Travões Formula ORO K18 - Óleo e Sangramento

cesarazul

New Member
Boas,

pessoal já alguem mudou o oleo a estes travões???
pedi a um colega para o fazer, mas ele a formula tb nunca tinha feito e parece que não está a conseguir... ele diz que já foi a "n" sitios ver se alguem sabe mas ninguem sabe, um gajo até lhe disse: " Formula, é pa esquecer é muito complicado"
alguem conhece algum truque ou segredo, ou se é que aquilo tem algum segredo?
Já tive a ver nas instruções e realmente parece-me complicado, é preciso duas seringas, metelas na vertical etc...
mas sei que não é impossivel porque levei a pouco tempo os travões à loja onde comprei para corterem o cabo que tava comprido e eles fizeram aquilo num instante e ficou 5 estrelas, o que aconteceu agóra foi que eu me armei em esperto a meter umas pastilhas novas e só as consegui meter tirando algum oleo, conclusão tirei demais...

Alguem me pode ajudar é que preciso da bike pra este fim de semana, mas tá dificil e ir agora para Fanmalicão onde comprei os travões de proposito não dá, sou de coimbra...


Abraços
César Azul
 

jnoiva

Member
De certeza que em Coimbra existe uma loja que faça o serviço.

Tem cuidado com o óleo que é sintético Dot 4 (ou 5) que é extremamente corrosivo, podendo danificar a bike se nela cair o referido óleo. Usa também luvas.
 

Mox

New Member
OI ppl , tentei procurar , mas diz que ha erro na base de dados e n encontra nada que escreva no procurar .

Acontece que eu gostava de saber onde posso comprar oleo para os meus travoes Formula ORo k18 , e um ki t barateco , pois ja tenho aqui um caseiro , mas n sei se vai funcionar.

vi no manual que saquei na net que o oleo é o DOT 4 or Shell’s Donax UB® , mas eu não percebo nada disto ...

Podem dizer-me onde posso arranjar ? uma loja online PT ou alguma aqui perto de caldas da rainha .

UM abraço , aguardo resposta aqui ou PM , e que preciso mesmo ....

MOx
 

zykon

Super Moderador
dot4 é o oleo utilizado nos travões dos carros, por isso qualquer oficina tem isso... ou até mesmo em postos de gasolina

ATENÇÃO

O DOT4 É ALTAMENTE CORROSIVO. ESTRAGA PINTURAS E CORROÍ CERTOS MATERIAIS. CUIDADO ONDE ISSO CAI. A MELHOR FORMA DE LAVAR ESSE ÓLEO É COM MUITA ÁGUA CORRENTE
 

Mox

New Member
zykon said:
dot4 é o oleo utilizado nos travões dos carros, por isso qualquer oficina tem isso... ou até mesmo em postos de gasolina

ATENÇÃO

O DOT4 É ALTAMENTE CORROSIVO. ESTRAGA PINTURAS E CORROÍ CERTOS MATERIAIS. CUIDADO ONDE ISSO CAI. A MELHOR FORMA DE LAVAR ESSE ÓLEO É COM MUITA ÁGUA CORRENTE

Então é oleo normal de travões dos carros ??
posso ir la e comprar assim isso ??
pensei que era um oleo especifico .. ( eu n percebo nada disto )
é so la ir e comprar e depois meter e sangrar e etc ??
 

zykon

Super Moderador
Eu só respondi porque falaste no DOT4.
Sei que o óleo usado nos carros é este, porque trabalhei durante 1ano numa oficina.

Por isso deve ser o mesmo. Não devem de haver 2 óleos com o mesmo nome :wink:
 

Mox

New Member
zykon said:
Eu só respondi porque falaste no DOT4.
Sei que o óleo usado nos carros é este, porque trabalhei durante 1ano numa oficina.

