Teste Cannondale Rush Carbon+fotos

sintra

New Member
Bem….fui à loja comprar um simples par de luvas e sai de lá com uma Rush Carbon 3, foi amor à 1ª vista e no final de contas não trouxe as luvas…
bicip002ut0.jpg

A bicla ao nível do equipamento, já sofreu algumas alterações, ligeiras, relativamente ao original, mas, para mim, alterações fundamentais. Reconheço que pelo preço que se paga, as Cannondale vêem relativamente mal equipadas, contudo têm vindo a melhorar.
O Teste:
Suspensão Lefty Speed 110 DLR2 – uma maravilha, tanto visualmente (“os olhos também comem…”) como a trabalhar. É muito linear o que a torna muito confortável em longas distâncias. Levo 125 PSI para o meu peso de 75KG, ou seja, um pouco mais de pressão do que a indicada, para que não esgote o curso e não afunde muito nas travagens bruscas. Os 110mm são bem aproveitados e chega a ser surpreendente nos buracos maiores. A rigidez é excelente. O que mais me agrada é o facto de pudermos bloqueá-la e também regular o rebound, com facilidade, em andamento, é como se tivesses um painel de controlo, que com facilidade ajustamos ao nosso gosto conforme o terreno que nos surge no momento. Só crítico a susceptibilidade do botão do rebound, que ás vezes se move sozinho com o efeito da trepidação, devia ser mais resistente de accionar.
bicip011ai2.jpg

Outro reparo é a manutenção, a cada 50 horas de serviço deverá ser inspeccionada. Para ver se alguns rail’s não está danificado, porque são susceptíveis de oxidação, razão pela qual devemos após 3 a 4 saída baixar o fole e limpar a massa lubrificante velha e colocar uma nova, para quer todo o sistema fique bem lubrificado (ufa!!!). A água é o maior inimigo desta suspensão, seja em dias de muita chuva, seja a lavar, à que evitar apontar a mangueira para a suspensão. O seu peso ronda os 1.650Kgs, o que não está nada mal, se repararmos que o seu sistema interior é algo complexo e já inclui a direcção e o avanço (100mm), o famoso sistema integrado (SI), que permite baixar peso e aumentar rigidez.
bicicletapauloout07004wo4.jpg


Amortecedor Fox Float RPL Air - divino, melhor é impossível. Tem rebounde, propedal + e – e bloqueia. Está com 150 PSI, uma pressão mais XC, para evitar que as alavancas dos pedais batam no chão, dado que a distancia ao solo do quadro é mais baixa do que a generalidade. O curso teórico é de 110mm, mas desconfio, penso que não sou o único, que na realidade deverá ter 120/125mm. É hiper confortável e linear, um sofá! O bloqueio é uma mais valia, seja no alcatrão ou em alguns estradões de terra batida, obtendo-se assim excelentes acelerações. Curiosamente, utilizo mais o propedal–, mesmo em alguma subidas mais técnicas, porque fico com mais tracção. O sistema monopivote é uma delícia, baixa manutenção (para compensar a dor de cabeça que é a Lefty), muito absorvente e praticamente não bombeia ao pedalar. Sem dúvida o melhor sistema para as longas maratonas (o rabo e as costas agradecem).
bicip010ir4.jpg


Rodas Mavic XM819 Disc Tubless - curiosamente, foi uma das minhas maiores surpresas, porque são muito rígidas, passam “por cima de toda a folha” e não se queixam. O seu peso é muito razoável. O cubo traseiro, um DTSwiss é duma qualidade fantástica, basta ouvi-lo a rodar, parece um relógio Suíço. Todavia, por patetice, ambicionava uma MAVIC SLR - um homem nunca está realmente satisfeito - são mais leves, mas vergam mais e são menos polivalentes, que as actuais…espero que me passe esta mania.

Pneus Maxxis CrossMark Tubless, 26 x 2.1'': estes pneus são 5 estrelas!!!! Talvez tenha sido o componente que mais me surpreendeu. Rolam muito bem e agarram muito, seja em piso seco e solto. Salvam-me de muitas situações limite. Gostam de pressão mais alta que baixa e são um dos principais responsáveis pelo elevado conforto da Rush. O CrossMark é uma evolução dos famosos Larsen, mas com mais tracção e segurança em curvas. São relativamente pesados, 700grs cada um, mas o peso compensa porque não perdem ar e desgastam menos, 2 situações muito comuns em outros pneus UST mais leves. Recomendo a quem quer comprar novos pneus UST que adquira estes, si caro mais compensa (+/-€45 cada um). Levo, também, liquido anti-furos e até agora nem um furinho, mas, claro, é mais peso extra.
bicip004fm9.jpg


Pedais crankbrothers candy c: já são uns velhos amigos, leves e eficientes pedais, tanto a seco como com lama. O apoio que dá a plataforma permite transmitir uma pedalada mais forte nas subidas e amparo extra nas descidas. Quando novos são algo difíceis de encaixar.

