aos SLX. Talvez só mesmo experimentando . Alguém já teve a sorte de experimentar os 2 com os mesmos discos ?
 

Jocas22

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esse teste parece-me tudo menos credivel.
Entao uns SLX de 100 euros travam pior que uns R1 de 400 euros.
E a Shimano fez XTR e SLX a travarem com a mesma potência. E os XT travam menos que os 2, sabendo que os XT são baseados nos XTR.

:fpalm::fpalm:
 

SeteGu

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Mais um artigo em relação aos discos que tenho mas também com gráficos interessantes de muitos outros travões embora creio que algo desatualizado (não sei se os modelos da Shimano são os atuais ou mais antigos - 17/01/2010)
 

rui_araujo

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>> Os testes feitos no link que o kakashi forneceu foram todos feitos no mesmo disco de 180mm e fizeram uma força de 50Nm na manete do travão. Portanto a única peça em que diferem será nas pastilhas, que pelo que indicam são as pastilhas de origem.

Jocas22: realmente parece não ser absolutamente credível, mas isso é a força resultante do teste nestas condições. E depois há outros factores a considerar, como arrefecimento, modulação, etc (como já falei atrás). E o conjunto desses factores todos é que ditam o comportamento final dos travões nos trilhos.
 
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kakashi

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Jocas,

Tens que ler o que diz em cima, a forma como eles testam os discos.

Nos travões, a potencia de travagem não é tudo como diz o rui_araujo e bem. Eles apresentam a lista do poder de travagens apenas. Se conheceres a bikeradar sabes que são credíveis e eles ao contrario de nos testam realmente os componentes. (ou então citam artigos de revistas da especialidade)

Edit: Rui_araujo concordo com o que dizes e sinceramente acho que fazes bem comprar os XT.
 

SeteGu

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Apesar de dizerem que testam com um rotor de 180mm não percebi se é o mesmo rotor (disco) ou se é o rotor de 180mm dos respetivos travões.
 

rui_araujo

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A bike radar parece ser de confiança, o que eu acho que falha no teste dos travões que eles fazem é que eles só fizeram o teste para uma força de 50Nm. Se fizessem para 50,100,150 Nm já dava para ter outra ideia da potência dos travões.

Pode-se ter a seguinte interpretação:

Dizer que numa força de 50Nm na manete os SLX resulta numa potência maior que os XT pode apenas significar que os XT são mais progressivos que os SLX. E se calhar a 100Nm os XT já ultrapassam em potência bruta os SLX.
 
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