tentativa de atropelamento

TheTraveler

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E como é que funcionam as passadeiras nesses ditos "países civilizados"? Pode-se ir montado?
Quando tive na Holanda lembro-me de ver o pessoal a desmontar e atravessar a pé nas passadeiras que não têm passagem dedicada às bicicletas. Passadeiras são para passar a pé.

If you’re not sure what to do at an intersection, just walk it. Seriously. There is this intersection I have to traverse frequently and the traffic is a mess, with 6 trams and buses, and crosswalks, and tons of cyclists, and taxis. There is absolutely no shame in getting off the bicycle and walking, and at this intersection I see Dutch people do it too. Pedestrians have the ultimate right of way at a zebra crossing, and rather than trying to do something tricky and complicated, sometimes it really is best just to walk.
http://www.transparent.com/dutch/fietsen/
 

JNR

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exacto, passadeira é a pé, e com canadiana, carrinho de bebé, cadeira de rodas motorizada ou não, o que não implica que não deveria haver histerismo por parte do condutor, mas isso, bom, todos nós por vezes fervemos, eu pelo menos, mas isso não descupa a atitude, e neste caso podemos dizer que estavam os dois errados ;) de resto...olho bem aberto
 
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alupo

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Zebras e o codigo da estrada.

Reforço ao que ja foi escrito as passadeiras são para os peões e não para circular em cima das bikes ;)
 

Jaafa

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Boas

Acho engraçado estas discussões :D
A malta dos carros diz mal dos ciclistas, os ciclistas da malta dos carros. Do mesmo modo a mata das motas diz mal dos enlatados e e estes mal dos motociclistas. depois ainda há a malta dos pesados que dizem mal de todos e quase todos mal dos pesados..
Pois o que eu vejo é uma intolerância generalizada em relação ao veiculo mais lento que sem duvida alguma atrapalha.
Nos ciclistas muitas vezes temos muita tendência para nos moldar de acordo com a conveniência do momento agindo como peões ou como veículos... pois... depois ficamos escandalizados quando alguém se enerva. por mim falo é uma chatice parar no sinal por exemplo...
A malta dos carros esquece-se que também é um veiculo lento para as motas e também se admiram quando alguém se enerva...
Nós muitas vezes, porque achamos que os outros é que são sempre os empatas, esquecendo-nos que consoante o veiculo que conduzimos não somos diferentes nesse dia ou a essa hora, apenas conseguimos andar mais ou menos depressa e empatar mais ou menos a fluidez do transito.
Acho que apenas temos de compreender o transito e viver a nossa vida tentando não gerar situações de conflito.
Obviamente nem sempre é possível, e há gente que nos consegue levar aos píncaros do desespero :mad: com tanta falta de civismo e tolerância... mas felizmente não são assim tantos.

Jaafa
 

JoaoBaleiras

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@migkubturtle:

Bem preciso mesmo de responder a este comentário, não me leves a mal, mas é só mesmo para esclarecer...

Uma bicicleta é um VEÍCULO, logo para ser considerada peão tem de ser transportada a mão ao passar nas passadeiras, uma cadeira de rodas é um auxilio à locomoção de deficientes motores, ou seja é como que se de umas pernas desses mesmos individuos se trata-se logo o teu comentário não teve nexo nenhum, há que pensar antes de dizer as coisas, sei que não foi por mal, longe disso, porque duvido que alguém com sanidade mental goze com deficientes sejam eles motores ou não, e sei que não gozas-te foi apenas um comentário, mas para a próxima pensa um pouco pela lógica antes de um comentário desses, que tem resposta óbvia...

Abraço...
 

Mach 4

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minhos,

A questão é a seguinte :

- Pergunta aqui ao pessoal muito cumpridor se acham que se tu levasses a tua bicicleta pela mão ao atravessar a passadeira o senhor de idade ia ficar a sorrir para ti;

- Pergunta ainda se o teu episódio se tivesse passado com um filho deles o que é que eles iriam dizer sobre o assunto;

- Pergunta também quantos deles já circularam 100 ou 200mtr (ou mais) numa faixa de emergência reservada ás ambulâncias;

- E já agora quantos é que em determinada altura ocuparam a faixa do Bus nem que por uns breves segundos.

Por vezes dá-me a impressão de que anda muita gente a conduzir nas estradas da lua.

Adiante...
 
