Travões de Disco com Ruído (Chiadeira, Barulhos)

tessifol

New Member
MAgura Louise Barulho e Vibração ao travar!!

viva!!
Tenho uns magura Louise que até agora se têm mostrado impecáveis. Já têm +- 300km em cima e zero problemas.
De há uns tempos para cá que o travão traseiro, quando travo com uma determinada força produz um ruido estranho e parece que faz vibrar a roda/quadro traseira, tipo um ruido metálico(não sei descrever melhor) é um ruido irritante e bem audível. Faz lembrar quando se usavam calços(V brakes) e aquilo fazia barulho a travar.
Já verifiquei apertos e pastilhas e está tudo ok, bem como os hidraulicos que estão ok sem ar nem nada.
 

619619

New Member
Tenho uns travões que só travam e mal quando afundo a manete, hoje levei a bikezone eles fizeram uma afinação e estava mais ou menos depois meto no carro,tiro a roda e a suspensao fica virada ao contrário ou seja para baixo, chego a casa coloco a roda e o travão para travar tenho de afundar a manete e trava muito mal pq??
 

Bakoman

New Member
Boas pessoal,

Tenho uma BH peak com travões shimano M445 (hidráulicos) e fazem um barulho que não sei se será normal (a bike é nova com tudo de serie com apenas 50Km).

É o seguinte: Com a bike parada travo bem com o da frente e empurro a bike para a frente e para traz, ao fazer isto ouço um barulho tipo metal a bater. Já procurei a fonte e parece-me que as pastilhas se movem dentro da maxila(acho que é este o nome) e batem ou na parte da frente ou de traz produzindo o tal barulho de metal a bater.
Tambem acontece com o travão traseiro e ambos travam bem. As vezes também noto esse barulho quando vou em andamento e travo com alguma força, nesse caso faz o barulho apenas quando as pastilhas começam a fazer pressão no disco.

Julgo não ser preocupante mas como a bike é nova..
 
619619 os travoes sao Avid?
Bakoman já viste se as pastilhas estao bem colocadas? ela nao devem mexer, atenção que provavelmente poderas estar a estragar os clipers.
tessifol ve se o disco esta bem apertado. Ha uns tempos com os meus antigos travoes isso aconteceu-me por o disco de tras mexer por nao estar bem apertado.

 

Andre_Araujo

New Member
Boas, tambem estou com o mesmo problema do Bakoman, tenho os mesmo travoes e a bike é nova em folha. E hoje começou a aparecer um barulho quando travava, mas ao que me apercebi o barulho vem a partir do quadro. Explicando melhor, quando travo com o travao de trás mesmo no fim da travagem parece que vem um barulho do quadro, onde passam os cabos para o travao e mudanças. O que poderá ser?
 

Bakoman

New Member
Bakoman já viste se as pastilhas estao bem colocadas? ela nao devem mexer, atenção que provavelmente poderas estar a estragar os clipers.

Obrigado sir_moreira. Não ainda não desmontei nada mas vou dar uma vista de olhos esta tarde. Nem sei bem o que são os clipers mas vou ver se encontro alguma info, caso contrario uso o velho método de desmontar e voltar a montar.:p Mas de qualquer forma as pastilhas mexem ligeiramente...
Outro problema é que o disco não passa bem no meio do "buraco" dos travões, está praticamente encostado a um dos lados, para isso vou usar o método aqui já falado de afrouxar os parafusos, travar e depois voltar a apertar os parafusos. Com um pouco de sorte resolvia os 2 problemas.

@Andre_Araujo Pela tua descrição o problema não é bem o mesmo pois o meu é mesmo nos travões e não no quadro e acontece só quando começo a travar. Já agora os teus são hidráulicos ou de cabo?
 

Andre_Araujo

New Member
Os meus sao hidraulicos tambem.. Pois, mas agora tambem acho que o disco esta a tocar nas pastilhas, mas ja falei com o gajo da loja e vou la na 3f ajustar aquilo..
 

Tozéé

New Member
Já agora exponho também a minha dúvida...
É assim quando desço um single track a manet do meu travão da frente cola ao punho já me disseram que podia ser falta de oleo ou tinha que sangrar os discos...;)
Agradeço respostas....
Abç
 
Last edited:

joao27

New Member
Travões Avid XX chiadeira enorme - Ajuda

Boas a todos
Tenho travoes Avid XX com uns discos Innolite design (ceramicos).
Os travoes fazem uma chiadeira terrivel, pareçem cornetas, será normal enquanto não "aqueçem"?
As pastilhas estão novas e sao avid organicas.
Outra questão prende-se ao facto de não conseguir afinar a pinça para que as pastilhas não "roçem" ligueiramente no disco frontal, será normal enquanto novas?
Obrigado a todos.
 

