Travão na roda da frente

tartaruga

New Member
Ando cá a magicar.....
Eu practicamente não uso o travão da frente portanto estou a pensar em tira-lo.
O que dizem??
Tou tolo ou é uma opção válida.
Abraços
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

acho que aqui a votação é desnecessária, é mais importante saberes as repostas em vez de contares votos.
Eu uso sempre o travão da frente, por isso nunca o tiraria. Mas é tão fácil de tirar que facilmente tiras as tuas próprias conclusões acerca da sua falta.

Jepas
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Acho que isso depende de cada um, e qdo falas do travão da frente podes considerar outros componentes. Precisas dos 3 pratos na frente (leia-se pratos + desviador + manípulo = umas gramas) ou se basta só um? Suspensão ou garfo rígido? Penso que depende do andamento de cada um. :wink:

Eu não dispenso o travão da frente. Aliás, tenho as pastilhas da frente mais comidas que as de trás.
 

350plus

New Member
Sinceramente nesse caso estarias apenas a trocar segurança por poucas gramas poupadas.

Embora não uses normalmente, podes necessitar dele para uma travagem mais forte, desviar de um ciclista caído á tua frente, etc.

Além do mais, o travão da frente faz a maior parte da força de travagem. Se não o usas não estás a aproveitar o potencial da tua bicicleta.
 

nelsonasp

New Member
Saudações

O travão da frente é o travão que acaba por parar a bike...

Numa travagem "brusca" a roda de tras fica bloqueada e um tipo vai a derrapara por ali a fora e acaba por bater à mesma no obstaculo... se usar o travão da frente, com alguma cautela por causa do OTB, vai conseguir parar a bicicleta...

Uso muito o travão da frente em descidas longas, como o rotor é maior aquece menos e aindo poupo nas pastilhas de tras...

Além de ficar um bocado feio um guiador sem uma menete...

Abraço
 

tartaruga

New Member
Boas,

a questão de tirar o travão da frente não está relacionada com o peso, pois se me preocupasse com isso tira em primeiro que retirar uns Kg valentes ao ciclista e depois sim preocupar-me-ia com a bike.
Coloquie esta questão por razões de espaço: as manetes + o conta Km + o suprte para o road-book, ocupam muito espaço no guiador o que me dificulta a visibilidade do conta Km o que é importante para controlar o road-book. Já coloquei as peças de diferentes maneiras mas não consigo arranjar uma que me agrade.

Jepas said:
Boas,

acho que aqui a votação é desnecessária, é mais importante saberes as repostas em vez de contares votos.
Eu uso sempre o travão da frente, por isso nunca o tiraria. Mas é tão fácil de tirar que facilmente tiras as tuas próprias conclusões acerca da sua falta.

Jepas said:
acho que aqui a votação é desnecessária, é mais importante saberes as repostas em vez de contares votos.


Jepas

Tens alguma razão a votação não é necessária mas como nunca tinha iniciado alguma foi mais para experimentar.

350plus said:
Além do mais, o travão da frente faz a maior parte da força de travagem. Se não o usas não estás a aproveitar o potencial da tua bicicleta.

Como assim, que pontencial não estou a usar????
Eu sou um novato (só ando nestas andanças há um ano) e gostava desaber então como tirar mais partido do travão da frente.

Obrigado

Tartaruga
 

marshall

New Member
Boas,

Para mim o travam da frente faz tanta falta como o de trás porque eu nas descidas mais ou menos técnicas uso sempre os dois travões acho que o controlo que se consegue com o travão da frente é crucial!!!!

Isto claro depende do gosto de cada um mas para mim é aquele controlo que só com um travão não se consegue!


Cumprimentos.
 

fitty77

New Member
Eh pá, então mas o travão da frente é aquele que, caso haja condições de aderencia, oferece a melhor capacidade de travagem. Quando não há aderencia, bem, depende de cada um, da técnica que se tem, do uso que se faz, enfim de tudo, mas mesmo naquelas descidas em cima de cascalho solto, com o rabo para trás do selim, podes crer que não dispenso o travão da frente. É muito mais fácil de contolar uma bike, que só com o traseiro. Aliás, para mim seria complicado habituarme a uma situação desse tipo. Como já te disseram, tira-o e depois vê. Espero que não te aleijes.... Cumprimentos
 

350plus

New Member
tartaruga said:
Como assim, que pontencial não estou a usar????
Eu sou um novato (só ando nestas andanças há um ano) e gostava desaber então como tirar mais partido do travão da frente.