Pedaleira FSA Afterburner /Pedaleira XT 2008: a pedaleira FSA foi uma das primeiras alterações, achei-a sólida, mas muito pesada e inestética. As alavancas são para esquecer, por causa da sua forma anafada, os sapatos estão sempre a roçar, danificando ambos. A nova pedaleira XT é fabulosa, aproximando-se cada vez mais da XTR e está com um preço excelente. A sua rigidez a cada pedalada faz-se sentir.

Desviador traseiro SRAM X-9 : gosto bastante, é algo mecânico e brusco, mas parece-me mais preciso e resistente que o similar XT, todavia não chega à suavidade deste último.

Guiador FSA XC190: resistente (oversize) e não muito pesado, mas é largo demais, dá confiança nas descidas a alta velocidade, mas em curvas apertadas e trilhos estreitos é pouco recomendável, estou sempre a “podar” a vegetação. Vou trocá-lo em breve por um de carbono mais curto, na realidade também baixará umas 50grs e trará ainda mais conforto.
Avid Juicy 7: Outros velhos amigos. A modularidade são o seu forte, podes optar por uma travagem mais progressiva ou, caso precises, mais bruta, bastar rodar o botão mágico vermelho, mas o que mais admirei foi que por maior abuso de travão que dês o seu comportamento não se altera, não fica com tacto esponjoso, como acontece habitualmente. Por experiência própria as pastilhas de origem são recomendáveis, não comprem outras marcas de pastilhas.
bicicletapauloout07003lq2.jpg


selim Fi'zi:k Nisene Sport / Specialized Rival: nem coloquei lá a bunda, fiquei assustado, já tive um Fi'zi:k e não gostei nada. Coloquei um Specialized Rival, excelente preço/qualidade/peso/conforto, do melhor que há para maratonas. Eu que não sou grande fã da Specialized, reconheço que nos componentes têm coisas interessantes.

Espigão Cannondale/Thompson Elite: o único componente, para além da minha pessoa, que mantive da minha anterior bicicleta. O espigão que vinha com a RUSH não me agradou nada, não o achei digno para uma bicicleta como esta e, verdade seja dita, poucos espigões podem competir com a qualidade de um Thompson.

Quanto ao quadro é em carbono monocoque (a informação do fabrico é escassa, o segredo industrial obriga a isso), com uma qualidade de confecção fora de série. A traseira continua a ser de alumínio, com as soldaduras polidas. Todo o quadro respira carácter, charme e solidez, principalmente, o tubo da direcção, o grosso tubo diagonal e a zona de encaixe do amortecedor no quadro. O verniz que cobre o carbono é muito resistente e por baixo da pedaleira vem com um reforço extra, uma película de plástico reforçado, por causa daquelas pedrinhas malditas que constantemente batem por baixo e podem danificar. Algo curioso e que de início me assustou – será que vai quebrar?! - é o facto de o tubo do selim, o vertical, vergar transversalmente quando sujeitamos lateralmente o espigão do selim (algo que não acontece nos quadros de alumínio), mas, não há crise nenhuma, é mesmo assim: são estas características flexíveis que fazem do carbono tão confortável.
bicip007ue4.jpg


O conforto e a leveza são as principais características do quadro, bem como a estabilidade a alta velocidade, e isto deve-se ao pouco espaço da zona da pedaleira ao solo e à grande distância ente eixos, contudo a conduzir o quadro não parece grande (tamanho M, para os meus escassos 1,70m), mas reconheço que não é muito ágil em curvas apertadas. Outra grande surpresa é o conforto da máquina com as suspensões bloqueadas, mesmo em alguns relativos maus caminhos, é incrível, de início até pensei que as ditas não estavam fechadas correctamente, mas isto deve-se ao facto do próprio quadro e dos pneus UST conseguirem, só por eles, absorver as irregularidades do terreno. O quadro, ao que consta é feito nos USA, mas sinceramente não acredito, os STATES não têm capacidade para produzir tantos quadros de carbono, principalmente com as políticas laborais que existem naquele país, ou seja, se o quadro por si já é caro, se fosse realmente feito dos EUA custaria uma fortuna e os asiáticos trabalham melhor o carbono que os ianques.

