Travão de disco na frente com v-brake na traseira

bbordie

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Boas pessoal

Estou a pensar comprar uns travoes hidralicos XT. O problema é que não tenho orçamento para os dois pois tenho que comprar tb rodas.

Tenho uma HardRock sport.

O que acham de comprar so uma roda da frente e por la um travao XT hidralico e continuar com v-brakes atras??

Acham que funciona bem?? Se alguem tem ou ja utilizou uma bike assim gostaria de opinioes..
 

jonypaul

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Boas.

Eu acho que se tens problemas de orçamento, o melhor que tinhas a fazer era optar antes por uns Deore hidraulicos. Acabas por ter uma "média" de travagem semelhante, e consegues comprar as rodas que queres!

A mim pessoalmente far-me-ia imensa confusão ter travões com feeling completamente diferente na mesma bike.
 

100do

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E porque não ao contrário??

Acho que o mais importante é ter um bom travão atrás, pelo menos eu penso assim. Mas considero também descabida a alteração para discos. Eu tenho uns v-brake Avid SD com calços BBB e vou onde os outros vão. Acho que a diferença é sobretudo ao nível estético.

Em termos de manutenção é frequente dizer-se que os v-brake exigem mais. Eu discordo, até porque vejo os meus colegas a falarem frequentemente em mudar pastilhas e alguns deles com problemas de travões (perda de óleo, ar no circuito, etc). Enquanto isso eu faço muitos km sem fazer nada aos travões.

Compra uns bons calços e pedala :lol:
 

prowler

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Isso de ter disco num lado e v-brake noutro é capaz de ser estranho... O tacto é completamente diferente!
Eu preferia esperar mais um pouco e juntar uns trocos a mais para por os dois discos xt!
 

Override

Member
Pelo contrario 100do, o travão que requer mais potencia é o da frente e nao o de tras. O travão de tras serve apenas para controlo. Posso-te dar dois exemplos, em estrada os travoes estao projectados para, a mesma força de travagem, travarem 65% a frente e 35% a tras pois o da frente tem que ser mais potente. Em muitos automoveis tens travoes de disco a frente e de tambor a tras que sao muito menos potentes, ou entao discos ventilados a frente e discos normais a tras. Numa bike acontece exactamente a mesma coisa.
Em relaçao a ter um disco a frente e v-brake a tras, porque nao? é apenas temporario, mais vale agoentares assim um pouco e ficares com material bom do que comprares agora tudo junto e teres um material ligeiramente inferior
 

pepo

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Bom dia amigos. Após vários upgrades à minha specialized hr xc de 2006, que actualmente se encontra com um suspensão Mx PRO Sl, pedaleira XT de 2008, corrente XTR, cassete LX, travões v-brake Avid SD 7, entre outros, consegui um peso de 12,2 kg (11,7 com pneus de estrada).
Ultimamente, começo a ponderar a alteração para travões de disco, sem que isso resulte num aumento significativo de peso.
Considerando que isso implicaria a substituição das minhas 4 rodas( 2 para BTT e 2 para estrada), uma alternativa seria optar por umas rodas preparadas para disco e respectivos travões só para a frente, mantendo os v-brake atrás, pelo menos nesta primeira fase.
Pensei numas Fulcrum red metal 5 e uns Hope MIni, uma vez que me parecem fiáveis e não são muito pesados.

Gostaria de ouvir a vossa opinião, nomeadamente, em relação aos travões escolhidos, e ao facto de manter os v-brake atrás.

Obrigado.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

a configuração disco na frente/v-brake atrás não tem qualquer problema. Há uns anos até era bastante comum em BTT's de gama baixa devido ao elevado custo dos travões de disco. O tacto vai ser diferente nas 2 manetes mas a potência até poderá ser muito semelhante (em seco), tudo depende da qualidade do v-brake traseiro.

Relativamente aos travões Mini: são leves e potentes qb. Existem marcas com mais potência (Avid) e outras mais baratas (Shimano). Eu já vou no 3º conjunto de Hope Mini, por isso... para o uso em XC serve-me perfeitamente.

