[Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan (Mais Fotos)

crx16v

New Member
Pois bem, finda uma saga que parecia quase interminável! O tão esperado Litespeed Ocoee acabou por não chegar e, face a uma série de condicionantes, decidi optar por um outro quadro pelo qual, de forma muito marcada, me havia apaixonado há uma grande quantidade de meses atrás: o SuperBow em titânio, que a maioria de vós deverá conhecer, por certo, de uns recentes tópicos "escaldantes" do amigo Vitor.

Antes de fotos e considerações, os componentes (a maioria transitou da anterior bicicleta, mas houve algumas alterações pelo meio) e respectivos pesos, medidos por mim próprio para não haver o efeito "engano de marketing":

Quadro: Corratec SuperBow Titan 2005 - 1550 gramas
Suspensão: RockShox SID World-Cup Athena Edition - (*)
Manetes + Cabos e Bichas + Óleo + Pinças + Pastilhas: XTR dual-control - 2125 gramas, (*em conjunto com a suspensão e pop-loc)
Caixa de Direcção: Ritchey WCS - 96 gramas
Tampa do Avanço: Syntace - 8 gramas
Avanço: Syntace F99 - 99 gramas
Guiador: Syntace Duraflite Carbon - 132 gramas
Tampas de Guiador: Ritchey WCS - 5 gramas
Rotores: Shimano XT - 230 gramas + 28 gramas de parafusos
Pedaleira: Shimano XTR MC-F960 - 803 gramas
Desviador frontal: Shimano XTR - 134 gramas
Desviador traseiro: Shimano XTR invertido - 203 gramas
Cassette: Shimano XT 34-11 - 300 gramas
Rodas: American Classic 350 - 700 gramas (F) + 798 gramas (T) = 1498 gramas
Blocagens: ControlTech Carbono - 68 gramas
Fitas e antifuro: NoTubes - (70 + 45 gramas) x 2 = 230 gramas
Pneus: Continental Explorer SuperSonic - 460 gramas + 460 gramas
Aperto de selim: Corratec - 20 gramas
Casquilho de conversão para 31.6mm: Teflon - 8 gramas
Espigão de Selim: Extralite The Post 31.6 - 172 gramas
Selim: Tune Speedneedle Kevlar - 100 gramas
Pedais: CrankBrothers EggBeater SL - 267 gramas
Corrente: Shimano Dura-ace - 275 gramas
Anilhas: em carbono - 9 gramas

Somatório de pesos: 9310 gramas
Peso em balança com precisão de 100 gramas: 9400 gramas


p8240019nv1.jpg

Perspectiva global da ginga


p8290001rz3.jpg

O leve F99 de 90mm e, ao fundo, o aspecto "gloss" do Duraflite


p8240021oz4.jpg

Pormenor do Duraflite


p8240022xe2.jpg

475/700 ;)


p8240023lx1.jpg

As novas American Classic


p8240024dz8.jpg

Tune Speedneedle, o arrasa ísquions, poupa períneos! :mrgreen:


p8240025xv0.jpg

Peça de joalharia...


Uma curta análise à montaria: o quadro é provavelmente o mais confortável que experimentei (falando em HTs, obviamente), a par do IMX, filtrando de maneira soberba pequenas irregularidades do terreno, anulando quase por completo trepidações do género "trilha de Caterpillar", e absorvendo impactos maiores irrepreensivelmente. Poderá parecer exagero dizer que em algumas circunstâncias apanho mais pancada à frente do que no traseiro, mas não é! :lol:
O comportamento em subida também é bastante satisfatório, sendo notória uma muito boa transferência de potência de pedalada até à roda traseira, desde que a SID, dada a sua afinação bem suave, se encontre bloqueada, obviamente.
As AC, para além de leves (para o que me custaram, MUITO leves! :twisted:), têm um rolar fora-de-série, obrigando o ruído do cepo a pedalar um pouco mais na maior parte das situações. Em termos de rigidez, nota-se alguma perda para as antigas XMax XL, mas nada que faça diferença significativa. Os Explorer têm uma tracção razoável no tipo de terreno típico da época (se bem que já tenha gostado mais dele à frente...) já de si; em "versão" tubeless, dão para subir a maior parte das paredes.

Assim que dê mais uns giros e tenha tempo de escrever umas linhas, farei uma análise mais completa e aprofundada.

Um abraço titânico!
 

