Travões Avid XO red 2013

haligator77

New Member
Boas

Sou novo aqui no forum, e tambem não tenho grande experiencia no BTT...

Tenho aos poucos melhorado o equipamento da minha bike, estando neste momento de olho nos travões Avid X0 red 2013.

Tenho uns Shimano Deore (BR-M535), e como sou um peso pesado... eheheh... Noto que me falta alguma potencia de travagem.

Trocar por uns, só se forem mesmo bons, e para durar uns tempos valentes. Que acham destes Avid?

Para um orçamento a rondar os 250 €, considerariam algo melhor?

Abraços e boas pedaladas.

Pedro
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

À uns dias, li por aqui algures a seguinte afirmação:

"na transmissão SRAM e nos travões Shimano"

Ainda não vi muita gente (ou alguém mesmo) a dizer mal dos XT, mas já vi alguns users queixarem-se dos AVID.

Mas é como tudo: o que é óptimo para mim pode ser péssimo para ti.

Um abraço

ny12xx
 

Peixinhus

Active Member
A gama Juicy da Avid deu problemas (sim tenho experiencia) mas entretanto a coisa com a chegada dos Elixir veio para durar. Tudo acaba por ter eventuais problemas numas ou noutras marcas. Os X0 da Avid estão na minha perspetiva bastante acima dos XT, portanto...opta pelos X0 embora consigas os XT na casa dos 200€ os X0 valem os 250.

Abraços
 

Alberto Castro

New Member
Companheiro
Tenho uns elixir r à uns 2 anos a até agora excelentes. Contudo concordo que os XT são bons apesar de pessoalmente não gostar da cor metalica brilhante. Se puderes compra os XO, se não der compra os xt. De qualquer forma ficas com travões para xco e xcm a fundo.
 

kuhn

New Member
ny12xx essa afirmação foi minha! Onde disse que só compro transmissão SRAM e travões da Shimano :p

Relativo aos travões da sram não são maus mas pecam no óleo que usam (DOT) altamente corrosivo e com o tempo começam a estragar as borrachas e vedantes, ao contrario da shimano que usa um óleo mineral, alem de durar mais tempo não danifica nenhum componente.

Mas como diz o ny12xx "o que é ótimo para mim pode ser péssimo para ti"

cumps
 
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haligator77

New Member
Boas

Os negocios que tenho neste momento pendentes são de valor equivalente... Porque os XT por 200 € não têm discos, e os X0 por 250 € têm Confesso que estou mais inclinado para os XT pela questão do oleo, já varias pessoas me avisaram deste facto. E tambem por uma questão de coerencia... Tudo na bike é XT...

Obrigado pelas vossas opiniões.
 
Por esse ponto de vista só compravam carros franceses que usam óleo mineral nos travões.... porque os outros usam DOT... já para não falar nas motas japonesas que são mais de 50% do mercado mundial e usam óleo DOT...

VT
 

kuhn

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Sr Rock Shox, eu tanho uma Honda CBR 600 que usa DOT4 nas bombas de travão e tenho que o mudar de 2 em 2 anos mas nem vou por ai porque sei que a minha mota não é suposta ser amiga do ambiente mas a bicicleta é, mas ao usar óleo DOT começa a ser uma contradição e acho que devemos separar o joio do trigo.

Se a SRAM fizesse um questionário aos utilizadores desta pratica acho que nenhum ia optar por um óleo prejudicial ao ambiente e a própria bike.

Também acredito que se a SRAM utiliza-se um óleo mineral nos seus travões as vendas aumentavam a pique ;)

Mas isso é só a minha opinião.

cumps
 
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commendatore

New Member
Por acaso é um assunto bastante pertinente esta questão dos óleos.
O japão é conhecido por não permitir usar determinados acabamentos e certos metais em tintas, peças etc justamente por serem altamente prejudiciais ao meio ambiente e no entanto, usam DOT nas motas e como alguém disse... devem ser mais de 50% as motas a circular no mundo inteiro.

