29er Teste Cannondale Scalpel 29'er Carbon 2 + fotos

S

serradesintra

Guest
Vou tentar ser breve e conciso, deixo algumas fotos e tópicos com os pontos fortes e “fracos” (entre aspas, porque na realidade são pequenos minudências, quase sem relevância). Algumas fotos foram tiradas entre a região do Alentejo e Algarve (Rota Vicentina: http://www.rotavicentina.com/pt/#2)[URL="http://img203.imageshack.us/img203/5599/dsc2545w.jpg"] [/URL][URL="http://img803.imageshack.us/img803/624/dsc2547c.jpg"] [/URL]


IN


- Qualidade insuperável do quadro, estética, decoração, cores e geometria (neste caso tamanho S, ideal para BTTistas a partir 1,65 até 1,75, curiosamente os meus 1,70 assentam melhor nesta 29 do que na minha anterior roda 26 tamanho M, uma Cannondale Rush (deixo aqui o meu teste da Rush: (http://www.forumbtt.net/showthread.php?6214-Teste-Cannondale-Rush-Carbon-fotos). O que refuta a opinião dos que defendem que as 29’s só devem ser a partir de quadros L, para pessoas altas).
- A rigidez estrutural: fantástica na zona da pedaleira (BB30) e na parte traseira, a área da direcção é uma referência. Nota-se que foi uma das grandes preocupações dos engenheiros: fortalecer a estrutura, sem aumentar peso, nas 29’s é fundamental para um bom desempenho. A rigidez das rodas também contribuem muito, principalmente a roda traseira com o eixo de 142x12 mm. Favor não adquirir 29´s com eixos tradicionais nas rodas, é a “morte do artista (do ciclista, neste caso) ”.
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- Componentes seleccionados, exclusivos para um quadro tamanho S, que implica medidas específicas, por exemplo a pedaleira SRAM tem bielas em carbono de 170mm, em vez da dimensão mais vulgar de 175mm e o avanço Cannondale SI é de 90mm (e não de 100mm). Menção à suavidade e fiabilidade do desviador traseiro XTR e manípulos XT; a estética, progressividade e tacto dos travões Avid Elixir 9 Carbon; os leves aros NoTubes ZTR tubeless ready; guiador Truvativ carbono de, imaginem, 700mm (aparentemente descomunal, mas é essencial para a agilidade da bicla);-Suspensão Lefty XLR 100, incrível como sempre: estética, baixo peso; rigidez; linearidade, suavidade, fantástico bloqueio no guiador da RockShox. Levo +/- 105 psi’s para os meus 75kgs.

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- Peso da bicla: 11,100kg, excelente para uma 29 de suspensão total, facilmente (mas com alguns custos) se pode baixar umas boas gramas.- Estabilidade fenomenal, sensação de segurança a descer, podendo atingir velocidades proibitivas, passando com grande facilidade pedras e raízes. Os 100 mm de curso, parecem muito mais.

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- Firmeza e solidez nas subidas técnicas, não andamos a “zizaguiar” como às vezes acontece com as 26. E que tracção, dá para puxar uma roulotte…- Agilidade, soltura, fantástica. Espantem-se, é mais ágil que a Rush roda 26. Sinceramente, o “bicho papão” das 29’s não o senti, graças ao guiador cumprido de 700mm em conjunto com um avanço curto e inclinação negativa, escoras também curtas e ao grau da direcção XC, a Scalpel (“bisturi”, em português), faz jus ao nome, e é um verdadeiro instrumento cirúrgico de precisão, segue para onde a mandamos!- A duração da velocidade cruzeiro é admirável. Depois de lançada, a permanência contínua do rodar é estonteante; por exemplo, se parámos de pedalar numa zona algo plana e nos deixarmos ir, a Scalpel nunca mais pára, parece que tem vida própria, continua e continua a girar, o que é excelente para relaxar a apreciar a paisagem sem ter que dar ao pedal, mantendo um rolamento constante.- Pneus Schwalbe Racing Ralph, surpresa agradável. Rolam muito, agarram bem, são leves e tubeless ready. Todavia, quando estivem calvos, vou calçá-la com a minha marca de eleição preço/qualidade em pneus, a Specialized (desculpa lá Cannondale, mas estes teu rival faz excelentes periféricos). "Aftermarket", a Schwalbe pratica preços pornográficos. Nem percebo porque surge montada de fábrica em 90% das marcas??????