Jepas
 

pepo

New Member
Jepas, os v-brakes são uns Avid Sd7 e travam bem, o de trás, então, bloqueia logo a roda. Só pondero mudar o da frente porque nas descidas fico algo limitado e com a mão esquerda a doer da força exercida. Mas isto não passa ainda de uma ideia na minha cabeça, sendo que a sua concretização não será de imediato. No entanto, fico contente pelo que me dizes em relação aos Hope, uma vez que também não faço um XC agressivo.
 

cmorais1

New Member
Olá a todos, estava a ponderar fazer a seguinte montagem.


Tendo um quadro leve mas que não tem apoio para disco, e tendo uma suspenção mais moderna e leve mas sem apoios para Vbrake.

A minha duvida/questão é como se portará uma bicicleta com disco à frente e vbrake a tras.

a relação potencia de travagem/sensibilidade/peso é beneficiada???


da pouca experiencia que tenho de BTT a ideia que retiro do que já experimentei é:

vbrake À frente muita potencia e muita brusquidão, o disco muito mais suave/macio com mais sensibilidade

disco atrás parece-me brando/suave de mais relativamente ao vbrake

Por isso a minha ideia de conjugar os dois sistemas.

Qual a vossa opinião e se já experimentaram e já agora quais é que escolhiam?
 

ze_zaskar

New Member
Se essa é a tua única opção de montagem (V-brake atrás e disco à frente) então força com isso, não há problema nenhum nesse setup. No entanto, se puderes escolher, acho que o mesmo sistema de travagem nas duas rodas fica melhor. Assim é mais fácil afinar a bicicleta, encontrar peças de reparação, alem de ficares com um conjunto mais homogéneo e previsível.
Existem discos suaves e progressivos, mas outros bruscos e brutos, e o mesmo também acontece nos v-brakes, pelo que tudo depende do modelos que se escolhe.
:wink:
 

100do

New Member
Override said:
Pelo contrario 100do, o travão que requer mais potencia é o da frente e nao o de tras. O travão de tras serve apenas para controlo. Posso-te dar dois exemplos, em estrada os travoes estao projectados para, a mesma força de travagem, travarem 65% a frente e 35% a tras pois o da frente tem que ser mais potente. Em muitos automoveis tens travoes de disco a frente e de tambor a tras que sao muito menos potentes, ou entao discos ventilados a frente e discos normais a tras. Numa bike acontece exactamente a mesma coisa.
Em relaçao a ter um disco a frente e v-brake a tras, porque nao? é apenas temporario, mais vale agoentares assim um pouco e ficares com material bom do que comprares agora tudo junto e teres um material ligeiramente inferior
Não discordo totalmente mas também não concordo.

Depois de escrever neste tópico comprei uma roda e um travão de disco para trás. Andei assim uns 200 km, depois acabei por trocar quadro e montei então travão de disco também à frente.
A ideia que eu tenho (e penso que não é errada), é que para se andar com um hidraulico à frente e um v-brake atrás é preciso muito cuidado e bastante sensibilidade. O v-brake exige força na manete, enquanto que o hidraulico, sobretudo até à adaptação, exige cuidado. Basta fazer um pouco mais força e aí vai égua :lol:

Na altura montei hidráulico porque aproveitei uma promoção. Gostei muito da alteração. Passei a controlar melhor a bike e nunca tive problemas, nos poucos km que fiz.

Concordo que o travão da frente é aquele que tem que se controlar melhor, mas o v-brake controla-se bem. O que me incomodava nos v-brake era sentir o travão de trás a perder potência nas descidas longas. O aro aquecia de tal forma que perdia a potência de travagem. Já o da frente nunca me incomodou.
Daí eu continuar a sugerir o travão de disco em 1º lugar na roda de trás :wink:
 
jonypaul said:
Boas.

