Torque?! Que pormenor...

paff

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Olá a todos,

Faz hoje 1 mês que comprei a minha Scott Reflex 20 e passados 600 Km resolvi ler o manual.
Primeira critica, o manual não vem em português. Não que tenha dificuldades com o inglês, mas acho que todos os produtos vendidos em Portugal deviam trazer manual em português.

Adiante,
Acontece que fiquei surpreendido com o facto de existir um torque/força medida em Newton/metro para o aperto dos parafusos e apertos rápidos da bicicleta.
Acho muito bem.. mas... como sei medir essa força? Principalmente no aperto rápido da roda dianteira que semanalmente precisa de um aperto pois ao travar nota-se a roda a desviar-se um pouco pro lado do disco.

De resto o manual é pequeno e sem grandes novidades... também do que estava eu à espera?? É apenas uma bicicleta :shock:

Outra coisa... a minha roda de trás está um pouco empenada.. do que será? Faço essencialmente XC.. nenhuma pedra e zero mato.
Será do peso? É que os meus 113 Kg não devem ajudar 8)

Aguardo então as vossas opiniões!
 

sabino

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olá, fazes xc mas mato 0? entao que xc é esse?
sim nao es propriamente leve e podera ser do peso, ou nao... pode ser apenas um raio com menos ou mais aperto que aquilo que deveria ter.

cumps
 

Fura_A_maneira

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Tiveste sorte de não comprar uma bike alemã ou italiana, que ás vezes nem manual em inglês tem.... :lol:

Pois é essa do torque nos apertos rápidos é muito bonita... que eu saiba não existe nenhuma chave que dê para encaixar no aperto rápido. Era uma boa coisa para fazer a cabeça em água à marca!!

Quanto ao empeno na roda de trás, se nunca desempenaste a roda já está na altura de lhe dares um aperto nos raios, pois mesmo que não faças nada de especial com a bike as rodas tendem sempre a empenar quando são novas.

Abraços
 

Bike-Adventure

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Existe uma chave dinamométrica da BBB em conta e com todos as chaves que uma bike precisa.

É importante a questão do momento de aperto, quando apertamos parafusos de aluminio que se levarem grandes apertos podem partir pela cabeça "ao corte".
(Já me aconteceu nõs parafusos de uns Magura HS33).
 

MRocha

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Ao "torque" chama-se binário ou momento. O número, tipo 40NXm, é o resultado do produto do comprimento da chave pela força aplicada perpendicularmente à chave. 40NXm, é, portanto, o momento que aplicas quando fazes uma força de 40Newtons(4Kg+-) perpendicularmente a uma chave com 1 metro de comprimento.40NXm=400kgXcm.
Se quiseres ser "picuínhas" podes pegar num tubo que encaixe no aperto rápido, numa balança para medires a força que fazes e numa calculadora :lol:
 

prodriv3r

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:D se formos a ligar a todos essas pequenas coisas nem se chega a andar na bike!!!!

O que importa é lavar o mato!! :twisted:
 
prodriv3r said:
:D se formos a ligar a todos essas pequenas coisas nem se chega a andar na bike!!!!

Errado. Se tiveres carbonos na bicicleta essa pequena coisa como tu lhe chamas pode fazer a diferença entre partir ou aguentar muitos anos. Todas as peças em carbono devem ser apertadas com uma chave dinamómetrica devido à forma como o carbono aguenta ás forças. O mesmo para peças weight-weenies que têm materiais menos tolerantes a grandes apertos. Embora o mesmo seja válido para todos os outros materiais/peças nestes dois esse factor é de grande importância.

A bbb tem uma chave relativamente acessível (perto de 38 euros se não me engano). Agora medir o torque dos apertos rápidos é que não fazes com essa chave :mrgreen:

Um abraço
 

prodriv3r

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shadowlord said:
prodriv3r said:
:D se formos a ligar a todos essas pequenas coisas nem se chega a andar na bike!!!!

Errado. Se tiveres carbonos na bicicleta essa pequena coisa como tu lhe chamas pode fazer a diferença entre partir ou aguentar muitos anos. Todas as peças em carbono devem ser apertadas com uma chave dinamómetrica devido à forma como o carbono aguenta ás forças. O mesmo para peças weight-weenies que têm materiais menos tolerantes a grandes apertos. Embora o mesmo seja válido para todos os outros materiais/peças nestes dois esse factor é de grande importância.

A bbb tem uma chave relativamente acessível (perto de 38 euros se não me engano). Agora medir o torque dos apertos rápidos é que não fazes com essa chave :mrgreen:

Um abraço


Shadowlord naturalmente!!! :D mas a bicicleta do nosso companheiro não é de carbono :wink: .. Relativamente ao carbono concordo contigo.

Por causa dessas coisas dos apertos já tive que abandonar duas provas, agora é apertar até sentir que está bem apertado (também é preciso ter noção do aperto) ... Jás são alguns anos a apertar e desapertar parafusos. :wink:
 

pratoni

Active Member
já vais com sorte, a minha bike nem manual trouxe...

