Transmissão 1x10 (vantagens vs desvantagens)

DarknightOM

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eu uso a bastante tempo a conversão de 1X10 com prato 34T e a cassete adaptada com 42T.
desviador XT e manipulos SLX , e não noto muita diferença nas mudanças..
apenas a alteração de retirar o 15T e o 17T e meter o 16T ao subir do 13T para o 16T fica ali um pouco a "rossar" até entrar ou entao é dar mais un cheiro no manipulo.
todas as outras entram normalmente, não sei se é Desgaste da Cassete/corrente ou do próprio 16T.
quando mudar tudo, verifico se fica igual ou nao.
 

Alewx

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Bem, estou querendo trocar minhas coroas e o cassete e colocar o kit da Wolf Tooth, mas estou esperando as atuais desgastarem. Para provas de maratona de 60km sera que consigo rodar com coroa 34 em terreno acidentado? O meu medo é perder na velocidade final.
 

DarknightOM

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eu uso 34T á frente.
optei por 34T em vez de 32T pelo facto que como nao se tem o 10T da Sram atras, e sim 11T com o 32T iria ficar muito limitado em zonas a rolar.
com o 34T e roda 27.5 facilmente mesmo em estrada rolo a 39/40Km/h , dai para cima já tenho que meter muita rotação nas pernas.
no mato não é todas as maratonas que se rola a 40km/h

com 34 á frente e o 42 atras, consigo subir praticamente tudo , no entanto é mais pesado que o normal 22 ou 24 que se usa nos 2 e 3 pratos.
não troco estes andamentos para mim está ideal.

Não mota, a oneup tem "loja" no UK, vem directamente da Inglaterra e nao pagas alfandega ( pelo menos na altura que comprei foi assim) acho que ao encomendares metes oneup UK
 
Boas! Estou aqui com uma questão que gostava de vos colocar. Montei agora o 1x10 na minha transmissão XT usando o típico prato de 32 dentes e o carreto de 42 dentes. Há uma coisa que me está a fazer confusão que é o facto de ao usar o carreto de 42 a corrente está completamente "enviosada" já que o prato de 32 dentes ficou no local do prato exterior (o crank era de 2 pratos).... Quando está no carreto de 11 dentes a corrente fica direitinha pois o prato está mesmo à frente desse carreto... mas no 42 mete um pouco de confusão... Isto não irá provocar um maior desgaste dos componentes? Alguém já notou esse desgaste? O ideal não seria colocar umas anilhas para centrar mais o prato com o centro da cassete? Ou estarei a colocar problemas onde eles não existem? Obrigado!!!

Não sei se me fiz entender... é que com o setup anterior de 2 pratos ao usar os carretos maiores (36 dentes) usava o prato mais pequeno (que estava a frente desse carreto)... Agora é um Cruzar constante de corrente ao usar velocidades baixas...
 

demorider

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Paulolavra, aconteceu-me o mesmo a pouco tempo quando fiz essa troca (eu ainda não meti o carreto de 40/42) e o que fiz foi "jogar" com aquelas anilhas que tem entre os "copos" do movimento pedaleira e o quadro para aproximar mais o crank do quadro e ficou bom..

Depois também há umas anilhas próprias para meter entre o prato e o crank para que o prato fique mais puxado para dentro.. No meu caso essas anilhas não dão porque o meu prato é de 30t e já vem com uns apoios que fazem o mesmo efeito que essas anilhas..