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Mgomes74

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Este Fds aconteceu a mesma coisa com um colega meu, íamos na estrada e ao sinal vermelho para nós, um colega passa para a passadeira de peões e o tipo do carro vinha de uma rua que vai dar à Foz- Porto, que por sinal tb era um velhote :), apitou e começou a esbracejar, e o que fiz foi avisar o meu colega que não o podia fazer em cima da Bina.
Ele não devia ter atravessado em cima da Bina, não ! o Velhote ganhava mais tempo se não tivesse parado? - não pois vinham mais peões já na passadeira, enfim anda tudo stressado com o PEC 4/5.
Agora uma coisa que detesto, é estar parado nós semáforos e vir um ou dois chicos espertos e ultrapassam um tipo, que está a respeitar os sinais, e ainda olham para trás com ar de gozo .... ainda este fds onde moro isso aconteceu na Zona do Padrão da Légua - Matosinhos -
Ia protestar .... nahhhh eu ando de bicla para relaxar ...
 
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Mach 4

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Eu prefiro mil vezes ser multado por passar numa passadeira montado na minha bike do que ser atropelado uns metros mais á frente numa outra parte da estrada.

Mas parece que por aqui começam a crescer asas ao pessoal.
Vira tudo anginho.

Se tivessem a mesma vontade de vir para aqui dizer as asneiradas que devem andar a fazer por essas estradas fora...
Deve ser cada tiro no código da estrada, ai, ai.
 

Mgomes74

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Eu acho que toda a gente prefere ser multada por passar uma passadeira montado numa bike do que ser atropelado, penso que não é isso é que está em causa, mas sim a estranheza, desconhecimento do acto em si, do facto de atravessar, montado ou não, numa bike na passadeira ...que pelos vistos existem muito boa gente com carta de automóvel e/ou moto que desconhece, e é claro que já atravessei várias passadeiras em cima da bicla, no entanto se algum automobilista começar a "mandar vir" e meto a viola no saco e vou à minha vida pois não vou iniciar uma discussão quando não tenho razão alguma, alías o que faço em situações em que meti água é pedir desculpa.

Para mim, como ando de Carro, Moto e Bicicleta, é me indiferente se alguém atravessa na passadeira, em cima ou não da bina, e tb é certo, e principalmente quando ando de moto, que são variadíssimas as vezes em que o código de estrada é "ultrapassado" é quase inevitável, não consigo andar a 50kmh por exemplo senão passava a vida em 1ª velocidade, agora, acho que quem o faz e ainda se gaba disso é que não é ... digamos simpático .
 
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Foquinha

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se circulas numa zona onde o limite é 50km/h, e se achas q não consegues circular a essa velocidade o irresponsável és tu. é lógico que se fores carimbado pelas autoridades, não reclames com elas, mas sim contigo mesmo. cada um é responsável pelos actos que pratica.
 

Mgomes74

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Foquinha
Claro que somos responsaveis pelos nossos actos, estou completamente de acordo contigo, embora ache que estamo-nos a desviar da ideia inicial deste tópico, todavia eu dei um exemplo, se conheceres por exemplo a Estrada Circunvalação no Porto percebes bem do que falo pois o limite é 50 kmh e ninguém circula a essa velocidade, aliás tive uma Vespa que andava pouco, e senti-me um chicane móvel, e muito mais inseguro do que quando ando bike. Sobre reclamar com as autoridades só se tiver razão, nestes casos é pagar e irmos à nossa vida.
 

Mach 4

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Vamos ao fundo da questão então.

Eu acho que o nosso código da estrada contém demasiadas incongruências (podia dar alguns exemplos aqui, mas não é disso que se está aqui a falar).

Mas afinal alguém me consegue dizer qual seria a grande diferença entre o autor do tópico atravessar a passadeira montado na bicicleta ou a pé?

De uma forma ou de outra ele acabaria sempre por a atravessar, correcto?
Ou será que a bicicleta pode encorrilhar a "passadeira"?

, penso que não é isso é que está em causa, mas sim a estranheza, desconhecimento do acto em si,

Não, o que está aqui em causa são 2 episódios que se passaram com "velhos" que começaram a esbracejar e a mandar vir com pessoal jovem que curte andar de bicicleta.
Porquê? - porque já são de terceira idade e por isso já não tem a paciência que tinham (mas não deveria ser ao contrário?), ou até se atrasaram uns segundos para ir buscar a reforma ou comprar o jornal.

Estranheza é a de eu ainda hoje não perceber porque é que ainda anda tanto "velho" a conduzir (entenda-se a fazer asneirada) por essas estradas fora com um total desconhecimento do acto em si de algumas regras básicas do código, como contra-mão nas auto-estradas, entrarem por sentidos proíbidos, etc.

