Travões - perda de potência

2stupid

Member
Viva!

Estou com um problema com uns XT M775.
Quando travo, no aperto inicial da manete, ele trava, mas mantendo a manete pressionada ela começa a recolher e só pára quando toca no punho.
Já os sangrei, foi a primeira vez e penso que fiz tudo bem, mas o problema persiste.

Se fosse só ar no sistema, a manete fazia logo o curso todo, certo? Não parava no ponto normal, e depois recolhia mantendo a pressão?
Será alguma passagem nalgum vedante? Tem cura?

Thanks
2stupid
 

Jepas

Super Moderador
Já os sangrei, foi a primeira vez e penso que fiz tudo bem,

Pensas ou tens a certeza? Poderá não ter ficado bem feito.

Se fosse só ar no sistema, a manete fazia logo o curso todo, certo?

Errado. Depende da quantidade de ar no sistema. Se tiver muito ar, a manete bate no punho antes de travar, se for pouco ar o travão ainda trava alguma coisa ate começar a comprimir o ar que tem no sistema.

Será alguma passagem nalgum vedante?

A ser é visível. Normalmente notam-se perdas de óleo nas manetes ou nas pinças a olho nu quando de apertam as manetes com força.
 

2stupid

Member
Viva!

Não detetei qualquer fuga, já fico mais descansado.
A minha incerteza está em saber se consegui retirar todo o ar do sistema ou não.
O travão continua desmontado, no fim-de-semana, se possível, vou tentar concluir.

Obrigado pela ajuda.

Thanks
2stupid
 

oliana

Active Member
É quase de certeza ar no sistema que ocupa o lugar da mesma quantidade de óleo. Sangra bem com um tubo transparente colocado na saída com óleo a cair para uma garrafa de plástico, e apenas deves parar de bombar quando deixares de ver bolhas a passar ao premir a manete.
 

tinric

Super Moderador
Já há alguns registos de travões XT que acusam alguma "fadiga" quando bem "puxados" entenda-se quentes...

Por partes... partimos do principio que o sangramento foi bem feito, mas testemos... trava com a bike com as duas rodas no chão, depois mete a pique e vê se a manete não vem mais ao pé do punho...

Já tive travões sangrados 2 ou 3 vezes e com este teste simples, compreender que afinal não estavam bem sangrados... ou seja... se a manete com a bike nivelada faz x de curso e a pique faz y... é ar.


Já sangrei por 2 ou 3 vezes só a manete, sem resolver e ter que sangrar de baixo a cima para ficar bom.


Se isso não se verificar/resolver... se tiverem garantia (usa-a) senão boa sorte... pois desde troca de tubos, kit de vedantes, etc... há deles que parece que vêm endiabrados.

Simplesmente, no outro dia uns deore dos novos vinham a verter oleo pelo piston... quanto mais apertavas mais oleo saía... solução: garantia (troca por um novo)

Vai dando noticias.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
eu tive que despachar os meus xtr m985 por causa dessa fadiga, neste momento tenho uns avid xx modelo 2015 para mim muito mais travoes que os xtr foram no inicio, vamos ver como se comportam com o passar dos tempos.
 

SeteGu

Active Member
tinric mas não será mesmo assim? Não será feitio?

Fui a uma loja que considero ser de confiança e disseram-me que era normal isso acontecer. Se com a bicicleta na horizontal a manete faz x de curso, na vertical faz mais e na horizontal novamente volta a fazer y é normal. Não é normal e começar a precisar de mais curso para travar na horizontal (ar no sistema).

Isto foi o que me foi dito... de quem até poderia ter eventual interesse em sangrar os travões. E atenção que não os comprei lá... e se eu pressionar a manete com força o curso não se altera. De resto não noto fadiga nem nada de mais...
Mas hei-de pedir mais opiniões.
 

2stupid

Member
Viva!

Obrigado a todos pelas contribuições.
No Domingo estive de volta deles, voltei a sangrar e não resolveu. Garantia não têm, são usados assim como a bike.
Retirei o óleo e desmontei o tubo, ao desapertar notei prisão na rosca como se tivesse pó/terra, soprei líquido de limpeza de travões pela manete, bombito e tubo, depois soprei com o compressor, voltei a montar e óleo novo.
Problema resolvido.

De todas as vezes meti o óleo novo pelo bombito, com a seringa com mangueira transparente para controlar as bolhas.
A última tentativa, antes de desmontar tudo, até foi feita com os travões fora da bicicleta montados num guiador no suporte.

Peace
2stupid
 

tinric

Super Moderador
Pois... no outro dia desmontei uns XT em que a manete não recuperava.. com o tempo foi recuperando cada vez mais lentamente, até que ficou presa mesmo...

Parecia entupido o sistema... o oleo" que saiu já nem era oleo, era uma "pasta cinza escura...

Finalmente desmontando a partes, fui anulando pontos defeituosos... tubo ok, bombito ok... matete... tinha "destruido" algum vedante que deu origem depois a roçar aluminio com aluminio e restos de borracha... resultado, manete toda desmonta... manete nova e pronto.

Problema resolvido :) também...
 

SeteGu

Active Member
Só para dizer que se confirma: ar no sistema.

Os travões têm 2 anos e meio. É normal ao fim deste tempo ter de os sangrar?

EDIT: Obrigado pelo alerta tinric.
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
O "normal" não existe... até podias andar com eles assim para sempre... ou sangrar todos os meses... é conforme a vontade ou a necessidade...

Eu posso-te dizer que de vez em quando sangro os meus, só naquela... ou porque as pastilhas se vão gastando e gosto de ter o tacto sempre rijo...

De todas as formas 2 anos e meio não é pouco... contudo há travões com quase dez anos que nunca foram sangrados e travam bem, sem problemas.

Tudo depende do uso que lhe damos e da perceção que vamos tendo da coisa ou de diferenças de comportamento ao longo do tempo.
 

oliana

Active Member
Nem mais.
Os meus xtr de 2008 têm uma mania na traseira. A mudança de pastilhas e o seu desgaste, faz-lhes mal na bomba. Daí eu ter de os sangrar em cada mudança para os ter como gosto. E depois aquele depósito minúsculo é incrível. No sangramento só dá para apertar uma vez a manete e lá tenho de colocar mais óleo. Para além desse defeito, podem trazer mais travões.....
 
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