TopoLusitânia - Cartografia topográfica de Portugal para GPS Garmin

Bmiguelpaiva

New Member
Obrigado Shelltox....vou dar uma olhadela nos posts para depois ver se me consigo desenrracar a instala-lo.

Mais uma questao...estou a planear uns dias de aventura e descoberta em Btt pelo Geres em agosto....sera que o tip tem vantagens neste aspecto ? E que se nao estou enganado o Typ mostra o relevo e altitudes,coisa que abunda pelo geres :)
 

shelltox

Super Moderador
O .typ só por si não irá acrescentar nenhuma informação ao mapa, só lhe muda o aspecto, o TL já tem as curvas de nivél a 10m que é uma muito boa representação grafica da morfologia do terreno. A equipa topolusitania disponibiliza uma camada DEM digital elevation map, esta sim acrescenta ao TL a informação de altitude, para ser possível mostrar o perfil de altitude futuro aquando de segue um track ou uma rota, tal como já permite mostrar as sombras de relevo(que não aprecio por escurecer o mapa)
 

Pedro MM

Member
Shelltox, nota-se bem a diferença quando adicionada a camada DEM?
Eu tenho o Edge 705 e tenho no GPS o CN 2013 e o TL 96 no cartão micro SD.
Como adiciono o DEM?
 

shelltox

Super Moderador
Pedro MM, não se vê nada...essa camada é só informações, GPSr que tenham visualização de 3D ou sombreado de relevo irá se ver a visualização do relevo, tal como referi onde se nota é também nos aparelhos que permitem visualizar o perfil de altimetria 'futuro', pontos altos e baixos .
Getting More Out of Track Navigation

6a00d83451bb7069e20120a721c59f970b-pi


Não sei se o Edge 705 processa tal informação ..mas parece-me que não
 

Pedro MM

Member
Pois eu tb creio que não!
Mas se for mudando de imagem, ex: "mapa", informação de dados", "tem um ecrã que aparece um gráfico de montanha", é isso?
 

zribeiro

New Member
já ando a recolher informações para ajudar a completar o mapa, mas como faço com alguns caminhos (até agora só detectem um), que está completo do ficheiro para passar directamente para o GPS, mas no ficheiro para o mapsource o caminho não está lá?
 

shelltox

Super Moderador
Será que tem mais mapas, além do TL activo, no GPSr? Poderá ser uma das causas de aparecer mais caminhos que no MapSource, outra pode ser se tratarem de versões diferentes
 

dgzbj40

New Member
Boas, estou a utilizar o TL pela primeira vez e instalei a versão 0.96 no cartão de memória do meu Oregon 550. A minha questão tem a ver com aparecerem 2 mapas TP repetidos no menu de 'Seleccionar Mapa'. Isto é normal ? Se alguém me poder esclarecer agradeço. Cumps
 

Pedro MM

Member
Sim é! Depende da forma como o instalaste no cartão de memória.
Como o fizeste? Copiaste o ficheiro para o cartão, ou extraiste o mapa do mapsource para o gps?
 

dgzbj40

New Member
Pedro MM : Copiei o ficheiro directamente para o cartão. Como uso MAC ainda não atingi como poderei se é que posso utilizar o Mapsource para instalar o TL. Antes de mais obrigado, e ao que parece tenho que manter os 2 mapas repetidos activos não é isso?
 

Pedro MM

Member
Olha isso aconteceu-me, mas foi ao sacar do Mapsource!
Assim como dizes nunca me aconteceu!
Vê se tens algum mapa igual na memória do gps.
Caso não tenhas, eu creio que o facto de estar repetido, é a chamada sombra do mapa, creio eu!
Mas experimenta, creio que basta ter um mapa activo!
 

shelltox

Super Moderador
dgzbj40 a questão dos 2 mapas encontra a explicação neste post. Para instalação do TL no basecamp é seguir as indicações do blog do TL para mapsource..só não sei como para OS X mas já li algo no blog TL
 

dgzbj40

New Member
Ok obrigado shelltox, mas começo a acreditar que é o ficheiro topolusitania_v096.gmapi (que é o ficheiro que deveria ser aceite pelo Basecamp) que está com algum defeito. Já tentei tudo e nada.
Quanto aos 2 mapas já encontrei a explicação.
 

dgzbj40

New Member
Já resolvi o meu problema. Aqui fica a solução para quem quiser instalar o Topolusitania no Basecamp em Mac OSX e estiver a ter problemas em instalar o ficheiro .gmapi : Desinstalar o Mapinstall e o Mapmanager do computador e voltar a instalá-los (encontram-se em garmin.com/mac). Depois de estarem reinstalados basta clicar no ficheiro topolusitania_v096.gmapi e será aceite.
 

RMG_53

New Member
olá pessoal.....
tenho um edge 800, o meu primeiro GPS e não percebo anda disto, até agora tenho-o utilizado apenas como ciclocomputador, tenho dois tracks que pretendo fazer mas até agora ainda não consegui......porque não sei como fazê-los correr no GPS, alguém me pode ajudar?

em relação aos mapas, que é o tema deste tópico, instalei o topolusitania versão 0.96
mas agora ainda não consegui perceber como posso instalar esse tal .typ ???

e os mapas citynavigator apenas se podem obter através de compra?

obrigado e desculpem lá...
 
Top