TESTE Ultra low friction testing program

Marco Monteiro

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Ultra low friction testing program



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Venho dar o meu feedback, apesar de não ser muito entendido na matéria, mas penso que posso dar o meu contributo.
Sou proprietário de uma Rockshok Sid RTL com Dna3, nova onde tive oportunidade de fazer 350 km antes de a submeter a este teste.



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A subir, quando bloqueada, antes fazia 10% de curso e agora faz cerca de 30%, mas sobe muito bem, até porque é uma btt e tem de transpor irregularidades e como vou a uma velocidade baixa, não se nota diferença no afundar.

A descer, está no seu mundo e é para o que realmente foi feita, proporcionando bastante prazer, muito precisa na transposição de irregularidades, segura e eficaz, transmitindo uma confiança acima do normal em qualquer trilho.

Quanto á sensibilidade, consegue-se uma melhor leitura, quer sejam pequenas ou grandes irregularidades, pois adapta-se muito bem a qualquer tipo de terreno.

Dá um excelente feeling no cockpit, pois as pancadas secas que fazia ao subir as bainhas, deixou de as fazer. Agora faz subidas rápidas, mas com amortecimento o que torna a suspensão uma almofada.

Em suma: eu é que não posso abusar muito dela, mas esta suspensão está mesmo a pedir que abusem dela…

Desculpem se não utilizei os termos técnicos correctos ou mais correctos, mas se suscitarem algumas dúvidas estão à vontade para as colocar e tentarei esclarece-las…

Boas Pedaladas
 
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Marco Monteiro

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Cada vez mais me convenço que este teste que está a ser realizado, está a ser muito produtivo e sem duvida nenhuma que a suspensão tá com um trabalhar excelente...
No passado domingo tive mais uma oportunidade de a colocar á prova nos singles de Monsanto... brutal... se antes saía de lá com dores nos pulsos, nos cotovelos e nos ombros, desta vez cheguei a casa com os braços como se não tivesse feito nada... se não fosse umas ligeiras dores nas pernas, ainda podia pensar que nem tinha tido o prazer de pedalar...
Obrigado Bruno Aguiar...
 

NunoPascoal

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Viva!

Consegues explicar em que é que consiste o "Ultra low friction"?
Dizes que "A subir, quando bloqueada, antes fazia 10% de curso e agora faz cerca de 30%". Não percebi... Se está bloqueada, como faz 30% do curso?

Fiquei curioso. Se conseguires explicar-te melhor...! :D
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Isto é uma alegria! Espeta-se com um nome todo XPTO GTI turbo, uma foto ao autocolante com o nome da loja na suspensão (será o autocolante que faz a diferença, como os de nicotina pra deixar de fumar?) e diz-se todas as maravilhas do mundo acerca do funcionamento.
E entretanto nem uma única tentativa de explicação técnica acerca da alteração! Ou seja, um tópico sobre algo que não se sabe o que é? O que é que eu fico a ganhar ao ler isto?
E já agora, essas maravilhosas alterações ao funcionamento aqui referidas eu consigo obtê-las em segundos só com a ponta da unha!
 

HR

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Eu também... -10PSI e já está... e sem autocolante!

De facto pelo menos explicar minimamente o que foi feito seria de valor!...
 

subeskema

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Pelo que andei a pesquisar basicamente é trocar o óleo das suspensões na sua revisão por óleo novo.... Porque não estou a ver qual seja a grande diferença... Dependendo da suspensão o óleo sintético a utilizar pode variar de 2.5 a 15W e é determinado pela marca. Existem pessoas que gostam de utilizar diferentes tipos em certas situações porque afirmam que tornam as suspensões mais macias, com melhor resposta, etc. Esquecem-se que com isso podem estar a diminuir a vida da suspensão, visto os vedantes/ o-rings das mesmas poderem não estar preparados para um diferente tipo de óleo, não fazendo ideia se é o caso deste ATXlowfriction, o responsável que nos explique. Os óleos da Motorex que o pessoal utiliza há anos, são de baixa fricção e penso que nunca ninguém se queixou da sua qualidade...

Na minha opinião é daquelas coisas que é melhor deixar nas mãos de quem realmente sabe e tem capacidade de efectuar reparações, falando por experiência própria, já me deram uma suspensão nova e na semana passada na revisão da 100h na marca meteram-me umas bainhas novas e um x-loc novo sem custos. Basicamente, paguei uma susp. e neste momento já vou em 2,5 susp. :D

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Fica aqui o que encontrei sobre essa a referida tecnologia de óleos...
 

atx.team

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AFINAL O QUE É O Atx Ultralow Friction Fork Technology???

