Travões desafinaram por andar á chuva!!!!! :S

T

TrIbAl

Guest
é o seguinte...tenho uma specialized hardrock hr xc...a bike é nova...travava lindamente...andei com ela á chuva ficou a travar kuase nd...a manete encosta ao punha e n trava kuase nd...gostaria k me dixexem pk é k deixou de travar e o k tenho de fazer para n voltar a acontecer????
 

P.M.

Member
Tenho quase a certeza que se escreveres melhor (sem os K's e X's) a bicicleta trava mais... Espero que percebas a indirecta.

O que te aconteceu é bastante vulgar... Devido à agua ficas com menos atrito entre as pastilhas/calços e os discos/aros, logo vais travar menos.

P.M.
 

MrOverclock

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Mas continuou "desafinado" mesmo depois de secar?

Se foi o caso então é porque quando estava molhado sentiste necessidade de travar com mais força e a espia escorregou do ultimo parafuso (aquele que prende a espia ao travão)

Se depois de seco voltou ao normal, então tens de trocar de calços para uns melhores ou para umas pastilhas melhores!
 

jol8485

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As pastilhas dos travões de disco com chuva gastam-se bastante. Acho que as pastilhas metálicas são melhores e as orgânicas piores, neste aspecto.
Verifica o desgaste das pastilhas mas acho que tens de colocar umas pastilhas novas.
 

100do

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Os travões são de disco ou v-brake???

Mas seja como for, com chuva os calços gastam-se mais. O que tens que fazer é afinar os travões e quando não der mais afinação meter pastilhas ou calços novos. (compra calços, os kalços não travam :lol:)
 

jbileu

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A chuva não faz perder a capacidade de travagem de travões de disco.... (Aliás, se há vantagem em ter travões de disco é precisamente no Inverno....) O que pode parecer é que trava menos....... porque o pneu desliza mais.... Já a lama, essa sim..........!!! dá cabo de tudo....inclusivé dos travões... Ainda no fds passado me aconteceu.... o que já estava no fim acabou abruptamente e o travão da frente........... foi-se!!!!! Felizmente apercebi-me a tempo (e a direito :mrgreen: )
 

olacnog

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aproveito este topico pois tem a ver com o assunto.
tenho disco mecanico a frente e v-brake atras, mas ando a pensar meter disco atras tambem...aconselham em relacao ao poder de travagem e aderencia verao/inverno o disco mecanico atras tambem??
 

MrOverclock

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Sentes falta de potencia de travagem?

A tua roda de traz anda constantemente feita num 8?

Se respondeste negativo às duas perguntas então deixa-te estar com V-Brakes.

Eu comprei agora uma bike nova e só escolhi com Discos mecanicos porque as minhas rodas muitas vezes andam feitas num 8 e a roçar nos travões, mas em 3 dias já tenho saudades dos v-Brakes :cry: Talvez o meu problema também sejam as pastilhas :wink:
 

jonypaul

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Dizes que a manete encosta ao punho, isso deve ser porque o cabo perdeu tensão, e por isso já não consegues travar tão bem. Agora porque raio isso aconteceu por casa de chuva, não sei...
Se não fosse este o caso, é normal ( principalmente em v-brakes ) perderes poder de travagem porque os calços e os aros ficam molhados e não causam atrito.
 

MrOverclock

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jonypaul, a mim acontece-me as vezes, com os v-brakes, a espia escorregar daquele parafuso que a aperta contra o travão.

Normamente em lama ou simplesmente com chuva. A explicação é simples. Nestas situações trava menos e nós instintivamente apertamos a manete com mais força. Força essa que seria desnecessária em condições normais.

E é claro que isto é evitavel, basta apertar o parafuso com mais força. Eu é que desde que parti um fiquei com medo de o apertar com muita força :mrgreen:
 

nelsonasp

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Saudações

Para mim, além de tudo o que já aqui disseram sobre os travões de disco serem mais eficazes no inverno, etc, outra gande vantagem nos travões de disco é que na chateia tanto o empeno da roda, é certo que também o disco empena mas com uma pancada ou torção do disco aquilo vai ao sitio e uma roda não, é preciso sabes desempenar...