Por isso deve ser o mesmo. Não devem de haver 2 óleos com o mesmo nome :wink:

eu fiz copy paste do manual dos formula oro .

por isso e que perguntei como fazia para o comprar . =)

obrigado .. agora em relação aos kits conheces algo ??
 

Zé Furas

New Member
Boas!
O óleo de que falas, suponho que seja este:
http://translate.google.com/transla...DOT+4?osCsid=8687f3ca0b19a1274056021dd4f29805
Pelo menos o site diz que é para os formula...e é da shell... :nsei:

Quanto ao kit, tens também no mesmo site, aqui:
http://bike-components.de/catalog/Formula/Entl%FCftungsset+Bleeding+Kit+f%FCr+Formula

Em sites portugueses nunca vi nenhum destes artigos. Mesmo em sites internacionais, este é o único onde encontro de tudo para estes travões (perdoem-me a publicidade!). :mrgreen:
Em lojas, desconheço de todo se têm ou não.

Espero ter sido útil. :wink:
Abraço
 

Mox

New Member
Zé Furas said:
Boas!
O óleo de que falas, suponho que seja este:
http://translate.google.com/transla...DOT+4?osCsid=8687f3ca0b19a1274056021dd4f29805
Pelo menos o site diz que é para os formula...e é da shell... :nsei:

Quanto ao kit, tens também no mesmo site, aqui:
http://bike-components.de/catalog/Formula/Entl%FCftungsset+Bleeding+Kit+f%FCr+Formula

Em sites portugueses nunca vi nenhum destes artigos. Mesmo em sites internacionais, este é o único onde encontro de tudo para estes travões (perdoem-me a publicidade!). :mrgreen:
Em lojas, desconheço de todo se têm ou não.

Espero ter sido útil. :wink:
Abraço

obrigadoo , vou ver com atenção os links que me deste e ja digo qualquer coisa .

quem souber de algo ca em portugal diga ok ??
 

FDura

Utilizador Banido
Pela minha modesta experiência em travões de disco hidráulicos mais vale ires a uma loja a fim de te sangrarem os travões, pois sai-te mais barato do que adquirires o kit e se calhar fica melhor.
 

zykon

Super Moderador
O meu conselho é que não te metas nisso.

Não são fáceis de sangrar segundo consta. Dos mais dificeis mesmo.

Qual é o problema que detectas nos travões? A manete não recupera?
 

AMC

Member
Boas,
peguei neste tópico porque os meus formulas tem justamente o problema de não recuperarem. Pareceu-me ter já visto por aqui algures um tópico sobre a substituição do embolo ou estarei a fazer confusão ? a solução passa por aí ?

Obrigado
 

miguelmarques

New Member
boas,

eu já tive esse problema no travão de traz no primeiro mes de utilização, enviei para garantia e na mesma semana ficou resolvido.
até hoje nunca mais deu problema já lá vão mais de 2 anos.
 

Un4s33n

New Member
Para sangrar os travões da Formula que dizes, apenas precisas do kit que traz as seringas, os tubos e os dois aplicadores, e do líquido...

Compras isso em algumas lojas da especialidade, não todas!

O problema da manete não recuperar deve ser do êmbolo - sim tambêm se substitui e se compra em algumas lojas da especialidade - isto deve-se ao óleo que vai corroendo as borrachas do embôlo.

Para sangrar, já vi por aí tutoriais e já ouvi mesmo opiniôes contrárias à do Zykon - de serem dos mais difíceis a sangrar.

Contudo não o fiz mas penso vir a fazer... eu e o meu irmão temos formula k18 e somamos 8000km, até agora sem problemas a nível dos êmbolos - o meu irmão já teve que sangrar...

Já aconteceu eu também ficar com na manete com um tacto esponjoso e uma recuperação mais lenta - mas não fiz nada, e passado 2/3 semanas os travões ficaram por si afinadissimos!

Se levar a experiência a avante, eu comento-a aqui!

Boas pedaladas!
 
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