JorgeSantos

New Member
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

Parabens. Está mesmo BRUTAL :shock: :shock:
Esse quadro é espectacular.
Já não chegava o VitorZip e aparece-nos agora outro com problemas de stock a mais :mrgreen: :mrgreen: Vais-me dizer que tb tinhas isso tudo na garagem :mrgreen:.

Muito bom!

Abraços
 

Polegar

Active Member
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

è assim um a gente tolera :mrgreen: agora 2 não.

Parabens pela linda bike que tens
Abraço e pedala muito
 

Vitorzip

Member
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

Absolutamente linda... :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: ... deves ter embriagado alguem para te deixarem levar o quadro...

Uma das melhores bikes rigidas de XC que por aqui andam... :clap: :clap: :clap:
 

ruiabreu

New Member
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

Essa bike é realmente qualquer coisa de espetacular...

Parabéns por essa bomba! :clap: :clap: :clap:
 

guilhas

Active Member
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

Parabens crx16v :wink:

tens ai uma máquina, que é qualquer coisa de espectacular, :D :wink:

Boas Pedaladas e força nas canetas :p
 

crx16v

New Member
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários.

Pessoalmente, não a acho das bicicletas mais estéticas, até porque me habituei ao visual dos quadros em carbono, que permitem montagens muito mais chamativas visualmente, muito mais harmoniosas. No entanto, e o que me levou a apaixonar pelo quadro - aparte do conforto que sabia que tinha, uma vez que havia tido o prazer de andar uns tempos com um idêntico, mas em alumínio, que deixava antever isso mesmo -, foi o aspecto fora do vulgar que tem, um pouco "old-school" misturado com uma porção considerável de agressividade.
Ficou, como tal, e na minha opinião, um conjunto engraçado que estou desejoso de experimentar numa maratona. Claro, a seu tempo terá uns upgrades, já magicados e que fazem já alguma "comichão" ao cérebro, porque um homem nunca está plenamente satisfeito.

Entretanto, mais logo colocarei um punhado adicional de fotos da montaria, com alguns detalhes do quadro em si, que é dito não ser um quadro para toda a gente (alguns dos que a experimentaram queixaram-se que os joelhos sofrem impacto nos tubos do quadro; eu, como tenho um pedalar perfeito :lol: :p, não tenho esse problema eheheh)

Um abraço


P.S.: Vitor, se porventura souberes que o antigo dono se encontra em fase depressiva por ter aberto mão dele, avisa por favor, que tudo é negociável e as tais Paduano até me abriram o apetite! loool
 

MrOrbea

New Member
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

Grande maquina sim sr. espero ver esse avião no nacional de XCM :mrgreen:
 
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

Pemso que esse seja um dos quadros mais bonitos que anda no mercado independentemente do material...

Onde é que costumas pedalar mesmo??? :twisted: :ko:
 

Pinho da Cruz

New Member
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

A bike está muito boa, parabéns pela nova aquisição! E esses pneus, qual é a tua opinião?
 

crx16v

New Member
Re: [Teste/Análise] - Corratec SuperBow Titan

Um pouco mais de tempo, um pouco mais de palavras! E de imagens também, claro, que por vezes valem mais que mil tentativas de descrição!

Quadro

Marca: Corratec
Modelo: SuperBow Titan
Ano: 2005
Material: Titânio 3Al/2,5V
Peso: 1550 g

Com o característico design das Superbow, que não deixa ninguém indiferente -ou se adora ou se odeia-, datado de há uma consideravelquantidade de anos já, mas permanecendo um marco em termos de conforto (vejam-se as novas Wilier Cento, Colnago CLX, Specialized Tarmac de estrada, por exemplo, que adoptaram conformações aproximadas do tubo superior), e "confeccionado" de liga de titânio com 3% de alumínio e 2,5% de vanádio, é um quadro que há muito tempo me causava muita curiosidade e mais desejo ainda de possuir um.

No terreno, confirma totalmente a sua reputação de super-confortável, parecendo mais uma soft-tail ou mesmo suspensão-total em descidas mais exigentes e esburacadas,filtrando uma grande quantidade de vibrações e amortecendo pancadas maiores, ao ponto de serem quase imperceptíveis a nível do selim e região lombar,enquanto que são bem sentidas à frente, apesar da SID; em subida alia o baixo peso de um quadro rígido com uma rigidez lateral bastante satisfatória, traduzindo-se isso mesmo numa transferência quase óptima de energia de pedalada à roda traseira, permitindo acelerações explosivas e, portanto (e caso as pernas ajudem, que não só o hábito faz o monge), chegar ao cimo do monte primeiro que "aquele" amigo mais competitivo.