Quanto ao peso do bicho, verdadeiramente, não sei, mas calculo que andará pelos 11,800Kg, com pedais incluídos. Sei que com esta montagem e substituído apenas 2, dispendiosos, componentes a Rush baixaria para +/-10,500Kg:Lefyy carbono e rodas MAVIC SLR (vai sonhando, vai…..).

Esta Rush é ideal para maratonas ou para aqueles que procuram conforto e polivalência ou que sofram de falta de auto-estima (não é o meu caso), porque esta bicicleta chama a atenção de toda a gente, mesmo daqueles que não pescam nada de BTT. A minha família até reconhece que é uma “grande máquina”. Até o meu puto de 3 anos quer uma igual à do papá. Ás vezes um gajo fica algo embaraçado, porque há pessoal desconhecido que nos pergunta tudo e mais alguma coisa acerca da RUSH…sem dúvida que a Rush tem um magnetismo qualquer….Também, já estou imune à piadinha constante acerca da suspensão Lefty – “olha que perdeste um garfo da suspensão pelo caminho”, enfim…

Para finalizar, os 2 maiores problemas da RUSH são os seguintes: 1º - cria uma ciumeira dos diabos lá em casa; 2º - quem tem uma Cannondale, de certeza que não comprará mais nenhuma outra marca, ficamos viciados para toda a vida e todas as outras marcas de bicicleta nos parecem banais!!!

“Melhor que a tua Cannondale, só outra Cannondale mais bem equipada…..”

bicip001sw8.jpg


Saudações BTTistas
Sintra
 

gc

Member
Ola Sintra.

Em priemiro parabens pela maquina!!! è sem duvida uma das minhas bikes de sonho... :wink: quem sabe se não esta mais proxima do que se imagina...

Á uns anitos aconteceu-me o mesmo que tu, fui comprar calços para os v-brake e sai da loja com uma Trek STP que na altura era uma coisa do outro mundo... um amortecedor sem pontos de rotação!!! Ai que isso parte tudo... E hoje é o que se vê, inumeras marcas optam por esse sistema...


Boa analise e agora ja so falta a lefty de carbono e as SLR... :wink:
 

JorgeSantos

New Member
Parabens pela aquisição. Uma excelente máquina :wink:

Uma das boas referencias deste ano. Pessoalmente gosto mais da outra cor, Aquela da Siemens :lol:

Quanto aos componentes, não os considero assim tão fracos quando comparados com outras marcas em quadros de carbono. Diga-se que está aceitável.
A minha sugestão é que os desgastes e quando for tempo de trocar que troques então por uma gama superior. Mas o mais importante já o tens, ou seja a base. E essa base que é o quadro é um "Must".

Tenho a mesma opinião formada acerca dos Crossmark, embora ande sempre nos 35 psis. :wink:
 

sintra

New Member
sai da loja com uma Trek STP que na altura era uma coisa do outro mundo...

É curioso que fales da Trek STP, porque quando comecei nestas andanças do BTT era a minha bicicleta de sonho e considero que foi a mais bonita e inovadora TREK de sempre.

Sintra
 

Zé Rok

New Member
Parabens pela bela máquina.


A ver se não vou comprar luvas a essa loja :!: :!: :!: :!:

Once cannondale, cannondale always
 

otaner81

New Member
Tambem gostava de ser assim,

ando com um grande dilema pq tambem me apaixonei por uma, mas a branca,
se o que dizes e verdade ainda mais doente fico

continua a falar dessa pequena grande maquina
 

pmoliveira

New Member
Parabens pela bela aquisição. Não é uma bicla, é uma Cannondale. :D
Estás no bom caminho, é como dizes:
“Melhor que a tua Cannondale, só outra Cannondale mais bem equipada…..”
Bem vindo á familia. :hehe: :hehe: :hehe: :hehe:
 
E eu que me desfiz da minha Cannondale Prophet... Já estou arrependido, mas os €€€ não dão p/ tudo. Realmente essa Rush está fantástica. Parabéns :mrgreen:
Um Abraço
 

laranjinha

New Member
Parabéns pela excelente aquisição.
Não concordo quando dizes que a Cannondale é uma marca cara e que traz maus componentes, analisa o preçário deste ano e compara com a concorrência (bikes em carbono da Specialized, etc...)! Eu acho "barato", fica com um preço comum ou um pouco mais alto quando traz componentes SI como a Lefty e o pedaleiro.
 