Meus amigos a verdade é que há pessoas que já não deviam conduzir á muito tempo, e sei bem do que estou a falar porque quase diáriamente vejo pessoas de idade a provocar muitas situações de verdadeiro perigo, tanto para eles como para os outros.
Já não ouvem bem, a visão começa a traí-los e os seus reflexos começam a ser muito comprometedores.
E sim, o que nos tem safado que muitos desses senhores hoje andem de autocarro/metro/táxi são as juntas médicas e os exames periódicos que pela nova legislação são obrigados a fazer num espaço de tempo mais reduzido.

Por isso agora pergunto :

Preferem ciclistas a passar numa passadeira em cima da bike, que muito dificimente vão pôr em risco a vida do que quer que seja,
ou
montes de "velhos" que andem por essas estradas fora a cometer infrações atrás de infrações colocando-vos REALMENTE numa situação de perigo?

Aqui está a prova de que o nosso código precisava de ser novamente muito bem revisto.

Sobre reclamar com as autoridades só se tiver razão, nestes casos é pagar e irmos à nossa vida.

Outra coisa que devia ser mudada.
Pagar e ir á nossa vida sim, até porque somos nós que págamos os ordenados a :

Um agente da GNR foi apanhado na semana passada a conduzir na sua viatura...sem seguro.
Um agente da PSP foi apanhado a fazer extorsão numa loja de chineses
Um agente da PSP foi por 2 vezes enviado para um centro de desintoxicação de drogas
Um agente da PSP foi proíbido de passar cheques
Um grupo de GNR's foram apanhados a receberem subornos durante x anos
Um grupo de agentes da PSP foram apanhados a confiscar armas ilegais para as vender novamente
...
 
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Foquinha

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a estranheza é o pessoal contestar as atitudes e o desrespeito pelo CE.
asneiradas tanto fazem os "velhos" como fazem os novos, se calhar maiores asneiradas fazem os novos com o seu tipo de condução de heróis e corredores de rally e F1.
o CE é claro na posição que um condutor de bicicleta deverá ter qdo circula na via pública. não sei qual é dúvida. se calhar sei, é a falta de leitura do mesmo.
 
Mas afinal alguém me consegue dizer qual seria a grande diferença entre o autor do tópico atravessar a passadeira montado na bicicleta ou a pé?
Eu explico-te: a grande diferença entre atravessar uma passadeira montado na bicicleta ou a pé é que se o fizeres montado desrespeitas o código da estrada, cometes uma infração rodoviária e, consequentemente, incorres no pagamento de uma multa. Por outro lado e em caso de acidente, a culpa muito dificilmente não te será imputada em exclusivo. Como vês existem muitas diferenças...

Por outro lado, não me parece que seja este o tópico adequado para exercer pressão com vista a uma eventual alteração do código da estrada.

Para terminar, parece-me que não deves ir para novo e, como tal, não te ficaria mal um bocadinho de respeito por esses velhos que tu queres expulsar das estradas. Se calhar devo ser só eu que vejo putos parvos recém encartados armados em fangios e a cometerem as maiores barbaridades por esse país fora...
 
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Mgomes74

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Eu acho que contestar, chamar á atenção, não é mau, pode ser até considerado, talvez, evolução;
dantes não podiamos conduzir motos 125 com carta de carro, quando grande parte da Europa já o fazia, houve contestação, abaixo-assinados e o CE adaptou-se aos novos tempos, se concordo ou não é outra história (por acaso não acho muito bom alguem sem experiencia andar de 2 rodas mas pronto); quanto ao condutor da bicicleta atravessar uma passadeira o CE é claro realmente, não o pode fazer em cima do veiculo, mas em última análise atravessava sempre a passadeira, em cima da bina ao lado com ela às costas certo, o automobilista teria sempre razão;
mas isto são opiniões, pontos de vista, desabafos, não é para originar a uma discussão mais acesa, para isso temos os nossos "fantásticos" politicos.
 

Mach 4

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Stumpjumper,

Eu garanto-te que quando chegar a hora de arrumar a minha carta irei fazê-lo sem demoras e rodeios. Se achar que não tenho mais capacidade para conduzir em segurança nem irei esperar que seja um médico que me diga isso.

Vai existir uma determinada altura na tua vida em que vais receber sinais de que se calhar já é a altura certa para parares de fazer qualquer coisa. Na estrada esses sinais irão ser insultos, buzinadelas e na maior parte dos casos sustos.