No entanto e como o Kuhn diz... a bicicleta é suposto ser o meio de transporte mais "environment friendly" e como tal, o óleo mineral saíria a ganhar nesta "batalha".
Do ponto de vista do utilizador, acho que, por uma questão de manuseamento "caseiro", e consequente "lixo caseiro", o mineral volta a ganhar.

Só vejo vantagens no DOT por uma questão de temperatura de operação, mas numa bicicleta isso é completamente redundante.
São opçcões dos fabricantes e eles lá devem ter as suas razões. Nem que seja para obrigar a mais manutenção, que nos dias de hoje é onde as marcas do que quer que seja vão buscar os lucros. Na manutenção...
 

Ki23ko

New Member
Voltando aos travões, eu tenho uns Avid X0 e travam muito bem, com discos Avid HS1. Experimentei una XT, travam igualmente bem, com discos XT ICE TECH!
Quero com isto dizer que muito da qualidade da travagem provém dos discos, tanto uns como os outros são excelentes.
As principais diferenças para mim são XT + bruscos, X0 + leves,XT + fiáveis,X0 + mais bonitos. Além de que penso que o adversário directo dos XT seriam os Elixir 9 Carbon e não os X0.

Eu pessoalmente, escolheria os X0, mas são os dois muito bons!
 
Kuhn, no dia em que fores a Taiwan visitar as fábricas de bicicletas e vires com os teus olhos o que é a realidade ecológica de teres os rios a correrem VERDES! VERMELHOS1 ou mesmo PRATEADOS1 conforme a cor da bicicleta que esteja a sair da linha de montagem alimentada por crianças com 14 e 15 anos, que trabalham mais de 16 horas por dia e ganham trocos.... trocos! para que possas discutir aqui qual o melhor óleo...

Como podes ver, eu não sendo nem perto de engenheiro, não opino sobre o que não sei... apenas constatei factos, e os factos são: se a tua Honda tivesse óleo mineral nos travões, já estarias morto!

VT
 

kuhn

New Member
Para informação não á nenhum carro ou mota que use óleo mineral, é tudo DOT devido á sua eficacia de trabalho sobre temperaturas e pressões elevadas.
como é obvio não ia andar a 280Km/h com óleo mineral nos travões da minha mota, mas como alguém aqui disse e muito bem isso numa bike não faz nenhuma diferença relevante dado que uma bike pesa em media 12Kg e não atinge velocidades de 280Km/h portanto oleo dot na minha Bike NÃO porque é prejudicial ao ambiente e á carteira porque exige mais manutenção. Para poluir já baste as ditas fabricas que referiu.

PS acho que não é preciso ser nenhum engenheiro tipo Socrates para se chegar a esta conclusão

cumps
 
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kuhn

New Member
Alguém escreveu
"Voltando aos travões, eu tenho uns Avid X0 e travam muito bem, com discos Avid HS1. Experimentei uma XT, travam igualmente bem, com discos XT ICE TECH!"

Agora pergunto se este utilizador não sentiu nenhuma performance acrescida nos travões que usam óleo DOT o porque de este ser usado?

já estou a por lume na fugueira, afinal não é preciso fazer tanto alarido á muitos utilizadores que usam óleo (não DOT) vendido pela especialized nos travões da Sram.

cumps
 

commendatore

New Member
É só pensarem no significado da palavra "hidraúlico"... Qualquer fluido que metam nos tubos à excepção do ar, vai fazer accionar os bombitos. Se em vez de óleo meterem água também funcionam.... Tudo se resume a serem fluidos incompressíveis. Uns perdem as propriedades mais cedo ou mais tarde.
A viscosidade é que faz a diferença e daí ser isso que encarece ou não um óleo. Travar a 300 ou travar a 30 causa nas tubagens exactamente a mesma pressão, pelo que o que interessa é a qualidade das pastilhas e dos discos. A fadiga provocada pela temperatura que os DISCOS atingem é que é diferente consoante a qualidade deles. Por algum motivo os supercarros usam discos carbo-cerâmicos.

