Taça do Mundo XCO 2013

huppy

Member
O Absalon continua a ser um monstro do XCO, mas dai a merecer ganhar vai uma grande distancia!
Afinal de contas penso que a ultima prova foi a única em que ele ficou a frente do NINO....
 

Polegar

Active Member
huppy na primeira prova da época da taça do mundo ia a frente quando partiu o desviador, ja tinha a prova ganha, já ganhou o titulo europeu em caso do Nino e so nao vai levar a taça do mundo por causa da primeira prova. E não duvides que se não houver problemas mecânicos ele vai ser campeão mundial.
 

Jorge Dias

New Member
Polegar, será assim tão linear?

Eu aprecio imenso o Absalon, e gostaria de o ver Campeão do Mundo, mas não tenho dúvidas que o Nino, vai dar muita luta.

Tanto quanto me lembro esta época o Absalon apenas em 2 provas mostrou uma supremacia absoluta, e o Nino para além de outras virtudes, tem uma ponta final que lhe permite, se chegarem juntos, vencer.

Antevejo uma luta muito dura, em que o Nino não se pode dar ao luxo de perder, pois já no ano passado perdeu a prova mais importante, JO, e se perder outra vez a mais importante desta época não ficará muito bem no seu cartão de visita...

Bons passeios,
Jorge Dias
 

Polegar

Active Member
O nino ainda não mostrou em nenhuma prova supremacia absoluta. Ganhou 3 ao sprint, onde e sem duvida mais forte que qualquer dos seus adversários. Quem lhe quiser ganhar tem de tirar bilhete mais cedo :D
 

capelves

New Member
Jorge Dias, obviamente que o Nino Schurter é o unico que dá, e vai dar luta ao Absalon no campeonato do mundo, mas se o Absalon
não tiver problemas mecanicos, quando chegar a 3 terços da prova descarrga-o, para não chegar com ele ao sprint, na minha opinião
vai ser assim.

Boas pedaladas
 

miguelcarromeu

Active Member
E no entanto...


... o Schurter perdeu ao sprint nos Olímpicos e, parecemos esquecer-nos, é perito em ganhar vantagem nas descidas técnicas ;)

Um dia não são dias...
 

Amagortis

New Member
Boas,
Digam o que disserem este ano o Absalon esta em excelente forma, se viram todas as corridas com eu vi, percebem perfeitamente isso.
Na primeira prova, já tinha uma vantagem considerável sobre o Nino mas o desviador pregou-lhe uma partida, acontece a todos.
Na prova em Valnord teve mais um problema com a corrente, segundo parece, mas que teve um problema, teve, e fez uma corrida literalmente de trás para a frente absolutamente fenomenal, neste mesma prova o Nino também fez uma ultima volta fantástica, conseguindo alcançar o Ondrej Cink.
Na ultima prova o Absalon arriscou na melhor altura, colocou a pressão do lado do Nino...o Nino arriscou nas descidas, que para mim esta uns furos a frente que o Absalon, teve um furo, acontece tal como aconteceu com o Absalon anteriormente e ele nunca deixou de lutar, mas tinha bastante tempo para recuperar, tal como vez em Valnord, porque não arriscou novamente....vão dizer que era para garantir o Campeonato, a mim pareceu-me mais que esta a baixo de forma, nas subidas, quando o Absalon arrancava ele parecia que estava a pé.
Sinceramente o grande vencedor, embora sem trofeu é o Julien Absalon, sem duvida o grande senhor do BTT/XCO mundial...sobre tudo pela magnifica mostra de capacidade, força e espírito de sacrifício...
 

Broly

New Member
Concordo que o Julien é o Mister XCO mundial, mas dai estar muito melhor em forma que o Nino, não sei sei será bem assim..

Ok teve azar na 1a prova e em outra que teve problemas com a corrente, faz parte...
O Nino também furou 2 vezes e numa delas e ja tinha alguma distancia para o 1, ainda o foi buscar e ganhar a outra levou destarra do Julien, normal é humano não é nenhuma maquina e o Julien esteve melhor.

E já mais que uma vez ele chegou ao sprint, 1 vs 1 com o Absalon e ganhou!! Ok é mais forte que o Absalon no sprint, então porque é o Abaslon não se vai embora antes de chegarem ao sprint?

Não sei o que o nino vai fazer na ultima prova, mas se lhe basta acabar em 32 ou 37 para ser campeão, então acho que não vai arriscar peva..

Espero que os dois continuem em forma durante muito tempo para que continuem a dar espectaculo!! :)
 
Last edited:

huppy

Member
Eu tambem admiro muito o Absalon, mas expliquem me lá como e que mesmo com as vossas contas ele ia recuperar toda a diferença que os separa? Não ia....
E verdade que ele este ano está em grande forma, mas o vencedor da taça é o mais regular e nisso o Nino fez uma limpeza como mostra a classificação.
 