Comparativamente aos quadros em carbono que já experimentei mais recentemente, para não colocar em jogo quadros de décadas diferentes e, assim, épocas evolutivas dispares também, (leia-se, Trek 9.8, Specialized S-Works HT, Scott Scale e Orbea Alma), apresenta uma rigidez e eficácia em subida/sprint equiparáveis, sendo de longe superior em conforto (e em durabilidade também, assim espero que a teoria se demonstre certa).
Superior é também em termos de peso, para mal dos meus pecados e obsessão quase patológica com esse factor, acrescentando cerca de 180 gramas aos dois primeiros, 350 ao último deles e... bem, ao Scale abstenho-me de fazer contas! Rezo para que, no final de uma maratona, tal diferença seja compensada com uma menor tortura em termos de pancada e, como tal, com uma maior capacidade de a segurar nas descidas mais exigentes e de subir montado as paredes últimas, ignorando, por não os sentir, ressaltos e buracos causadores de perda de tracção. Pelo sim, pelo não, e não vá o diabo tecê-las, decidi retirar peso em alguns outros componentes...


p8290001bhv7.jpg



p8290001b1pp5.jpg

Ainda não deixei cá marcas dos joelhos! :p


p8290001b3gx2.jpg



p8290008fe1.jpg




Suspensão

Marca: RockShox
Modelo: SID World-Cup Athena Edition
Peso: Aproximadamente 1300 gramas + pop-loc
Curso: 80 mm

Muito semelhante às SID WC, com a sua bela coroa em carbono, bem como o tubo de direcção, com as suas bainhas de diâmetro reduzido, tão eficazes a retirar peso e igualmente eficazes a "torcer", tem algumas particularidades: edição limitada a 700 unidades, comemorativa dos Jogos Olímpicos de Atenas, tendo pintura em branco-pérola que muda ligeiramente de coloração e tonalidade consoante a luminosidade e ângulo de incidência solar, autocolantes próprios, um sistema de bloqueio ligeiramente diferente das WC "normais" e, no total (dizem eles), menos uns 20 gramas - se é verdade ou mentira, não sei, que nunca pesei duas em estado "puro".

Em termos práticos, pauta-se por quase menos 300 gramas que as mais directas concorrentes Reba WC, Fox 32 (um pouco menos em comparação às Manitou R7) e por uma suavidade de funcionamento excepcional, tornando caminhos mais terpidantes em algo apetecível e permitindo passar pela grande maioria de obstáculos típicos de MX e XC sem dar a volta por cima da burra :lol:
Negativamente, há a apontar a tal torção lateral tão típica e sobejamente conhecida, que requer um certo hábito e uma boa dose de sustos (em curva, quando se apanha uma pedra por um dos seus bordos, especialmente se solta) de treino;
a manutenção também tem de ser feita segundo o relógio, dentro de determinadas horas de uso, com certos cuidados intermédios.
Para mim, continua a suspensão de eleição para competição.


p8290005hr6.jpg



p8290002gk1.jpg

Com uma dedada, desculpem...




Rodas

Marca: American Classic
Modelo: 350 MTB
Ano: 2007
Peso: 1498 gramas

O upgrade major em relação ao material que usava antes! Troquei as "míticas" CrossMax XL e estou satisfeito, ou não fossem estas mais leves o suficiente para compensar (e sobrecompensar até) a diferença entre os quadros! :lol: :mrgreen: :twisted: Em termos de inércia e atritos internos estão, como comprovado por testes de revistas independentes, a anos-luz de distância; e isso nota-se bem na prática, permitindo estas uma aceleração-canhão e "rolando" notoriamente melhor que as XMax.
Têm um grande "senão": o cepo canta quase sempre, ao estilo das DT 1540, para quem já teve a possibilidade de experimentar umas, fazendo com que em recta e descidas mais rápidas nos vejamos quase que obrigados a carregar no pedal com mais vigor! Em termos de rigidez lateral, perdem um tudo-nada, mas não ao ponto de ser por demais evidente.

Empenos? Acredito que sim; se já as XMax empenavam... Mas até agora, sem problemas a esse nível.




Pneus

Marca: Continental
Modelo: Explorer SuperSonic
Ano: 2007
Peso: 460 gramas cada

Se há coisa que gosto num fabricante é anunciar com exactidão as características dos seus produtos: 460 gramas, nem mais nem menos um. Fiquei atrapalhado quando, ao montá-los sem câmara, recorrendo às fitas e anti-furo/vedante da marca NoTubes, reparei que os pneus apresentam de origem já algumas descontinuidades milimétricas na carcaça (pequenas perfurações inframilimétricas). Nada que o vedante não resolva prontamente, mas aquando de períodos alargados de inactividade, tendem a perder ar. Contudo, ninguém mos manda usar sem câmara.