Pelo que percebi com a ajuda que me foi dada na altura em que fiz a troca é que as melhores pedaleiras para fazer este tipo de conversão são as de 3 pratos, ou melhor ainda as de 1 só prato ;)
 
Obrigado demorider ;) vou colocar umas anilhas ;)

estou aqui com outro problema. Desde que montei o carreto de 42 a parte prateada do desviador xt raspa no prato 42 em algumas mudanças... Já aconteceu a alguem? Como resolvo isto? Deixo uma foto para verem onde raspa...
990aa66d6023cdbb5295862a2995a96e_zpsf673288a.jpg
 
já experimentei... Até tenho esse parafuso maior para poder usar o carreto de 42T... não faz grande diferença mexer nesse parafuso e também se o aperto mais o desviador depois não funciona devidamente... O que mais acho estranho foi ainda ninguem ter tido este problema...

edit: nas rodas Mavic usa-se um espaçador no cepo para a cassette não ficar folgada... Por isso a cassete fica sempre um pouco mais chegada para fora... Dai eu ter esse problema... Usei um espaçador mais fino e o problema foi resolvido ;)
 
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DarknightOM

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pois, tinha que ser alguma coisa.

eu uso essa transmissão com o parafuso original do desviador XT, sem a borracha/anilha que ele trás, de forma a ir mais para dentro.

até agora tudo funciona bem, desde que seja bem afinado.

o meu prato de 34T á frente tambem está montado no lugar o 2º prato, andei muito tempo assim, no entanto á pouco tempo troquei as anilhas, tinha duas deste lado tirei uma e o prato foi mais para dentro e ficou melhor ;)
 
Agora estive a volta da bicicleta a afinar as mudanças e veio me uma ideia à cabeça que sou capaz de experimentar... Como o pessoal diz, as mudanças mudam muito bem desde o carreto maior até ao carreto que foi retirado (no meu caso o 17) a partir daí... ou sobe bem... ou desce bem... isto deve-se ao facto de a partir da altura em que se retira esse carreto, os que estão mais pequenos ficam muito afastados do desviador e não mudam direitinho... estou a pensar voltar a por o 17 e retirar o 13... assim, segundo a minha ideia as mudanças trabalharão bem até ao carreto 15... ou seja... depois deste só fica o 11 que sendo o ultimo da cassete não deverá causar problemas...

claro que há sempre a questão de retirar o carreto 11...e aí já mudava tudo direitinho... mas o carreto de 11 dá tanto geito :p
 

DarknightOM

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eu tirei o 17 e o 15, e meti um 16T

e funciona tudo bem.

ao inicio apenas a passagem do 16T para o 19T falhava ali um pouco e tinha que dar um toque mais no manipulo, mas voltei a afinar e está tudo a trabalhar impec.
 

Negoci8er

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Neste momento tenho o sistema 3x10, a pedaleira com 22-30-40 e a cassete com 11-36.
De forma a simplificar o sistema estou a ponderar passar a pedaleira para 34 T e a cassete para 11-42, possivelmente substituindo também a 15 e 17 por uma de 16.
Alguém está a usar ou usou esta configuração 34 pedaleira e k7 11-42?
Funciona bem? É polivalente esta configuração? Acham que está ajustada aos vários tipos de andamentos (subidas, descidas, singletrack's, estradões, etc...?
 

edununo

Well-Known Member
É uma 29er?
Para e por onde ando, o prato 34 com 42 dentes atrás é pesado.
Claro está que depende muito da tua forma física e de onde andas.
 

Negoci8er

Member
Edununo, é uma 29er esqueci-me de referir.
A forma física não é de atleta olímpico, mas também não está muito má... :D
Eu com 3x10 tenho um sistema polivalente, permite andar relativamente bem em todo o tipo de estradas, trilhos, etc.
O objectivo é encontrar um sistema 1x10 que seja o mais polivalente possível.
Por exemplo 32 T com k7 11-42 já perde algum rendimento em estradões / descidas, por outro lado melhora nas subidas...
Pela experiência de utilização qual o melhor compromisso?
 

edununo

Well-Known Member
Eu uso o de 30 mas tenho uma vantagem: A cassete é 10-42, o que significa que o prato de 30 fica igual a um de 33 com cassete 11-XX.
Com carreto de 11, no mínimo um prato 32. Seria esta a minha escolha.
 

Negoci8er

Member
Em princípio será pedaleira com 32T e cassete com 11-42, mas não tenho pressas em trocar... vou amadurecendo a ideia.
Para o norte com terreno muito irregular e na relação 1x10 penso que será a melhor opção.
 
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