Rui Marçal

New Member
Boas,

Tive uns Avid elixir 9 com pastilhas de origem e aquilo era de fugir principalmente quando os discos estavam molhados...Os discos eram e são uns Hope flutuantes.

Comprei um produto de limpeza e limpei bem os discos. Resultou muito bem.

Algum tempo depois deixou de fazer barulho e agora não faz nada e nem preciso de limpar os discos. Parece-me que as pastilhas estavam contaminadas com alguma coisa e depois de alguns km (mais de 500) deixaram de fazer barulho...

Mais tarde troquei de travões para uns Hope Race Evo X2 e aí nunca tive qualquer tipo de barulho.

Por vezes não é fácil afinar o encosto das pastilhas, perdi algum tempo com os meus Elixir 9 a tentar isso. Mas lá conseguia...Com os Hope nunca tive esse problema.
 

barapaulo

Member
João.

Quando referiste que os discos são revestidos a cerâmica, deixaste-me um pouco aos papeis, pois não tenho ouvido opiniões sobre discos de cerâmica. Ainda fui ao site da Innolite para ver se descobria algo, mas não cheguei a conclusão nenhuma.
Pelo que tenho sabido de tudo o que oiço e tudo o que leio, é que o ruído que os travões fazem, é um mal comum a muitos bttistas. Realmente as pastilhas orgânicas costumam ser pouco ruidosas. Eu prefiro as sintered. Ao menos já sei qual o nível de decibéis :). Uma coisa é certa: enquanto as pastilhas não acamam, podem fazer ruído. Mas as orgânicas acamam rapidamente, por outro lado, também molhadas fazem quase todas barulho.

Conclusão: se as tuas pastilhas forem novas, roda um pouco mais e vê o que acontece. Fica também preparado para sempre que as molhares nos primeiros metros de travagem, é como se conduzisses algo entre o comboio da cp e o eléctrico da carris.

Abraços
 

joao27

New Member
Falo barulho mesmo em seco... Em principio para a semana exprimento motorex break clean para verificar se resolve ou reduz algo.
 

Rui Marçal

New Member
Foi mesmo isso que usei o Motorex, e é como te disse, usei 3 ou 4 vezes no máximo, ficava muito bom de início, para o fim da volta fazia barulho mas menos e depois deixou de fazer e nunca mais tive problemas.
 

paff

New Member
Boas pessoal,

Instalei os meus SLX novos com discos Alligator Wave.

Acontece que passados 100km de utilização, o travão da frente (e um pouco no de trás) começou a fazer uma chiadeira com muita vibração, mais parece que se vai desintegrar em andamento!

Se travar a fundo, aquilo estanca e não faz barulho, mas se travar a meia manete, começa a fazer este barulho e vibração assustadora.

Será problema dos alligator? Posso passar uma lixa nos discos? E qual lixa? Devo lixar também as pastilhas?

Agradece conselhos! Obrigado!
 

paff

New Member
Amanhã vou tentar colocar aqui uma foto deles.

Mas são idênticos a este: http://i.ebayimg.com/t/ALLIGATOR-WAVE-STAINLESS-STEEL-DISC-ROTOR-160M-122G-/00/s/NTU4WDQ2NQ==/$(KGrHqF,!k8E6Bp3oG4EBOqHD27bv!~~60_35.JPG
 

kuhn

New Member
Nunca gostei muito desses discos em "flor", não tens ninguém que te empreste uns da shimano para experimentares ?

Não creio que o problema seja dos SLX, da maneira que descreveste o problema parece que tens ABS :mrgreen:

Pede a um amigo teu para trocar a roda da frente contigo (que tenha discos shimano-deore, XT etc) só para tirar duvidas.
 

paff

New Member
Pois... só consigo arranjar discos Avid.

Curiosamente nos travões que tinha (avid juicy 5) e já vendi com discos Avid e nunca tive problemas de ruídos. Sempre silenciosos.

Vou experimentar o disco avid de um amigo e logo vejo.

Se por acaso quisesse trocar os discos quais me aconselhavam? Existem discos SLX? Ou os XT são os melhores?
 
Top