Acho que as opiniões de todos são válidas mas algumas pessoas são um pouco "agressivas" no modo como as dão.
Ainda gostava de saber o que é que o tipo de óleo tem a ver com a cor dos rios...E já que foca que são fabricadas com mão de obra barata, aliás, praticamente grátis, gostava que me explicasse porque raio uma suspensão que nem 100 euros custa a produzir (nem metade, mas há o desenvolvimento, projecto, ordenados para pagar e outras contas ) se vende por 600 euros.

Se tal acontece é porque alguém o permite e alguém ganha com isso.
Sei que em certos países tb se mata por 2,5cts. No entanto eu não acho isso normal.

Peço desde já desculpa se criei algum offtopic num tópico que nem sequer é meu.
 
kuhn: Citroen - Mineral... vai para muitos anos

Commendatore: Agressivo mas factual. sou assim, azar de quem não gosta. Custar 100 e vender por 600 não acontece, te garanto, mas no entanto e pelo meio há um mundo de margens e lucros para se fazerem e ganharem, é assim o comércio, no final, compra quem quer o que quer para fazer o que quizer.

Há neste forum quem entenda melhor da parte verdadeiramente técnica referente ao óleo dos travões, colegas licenciados nos respectivos ramos de engenharia, que não é o meu caso, eu fico-me pelos factos que conheço por experiência profissional (se quiseres em PM exponho-a). Importante é não confundir formação com inteligência, pois também há engenheiros menos inteligentes...

P.S. já agora.... não há nenhum modelo XO red... lol (é a cor!)

VT
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro VT

Voltemos ao cerne da questão.

Sei que estás numa posição ingrata (a tua objectividade pode estar comprometida), mas qual será a causa para existir tanta gente a preferir os travões Shimano em detrimento dos Avid/Sram.

Nas transmissões é compreensível e justificável: Shimano = suave / SRAM = brusco; mas nos travões não é tão linear assim.

Sei que houve queixas em relação aos primeiros travões XX. A que se deveram?

Um abraço

ny12xx
 

commendatore

New Member
Eu não falei de inteligência... e por acaso sou eng. mecânico e a hidraúlica e dinâmica de fluidos faz parte da minha formação. O que quis tentar fazer ver é que tanto um tipo de oleo como o outro para este tipo de aplicação é completamente indiferente. Só varia o preço, e o modo como se manuseia, bem como as temperaturas de operação que como já disse, para bicicletas a funcionar em temperaturas ambientes normais não se nota diferença nenhuma.
Como tal, só resta escolher o tipo e a marca que se quer. O fim é o mesmo, só muda os meios.
 
ny12xx, felizmente a minha objectividade não está comprometida... eu é que estou! (com quem me paga ao fim do mês) lol

Houve de facto alguns problemas com as primeiras gerações dos travões XX e CR Mag, mas que actualmente estão já resolvidos. O que se passa é que existem milhões de travões a circular no mundo que nunca foram a uma reparação em garantia, por isso continuam a gerar opiniões negativas porque de facto não funcionam ao nível de qualidade que deveriam funcionar.
Mas quem enviou travões para garantia (e deve haver aqui users que o fizeram) sabem que foram sempre trocadas as manetes por um modelo mais recente.

Na minha opinião e na minha bicicleta... V-brakes! Avid SD Ultimate, jantes com cobertura de cêramica... BRUTAL! ;) (mas eu sou cota...)

VT
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Tu percebeste-me!!!

Também sou cota como tu, e também uso VB, não são uns Ultimate com aros cerâmicos, mas também travam muito bem (não compreendo a repulsa do pessoal quanto aos VB, mas isso sou eu...).

Obrigado pelo esclarecimento

Um abraço

ny12xx
 
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