Trabalho de Ourives – Manípulo SRAM X7.0 – 9 Velocidades

Un4s33n

New Member
Trabalho de Ourives – Manípulo SRAM X7.0 – 9 Velocidades

Eu tenho uma Grand Canyon 6.0 desde Janeiro deste ano com 4000km. Até já deixei uma análise da bicicleta no tópico http://www.forumbtt.net/index.php/topic,47181.0.html.

Depois de muita lama e rodagem vem os problemas mais comuns, folgas nos cubos, o atrito das “bichas”, a troca e afinação do conjunto da transmissão… enfim, todos sabem do que falo… Mas existe um problema que levei a uma ou duas lojas – o do manípulo X7.0 da SRAM e modelos superiores e inferiores que também sejam trigger (acho que é assim o termo) e disseram-me que aquilo era trabalho de ourives, que o que pagava para um técnico olhar para aquilo não compensava o preço que iria dar por um novo, até mesmo de gama superior.

Explicando o problema que pelo que li em alguns sites é bastante comum – é o facto de as alavancas do manípulo não virem para a posição inicial.

Vou dar um exemplo:
1. Aproxima-se uma área a descer.
2. Como vamos no prato pedaleiro 2 subimos para o prato 3.
3. A alavanca não volta para a posição inicial.
4. Quando chegamos ao fim da descida precisamos por outra vez no prato 2.
5. A alavanca de soltar o cabo não o vai fazer porque a de puxar o cabo não foi completamente para trás.
6. O betetista terá que puxar a alavanca inferior para trás para poder soltar o cabo e mudar de prato

Isto pode acontecer em vários cenários que são também eles comuns!

O que se passou a seguir?! Armei-me eu ourives e coloquei mãos à obra… A primeira vez que desmontei foi um desânimo – umas 4 horas para perceber o total funcionamento do manípulo – onde as molas deveriam assentar, como as peças encaixam, o que devo colocar primeiro… entre outras coisas.

Então passo a explicar como solucionar o problema.

Este problema resulta de poeiras, lama, pó que se intala nos pontos de rotação das alavancas e entre o metal das molas, provocando assim, grande atrito à rotação – um pouco como acontece nos cabos do sistema de transmissão.

Para tal precisamos das seguintes ferramentas:

1 Conjunto de Chaves Sextavadas (são precisas 2 chaves sextavadas de 5mm)
1 Chave de Cruz
Massa consistente (1 mm quadrado chega)
Material de Limpeza qb.

Instruções

1 – Soltem o cabo e desmontem o manípulo todo (não vou colocar como desmontar – se quiserem invertam o processo de montagem e já sabem como o fazer). Cuidado que no processo molas podem saltar e perder-se por isso acautelem-se de todo o material. O resultado final deve ser este. Devem ter estas peças todas:

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2 – Limpar tudo – na minha opinião, vão à cozinha e roubem um pouco de detergente da louça lá da vossa cozinha. Em baixo sinalizo as partes mais importantes das peças que devem limpar.

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As molas assinaladas na imagem são as mais sujeitas a trabalhar menos bem e com maior corpo de mola – responsáveis por devolver a alavanca inferior à posição inicial e provocar tensão no manípulo no sentido de baixar a mudança.

3 – Deixar tudo secar muito bem.

4 – Montar o corpo da alavanca inferior.

a) Pegar na peça dourada da imagem e encaixá-la no buraco.

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b) Colocar a mola na posição indicada, com o círculo no centro e as pontas atrás da peça previamente montada e a ranhura feita na alavanca própria para o efeito. E colocar a “tampa” como mostra a figura.

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5 – Introduzir a alavanca pelo lado interior do suporte do manípulo (parte preta).

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6 – Inserir a mola que faz rodar a alavanca para a sua posição inicial. Atentem nos orifícios assignados para o efeito.

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7 – Após isto vamos colocar o corpo da alavanca superior em cima da alavanca infeior. Se por acaso esta mola se tiver soltado (o que não acontece com facilidade), recolocá-la conforme nas imagens. A parte circular que fica virada para cima deve levar um pouco (mesmo pouco) de massa, onde vai assentar a outra peça circular metálica.

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8 – Depois vamos encaixar as peças superiores, primeiro o objecto circular metálico, sobre o qual assenta o objecto plástico que irá segurar o cabo. Certificar que as partes metálicas ficam bem colocadas. Quer isto dizer, a alavanca inferior deve ter a saliência metálica na base do orifício prolongado da parte metálica de baixo e no topo do orifício prolongado da parte metálica superior (que roda).

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9 – Apertar o parafuso – são necessárias 2 chaves sextavadas de 5mm.

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10 - Colocar a mola de cima (que vai fazer tensão para o manípulo descer de mudança) – mais uma vez atenção que existem orifícios apropriados para tudo!

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11 – Pegar a parte de cima do manípulo e assegurar que a fita está na posição 1 (já explico porquê 1 e não 9).

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dsc1007ve3.jpgjpg

12 – Antes de apertar a parte de cima, e para facilitar que ao montar a parte de cima a mola de cima não salte fora do sítio deve-se dar a tensão completa ao manípulo (protejam os olhos – não vá o diabo tecê-las e ir uma mola disparada aos olhos). Assim encaixem, apertem os parafusos e verifiquem se a fita ficou a rodar em conformidade com os limites do manípulo.

dsc1007ve3.jpg

13 – Peguem numa chave de cruz e apertem o parafuso de mudança de cabos.

dsc1008nq2.jpg
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E é assim, este nosso problema extingue-se por tempo incerto e as já não precisamos de puxar nós as alavancas para trás para poder mudar a mudança!

