Transmissão 1x10 (vantagens vs desvantagens)

Hardskin

Well-Known Member
JoaoBXC , entre oval e circular... nenhuma dessas! :D
Maior eficiência na redução do ácido lácteo (-12%) e menos energia gasta (qualquer coisa que gora não me recordo), são os pratos "assimétricos". :pesquisa:
Nem são carne nem peixe... Tenho é dúvidas se são compatíveis com cranks de btt...:-K
 
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Comedian

Member
Andava a pensar transformar a minha menina de uma 3x10 para 1x10 - mas ainda não me debrucei sobre a coisa. Não sei o quanto custaria em termos de €.
Mas à uns tempos andei na Madeira com uma specialized enduro 1x10 e fiquei a adorar aquilo e nunca senti falta os outrs 2 pratos - na realidade só senti falta de pernas :p - certo é que fiquei fã.
 

hatsantos

New Member
Uma dúvida... para uma hardtail que irá fazer provas xc e as habituais voltas pelo monte, mas também muita estrada... Recomenda-se 1x11?
Não é curto para quem também quer rolar em piso mais plano (estrada ou não)?
 

madvibes

New Member
bom dia,
Eu pessoalmente acho que a evoluçao é o 1x11, saiu agora uma cassete da Hope, que terá um range de 10-44. Cada um depois deve escolher o prato para a frente que mais se adequa a 90% dos percursos.
No meu caso ainda estou com 2x10, mas nao uso o prato mais pequeno, sendo o maior 32, a cassete é 12-36, no entanto para 90% dos meus percusrsos nao preciso de mais, só mesmo mt excepcionalmente é que fico sem velocidade de ponta.
Saiu ainda agora um upgrade para a Sram que dá para transformar o manipulo de 10x para 11x, por um preço mt simpático(acho que é 12USD).
Assim que as cassetes de 11v estiverem a um preço mais impatico, bem como os desviadores, será o meu proximo upgrade.
 

klaser

Well-Known Member
Penso que fazer "provas de XC " e "muita estrada" ao mesmo tempo uma transmissão 1x11 sem opção de trocar o prato da frente (mais q um disponível) não é a melhor ideia..para mim a relação mais pesada possível (talvez um 34x10) pra estrada vai ser sempre curta...
 

hatsantos

New Member
No caso concreto acho que a relação mais pesada será 36 (26/36) x 10 (10x42) no set da SRAM.
Foi um detalhe que me lembrei agora ao ver esta discussão. Dirias que para estrada será curto? Não pretendo estar colado às fininhas... mas também não queria ficar muito para trás... :mrgreen:
 

klaser

Well-Known Member
Sim mas aí não estamos de falar de uma relação 1x10 ou 1x11.... tá a referir dois pratos (26 e 36 ).....ou vai andar com um só prato de 36 ? haja pernas nas subidas...
 

JoaoBXC

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Obrigado #Hardskin pela elucidação! Realmente não pesquisei se assimétrico seria de oval... achei de sim :p Como o ideal seria ter 2 pratos diferentes, um 32 e um 34/36 para zona mais rolantes, se for oval já vai para os 100€ os 2. Já treinei muito de BTT na estrada, 22/34/44 e agora 22/36 e a rolar a descer esgoto o 36 na boa, mas a subir é bom pra treinar a potência, com 32 tb não será mau. Acho que o beneficio está no descanso que damos as pernas, que no monte é muito mais importante ter uma relação mais leve para não nos esgotarmos mais rápido. Pelo menos comigo em retas é abusar do 36 á força e depois queixo me que estouro a meio da maratona....:fpalm:
 
eu tenho isto: http://www.ebay.ie/itm/MTB-30T-32T-...W-single-BCD104-DOVAL-Chainring-/361399331043

Eu uso o 104OCP, os pratos são narow,ou seja, os dentes são próprios para não se usar guia de corrente eu uso só para descarte de consciência não é por 30g que vou tirar a guia.