Outra coisa é como eu sempre disse - nas estradas portuguesas e estrangeiras há sempre quem faça m..da, ponto.
A grande diferença é entre aqueles que a "fazem bem" e os outros que nem por isso.

Quanto aos putos com "sangue na guelra" pouco há a fazer, pois quase todos são estúpidos por natureza, fruto de uma fase de muita incosciência e por acharem que aos vinte e tal anos são imortais. O problema é que como são jovens e tem as suas capacidades em pleno funcionamento nenhum médico os vai tirar das ruas (nem psicólogos).
O que se devia fazer era como em alguns países lá fora que durante os 2 primeiros anos a carta fica suspensa só sendo entregue SE os seus comportamentos e condução na estrada assim o comprovarem. As nossas escolas por vezes também pecam neste campo, querem é muitas inscrições mas depois falta o essencial.

o CE é claro na posição que um condutor de bicicleta deverá ter qdo circula na via pública. não sei qual é dúvida. se calhar sei, é a falta de leitura do mesmo.

Isso só pode ser para rir.
Mas como parece que lês muito o CE diz-me lá qual é a posição que o mesmo diz que o condutor de carro deve ter quando circula na via pública.
Posta aí isso porque pelo que eu observo todos os dias na estrada deve haver muito condutor analfabeto.
 
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O que se devia fazer era como em alguns países lá fora que durante os 2 primeiros anos a carta fica suspensa só sendo entregue SE os seus comportamentos e condução na estrada assim o comprovarem.

Pois é, os países "lá fora" são sempre do mais civilizado que existe e nós é que somos os atrasadinhos do costume...

Se achas que o ideal seria que os recém encartados tivessem o título de condução provisório por dois anos realmente tens razão porque em PORTUGAL esse prazo de caducidade é de 3 (três) anos, como podes facilmente comprovar pelos números 4 e 5 do artigo 122.º do nosso código da estrada:

Artigo 122º

Títulos de condução

1 - O documento que titula a habilitação para conduzir automóveis, motociclos, triciclos e quadriciclos
designa-se «carta de condução».
2 - Designam-se «licenças de condução» os documentos que titulam a habilitação para conduzir:
a) Motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3;
b) Ciclomotores;
c) Outros veículos a motor não referidos no número anterior, com excepção dos velocípedes com
motor.
3 - Os documentos previstos nos números anteriores são emitidos pela entidade competente e válidos
para as categorias ou subcategorias de veículos e períodos de tempo neles averbados, sem prejuízo do
disposto nos números seguintes.
4 - A carta de condução emitida a favor de quem não se encontra já legalmente habilitado para
conduzir qualquer das categorias ou subcategorias de veículos nela previstas tem carácter provisório e
só se converte em definitiva se, durante os três primeiros anos do seu período de validade, não for
instaurado ao respectivo titular procedimento pela prática de crime ou contra-ordenação a que
corresponda proibição ou inibição de conduzir.

5 - Se, durante o período referido no número anterior, for instaurado procedimento pela prática de
crime ou contra-ordenação a que corresponda proibição ou inibição de conduzir, a carta de condução
mantém o carácter provisório até que a respectiva decisão transite em julgado ou se torne definitiva.
(…)
 

Mach 4

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Pronto, Ok também já se faz aqui.

Eu disse também porque pelo que sei esta medida foi assumida cá seguindo outros exemplos que já se praticavam em alguns países da europa (nomeâdamente em França) a alguns anos, correcto?

Acho mesmo que já tinha ouvido isso a algum tempo, mas francamente não me dei ao trabalho de confirmar, mas não deixa de ser uma excelente noticia pois acho que assim pelo menos alguns desses Mad Max irão pensar duas vezes antes de fazerem a tal m..da da grossa (a não ser que estejam com uma grande pedrada como um que eu vi no outro dia).

Stumpjumper, desculpa mas só por curiosidade ajuda-me lá tu mostrando-me também aqui as tais condições a seguir pelos condutores de veículos automóveis apresentados no CE, resumindo que postura deverão tomar enquanto conduzem.

É que agora estou mesmo curioso em desfazer umas dúvidas.
Obrigado.

Por outro lado e em caso de acidente, a culpa muito dificilmente não te será imputada em exclusivo. Como vês existem muitas diferenças...

Na realidade eu só vejo 1 diferença.

Se for montado na bike e levar com um carro em cima, terei de pagar uma multa no fim, e fico com as pernas partidas;

Se for com a bike na mão, evito uma multa, fico com as pernas partidas...mais a bacia.

Faz tu o teste e vais ver se não é verdade o que te digo.
 
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