Manias à parte, é talvez o pneu mais polivalente que já utilizei na roda traseira: bastante boa tracção em piso seco e pedregoso (não é propriamente um Python, o meu preferido para estas condições climatéricas que se fazem sentir)
muito bom comportamento em piso humedecido e bom comportamento em molhado (em lama não escoa particularmente bem, embora seja suportável o seu comportamento, mas para isso há os Nobby Nic ;p). A durabilidade é muito aceitável, bem acima de qualquer um dos outros referidos.

Montado na roda frontal (e talvez aliado à SID, não descarto essa hipótese) já me convenceu mais em piso seco: a falta de "ombros" torna-o instável em curva, não (me) permitindo grandes aventuras nem um "deitar" pronunciado em curva, sob a pena de deixar fugir a frente e de deixar fugir também um par de dentes... Contudo, não sou grande exemplo para ninguém nesse tipo de inclinações negativas.
Em terreno arenoso, para esquecer: parece manteiga a deslizar de um lado para o outro do trilho! Já em pisos húmidos, bastante regular.
Resumindo, é inferior, do meu ponto de vista, ao que usava anteriormente (IRC Mythos II, muito embora em piso solto seja também algo "matreiro" em curvas apertadas e com algum momento) em termos de comportamento; mas o peso compensa tanta coisa do ponto de vista psicológico (ou psiquiátrico! :lol:)...

Estou desejoso de experimentar o Weirwolf... mas tenho um par adicional para gastar ;)


p8290015pi0.jpg





Transmissão

Marca: Shimano
Modelo: XTR dual-control
Ano: 2006

XTR é XTR. Para quê alongar-me mais?


p8290011ra6.jpg



p8290012ro4.jpg





Travões

Marca: Shimano
Modelo: XTR disco, hidráulico
Ano: 2006

Deixem a Magura ou a Avid lancarem uns com sistema idêntico ao dual-control (sonhar não custa...) que eu já lhes digo... :twisted:
Travar, lá isso travam, não há dúvida; o "problema" é a diferença de eficácia para os de topo das duas marcas que referi, pelo menos com a configuração discos/pastilhas que utilizo.

(Private: E sim, Vitor, mesmo o "feeling" do carbono já não me causa transtorno: andei de Record Ultra em estrada e estou a pensar mandar fazer umas "alavancas" em carbono para os manípulos Dura-Ace! lol)


p8290004zp5.jpg



p8290003nd3.jpg

A bela e leve blocagem ControlTech :wink:




Espigão de selim e selim

Admito que o Ritchey WCS Carbon é um marco em termos de conforto e filtragem de vibrações indesejadas mas... ainda as sinto menos, vá-se lá bem compreender! :lol:
O espigão é assustador em termos de espessura de alumínio, confesso; uma coisa ínfima e que não transmite grande confiança. Mas tem comprovada resistência já, tanto pelas pancadas que já fiz questão que recebesse como pelo uso que o Vidrinhos dá a um há bastante tempo já... E se ele usa, abusa e não parte (pese, muito embora, o "tira-linhas" que é), está aprovado! E o visual, deus meu, o visual... Soberbo!

O Speedneedle faz bem jus à sua fama de "duro que nem cornos" para a zona isquiática, sendo um pouco massacrador no primeiro par de voltas mesmo para quem tem o traseiro já bem habituado às agruras dos selins de baixo peso; contudo, e face à conformação do dito, a zona períneal não assenta no selim e, quando o faz, o entalhe no revestimento do mesmo cumpre a função para que foi concebido e, digo-vos, é um alívio ao fim de uns quilómetros valentes! Recomendo!
 

JorgeSantos

New Member
* Citação : "Com uma dedada, desculpem...""


Desculpa lá! Mas eu não desculpo!! :mrgreen: :mrgreen:

Pessoas como tu deviam ser expulsas do forum. Provocar a cobiça devia ser proibido daqui! Vai mas é andar nisso :wink:

Parabens. Excelente análise, excelentes fotos e por fim EXCELENTE BIKE!
 

BigFoot

New Member
tao mas isto pegou moda?! lol mais uma bicla que devia tar muito bem escondida.. ninguem sabe onde ele mora?! :mrgreen: :twisted:

Parabens pela bike esta espetacular! :wink:
 
Top