Teoria por de trás dos guiadores elevados e avanços elevados

Daniel Maia

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Tenho uma dúvida, "teórica"..qual a teoria por detrás de avanços e/ou guiadores elevados?

Melhor posição de "condução"? Melhor para pedalar? Melhor para subir? Apenas gosto pessoal?
 

Kamoes

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Mais conforto. Mais controlo nas descidas. Normalmente, é por isto que se escolhe um guiador elevado.

A maior parte das bicicletas de gama baixa ( + baratas ) vêm montadas com guiadores elevados e avanços com grandes inclinações mesmo para favorecer o controlo.

Outras de "topo", com guiadores rectos e avanços até invertidos (inclinação negativa).

Muitas vezes tem a ver com o público alvo. Uma bicicleta mais barata, serve para começar. Logo, não esperas à partida que a pessoa que a vai conduzir tenha uma grande técnica, ao contrário de alguém que compre uma bike de "competição".

Excepções acontecem, e há grandes riders em bikes baratas e grandes cepos em bikes caras.

...Como em tudo.


Acho que o fundamento é este.

PS: Atenção, oisto é acima de tudo uma questão de gosto/prazer/modalidade.
Há bikes de XC com guiadores elevados e de down-hill com guiadores rectos. ;)
 

Daniel Maia

New Member
Sim, era +/- a ideia que tinha,

Neste caso, eu sou relativamente baixo, tenho 1.70m, e o objectivo é ser confortável. Terei praticamente o espigão todo para baixo, e o meu ideal será ter os braços um pouco abaixo da altura dos ombros

Obrigado Kamoes ;)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Vê lá se estes exemplos te esclarecem as dúvidas:

A bike de DH "está" apontada para a descida (guiador alto e selim baixo)
09dakarbam2e.jpg


A bike de XC "está" apontada para a subida (guiador baixo e selim alto)
ebayabsalon.jpg


Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Não mencionei, mas, é obvio que também passa pelo gosto/necessidade de cada um.

Se as tuas costas aguentarem andares com o guiador uns centimetros mais baixo que o selim, mais facilmente sobes, mas em contrapartida, tens mais dificuldades a descer.

Resumindo: numa bike de XC tem que haver um compromisso entre as subidas e as descidas (não mencionando o conforto ou preferência pessoal).

Se tiveres muita técnica, podes baixar mais o guiador, visto que podes compensar a falta de maneabilidade/controlo da bike com a técnica, caso contrário, se colocares o guiador e selim com alturas semelhantes ficas no meio termo para subir e descer.

Eu uso o guiador ao nivel do selim (bike XC HT).

Porque não fazes umas experiências com o avanço (invertendo-o) ou com as anilhas espaçadoras do tudo da suspensão (passando-as para cima do avanço)?

Um abraço

NY
 

Daniel Maia

New Member
Ainda não tenho o avanço em guiador, estou a ver se compro, mas devo de comprar o "elevado", tanto o avanço como o guiador, e depois experimento invertido, e com as anilhas debaixo do avanço ;)
 

Pinflas

Member
Boa tarde pessoal. Estou a pensar comprar um avanço Deda zero para a minha btt, mas ao qual sei, é um espigão de estrada e outros descrições dizem que dá para mtb. As medidas são as mesmas ideais para a minha. Será que há algum problema no que toca a segurança ou não ser o ideal para uma btt? Obrigado
 
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