Pois bem, finda uma saga que parecia quase interminável! O tão esperado Litespeed Ocoee acabou por não chegar e, face a uma série de condicionantes, decidi optar por um outro quadro pelo qual, de forma muito marcada, me havia apaixonado há uma grande quantidade de meses atrás: o SuperBow em titânio, que a maioria de vós deverá conhecer, por certo, de uns recentes tópicos "escaldantes" do amigo Vitor.
Antes de fotos e considerações, os componentes (a maioria transitou da anterior bicicleta, mas houve algumas alterações pelo meio) e respectivos pesos, medidos por mim próprio para não haver o efeito "engano de marketing":
Quadro: Corratec SuperBow Titan 2005 - 1550 gramas
Suspensão: RockShox SID World-Cup Athena Edition - (*)
Manetes + Cabos e Bichas + Óleo + Pinças + Pastilhas: XTR dual-control - 2125 gramas, (*em conjunto com a suspensão e pop-loc)
Caixa de Direcção: Ritchey WCS - 96 gramas
Tampa do Avanço: Syntace - 8 gramas
Avanço: Syntace F99 - 99 gramas
Guiador: Syntace Duraflite Carbon - 132 gramas
Tampas de Guiador: Ritchey WCS - 5 gramas
Rotores: Shimano XT - 230 gramas + 28 gramas de parafusos
Pedaleira: Shimano XTR MC-F960 - 803 gramas
Desviador frontal: Shimano XTR - 134 gramas
Desviador traseiro: Shimano XTR invertido - 203 gramas
Cassette: Shimano XT 34-11 - 300 gramas
Rodas: American Classic 350 - 700 gramas (F) + 798 gramas (T) = 1498 gramas
Blocagens: ControlTech Carbono - 68 gramas
Fitas e antifuro: NoTubes - (70 + 45 gramas) x 2 = 230 gramas
Pneus: Continental Explorer SuperSonic - 460 gramas + 460 gramas
Aperto de selim: Corratec - 20 gramas
Casquilho de conversão para 31.6mm: Teflon - 8 gramas
Espigão de Selim: Extralite The Post 31.6 - 172 gramas
Selim: Tune Speedneedle Kevlar - 100 gramas
Pedais: CrankBrothers EggBeater SL - 267 gramas
Corrente: Shimano Dura-ace - 275 gramas
Anilhas: em carbono - 9 gramas
Somatório de pesos: 9310 gramas
Peso em balança com precisão de 100 gramas: 9400 gramas
Perspectiva global da ginga
O leve F99 de 90mm e, ao fundo, o aspecto "gloss" do Duraflite
Pormenor do Duraflite
475/700
As novas American Classic
Tune Speedneedle, o arrasa ísquions, poupa períneos! :mrgreen:
Peça de joalharia...
Uma curta análise à montaria: o quadro é provavelmente o mais confortável que experimentei (falando em HTs, obviamente), a par do IMX, filtrando de maneira soberba pequenas irregularidades do terreno, anulando quase por completo trepidações do género "trilha de Caterpillar", e absorvendo impactos maiores irrepreensivelmente. Poderá parecer exagero dizer que em algumas circunstâncias apanho mais pancada à frente do que no traseiro, mas não é! :lol:
O comportamento em subida também é bastante satisfatório, sendo notória uma muito boa transferência de potência de pedalada até à roda traseira, desde que a SID, dada a sua afinação bem suave, se encontre bloqueada, obviamente.
As AC, para além de leves (para o que me custaram, MUITO leves! :twisted, têm um rolar fora-de-série, obrigando o ruído do cepo a pedalar um pouco mais na maior parte das situações. Em termos de rigidez, nota-se alguma perda para as antigas XMax XL, mas nada que faça diferença significativa. Os Explorer têm uma tracção razoável no tipo de terreno típico da época (se bem que já tenha gostado mais dele à frente...) já de si; em "versão" tubeless, dão para subir a maior parte das paredes.