Obrigado

Tartaruga

Não sei se estás à vontade a ler inglês, mas para alguém que queira aprender a sério sobre bicicletas aconselho vivamente este site, produzido pelo falecido Sheldon Brown. Nesta página que te indico há umas considerações sobre quais os travões mais eficientes.

http://www.sheldonbrown.com/brakturn.html

No fundo a frase chave seria esta:

Maximum Deceleration--Panic Stops

The fastest that you can stop any bike of normal wheelbase is to apply the front brake so hard that the rear wheel is just about to lift off the ground. In this situation, the rear brake cannot contribute to stopping power, since it has no traction.


Ou seja, quando travas a sério, o equilíbrio longitudinal da bike altera-se e isso reduz drasticamente a eficácia do travão de trás.

Relativamente ao espaço no guiador, tenta montar o conta km no avanço! Poupas hectares de espaço! :D

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Espero ter ajudado! :yeah:
 

andre_ktm

New Member
Boas,
pois essa é uma boa ideia, se o objectivo é ter uma bike levezinha... :mrgreen:
No XC ou BTT em geral, a necessidade do travao da frente nao se questiona, o seu uso é fundamental, sobretudo por razoes de segurança e de eficacia.
O uso do travao da frente permite uma travagem mais controlada e equilibrada. Por exemplo: permite chegar a uma curva e rapidamente perder velocidade, de forma a curvar em segurança. Ou então, quando se desce um pouco mais rápido e há a necessidade de perder um velocidade, se apenas utilizarmos o travao de trás, o mais certo é a roda bloquear e aí, normalmente, perdemos o controlo da bike.
Boas pedaladas, de preferencia com o travao da frente a funcionar :D
 

Nozes

Active Member
Ia eu a passar quando de repente... :shock:
Tirar o travão da frente???Por razões de espaço??E por não se considerar necessário?? doh :choneh:
Sou levado a crer que existem pessoas neste fórum que estão a passar ao lado de muita coisa no btt...como por exemplo descidas ou até saber pra que serve a bicicleta de todo-o-terreno!

Entretanto,boas pedaladas
 

ouriço

New Member
se houvesse mais gente a aprender a usar o travão da frente, em vez de vir de roda traseira bloqueada, a aumentar regos, se calhar muitos dos sitios por nós utilizados não teriam tantos problemas de erosão... :mrsock:
 

ig9981

New Member
tartaruga said:
Ando cá a magicar.....
Eu practicamente não uso o travão da frente portanto estou a pensar em tira-lo.
O que dizem??
Tou tolo ou é uma opção válida.
Abraços

Dependendo da utilização que dás à bike, podes ou não retirar o travão devido à sua falta de "necessidade"...

Um exemplo disso é se fazes mais passeios perto da praia ou então fazes estrada andando muito moderadamente...

Uma coisa é certa, se fizeres btt mesmo btt, não precisa de ser a um nivel muito elevado, basta ser simplesmente subir e descer uma serra sem demorar um dia inteiro para isso, não consegues andar sem travão à frente... :wink:

Abrço.
 

coelhone

New Member
:rotfl: :rotfl:
andar até anda...mas é aos tombos.
olha visto isso outra solução para não tirares o travão, é soldares uns tubos nas pontas do guiador de maneira a ficar mais largo e já cabe tudo tipo cortador de relva :lol:
desculpem mas não resisti
 

100do

New Member
Pessoal, ainda ninguém perguntou qual é a modalidade que o tartaruga pratica :)



Será downhill ???? :lol:
 

coelhone

New Member
fiquei com a ideia que era "ori-qualquer coisa" (ori-btt não deve ser pois precisava do travão) ou será que trava á moda antiga com o pé na roda.
muitos calduços levei por tar sempre a foder sapatilhas na minha potente bmx (bons tempos)
 

jol8485

New Member
Andei uns dias sem o travão de trás num passeio em Belas e o resto só estrada. Foi diferente mas se fosse ao contrário (só o de trás) acho que não me safava :shock:
 

nelsonasp

New Member
coelhone said:
fiquei com a ideia que era "ori-qualquer coisa" (ori-btt não deve ser pois precisava do travão) ou será que trava á moda antiga com o pé na roda.
muitos calduços levei por tar sempre a f#%@£§ sapatilhas na minha potente bmx (bons tempos)

Saudações

À uns dias pela estrada nacional a baixo a caminho de Pernes na bicicleta do meu irmão a coisa embalou e se não fosse o travão da velha guarda (pé no pneu) se calhar não estava aqui a escrever estas palavras...

Velhos tempos na minha Esmaltina...

Abraço
 

Iloper

Member
e porque nao tirar os travoes todos e parar como pé? :lol: :lol:

a travagem é um equilibrio entre o traseiro e o dianteiro. nao travas so com um porque o resultado é o mesmo: espalho...
 

100do

New Member
A maioria diz que não mas a votação diz que o tartaruga deve tirar o travão. Se ele tiver um espalhanço depois quero ver quem é que vai assumir a culpa :mrgreen:
 
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