Espero que seja útil... Principalmente a quem se tentar armar em ourives... Qualquer coisa perguntem...

Antes que me esqueça - o manípulo do desviador frontal é igual e as instruções de montagem também se aplicam - a única diferença é nos objectos metálicos que apenas estão preparados para 3 posições.

Shiftem e Triggem muito!!! :wink: :wink: :wink:
 

bbaixo

Member
Re: Trabalho de Ourives – Manípulo SRAM X7.0 – 9 Velocidades

:clap: :clap:

Excelente Como fazer...

Os meus parabéns pela paciência... :yeah:
 

Invictor

Member
Ora aqui está um grande post!

Na verdade é uma informação bastante útil para os usuários destes manipulos.
Acho que deveria passar a tópico inamovível. :wink:
Obrigado pela partilha de conhecimentos.

Boas Pedaladas
 

100do

New Member
Excelente :clap:

Será que os Shimano são semelhantes? Com uma limpeza assim, ficariam de certeza impecável. A não ser que sobrassem peças :oops:

Bom trabalho :wink:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

excelente trabalho, sei bem a complexidade desse manípulos, já vi uns X9 irem para o lixo devido à dificuldade que têm em ser montados/desmontados.
Não recomendo a ninguém que abra manípulos Sram de ânimo leve, porque como bem se vê as peças são muitas e é muito complicado montar tudo da forma correcta.

Quanto aos Shimano a conversa é outra. A troca de cabo é muito mais fácil (basta tirar uma tampinha e puxar o cabo para fora). Quanto à limpeza, varia de gama para gama. Os XT e XTR abrem-se com facilidade sem que salte nada e podem ser lubrificados sem desmontar tudo. Já os Deore e inferiores têm um mecanismo mais fechado e impossível de desmontar. Os LX nunca vi por dentro.

Este post é muito útil para quem quiser/precisar de re-construir manípulos SRAM.

Jepas
 

Flygye

New Member
Muito bom post , sim senhor, grande tutorial como fazer a manutenção a manipulos da SRAM.

Tou a ver que vou ter problemas tambem, pois estava pensar em trocar as bichas e cabos dos meus (que estão para vir na nova burra).
Será que para mudar as bichas vou ter de desmontar o maniupulo todo, não bastará só retirar o cabo tal como acontece nos da shimano ????
 

khaostik

New Member
Já me aconteceu o mesmo. Da primeira vez ainda desmontei. Entretanto descobri que quando ficam presos basta meter wd40 com fartura para dentro pelo buraco da espia e meter mudanças até não sair mais sujidade;)

Cumprimentos,

Filipe Dias
 

khaostik

New Member
O wd-40 não estraga nada. Mete-se lá para dentro com fartura e ao mesmo tempo metem-se mudanças. Se mesmo assim não funcionar, então só abrindo como neste excelente tutorial:)

Cumprimentos,

Filipe Dias
 

pc10

Member
Tenho uns Sram X9 encostados porque quando o monto a manete inferior não volta à posição inicial ao ser pressionada. Será que a montagem é idêntica à do X7?

Cumprimentos
 

Un4s33n

New Member
:arrow: Jepas,

A tampinha também existe no manípulo SRAM, é a última a ser apertada no tutorial - é também muito fácil trocar o cabo, desde que o manípulo esteja na posição relaxada.

:arrow: Flygye,

A resposta é a mesma que dei ao Jepas, retiras a tampa - aqui deve ser igual aos Shimano!

:arrow: khaostik

WD40 mal não faz ao material, pode é não resolver o problema e o lixo que estiver no resto do manípulo que não sair vai ficar todo acumulado junto do orifício onde roda a alavanca inferior, podendo a alavanca ficar ainda mais presa!

:arrow: 100do

Não sei se são semelhantes, nunca tive um desses para poder "estragar" - eh eh eh

:arrow: pc10

Os X9 pelos manuais são semelhantes aos X0, sendo que tem algumas coisas diferentes dos X7... Isto dado a imagem do manual que parece ter mais capacidades de ajuste - de qualquer forma, a mecânica de montagem parece a mesma...

temp321gf7.jpg

Se alguma vez tiver um X0 ou um shimano, faço o mesmo processo e meto aqui!
 

jonypaul

New Member
Re: Trabalho de Ourives – Manípulo SRAM X7.0 – 9 Velocidades

Boas pessoal, tenho exactamente o mesmo problema nuns shifters Deore. Só que não é em todas as mudanças! Só quando meto o ultimo carreto é que ele fica "retido".
O desviador é um XT invertido.
Há alguma coisa a fazer? Eu diria que a mola está lá e a funcionar, porque basta dar um toque e a manete volta. Parece ficar "presa" em algum sitio.
 

bibo_

New Member
Aiiiiiiiii.... quase que eu via este post a tempo... mas já parti um dos manípulos!
Como dizia o meu avô… “é a estragar que se aprende!”

Obrigado pelo excelente trabalho! :clap:

Muitas e boas pedaladas!
 

red46

Member
Boas.

Desde a um mes para ca que os meus X7 teem andado com o mesmo problema na alavanca inferior, ficam presas a meio :s Eu ja tive para abri-los e limpa-los todos, mas nao tenho tido nem tempo nem paciencia para fazer isso. Com este post detalhado com fotos do Un4s33n, vai ser mais facil :wink:

Excelente post Un4s33n :yeah: :#1: :bompost:

Boas descidas
 

Frei

New Member
Boas

aqui está um excelnte post :twisted:

quero fazer o mesmo ao meu x9 mas não tem os parafusos para tirar a tampa de cima :evil:

alguém poderia dar uma ajuda?
 
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