Travões Elixir R SL

Boa noite, amigos do pedal;

Tenho travões Avid Elixir R SL e precisei de lhe trocar as pastilhas. Resolvi ir à loja e comprar as pastilhas ( orgânicas ) e no fim-de-semana troquei com muita dificuldade as pastilhas, devido aos bombitos não recolherem o suficiente para existir espaço para as pastilhas. Mas com a ajuda de um amigo lá se conseguiu colocar as pastilhas. Julgava eu estar tudo resolvido,quando se tentou rodar as rodas e estas quase não se mexiam!:confused:
Tenta-mos sangrar ligeiramente os travões e melhorou,mas muito pouco!
No Domingo fui dar uma volta +/- 65 kms e vi-me grego com a força que tive de exercer toda amanhã!:mad:

Caros amigos,julgo que vai aparecer uma alma que depois de se rir à brava, me vai ajudar a resolver este problema!:rolleyes:

Agradeço desde já qualquer ajuda ou dica!

Abraço a todos e boas pedaladas!
 

demorider

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Boas,

Provavelmente os bombitos não recolheram o suficiente para haver espaço entre as pastilhas e o disco, com pastilhas novas eles têm de recolher mesmo tudo..

Se não recolhem totalmente podes desapertar ligeiramente o parafuso do sangrador na manete e depois emporras os bombitos até recolherem na totalidade e voltas a apertar o parafuso do sangrador.. Se for possível depois disto podes sangrar os travões para ficar tudo a 100%..
 
Boa noite, demorider;

Isso foi o que eu fiz com a ajuda de um amigo!
E tanto no travão dianteiro como traseiro tinha sempre um bombito que não recolhia na totalidade o que dificultava a colocação das pastilhas,mesmo sangrado um pouco!

Será que tenho que tirar as pastilhas e voltar a sangra mais, até o bombito recuar?!?

Neste momento tenho as pastilhas a roçar nos discos, tanto à frente como a traz e tanto de um lado e outro!
Obrigado
 

demorider

Active Member
Se mesmo com o parafuso do sangrador os bombitos não recolhem na totalidade então há algo de errado com os travões..

Atenção que quando disse desapertar o parafuso do sangrador e recolher os bombitos quero mesmo dizer desapertar ligeiramente o parafuso e empurrar os bombitos (com o parafuso desapertado) e deixar o óleo sair até que os bombitos estejam totalmente recolhidos..

Só agora é que reparei que são os SL.. Não sei se fizes-te isso mas tens de por o "ajustador" de contacto das pastilhas no mínimo, ou seja tudo rodado para o menos (-).. Com esse ajustador no mínimo se calhar nem precisas de abrir o parafuso do sangrador..
 
Last edited:
Bom dia, demorider;

Não sei o que é e onde fica o ajustador!
Por isso não fiz o que tu sugeriste.
Onde fica o "ajustador"?
O mais certo, foi isso que fez correr mal esta muda de pastilhas!?! Noviços a armar em mecânicos!......
 

demorider

Active Member
O ajustador é a peça cor de cobre (da seguinte foto) onde liga o tubo do travão, poderá ser de outra cor..



EDIT: Confirma se os teus travões têm o tal ajustador, parece-me que estou a fazer uma grande confusão entre os r e os CR.. se tiverem o ajustador rodas tudo para o lado do menos (-) e experimentas, se não tiver o ajustador com o método de abrir o parafuso do sangrador consegues recolher na totalidade os bombitos..
 
Last edited:
Caro amigo, demorider;
Os meus travões são os R,por isso não tem o tal afinador!
Terei que voltar a tirar as pastilhas e sangrar mais um pouco para ver se os bombitos recuam.
Caso não recuem, qual é a alternativa?!? Oficina ou novos?
Mais uma vez obrigado pelas achegas!
 

demorider

Active Member
É tanta nomenclatura nos travões que fazem um confusão dos diabos..

Experimenta desapertar o parafuso do sangrador na manete e emporras os bombitos com o parafuso desapertado.. Recomendo ao fazer isso "embrulhar" a manete com um pano para não cair líquido dos travões na pintura da bicicleta porque é corrosivo e depois do processo terminado convém passar uma mangueirada na bicicleta para elimar vestígios do líquido..

Se isto não funcionar provavelmente haverá algum problema com os travões e neste caso pode sempre passar numa oficina e ver o que eles dizem..
 

quileptor

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Mais um que sofre do mesmo mal..no meu caso Elixir 5. Como faço? - nunca uso duas pastilhas novas ao mesmo tempo...enfim...nao dá de outra forma:\
 

demorider

Active Member
quileptor podes fazer o mesmo processo que descrevi acima, os travões internamente são iguais..

Atenção que está solução é partindo do princípio que os travões não tenham nenhum problema interno.. Por vezes o pessoal sangra os travões com pastilhas já gastas e acabam por ficar com óleo a mais no circuito impedindo que os bombitos recolhem na totalidade..
 
Boa noite, demorider;

Só irei fazer isso no fim-de-semana!
Não tenho tempo durante a semana,mas depois digo como correu!
De qualquer forma obrigado pelas dicas e assim também vamos aprendendo com quem sabe!
Obrigado e um abraço!
 
Alo,

Nada de sangrarar.... apenas trocando os bombitos e respectivos vedantes do Caliper.
Aproveita e troca também os pistons das manetes, pois são eles que puxam os bombitos para trás.

Mas no minimo bombitos e vedantes novos (+/- 9€ cada caliper)

VT
 
Boa noite, Rock Shox Portugal;
lamento ,mas só agora é que vi a tua dica!
E na sexta-feira cheguei mais sedo a casa para tratar dos travões da minha bina, porque queria dar uma volta no sábado.
Então com ajuda de um amigo, voltei a sangrar mais um bocado os travões e assim consegui afastar as pastilhas o suficiente dos discos, deforma a ficar com as rodas livres.
No sábado a bina rolou muito bem e já não sentia as rodas presas quando pedalava!
De qualquer forma agradeço a dica ! Mas questiono se acha que devo ir ao mecânico ver como estão os bombitos, vedantes e as manetes, já que tive muita dificuldade em afastar os bombitos!

Também queria agrader as dicas do Demorider!
 
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