Aconselho qualquer pessoa a passar de v-brake para disco, agora quem se sente bem com v-brake, força nisso, o que é preciso é a malta divertir-se... agora uma coisa eu sei,,, a malta que tinha v-brake depois de experimentar disco não quer outra coisa,,,

Abraço
 

jbileu

New Member
aconselham em relacao ao poder de travagem e aderencia verao/inverno o disco mecanico atras tambem??

Se comparares uns travões de disco mecânico, com uns excepcionais v-brake - ficas a perder com a mudança....especialmente no Inverno. Mas se comparares uns de disco com uns convencionais v-brake (normalmente é o que acontece) ai garanto-te que os disco são muito mais eficazes e com muito menos manutenção (afinação incluida).

Se partires para a comparação entre discos mecânicos e hidráulicos. Ai o poder de travagem de uns hidráulicos é muito superior (e é de mais facil doseamento) porém hidráulico exige um acompanhamento permanente (para evitar que qq pequena fuga se traduza num tombo dos grandes). Eu por enquanto vou preferindo (apesar de tudo) os mecânicos (aquilo pode ser ferro com ferro mas há-de fazer algum atrito - esperemos :mrgreen:)

Nota: à 15 dias com a quantidade de lama que apanhei (nem a pé se conseguia andar) e com as pastilhas já no fimziiiinho (foi a única vez que fiquei sem travão da frente)
 

nelsonasp

New Member
jbileu said:
porém hidráulico exige um acompanhamento permanente

Saudações

Vou ter que discordar contigo... Os travões hidráulicos necessitam de uma menor manutenção que os mecanicos e muito menos que uns v-brake... Em termos de afinação, nepia, preocupação com os cabos, nepia... em relação ao teu receio com fugas, isso pode acontecer mas num travões porreiros isso raramente acontece, pelos menos não vejo por ai o pessoal preocupadao com isso... a unica coisa a ter a atenção é o desgaste das pastilhas e a limpeza do disco... de resto é só andar...

Se gostas de mecanicos tudo bem, mas se um dia experimentares a serio uns hidráulicos não vais querer outra coisa...

Abraço
 

jbileu

New Member
Sim... de facto deve ser verdade... pois toda a gente que conheço que já mudou e outros como tu dizem sempre isso...!!! e um dia lá hei-de chegar.....!!!!

O meu comentário foi em termos de conceito..... e porque será, eventualmente, mais simples afinar um cabo, p.ex. que sangrar todo um sistema hidráulico... Independentemente dessa fiabilidade que falas.... ser um facto...... há aquele pequeno.... mas...e se....!!!! (Como disse tb já fiquei sem os ditos..... e há muita gente com hidráulicos que nunca teve o minimo problema....)

Quanto às pastilhas é tudo a mesma coisa....

just opinions....
 

Pedro_xpto

New Member
nelsonasp said:
Para mim, além de tudo o que já aqui disseram sobre os travões de disco serem mais eficazes no inverno, etc, outra gande vantagem nos travões de disco é que na chateia tanto o empeno da roda, é certo que também o disco empena mas com uma pancada ou torção do disco aquilo vai ao sitio e uma roda não, é preciso sabes desempenar...
Aconselho qualquer pessoa a passar de v-brake para disco, agora quem se sente bem com v-brake, força nisso, o que é preciso é a malta divertir-se... agora uma coisa eu sei,,, a malta que tinha v-brake depois de experimentar disco não quer outra coisa,,,

Abraço


Boas,

Tenho uns V-Brakes XT com Calços Kool-Stop e meus amigos aquilo a travar...ui ui... ainda hoje exprimentei uns hidraulicos deore e sem exagero têm metade da potencia de travagem dos meus V-Brakes ... A malta fala que os discos é uma diferença bruta para os V-Brakes.....Estao enganados meus amigos...quem fala assim é porque nunca exprimentou uns V-Brakes bons com bons calços e bem afinados...mas os travoes de disco é que sao bons é que têm pinta e fica muito bem nas bikes...força nisso :lol: :lol: :lol: desculpem o OFF_Topic
 

P.M.

Member
Já estás a puxar o tópico para onde não deves...
Convém talvez relembrar que potência é apenas um dos pontos de comparação, e não único. Diria mesmo, que os pontos os os v's têm vantagens são cada vez menos... Por isso, stick to business...

Seria interessante ter mais infornações do tribal, para se perceber as condições onde isso aconteceu e mais pormenores...

P.M.
 
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