Eu já a bastante tempo queria experimentar mas com os preços que se pratica cá e mesmo lá fora não conseguia encontrar menos que 50euros,encontrei estes e até a data estou bastante satisfeito.

Aconselho é quem tem mais que uma bicicleta comprar para todas. Eu comprei 2 pratos para btt(32\34); um conjunto para estrada 52\36 e outro 52\39. Isto todo não gostou mais que 80euros.

O meu feedback dos pratos ovais são(eu nunca tinha usado nenhum), a rolar certo não se nota a ovalização, em saída de uma curva e mesmo estar em velocidade baixa e arrancas ou saída de uma curva de uma velocidade baixa dá-me a sensação que arranca-se mais depressa,o que noto mais em subida,parece que sobes mais depressa mais isso é só ideia porque sobe-se a mesma velocidade nas mais fácil, mais solto numa velocidade constante fico menos cansado.

Como a uns tópicos atras se disse,atletas conhecidos só andam com o que lhe dão e muito raramente dizem mal,porque se dizem mal não vende e a ideia de atletas andarem com certos produtos é fazerem publicade positiva mesmo que seja uma *****,não se podem queixar porque é dado.

Vitor gamito,espigão,etc tem muitos seguidores que como eu digo seguem a lei da carneirada,basta eles dizerem que o produto X é bom que todos vão cmprar mesmo que depois não gostem e que fique arrumado a um canto O objetivo já foi comprido que foi a compra desse produto.

Eu as vezes só dá-me vontade de rir quando leio certos tópicos os mesmo quanto estou numa loja e aparece um individuo que vai comprar um produto e diz" se o atletaX usa é porque é bom",erro tremendo pode ser bom para ele mas não para ti,ou mesmo que seja uma ***** para ele,ele não vai dizer porque o produto é dado e era má publicidade. As vezes vem a dizer mal mas depois no dia a seguir dizem logo bem,porque será?

Eu se não gosta-se dos pratos guardava-os porque pelo preço não ficava a chorar agora se paga-se 50euros,oi.

Eu tenho 1x10 a 3anos ,cassete shimano xt 11\36 cm prato snv 42 e carreto 16, na frente uso consuante a prova que faça,altrimetria ou perfil,uso 32 ou 34.

No meu ver não acho necessidade de trocar de 10 para 11,a relação e praticamente idêntica,nas cassetes shimano de 10v para 11v só muda 2 carretos(15 e 17),na cassete 10v temos que tirar para por o carreto 42 e o 16 e na de 11v não é preciso. Na sram só são iguais os 3 primeiros maiores porque o resto é todo menos 1 dente.

Eu tenho: 11-36T = 11-13-16-19-21-24-28-32-36-42
cassete 11v shimano: 11-13-15-17-19-21-24-28-32-37-42
cassete 11v sram: 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-42

Como veem muda pouca coisa para o dinheiro que se vai gastar.

O mais barato grupo de 11v é o shimano XT http://www.******************/en/bu...rade-kit-with-11-42-i-spec-b-512430/wg_id-391( 1X11) ou mesmo http://www.******************/en/bu...up-11-40-without-disc-brakes-518302/wg_id-391 (2x11). O sram torna-se muito caro(o mais barato custa 400euros http://www.******************/en/buy/sram-gx-1x11-speed-group-trigger-gxp-175mm-459189/wg_id-391 1x e http://www.******************/en/buy/sram-gx-2x11-speed-group-trigger-gxp-175mm-459188/wg_id-391 2x) alem do grupo temos que trocar o cepo para XD que a cassete shimano não precisa.

Agora se so quiserem trocar a cassete\corrente 11v e manter todo o resto já á solução. Primeiro teem que ter um trigger Sram XO de 10v e desviador Sram X0 de 10v ,porque Sram é so compatível entre si desviador\manipulo,e depois esta peça http://www.rapide.co.za/product/sram-11-speed-shifter-adapter/, basta lerem e percebem logo o seu funcionamento. Agora se não tiverem estes componentes sram mais vale comprar 11v de raiz se não fiquem com 10v
 

edununo

Well-Known Member
De 1x10 para 1x11 na Shimano até pode nem mudar muito em termos de escalonamento mas em termos de funcionamento essa solução adaptada nunca funciona da mesma forma.
No caso da SRAM, aquele carreto de 10 na cassete faz toda a diferença.
 
