Taça Portugal XCO 2013

luis.andrade

New Member
Não vou fazer um resumo, mas sim transcrever na integra a notícia do site da Federação:

"David Rosa e Maaris Meier mais fortes em Oliveira de Azeméis

[TD="class: texto"]O campeão nacional, David Rosa (Liberty Seguros/E. Marques e Rosa/Movefree), e a campeã da Estónia, Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), ganharam hoje a quarta e penúltima etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Oliveira de Azeméis. O triunfo de hoje valeu a David Rosa o regresso ao comando da geral da Taça na categoria de elite masculina. Entre as femininas, Joana Barbosa (CDC Navais/Póvoa de Varzim) manteve a liderança.

David Rosa dominou totalmente a corrida masculina e nem um furo o impediu de vencer em solitário, deixando o segundo classificado, Ricardo Marinheiro, a 2m18s. O terceiro foi Jorge Salgado (CDC Navais/Póvoa de Varzim), que pedalou grande parte da corrida no segundo posto, mas que se viu relegado para o lugar mais baixo do pódio, a 3m14s de Rosa, devido a ter partido o selim já perto do final. Ricardo Marinheiro foi, assim, o melhor sub-23, assumindo o primeiro lugar da geral nesta categoria.

A prova feminina foi mais equilibrada, tendo-se registado um despique direto e muito intenso entre Maaris Meier e Isabel Castro (Candibyke/Interdesign/Xarão), com a estoninana a distanciar-se da espanhola já com grande parte da corrida deixada para trás, vencendo com 43 segundos de vantagem. Joana Barbosa foi a terceira classificada, a 2m55s da primeira.

João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade) ganhou a corrida de juniores e proclamou-se, antecipadamente, vencedor da Taça de Portugal nesta categoria. Ana Tomás (BTT Seia) ganhou em juniores femininas, tal como já fizera nas anteriores etapas da Taça, mas terá de esperar pela última corrida para confirmar a conquista do troféu, uma vez que Ana Inácio (SU Colarense/Ginásio Spald/SintraBike) ainda tem aspirações matemáticas de chegar ao triunfo.

Daniel Viegas (BTT Loulé/BPI) reforçou a liderança em cadetes com a vitória na competição deste domingo. A espanhola Desiree Castro (Candibyke/Interdesign/Xarão) foi a melhor cadete e igualou Diana Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) no topo da classificação.

Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva) sentenciou a Taça na categoria de Masters A com a vitória em terras oliveirenses. O master B António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão) também ganhou, reforçou a liderança, mas ainda não está em condições matemáticas de celebrar. Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI) ganhou em masters C, mas foi o segundo classificado, Luís António (Escola BTT de Rio de Mouro), que mais beneficiou em termos de geral, pois aumentou a vantagem sobre a concorrência. Teresa Fernandes (Clube Xelb) voltou a impor-se entre as veteranas, mas tem de esperar pela última corrida para tentar ganhar o troféu.

A Taça de Portugal de XCO termina no dia 28 de Setembro, no Fundão. Antes disso, no dia 14 de julho, Vila do Conde acolherá o Campeonato Nacional.
[/TD]


Classificações completas: AQUI

Fotografias:
Álbum de VALDEMAR DUARTE partilhado no Facebook
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151463840686693.1073741838.305552766692&type=1
 

Trufox

New Member
Eleições autárquicas marcadas para dia 29 de Setembro... Significa que a prova no Fundão terá que sofrer alterações. Vamos aguardar...
 

Trufox

New Member
A nova data foi-me confirmada pelo diretor de BTT no Encontro de Escolas em Mangualde. Passou para o sábado dia 28 de Setembro, sendo que o inicio da corrida 1 será adiado algum tempo (e as outras obviamente também), para dar tempo aos atletas fazerem o reconhecimento.
 

Trufox

New Member
Parece que entretanto mudaram de idéias... Pior é quem está a fazer o regional de Santarém ou a o Norte Alentejano, terá duas provas de XCO em 2 dias... Enfim...

Exmos Senhores,


Vimos, por este meio, informar que o calendário nacional de BTT sofreu duas alterações.