Assim que dê mais uns giros e tenha tempo de escrever umas linhas, farei uma análise mais completa e aprofundada.
Um abraço titânico!
Antes de fotos e considerações, os componentes (a maioria transitou da anterior bicicleta, mas houve algumas alterações pelo meio) e respectivos pesos, medidos por mim próprio para não haver o efeito "engano de marketing":
Quadro: Corratec SuperBow Titan 2005 - 1550 gramas
Suspensão: RockShox SID World-Cup Athena Edition - (*)
Manetes + Cabos e Bichas + Óleo + Pinças + Pastilhas: XTR dual-control - 2125 gramas, (*em conjunto com a suspensão e pop-loc)
Caixa de Direcção: Ritchey WCS - 96 gramas
Tampa do Avanço: Syntace - 8 gramas
Avanço: Syntace F99 - 99 gramas
Guiador: Syntace Duraflite Carbon - 132 gramas
Tampas de Guiador: Ritchey WCS - 5 gramas
Rotores: Shimano XT - 230 gramas + 28 gramas de parafusos
Pedaleira: Shimano XTR MC-F960 - 803 gramas
Desviador frontal: Shimano XTR - 134 gramas
Desviador traseiro: Shimano XTR invertido - 203 gramas
Cassette: Shimano XT 34-11 - 300 gramas
Rodas: American Classic 350 - 700 gramas (F) + 798 gramas (T) = 1498 gramas
Blocagens: ControlTech Carbono - 68 gramas
Fitas e antifuro: NoTubes - (70 + 45 gramas) x 2 = 230 gramas
Pneus: Continental Explorer SuperSonic - 460 gramas + 460 gramas
Aperto de selim: Corratec - 20 gramas
Casquilho de conversão para 31.6mm: Teflon - 8 gramas
Espigão de Selim: Extralite The Post 31.6 - 172 gramas
Selim: Tune Speedneedle Kevlar - 100 gramas
Pedais: CrankBrothers EggBeater SL - 267 gramas
Corrente: Shimano Dura-ace - 275 gramas
Anilhas: em carbono - 9 gramas
Somatório de pesos: 9310 gramas
Peso em balança com precisão de 100 gramas: 9400 gramas
Perspectiva global da ginga
O leve F99 de 90mm e, ao fundo, o aspecto "gloss" do Duraflite
Pormenor do Duraflite
475/700
As novas American Classic
Tune Speedneedle, o arrasa ísquions, poupa períneos! :mrgreen:
Peça de joalharia...
Uma curta análise à montaria: o quadro é provavelmente o mais confortável que experimentei (falando em HTs, obviamente), a par do IMX, filtrando de maneira soberba pequenas irregularidades do terreno, anulando quase por completo trepidações do género "trilha de Caterpillar", e absorvendo impactos maiores irrepreensivelmente. Poderá parecer exagero dizer que em algumas circunstâncias apanho mais pancada à frente do que no traseiro, mas não é! :lol:
O comportamento em subida também é bastante satisfatório, sendo notória uma muito boa transferência de potência de pedalada até à roda traseira, desde que a SID, dada a sua afinação bem suave, se encontre bloqueada, obviamente.
As AC, para além de leves (para o que me custaram, MUITO leves! :twisted, têm um rolar fora-de-série, obrigando o ruído do cepo a pedalar um pouco mais na maior parte das situações. Em termos de rigidez, nota-se alguma perda para as antigas XMax XL, mas nada que faça diferença significativa. Os Explorer têm uma tracção razoável no tipo de terreno típico da época (se bem que já tenha gostado mais dele à frente...) já de si; em "versão" tubeless, dão para subir a maior parte das paredes.
Assim que dê mais uns giros e tenha tempo de escrever umas linhas, farei uma análise mais completa e aprofundada.
Um abraço titânico!