TransAndalus

nasci

New Member
Caros companheiros do pedal,
para os amantes das grandes travessias em autonomia, acaba de ser
anunciada no país vizinho mais uma excelente proposta,TransAndalus.

Para além do Caminho de Santiago, nas suas várias vertentes, das Vias
Verdes, da Ruta del Cid e del Quixote, do Canal de Castilha, da
Transpirenaica e dos GR´s, a TransAndalus vem abrilhantar ainda mais o
conjunto de propostas já existentes. Idealizado por “Bikers” locais, este
projecto pretende também potenciar o turismo activo na região da Andaluzia
espanhola.

Será que em vez de desperdiçarmos sinergias em grandes eventos, muitos sem
qualidade, não deveríamos canalizar esforços e lançarmo-nos em projectos
bem pensados e desta dimensão, que constituíssem uma mais valia para todos
e para o país? E já existe imenso trabalho de campo feito, exemplo da
estafeta e de outras travessias.

Enfim, é só um desabafo, que vale o que vale, mas por vezes tenho a
percepção que andamos a pedalar no “trilho” errado.
Boas pedaladas e estou disponível para colaborar.

Paulo Nascimento

http://www.transandalus.org/
http://www.amigosdelciclismo.com/

Comentem!!!
 

leoeagle

New Member
Penso que já há algumas empresas que se dedicam a este tipo de eventos em Portugal mas a maioria dos betetistas portugueses dificilmente terá condições de participar num evento desta natureza pois além de um bicicleta razoável é necessário um GPS(que a maioria não têm), é necessário ter alguém disponível para apoio, e é necessário uns bons euros para alimentação e alojamento. Penso que seria uma "brincadeira" que não ficaria abaixo dos mil euros pelo que com a crise que atravessamos vou-me contentando pelos eventos sem qualidade de que falas...
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Aqui está um tópico interessantissimo e com 2 assuntos importantes, o TransAndalus e a criação de intinerários de BTT que nos permitam conhecer os mais belos locais remotos do nosso país.

O TransAndalus agrada-me como me agrada qualquer rota que me permita conhecer locais e culturas novos (como por exemplo o TransAtlas que fizeste Paulo, espectacular! Parabéns pela reportagem.), ainda por cima a Andaluzia é aqui ao lado, tenho de estudar bem o assunto e quiçá parto à descoberto aqui em terras de nuestros hermanos.

O leoeagle falou indirectamente na travessia de Portugal organizada pela ciclonatur que efectivamente é uma boa maneira de conhecer o nosso país, o senão é talvez o custo deste investimento, não é que não o valha, é mais a dificuldade de arranjar t€mpo para o fazer.

À parte da travessia de Portugal, existem ainda algumas rotas/itinerarios bastante interessantes neste nosso cantinho à beira mar, a GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas é uma delas, e está marcada e disponível para quem queira ir lá, talvez um pouco degradada e incoerente com a documentação disponível (sim, existem livros, uma publicação deste trabalho feito para o Inatel).
O caminho do Tejo para Fátima, O caminho de Santiago são mais exemplos de rotas bem como outras Grandes Rotas que estão marcadas por este país fora (recordo-me das marcações feitas nos singletracks que vão de sesimbra para o cabo espichel).
A Travessia do Dragão parece muito interessante, e foi justamente uma iniciativa de bikers conhecedores da zona.
Um dos participantes nesta aventura foi o Indy, cá do fórum (que inveja!) podem também ver algumas fotos no site dele.
E eventualmente existirão mais rotas que desconhecemos.

Fora isso existem variadas rotas/itinerarios/travessias que as empresas de actividades de lazer promovem e organizam e que são experiencias únicas que valem todos os centimos, infelizmente não estão ao alcance dos bolsos de toda a gente (também depende das prioridades).

Eu era gajo para levar uma vida a trabalhar na criação de rotas de itinerarios para BTT, que nos levassem a toda a parte, mas provavelmente teria de optar por criar uma empresa de actividades de lazer para conseguir remuneração desse mesmo trabalho, a não se que tivesse uma bela cunha num ministério da cultura por exemplo, e que me facultassem verbas que me permitissem trabalhar para o público em geral.
(Fica a ideia para os que têm contactos nos ministérios :lol: Mas não se esqueçam de quem vos lembrou ! :lol:)

É das coisas que mais me atrai no BTT é justamente estas "odisseias", e começa a ser "um produto" com alguma procura e clientes especificos.

Talvez agora que o BTT é moda, e que somos um nº considerável a pedalar por esses trilhos fora se consiga uma reunião de esforços e a criação de novas rotas, o FórumBTT está cá para ajudar na comunicação :)

Bem, já me estiquei um bocadinho no texto, quem não tiver pachorra, não leia :lol:

Um abraço e boas pedaladas.
 
A

antoniojmsantos

Guest
OLá Ludos
Quaria só manifestar o meu agrado para com a tua ideia
As coisas se não forem presrvadas desaparecem como está a acontecer com a GR22
Abraço
António Santos
 
Top