Torque máximo na cassete

Vega

Member
Boas,

Há algum entendido em mecânica que me possa esclarecer uma coisa?

É possível partir um cepo apertando demais a cassete?

Para que serve o máximo de torque que normalmente vem na rosca na cassete?

Obrigado
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Normalmente vem escrito o aperto em Nm para apertar a cassete.

Esses Nm são medidos com uma chave que mede o aperto que está a medir.
 

Vega

Member
Sim, mas se apertar a cassete demais ultrapassando essa medida Nm o que pode acontecer?

Posso partir o cepo apertando demais a cassete? Ou não corro esse risco de partir o cepo?
 

Jepas

Super Moderador
Eu diria que depende do cepo e depende da porca, porque existem ambos em aço (mais resistente) e em alumínio (mais leve). Eu acho que antes de partir o cepo pode-se é danificar as roscas (do cepo ou da porca) ou mesmo o estriado da porca (é possível que a chave salte com torque a mais). Felizmente qualquer uma das peças é substituível em caso se avaria.

As porcas normalmente são apertadas a 40 Nm, o que já é um valor muito alto, não sei porque alguém quereria ultrapassar esse valor...
 

Vega

Member
Estou só desconfiado.

Deixei a roda traseira numa loja, para manutenção, com o intuito de me trocarem as esferas e a massa do eixo. Qual não é o meu espanto quando me ligam a dizer que o cepo também precisava de ser substituído porque estava partido!.

É que eu na véspera tinha tirado a cassete, e limpado e inspecionado o cepo e este estava intacto. Como a roda foi directa para a revisão, ou seja não voltei a andar de bike, a única coisa que podia ter partido o cepo era o aperto da cassete e nada mais. E não apertei à bruta. Apenas dei um bom aperto. Aliás já tirei e voltei a pôr a cassete dezenas de vezes, não era a 1ª vez que o estava a fazer.

Está-me a custar crer que a loja me esteja a enganar. É uma loja muito conhecida e a qual já utilizei muitas vezes. Mas não consigo perceber como é que o cepo estava partido nas mãos deles e nas minhas estava aparentemente intacto.
 

Jepas

Super Moderador
Mas isso é assumindo que o cepo partiu na zona de aperto da cassete, os cepos até podem partir noutros pontos (invisíveis por fora), por exemplo, na zona dos liguetes:

jq2w5y.jpg
 

JARBAS83

Active Member
Nada como pedires para veres a peça partida quando fores buscar a bike... isso deve sempre ajudar a perceber o que se passou...
 
Top