Então, mas esse KIT 42 e carreto 16, quantas cassetes gasta? Ou seja, sempre que se troca de cassete tem que se trocar o Kit?
É que se for assim, cassete XT mais o KIT fica mais caro que uma cassete XT 11V.
 
Podes trocas 6,7´ou mais vezes de cassete que o 42 fica sempre pk como é um carreto que so serve para subidas não vais gastar tanto como o resto da cassete. O carreto 16 eu normalmente troco quando troco de corrente,quando vejo que a corrente esta já larga troco corrente\carreto.

Eu como faço competição e treino com a mesma bike o meu esquema é este: corrente\carret16; corrent\crrt16\cassete; corrent\carret16

O meu 42 vai fzer 3anos e ainda esta para durar, corrente depende mas troco 3,4vz+carret16 mas isso conforme o desgaste que para mim 0.7 já troco,prefiro ser assim do que levar até ao fim e depois ter de trocar toda a transmissão. Cassete troco 1vz por ano mas se quiser posso deixar mais tempo.

Fazendo as contas: kit42(60EUROS)dura 3 ou 4anos ou mais
carreto16(5euros) troco 3x ou 4 no máximo por ano
corrente(30euros eu compro a SRAM PC-1091 ) 3X ou 4 no máximo por ano
cassete(40euros XT Cassette CS-M771 ) 1x por ano

Concluindo, eu troco mais vx de corrente\16 por sou eu, se for so para dar voltas no domingo este sistema dura mais e fazendo as contas sem a corrente a cassete+42+16 custa 105euros logo inicial mas o prato 42 dura para ai 3 ou 4 carretos 42 e mesmo fazendo o que faço com a troca do16 fica bem mais barato que uma xt. Uma cassete xt 11 custa para ai 80euros mas se gastares alguns carretos mais que outros vai ter de trocar de cassete mesmo que ela dure 3anos alguns podem estar a meio uso,mas isso sou eu a pensar
 

gfrmartins

Active Member
Já estava com essa ideia desde o inicio, mas após alguns problemas que tenho tido com o desviador da frente/corrente que me fez ter fazer a ultima prova só no prato grande, Estou a pensar avançar para a transformação para 1x10.

Neste momento tenho xt 2x10, quais são as alterações que tenho que efectuar?

Basta comprar um prato 32, uma corrente e guia ou é necessário adaptadores? Eliminar o desviador da frente.

Algumas sugestões de material?

Obrigado pela ajuda
 
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Ruka Almeida

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Também ando com ideias de alterar no minha 29 para 1x10, a minha duvida depreende-se com o prato!!!

Tenho pedaleiro triplo com 22-32-44! e como ando por norma numa zona de estradões. 50% do meu treino é com o 44 metido mas sem chegar ao 11 da 7 e consigo fazer as subias aqui na zona sem recorrer ao prato 22, usando o 32 com 36 atrás.

A minha ideia é meter um 34 com k7 11/42 da sunrace. aluguem com esta configuração?
 
Para isso ate uma k7 11-40 serve e prato 34
Nas subidas mais complicadas tambem serve apenas esse 42 da jeito quando sao alguns km seguidos sempre a subir
 

gfrmartins

Active Member
Em termos de prato estou a pensar adquirir este: http://www.probikeshop. pt/prato-raceface-narrow-wide-104mm-preto/93692.html

Alguém sabe se trás os parafusos ou se não quais é que tenho que adquirir para a montagem no pedaleiro xt?

Ainda não percebi é se é mesmo necessário uma guia de corrente para a merida ou se o prato é suficiente, alguem consegue dar uma ajuda?

Obrigado
 
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