Pato da Btt

New Member
A RUSH é BRUTAL
Um autêntico sofá com rodinhas.
A minha é uma Carbon2 que chegou às minhas mãos em Fevereiro deste ano. As diferenças são a Lefty de carbono, pedadeiro FSA de carbono, espigão e guiador de carbono Controltech, desviador e manípulos XT.
De resto parece-me igual.
Até agora já fiz 4.000 km e o sofá continua a bombar.
Foram os mais bem gastos 4.200 euros da minha vida...
Pontos "menos bons": o manipulo da direita, quando o guiador vira ao máximo, roça no quadro e já me arrancou um bocado de verniz. O cabo do desviador traseiro roça no quadro (junto às letras CA...) e se não tiverem um forte protector, lá se vai o verniz e o carbono. É incrivel como a Cannondale não se lembrou de colocar aí uma guia de cabo :shock:.
Enfim, pequenos pormenores ... que não desvalorizam a excelente máquina que é esta Cannondale Rush Carbon.


Na serra da Gardunha:

cimg0626ef8.jpg


No reabastecimento de Monforte :roll: :

monforteml2.jpg


Na Arrábida:

cimg0510mp9.jpg
 

Dadupe

New Member
Só tenho três coisas a dizer.

Muitos parabéns pela compra. A bike é linda e parece excelente.

Fazer uma revisão a cada 50h???? Que maluqueira...
Bendita a minha reba que só vai de 200h em 200h (quando eu me lembro :mrgreen:)

Se eu tivesse uma loja, queria o nome desse vendedor. Ele vale ouro. Se um cliente vai à loja para comprar umas luvas e vem de lá com uma bike... :mrgreen:
 
Quem me dera ir a uma loja comprar um par de luvas e sair de lá com uma Rush Carbon 3. :mrgreen:

Parabéns pela compra. A bicicleta é linda.

Faço minhas as palavras do Zé Rok: Once Cannondale, Cannondale always. :yeah:
 

laranjinha

New Member
Pato, a pedaleira é FSA ou uma SI da Cannondale!? Pelas imagens parece-me um pedaleiro SI.
A Cannondale assim como muitos outros diz que se deve fazer uma revisão em curtos espaços de tempo - à marca interessa que as peças não dêem problemas e funcionem bem. Esta política não é só utilizada por esta marca.
 

Pato da Btt

New Member
Para ser mais correcto, a pedaleira é Cannondale System Integrated 2-Piece Cranksets, fabricado pela FSA.

Quanto à manutenção da Lefty parece-me um exagero.
Por questões de segurança (os famosos IMPORTANT RECALL NOTICE da Cannondale, que simplesmente fazem a diferença para as outras marcas) a minha já foi aberta e aquilo está 5 estrelas, após quase um ano de uso intensivo.
 

cruza

New Member
Parabens pela compra.
Tambem eu só queria uma Cannondale, mas agora tenho duas. Apenas uma coisa, essa historia do botão do rebound é estranha, o botão na minha lefty não mexe com nenhuma trepidação. A manutenção tambem é um bocado exagerada, uma das minhas cannondale já deve ter 8000km e só vai à revisão uma vez por ano, para mudar o oleo.
 

Zé Rok

New Member
Deve ser doença :doente: :doente: :doente:

Eu tb tenho duas e se pudesse tinha três :mrgreen:
Mas o meu irmão vai comprar bike, e já o convenci a comprarCANNONDALE.

Já agora, o botão do rebound da minha Lefty, tb não muda de posição com facilidade, e tb só mexo na Lefty uma vez por ano.
Se calhar é conveniente veres isso com a tua oficina (ou eu)
 

biciamante

New Member
Continuo a não entender as razões para a opção carbono (pronto admito o aspecto é mais agradável) Tudo o que disseste de bem da Rush com quadro compósito se aplica à minha rush com melhor equipamento, menor preço e possivelmente melhor peso,l com a vantagem para o quadro de aluminio no que concerne á resistencia aos impactos tão frequentes no BTT.

Assim dou-te os parabéns por teres comprado uma máquina fenomenal, não te aconselho a troca das rodas, mas a Lefty carbon merece o investimento...

Para tornares a frente mais ágil e menos pesada recomendo-te a muito bom preço o guiador sobre-elevado da ABR, é um misto de carbono e aluminio que consegue pesos excelentes por um preço ridiculamente baixo, mantem a forma do teu actual guiador tornando no entanto a largura menor em 6Cm o que faz toda a diferença, onde agora sentes que a bicicleta parece lenta a reagir nas curvas apertadas passas a ter uma bicicleta muito mais viva, no meu caso tive mesmo de fazer a troca porque saí uma vez com a velha F800 e nunca mais conseguí achar que a Rush fosse divertida ou eficaz nos trilhos onde as mudanças de direcção são constantes e instantâneas.
 
Top