Só trouxe o manual da suspensão e do amortecedor... :s
 
prodriv3r said:
mas a bicicleta do nosso companheiro não é de carbono

Nem precisa! Qualquer parafuso ou peça (minimamente bem desenhado :D) tem o seu valor máximo de aperto. Seja titânio, carbono ou o comum alumínio. Logo não é necessário o rapaz ter uma bike de carbono para apertar os parafusos como deve ser :wink:

Por acaso também não tive direito a manual de instruções. A sorte é que até sei inglês e o manual existe no site :mrgreen:

Um abraço
 

prodriv3r

New Member
shadowlord said:
prodriv3r said:
mas a bicicleta do nosso companheiro não é de carbono

Nem precisa! Qualquer parafuso ou peça (minimamente bem desenhado :D) tem o seu valor máximo de aperto. Seja titânio, carbono ou o comum alumínio. Logo não é necessário o rapaz ter uma bike de carbono para apertar os parafusos como deve ser :wink:

Por acaso também não tive direito a manual de instruções. A sorte é que até sei inglês e o manual existe no site :mrgreen:

Um abraço

:D.. fantástico, mas não estou a dizer tem o seu valor de aperto, nem que não se deve seguir isso, mas na minha opinião não é relevante uma chave dinamometrica para apertar os parafusos de uma bicicleta especialmente de BTT...

Mas não acho mal que apertem com cuidado os parafusos. :D
 

Fábio A.

New Member
paff said:
Outra coisa... a minha roda de trás está um pouco empenada.. do que será? Faço essencialmente XC.. nenhuma pedra e zero mato.
Será do peso? É que os meus 113 Kg não devem ajudar 8)

Boas!

Tenho a minha Hardrock faz amanhã 2 meses, e, quando ele tinha 1 mês, ficou com a roda de trás empenada...
Não peso 113kg, :twisted:, e essencialmente faço XC e desço algumas escadas...

Penso ser das escadas, ou estarei enganado?! :roll:

Já fui à loja onde a comprei, e já a desempenei, mas tenho a impressão que ela ainda está
ligeiramente empenada... :shock:

Isso faz algum mal?
Posso andar com ela assim?

Obrigado! :D
 

Jepas

Super Moderador
Já fui à loja onde a comprei, e já a desempenei, mas tenho a impressão que ela ainda está
ligeiramente empenada...

Então não ficou desempenada. Às vezes os pneus podem dar a impressão de roda empenada, por não serem tão precisos em construção como os aros. Sugiro que gires a roda e com algum objecto fixo na escora verifiques se o aro se desvia ou não. No caso de teres v-brakes é muito fácil de ver (se o aro bate algumas vezes na pastilha a cada rotação).

Se tiveres discos, vais ter mesmo de encostar algo ao aro para verificar, a vantagem dos discos é também o facto de poderes ter uma roda empenada sem afectar a travagem. Um ligeiro empeno (desvio de 2 a 3 mm) não afecta o desempenho.

Jepas
 

pratoni

Active Member
tens v-brakes ou discos?

Os v-brakes são mais sensíveis a empenos nas rodas dos que os discos porque os calços podem ficar a tocar na roda empenada e travarem-te a progressão. Nos discos só há problema se o disco estiver empenado e não a roda.

mas nunca convém andar com rodas muito empenadas... :wink:
 

Fábio A.

New Member
Boas!

Desde já, obrigado pelas respostas. :wink:

pratoni said:
tens v-brakes ou discos?

Tenho Discos...

pratoni said:
mas nunca convém andar com rodas muito empenadas... :wink:

Sim, e muito não está..
Isto no caso de estar, porque pode ser só mesmo uma impressão minha.. :roll:

Abraço
 

Fura_A_maneira

New Member
O aperto com chave de torque de qualquer material é muito importante, e pode safar de uma queda ou mesmo de um acidente grave.
Podem confirmar isso se fizerem uma pesquisa pelos avanços, pedaleiras, guiadores, etc do antigamente que traziam a força do aperto e compararem com a quantidade deles que trazem escrito actualmente.
Vão ver que poucos ou quase nenhum trazia.

Eu gosto sempre de apertar principalmente o guiador, o avanço, a pedaleira e os discos pois são as partes onde devemos ter mais cuidado... quanto ás rodas só mesmo por sensibilidade e toque!

Abraços
 

prodriv3r

New Member
Fura_A_maneira said:
O aperto com chave de torque de qualquer material é muito importante, e pode safar de uma queda ou mesmo de um acidente grave.
Podem confirmar isso se fizerem uma pesquisa pelos avanços, pedaleiras, guiadores, etc do antigamente que traziam a força do aperto e compararem com a quantidade deles que trazem escrito actualmente.
Vão ver que poucos ou quase nenhum trazia.

Eu gosto sempre de apertar principalmente o guiador, o avanço, a pedaleira e os discos pois são as partes onde devemos ter mais cuidado... quanto ás rodas só mesmo por sensibilidade e toque!

Abraços

Fura_A_maneira

Mas á que ter muito cuidado, porque os apertos que vem descritos (Nm) no material pode estar condicionado por várias coisas.

Na minha opinião temos que testar todos esses apertos no terreno e com o tempo... porque está em causa a conjugação de varios materiais com diferentes caracteristicas e em certos componentes pode não ser suficiente ou ao em demasia. (Experiencia propria :) ).

Nos manuais pode ser diferente porque já pode vir o aperto ideal entre componentes em especifico.

Ciclo Cumps :lol:
 

shelltox

Super Moderador
Não é só para o carbono que se deve ter atenção ao torque..
Já parti 2 avanços de alumínio de tanto apertar os parafusos!!..por isso, apertar com força as ligas metálicas, pode ser igual a estar perto do limiar da sua resistência.

Quanto aos apertos rápidos:
qrhalfway.jpg

(idêntico ao que a shimano diz nos seus manuais)

O aperto "open cam", necessita de mais um pouco de aperto.
tire8.jpg


http://www.parktool.com/repair/readhowto.asp?id=56
 
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