Há já alguns meses que começei a testar vários óleos ( um deles foi o ja aqui falado motorex )e aditivos a fim de reduzir ao máximo o atrito exercido pelos casquilho e retentores e das jarras das suspensões a com o objectivo de aumentar a suavidade e a sensibilidade das mesmas.

Na ultima fase de testes cerca de 20 suspensões de varias foram "providas" da ultima versão deste lubrificante a fim de comprovar os resultados obtidos por mim anteriormente obtendo assim feeadbacks de outros riders. estas suspensões foram ser identificadas com autocolante AMARELO "ATX ULTRALOW FRICTION TESTING PROGRAM" colocado do lado esquerdo da suspensão.



de salientar que os a base dos lubrificantes é ESPECIFICA PARA SUSPENSÕES e que os aditivos atifricção e o Politetrafluoretileno ( PTFE) são certificados e completamente inofensivos para qualquer tipo de vendantes!!!

Desde dia 1 de Janeiro que este oleo foi disponibilizado ao cliente final. todas as suspensões que forem sujeitas a manutenção com este lubrificante serão devidamente identificadas com um autocolante VERMELHO atx ultralow friction fork technology

A comprovarem-se os resultados jà obtidos a partir de dia 1 de Janeiro todas as suspensões que forem sujeitas a manutenção com este lubrificante serão devidamente identificadas com um autocolante VERMELHO

espero ter ajudado!

BRUNO AGUIAR--ATX.TEAM







mais feeadbacks em:


http://www.facebook.com/media/set/?set=a.301075543264070.68646.100000848790393&type=3
 

daSilva15

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Eu na minha forqueta costumo deitar sempre wd40...

De salientar que gosto destes testes, pois ao invés das marcas (que morreram, apenas pensam em trocar as cores)
 

tpfernandes

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A troca de óleos de suspensões por óleos mais "finos" já se faz há muito cá por terras de Camilo Castelo Branco...

Sim, para uma maior suavidade das mesmas, com a pressão certa/rebound fazem maravilhas...

O processo não é de todo novo, este criado pelo ATX, não tinha era um nome até então...

:)
 

demorider

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O autor do tópico nunca mais disse o que foi realmente feito na suspensão mas penso que não tenha nada a ver com oleos finos e autocolantes todos xpto, há na realidade aditivos (por exemplo a lancar tem uma aditivo para suspensões) que reduz o atrito entre as bainhas e os retentores..

Eu como recentemente mandei a minha suspensão para o Daniel Pombo para a revisão pedi-lhe que me metesse o tal aditivo anti-fricção que ele nomeia por "3af" e do qual já tinha ouvido falar maravilhas e ate agora a diferença é enorme principalmente nas pequenas irregularidades.. Há também os já muito conhecidos retentores da enduro ou os mais recentes racing bros que tambem reduzem muito a fricção.. Ah e não tem nada a ver com reduzir pressões de ar porque a redução de pressão não elimina nem nunca eliminou a fricção que há entre baínhas e retentores..

Entre baínhas, retentores e aditivos/oleos, rolamentos de molas (só para suspensões a mola) ou até os mais caros tratamentos de baínhas usados nas motas de motocross de competição que também podem ser aplicados nas bicicletas há muita coisa para reduzir a fricção das suspensões e deixar a suspensão mais suave.. Por experiencia própria sei que o tal "3af" faz maravilhas, quanto ao resto, da proxima que a suspensão for para a revisão vai levar com uns racing bros e logo se vê se melhora ou não..
 

sparky

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Nao sei se conhecem um produto aconselhado pela Rockshox de seu nome brunox deo aconselho vivamente porque desde que o comprei noto uma melhor lubrificação das bainhas e tambem uma menor fricção nas bainhas mas sou pouco entendedor nestas mateiras mas é a minha humilde opiniao e só custa 5aerios
 

commendatore

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julgo que estão a falar de meter wd40 nas baínhas para as lubrificarem... eu não meto nada a não ser silicone que usava nos meus carros telecomandados e nas minhas armas de airsoft.
O resto... nem pensar.

Quanto à fricção... muito pode ser melhorado, mas os fabricantes têm de vender revisões... e peças de substituíção.
 

daSilva15

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Certo peixinhos ;)
Ja me cansei de gastar dinheiro em suspensoes!
E quanto a deitarem oleos nas bainhas, tentem te-las o mais limpas possivel, porque esses oleos e silicones + areias/terra é um mimo!
 
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