Travões shimano xt m780 disc

goncaloaires

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Boas,

Quem me pode ajudar, em relação a sangrar estes trovões, a um ano que tenho este problemas, e poder de travagem nem de perto nem de longe é igual ao da frente.

Tive cortar o cabo, pois o quadro tem passagem interior, e até hoje não consegui resolver este problema....
 

Jocas22

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sangrar não é dificil desde que tenhas o equipamento, e o manual até traz instrucções. Mas se já anda á um ano assim, e que tal levar a uma loja, ou se já foi á loja mandar pra garantia?
 

goncaloaires

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Já foi a loja varias x, também já me dediquei com o material todo correto e conforme manda o manual e nada, já troquei travão , pois o de origem de tanto mexer,os vedantes foram-se... e neste momento tenho o novo que esta apenas um pouco melhor... e o xpto da coisa diz que não é possível fazer melhor...

ai XT XT...

tenho outros na 26'' e nada a dizer...
 

goncaloaires

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Boas,

Na minha visita ao Festibike, aproveitei para tirar as minha duvidas com um técnico da Shimano, e a resposta não me agradou, mas convenceu-me.

Passo a explicar, este modelo (Shimano XT BR-M785) após aberto, nunca mais é possível voltar ao tacto inicial, porque a Shimano faz o sangramento em vácuo, e nós em caso ou mesmo em oficina, é em ambiente não controlado, há sempre nano partículas de ar que entram no sistema, por mais vezes que o oleio circulo no sistema , é de todo impossível retirar a 100% o ar, e isso provoca a diferença do tacto do travão traseiro para o da frente.


Resumindo, ou compram a bike com os travões que pretendem, nos quadros com passagem interna pois só nesse caso é necessário abrir o sistema, ou não troquem para Shimano...
 

miguelcarromeu

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Isso não é verdade. Além de ser uma teoria ridícula do "técnico", qualquer sistema que funcione por vácuo, funciona precisamente por conter ar retido de forma estanque. Os travões funcionam precisamente de forma oposta: sem qualquer amostra de ar.

Eu tenho uns XT e antes tive uns Deore (MY2012). O sangramento em qualquer um deles é básico e o tacto fica exactamente como tu queres, desde que se sigam as instruções da marca.

Se não está a dar então tens um problema no próprio travão.
 

commendatore

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Tem alguma lógica mas para mim é de todo descabido que o facto de nanobolhas de ar consigam fazer tanta diferença como descreves.
A diferença de tacto e isso sim é que o "técnico especializado" te devia ter dito é que a justificação REAL é o comprimento das mangueiras sem consideravelmente diferente, dái a manete do travão da frente parecer sempre mais eficaz que a traseira.
OU a ser verdade essa explicação (que em teoria é... mas na realidade não julgo fazer diferença tão notória), a partir do momento em que tenhas de cortar os cabos aos 2 travões ficarias com o mesmo "tacto", coisa que não acontece justamente pela razão que aponto.
Comprimento de mangueiras diferente!
 

miguelcarromeu

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Isso só pode acontecer Nuno, se o sistema estiver mal sangrado. Se a mangueira tiver a pressão correcta de óleo que deve ter, ao pressionar a manete, o efeito é imediato nas pastilhas. Ainda por cima nuns travões desta qualidade.
 

NunoMCCII

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Isso é muito estranho e a justificação do técnico ainda mais estranha é!

Conheço n pessoas, incluído eu, com XT que tiveram de cortar os tubos e o tacto é o mesmo, nem é necessário sangrar.
 

commendatore

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Exacto... basta certificar que as bolhas de ar saem por intermédio do aperto consecutivo da respectiva manete e dar umas pancadinhas na mangueira para que todas as bolhas de ar saiam.
Aposto num eventual defeito no travão ou o sangramento ter sido feito com a manete no curso minimo...
 

anarciso

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Boa tarde malta,
Diz-me uma coisa: quando injectas várias vezes o travão fica a travar melhor no momento ou não altera em nada o curso/rigidez?
 

msaraiva

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Nao querendo meter a foice em ceara alheia, tambem o meu travao de tras anda com a mania!
Passo a explicar: O tacto do travao deixou de ser "aquele" que os XT têm... O da frente está impecavel, agora o de trás, nem por isso.
Foi feito sangramento e mais sangramento até que de tanto reclamar lá levou a parte toda do reservatorio e manete nova.
Depois a seguir foi a mangueira.
E agora so falta a peça de trás que aperta o disco!
Com a alteração dessas duas partes, melhorou, consideravelmente, perdendo o tacto esponjoso que tinha, e retornando ao que o XT tem que eu gosto, que é chegar a um ponto em que a manete estanca! Ainda nao está a 100%, e que ha ali qualquer coisa que nao está bem, há!
 

mlouro

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Boas pessoal,

Tenho travões XT, e notei nas primeiras voltas que com o aquecimento a manete traseira ficava a travar bem mais em cima, mas que depois de umas voltas deixou de se notar tanto. Isto é sintoma de ar no sistema, que entretanto se "diluiu" ou é normal e derivado do aquecimento?

Abraço
 

miguelcarromeu

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Se notas alteração de curso significativo, é ar.

Encurtaste os cabos pelo método deles?

Teste simples: coloca a bicicleta na vertical (com os travões para cima). Mantém assim 1 minuto ou 2. Se o curso da manete se começar a alterar, é sintoma de ar no sistema.

Abraço
 

Mr Wolf

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Se notas alteração de curso significativo, é ar.

Encurtaste os cabos pelo método deles?

Teste simples: coloca a bicicleta na vertical (com os travões para cima). Mantém assim 1 minuto ou 2. Se o curso da manete se começar a alterar, é sintoma de ar no sistema.

Abraço


Tenho uns M615 e não tenho queixas a nível da travagem, mas mais por curiosidade, fui testar isso, e o curso da manete alterou-se completamente. Até toca no punho.

Ar no sistema certo?
 

Mr Wolf

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E para tirar este ar, basta colocar o funil com óleo na rosca da manete e dar umas bombadas na manete para tirar o ar, ou também tenho de ligar a seringa com óleo no caliper?
 
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