OUT- PREÇO!!! Reconheço que para a qualidade, componentes e exclusividade está até muito bom, comparativamente a outras marcas com produtos similares (por ex. a Specialized, parece-me q está a praticar preços + elevados). Surpreendentemente, esta Cannondale está bem equipada para os padrões habituais da marca, algo que falhavam há uns anos atrás, com equipamento periférico algo “fatela”. Consta que a de 2013 vai estar ligeiramente mais onerosa, com semelhante equipamento;- O amortecedor RockShox Monarch RT3 ainda não me convenceu, mas acho que é mais preconceito, tenho como referência nesta área os amortecedores Fox. O RT3 trabalha com pressões muito altas, o que não me agrada ao nível da fiabilidade e suavidade (para os 75kgs vou agora com 210 psi). Parece-me algo áspero e rijo e as três posições (aberto, meio-termo e quase bloqueado) não se notam assim tanto. Todavia, estou ainda numa fase de experimentar pressões. Acho que andava inicialmente com poucos ar (ao redor dos 170 psi), o que o tornava algo molengão. Todavia, esta forma do RT3 obrar é intencional, é um amortecedor mais resistente à compressão, vocacionado para pedalar e isso nota-se, tem uma tendência mais XC e faz com que, efectivamente, a Scalpel seja um míssil traga milhas. Ganha-se em vitalidade da pedalada, sem interferências e perde-se ligeiramente na sensibilidade. Eventualmente, alguns de vós optaria por colocar esta discrição no “IN” e não no “OUT”. A ver vamos…;

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- Espigão e selim, ambos da Fizik, têm uma qualidade geral muito boa, mas preferia, lá vem o preconceito outra vez, outras marcas mais ao meu prazer. O espigão tem recuo, reconheço que não sou adepto, mas até na prática não tem incomodado e merecia ser de carbono (acho que vai ser o único componente a mudar). Nos selins sempre gostei muito da Specialized Body Geometry, o que estruturalmente é a antítese do selim Fizik , porque não tem aquela “covinha” no meio dos BG que deixa-me “as partes” mais defendidas…

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- O cubo traseiro Sun Ringlé Dirty Flea gira fenomenalmente e é esteticamente bonito, contudo “expele”, quando deixamos de pedalar, um barulho metalizado muito característico, que às vezes ecoa no silêncio dos trilhos, mas há quem goste, soa “high tech”;

[URL="http://img822.imageshack.us/img822/8415/dsc2560b.jpg"] [/URL] [URL="http://img197.imageshack.us/img197/4716/dsc2558c.jpg"] [/URL]

- Posicionamento do suporte do bidon H20, a geometria S do quadro dá pouca margem de manobra para a sua colocação, ficando o bidon (que não convém ser muito grande) algo empinado e próximo do amortecedor, acho esteticamente pouco apelativo e na prática obriga a adquirir um suporte pequeno e de entrada lateral (específico para suspensões totais), deixando, consequentemente, também, parco espaço para o suporte de bicicletas da Thule, quando a levamos no carro;

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- Os cabos ainda não passarem pelo interior do quadro, a Cannondale ainda insiste em passá-los pelo exterior.

Conclusão:
A Cannondale Scalpel 29'er Carbon 2 está orientada para cross country maratona, com o objectivo de seres dos primeiros a concluir a prova. Contudo, é muito polivalente, sobe bem e desce ainda melhor. Mas convém, para aproveitares todas as suas potencialidades, estares em boa forma física, porque esta “sádica” está sempre a pedir que vás mais depressa, com um conforto suficiente que não prejudica a performance.
E mais não digo. Vou mas é pedalar….

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Saudações BTTistas
PL
 

ernez

Active Member
É pá, Mepim, que grande texto, ehehehe, ficáva mais fácil a leitura, se tivesses mais fotos da bicicleta, espalhadas ao longo do texto, boas analizes, abraço.
 
D

DaMaia

Guest
Excelente analise, bom contributo para os indecisos.
Efectuei um teste de 2 dias com uma igual mas equipada com Sram. Tenho-vos a transmitir....mas de maquinas devoradora de kms, quanto mais andas mais ela quer velocidade.
 
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