Eu acho que se tens problemas de orçamento, o melhor que tinhas a fazer era optar antes por uns Deore hidraulicos. Acabas por ter uma "média" de travagem semelhante, e consegues comprar as rodas que queres!

A mim pessoalmente far-me-ia imensa confusão ter travões com feeling completamente diferente na mesma bike.

Eu mudei à pouco tempo de uns Deore hidráulicos para uns XT e a média de travagem não é nada semelhante, aliás, não tem mesmo comparação. É uma diferença abismal. Ao pé dos XT, os Deore são meros abrandadores. Nâo valem o dinheiro.
 

100do

New Member
Em relação a modelos, sugiro os LX.
Aparecem a bom preço.
Eu comprei o Lx para trás e tenho um Xt na frente que comprei usado. Gastei 75€ nos 2, sendo 1 novo e um usado quase novo :wink:
 
Eu tenho Hayes HFx9 à frente e Mx2 atras.
Ou seja hidraulico na frente e mecanico na traseira... o tacto nao muda mto, devido à boa lubrificação q tenho no traseiro, por isso.. não há qq problema em ter vbrake atras.

100do,
O travão de tras quase nao tem potencia de travagem qdo queres parar mesmo... basta veres no motoGP a % de travagem varia entre os 90 e 100% à frente!
 

100do

New Member
Freakzoide said:
Eu tenho Hayes HFx9 à frente e Mx2 atras.
Ou seja hidraulico na frente e mecanico na traseira... o tacto nao muda mto, devido à boa lubrificação q tenho no traseiro, por isso.. não há qq problema em ter vbrake atras.

100do,
O travão de tras quase nao tem potencia de travagem qdo queres parar mesmo... basta veres no motoGP a % de travagem varia entre os 90 e 100% à frente!
Mas na minha bike não é assim :lol:
Como disse, eu prefiro assim, mas aceito que outros prefiro ao contrário :wink:
 
A tua bike tem o poder de contrariar a fisica? :)

qdo travas o peso vai para a frente, ou seja... a traseira fica leve perdendo aderencia. Ou fazes travagens mto longas, ou andas mesmo devagarinho!
Mas cada um tem o seu estilo...
 

cmorais1

New Member
Obrigado por removerem a minha questão para o topico correcto. Na altura não reparei que já existia esta questão.



A minha opção de disco à frente e vbrake atrás é exactamente porque utilizo muito mais o da frente do que o de trás.
Assim não precisava de mudar de quadro por agora e juntamente com a suspenção nova (epicon) punha uma travagem de disco à frente, pois atrás como é só para aconchegar penso que um bom vbrake chega. Como gosto sempre de ouvir as vossas opiniões, daí a minha pergunta.


O que acham de Deore XT hidraulico à frente e Vbrake XT ou xtr atrás

Que outras opções aconselham tendo em conta o peso?


Ex:. De todas as motas de estrada que tive as pastilhas da roda de tras duravam sempre o dobro das da frente e já lá vão cerca de 300.000km de moto.
 

José Martins

Administrator
A possibilidade de que falas é uma boa opção.
Tenho XT hidraulicos e basta dares uma olhada no Forum para encontrares pessoal satisfeito com eles.
Quanto aos v-brakes, também utilizei os XT (antes dos hidraulicos) e posso-te assegurar que eram uma máquina de travar. No entanto, é sempre uma travagem mais brusca que num hidraulico, que é um dos aspectos que me levaram a optar por estes ultimos.
 

oliana

Active Member
Acho que há por aqui alguma confusão. O travão da frente é sem duvida o que mais poder tem para segurar a bike, mas sempre com a ajuda do traseiro. O tacto de qualquer um encontra-se ao fim de pouco tempo. Seja vbrake ou disco.

Quem segura uma bike numa descida só com o travão de trás?
Só com o da frente é mais fácil, mas sem o traseiro a equilibrar torna-se um martirio para os braços.

Tenho uma moto. Imagino tentar parar a 150 km/h só com um travão. Pois...então só com o traseiro era mesmo impossivel.
 
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