- O Campeonato Nacional de Meia Maratona mantém a data inicialmente prevista, 8 de setembro, passando a realizar-se na Vila da Palhaça, Oliveira do Bairro, integrando o programa da Maratona ADREP: http://maratonaadrep.blogspot.pt/. As inscrições serão, brevemente, abertas no sítio da UVP-FPC na Internet. A Federação Portuguesa de Ciclismo dispõe de condições especiais de alojamento na Academia Nacional de Ciclismo, sediada na Anadia, para os clubes filiados. As informações sobre essas condições podem ser solicitadas ao diretor da UVP-FPC responsável pela Academia, Arq. Rafael Fernandes: rafaelfernandes@uvp-fpc.pt.

- A 5.º Prova da Taça de Portugal de XCO, que vai realizar-se no Fundão, passa para o dia 5 de outubro, tendo em conta que a data anterior, 29 de setembro, coincidia com as eleições autárquicas.

Com os melhores cumprimentos,

José Carlos Gomes
Assessor de Imprensa
 

Trufox

New Member
Ontem fiz essa questão:

De: Clube Aventura Juvenil da Raposa [mailto:geral@cajraposa.com]
Enviada: quinta-feira, 29 de Agosto de 2013 11:30
Para: Comunicação UVP-FPC
Assunto: Re: Alterações ao Calendário de BTT

Bom dia,

Dia 5 de Outubro é a um sábado. A informação está correta?

Atentamente,

Gonçalo Estêvão
CAJ Raposa

E recebi a seguinte resposta:
De:"Comunicação UVP-FPC" <comunicacao@uvp-fpc.pt>
Para:"Clube Aventura Juvenil da Raposa" <geral@cajraposa.com>
Enviado:Thu, 29 Aug 2013 11:36:28 +0100
Assunto:RE: Alterações ao Calendário de BTT

Bom dia,

É mesmo no dia 5 de outubro.

Com os melhores cumprimentos,

José Carlos Gomes
Assessor de Imprensa
União Velocipédica Portuguesa - Federação Portuguesa de Ciclismo
 

GaryTurner

New Member
Boa tarde a todos

Depois de ter proposto ao responsável da FPC na área do BTT, (e de ter recebido simplesmente um NIM), resolvi avançar para aqui. Gostaria que os responsáveis dos clubes/atletas federados que tenham participado em parte ou totalidade das provas da taça dessem a sua opinião sobre as 5 provas e o campeonato nacional.
Para uma avaliação objectiva, proponho que se avalie de 1-10 (com as observações que acharmos pertinentes), os seguintes tópicos:
-Exigência física do percurso
-Exigência técnica do percurso
-Condições paddock (incluindo estruturas de apoio/ balneários)
-Localização (condições para receber público, unidades hoteleiras na envolvência, enquadramento paisagístico, etc)

Para quem acompanha a taça do mundo, creio que será uma boa base de comparação do que é uma boa prova de XCO.
Podem também acrescentar as observações que acharem pertinentes. Pretende-se construir uma crítica construtiva e uma base sólida para a progressão dos nossos atletas e do XCO em geral.

Em breve darei a minha opinião também. Peço-vos que respeitem as opiniões emitidas e que assinem sempre os vossos tópicos.

Com os melhores cumprimentos

Joel Pinheiro
 

Trufox

New Member
Boas Joel. Esta época já por duas vezes enviei um breve comentário à UVP-FPC relativamente à prova de Torres Vedras e ao Nacional em Tougues, que para mim foram as que menos condições ofereceram. Esta ainda não tive tempo para o fazer, mas de certo que o irei fazer. Era importante que os diretores o fizessem dessa forma e não apenas em conversas entre uns e outros! Temos de evoluir, e só com a opinião de todos o podemos conseguir, pois a Federação não consegue estar a par de tudo como é óbvio!
 

.pjds.

New Member
Informação observada no site da F.P.C./U.V.P....Resumo da 5ª prova XCO (Castelo Novo/Fundão), domingo 13 de Outubro 18:33-18:57.
 
Top