Transmissão

Boa noite,

Ando a juntar dinheiro para passar de 3x9 para 2x10. Até aqui tudo bem. Na terça quando fui dar uma volta o desviador traseiro de repente começou a meter e tirar mudanças sozinho. Pensei que por alguma razão tinha desafinado. Quando fui ver estava com um alinhamento estranho:



Acho que lhe deve ter batido uma pedra ou qualquer coisa, para melhorar tudo está com o parafuso que regula a distância à cassete partido. Afinei tudo com muito cuidado e ficou a funcionar. Hoje quando fui dar o meu passeio deixei de conseguir meter mudanças. Quando cheguei a casa desmontei o desviador traseiro, limpei tudo, lubrifiquei as roldanas, e aproveitei que estava com a mão na massa e montei logo a corrente nova. Fui testar e estava na mesma, quando fui observar o cabo mais um boa noticia:




Assim preciso de uns conselhos. Acham que consigo aguentar o desviador traseiro neste estado mais uns 1000kms? :p Quando fosse trocar queria trocar logo para 10V mas neste momento as finanças nao me permitem.

Quando ao cabo, mais urgente, estava a pensar em comprar JAGWIRE MOUNTAIN PRO, mas gostaria de saber opiniões sobre qualidade preço, ou até mesmo alternativas. Outra questão, substituo apenas o cabo danificado agora e quando alterar a transmissão troco todos ou troco todos agora?

Cumprimentos e obrigado
 

Jocas22

Active Member
ai cum caraças , isso esta a precisar de um mecanico urgentemente. Afinaste o desviador naquele estado ou ao menos desempenaste-o? as bichas devem estar todas cheias de porcaria. O dinheiro da mudanca de 3 pra 2 velocidades usa mas é pra arranjar isso.
 
Nem quis tentar desempenar para não partir, tive fui cuidado para não meter as mudanças nas zonas maiores da cassete nos últimos dias. As bichas já mandei vir, mas se calhar tenho que procurar o desviador tambem. Estava a evitar mudar porque os x5 e x7 de 9V estavam esgotados na probike, mas já vi que já têm em stock
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Primeiro trata de arranjar um dropout novo.

Depois vê as bichas e da-lhes uma limpeza em condições e depois sim arranjas uns desviadores novos se for preciso :)
 
O cabo já não tem hipoteses, alguns dos fios rebentaram e enrolaram. Vou optar por substituir já os cabos todos. O dropout ainda tenho que o identificar. O desviador torcido pode ser apenas do dropout? E tenho ainda a questão de o parafuso que regula a distância à cassete não estar a funcionar
 

fabio viana

Well-Known Member
A mim parece que o desviador também foi "com os porcos"

Mas só depois de comprares um dropout novo é que terás mesmo a certeza.
 
Já desmontei... O dropout está direitinho, incrivel :p
O desviador é que está completamente torto. Vou comprar de caixa média em vez de caixa longa (seria o indicado para o sistema que tenho), pois nunca usei o prato pequeno e assim sempre fica mais protegido de embates. Ou faço mal?
 
Se eu não uso o prato pequeno, fico com uma pedaleira 44/32 e uma cassete 11/32. Aplicando a fórmula dá:

(32-11)+(44-32) = 33 dentes

33 Dentes para a SRAM dá uma desviador de caixa média (até 37 dentes).

Ou será que estou a pensar mal?

PS.: Já decidi não modificar a transmissão, vou modificando o que se for desgastando e juntando dinheiro para comprar uma bicicleta melhor
 
Last edited:
O problema era mesma do desviador traseiro, já troquei o cabo e montei outro desviador para testar e fica direito. O que reparei é que mesmo bem afinado, com o desviador perfeitamente alinhado com a cassete não consigo meter o 11t, fica a corrente torcida porque o desviador está alinhado com o 11t mas a corrente não sai do 12t. Para conseguir que salte tenho que puxar o desviador ainda mais para fora o que força a que o desviador deixe de ficar alinhado com a cassete e que passe da 11t para a 14t. Isto pode acontecer pelo desgaste da cassete? No fim de semana posso publicar umas fotos para tentar mostrar o que estou a tentar dizer.
 
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