Transmissão 11 v. Upgrade

Tiago6

New Member
Boas,
Pretendo mudar para 1x11. Actualmente tenho transmissão SRAM com relação 1x10 com prato 32 t e cassete 11x40 com adaptador. Com isto perco um pouco a rolar , principalmente em alcatrão.
Tenho muitas dúvidas no que comprar porque se optar pela opção mais barata ,shimano xt , fico na mesma com
Carreto de 11 atrás e assim teria de mudar o prato para um 34 ou 34 oval.

Se colocar SRAM , ficava mais ao meu gosto, mas gastaria muito mais...
O que eu idealizava era colocar cassete SRAM 10-42, mas gostava de saber se está e compatível com um desviador e shifter shimano XT ou xtr... De qualquer das duas formas tenho de mudar o cepo pois tenho SRAM 10 v.
Alguém pode ajudar?
 

edununo

Well-Known Member
A vantagem das 11v com K7 SRAM é que eu com prato de 30 e K7 10-42 tenho tanta velocidade de ponta como alguém que usa prato 33 e cassete 11-42. Depois tenho 30/42 para aqueles momentos em que já vamos em esforço ou para aquelas paredes bem complicadas.
 

Tiago6

New Member
Eu de facto fui um nabo ao comprar o cog de 40 e não de 42... Vou ver quanto gasto num cog 42 e prato 34 oval.. Deve andar nos 120 euros. A coisa que me faz confusão e que eu consigo comprar uma cassete XT de 11 com o dinheiro que dou pelo COg 42.. Vou ver o que compensa mais
 
de acordo com os gain ration, sim, tens mais velocidade de ponta...mas...e aqui é na minha opiniao um grande mas, temos de ver 4 coisas, que já referi: onde se anda, como se anda, para que se anda, quanto se que rgastar? num estilo mais trail/enduro, não preciso de velocidade de ponta dada a tecnicidade do terreno, talvez outros precisem....e eu num prato de 40/42+ single na frente gasto 70-100€...k7 sram + shifters/desviador são no minimo uns 250€...para uma diferença que não me parece compensar...
 

Tiago6

New Member
Pessoal então comuna cassete de 11 o que podemos ganhar em relação a uma de 10 com cog 42? Se mantivermos as 10 e adaptar o prato da frente, e o equivalente a ter uma SRAM xx1 ou equivalente , tal como o novo XT... Grande dilema. Precisava de experimentar uma de 11
 
Na minha singela opinião e para o meu uso(Sintra, Monsanto, Mafra, Arrábida, belas), vejo pouca vantagem, talvez menor torção de corrente e desgaste geral da transmissão..e se trocares o de 15 e 17 pelo de 16(a oneUp tem), então nem tens um buraco tão grande nas "pesadas"...a solução que me parece ideal custo beneficio seria cassete 11-42 com prato de 34 na frente...perdes velocidade de ponta face 11v com prato 34?! perdes! perdes a subir na mais leve? IGUAL! Depende do que queres/fazes/ da tua preparação fisica! ;)
 

Tiago6

New Member



Estas são de momento as opções... Esqueci-me de referir que a bicicleta em questão é uma epic expert 29er e o seu uso e em maratonas e meias maratonas, na zona de norte do país (Vila Real e arredores). Em qualquer das situações o prato 34 oval ou 34 normal tem de entrar já que preciso de mais andamentos a rolar. Dou preferência a andamentos mais em força, do que em cadência.
o facto da cassete sram ter um carreto 10t e a a XT não ter, é facilmente anulado com a mudança de prato a frente. (este ponto está arrumado). Posso entrar nas modas das 11 velocidades, que nunca experimentei.... De referir que se mudar para uma dessas opções em cima, vou colocar 20 e tal gramas a mais do que tenho agora (opção mais cara) ou então 200 gramas (opção cassete xt).
 

lpsferreira

New Member
Se usares SRAM podes descer para pratos 32, tens a mesma ou até um pouco mais de velocidade.
EU tenho as 2 hipóteses e prefiro de longe SRAM, mas também mudanças e desviadores SRAM, então com os rotativo é 5*, até a minha ilha de 11 anos apenas quer rotativos.
 
Top