Transporte de bike...

ptuser_btt

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Boas pessoal,tou com uma dúvida...

Ainda não tenho nenhum suporte para transportar a bike e como tal tenho de a pôr na mala do carro, é um Fiesta comercial. E como o espaço não abunda o que fiz foi tirar a roda da frente e colocá-la de "pernas"/rodas para o ar :D
A minha dúvida é se existe algum problema em ela ir assim durante o transporte? A suspensão que tenho é uma Fox RL 100 a ar, que penso não ter problemas, nos travões é que tenho receio como tem óleo... são uns Magura Louise.

Obrigado pelos esclarecimentos.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

não há problema nenhum em a suspensão ficar invertida durante o transporte, isso até ajuda a alguma circulação do óleo no seu interior.

Os travões não vão perder óleo, o sistema é fechado. Contudo as primeiras bombadas podem ser fracas depois de invertidos. Mas é coisa que se resolve com 3 bombadas com a bike direita.

Jepas
 

ptuser_btt

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Obrigado Jepas...
É que tinha a ideia que as suspensões a óleo não deviam andar de pernas para o ar. Mas se tu dizem que não há espiga.... eu acredito.
 

CMSR

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não ha problema nenhum. nao afecta em nada nem a suspensao nem os travoes. o maximo que pode acontecer é riscar-se com mais facilidade e sujar a mala do carro com lama, oleo, etc. e a chatice de ter de tirar e por roda.
 

Albertoliveira

New Member
Qualquer operação de inverter o sentido normal do fluido é desaconselhado. Os sistema são por norma estanques até o deixarem de ser de um momento para o outro. Num limite mete o sistema de lado e não de pernas ou rodas) para o ar. Há muita gente que ao furar vira logo a bike ao contrario... depois aparecem as necessidades de sangrar, ou juntas novas nas susp. ou babanços nas jarras.

Outro conselho é evitar ao maximo tirar as rodas no caso de ser de discos... desta maneira estás a estragar 3 peças fundamentais:

- Pastilhas: o entrar e sair dos discos vão lascar as pastilhas mesmo tenho muito cuidado, já para não falar de ficarem desalinhadas com os discos.
- Discos: o facto de tirar a roda potencia o perigo de mexer nos discos e adulterar a sua superficie... a propria gordura das mãos ou até oleo nos dedos manda logo um disco para as coves.
-Suspensão: os sucessivos apertos e desapertos das rodas vêm diminuir em muito a vida util destas mesmas roscas, quer seja eixo de 20 nos apertos do tubo do eixo, ou mesmo em apertos rapidos. Quando apertamos nunca é pouco, apertamos sempre acima do que é necessario. Ao fim de 20 desapertos as roscas já não dão o aperto do inicio.... alêm de lascar a pintura.

O ideal será mesmo transportar a bike montada, se eu metia uma SantaCruz VPfree com dupla coroa num Citroen Saxo essa tambem deve caber. Mete barras no tejadilho. Não há melhor forma para transportar as bikes.

Um abraço :wink:
 
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