Polegar

Active Member
Huppy, ele nao pontuou na primeira prova onde ia a frente com quase 2 minutos a entrada da ultima volta.. Junta lhe esses 250 pontos e vê quem ia em primeiro :D

Broly ele já está a fazer isso como se viu na ultima prova da taça do mundo e no campeonato da europa. Em andorra devido aos problemas mecânicos a meio da volta onde fazem a primeira contagem passou e 60, e acabou em 8, chegando a estar na penúltima volta a 10 segundos do grupo do schurter, mas depois quebrou o que e normal e ainda teve mais problemas mecanicos.
 

Vega

Member
Sim é verdade que o Absalon teve muito azar esta época. Apesar de o Nino ter furado duas vezes esta época, das duas vezes teve a sorte de estar perto da assistência e por isso conseguiu solucionar o problema muito rapidamente.
 

Broly

New Member
E verdade, que quando o nino furou a 1a vez estava perto da assistência e conseguiu lá chegar sem perder muitoooooo tempo, mas tem em merito em não baixar os braços e ter pernas em ir buscar o 1 lugar!!

O Absalon teve realmente azar e se não fosse o grande azar mesmo na 1a prova, em Setembro íamos ter uma ultima corrida e luta pelo titulo, BRUTAL!
 
2013

Mountain Bike - World Cup 2013
1 - Albstadt:
Nino Schurter – 18º
Julien Abaslon – Desclasificado

2 - Nove Mesto
Nino Schurter – 1º
Julien Absalon – 10º (3’ 05)

3. Val di Sole
Nino Schurter – 1º
Julien Absalon – 2º (0’03)

4. Vallnord
Nino Schurter – 1º
Julien Absalon – 8º (1’19)

5. Mont-Saint –Anne
Julien Absalon – 1º
Nino Schurter – 3º (1’40)

2012
Nino Schurter – Vencedor Taça do Mundo + Campeão do Mundo + Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Londres.

Julien Absalon – Venceu uma etapa na Taça do Mundo em Houfalize – Melhor resultado da época
Jogos Olímpicos – did not finish

Campeonato do Mundo 2012
1º Nino Schurter
2º Lukas Fluckiger
3º Mathias Fluckiger
4º Julien Absalon
5º Fabian Giger

O Absalon ficou a 1’04 não foi ao sprint, nem houve problemas mecânicos !

Perante os factos ainda há dúvidas sobre quem é actualmente o melhor rider !

Não estou com isto a tirar o mérito e o respeito que todos devemos ter sobre o Absalon e sobre todos os títulos que alcançou, mas como tudo, o tempo dele passou e será pouco provável que venha a conseguir qualquer novo título !

Sobre o Kulhavy, pouco há a dizer, tornou-se um rider mediano !
Perdeu o título de campeão checo, tendo ficado em 6º no campeonato deste ano.

Na Taça do Mundo, todos temos visto o desempenho do campeão olímpico.

Miserável !

Classificação na Taça do Mundo 7º a 494 pontos do líder !

Este ano na Taça do Mundo, o que temos visto são muito poucos a acompanhar o ritmo que o Schurter impõe logo no ínicio das provas !

Em Vallnord mesmo com um furo, e no grupo que seguui o Cink, o único que a uma volta do fim e com 39" de desvantagem, conseguiu alcançá-lo e vencer foi o Schurter !

Em Mont Sanint Anne, nunca iremos saber se sem furar o Schurter teria perdido para o Absalon.

Estou convicto que o Absalon não teria engenho para conseguir ganhar !

Como estou convicto e confiante que a Taça do Mundo não escapará ao Schurter e o tílulo de campeão do mundo também não !
 
Last edited:

jemoreira

New Member
Mais uma (modesta) opinião...

Efetivamente, quanto à Taça pouco hà a dizer, o Nino é o mais regular, os "azares" fazem parte das corridas, e é um dos fatores decisivos.
No que diz respeito ao campeonato, aí, já não sei, não....
O Absalon está realmente fortíssimo e tem dado um gozo enorme ver este atleta "menos jovem" a andar.
Apesar de pessoalmente gostar bastante do Nino, parece-me que se prova for numa pista pouco técnica o Absalon vai dar cartas, se a pista for bastante técnica, o Nino terá vantagem, é a sua "praia" (até parece fácil).
Uma coisa parece-me certa, o Absalon encontra-se em melhor forma que o Nino.
 

costanm

Member
hippersonic,

sem querer estar a alimentar discussões nem guerras, digo-te apenas que em Mount Saint Anne o Nino furou e ainda assim, após furar (mesmo assim foi o primeiro a chegar à ZT), saiu com 15 segundos de vantagem para o Hermida.....que no final ficou à frente dele.

Todos têm bons dias e maus dias.
Não se esqueçam que o Nino também na primeira prova ainda se estava a habituar à "nova equipa" técnica....quem não sabe, o antigo mecânico, e companheiro de algumas corridas tinha falecido num acidente....a cabeça não estava lá....

a questão é que o Absalon teve 2 problemas, e o Nino apenas 1.....em Vallnord, acho que sem ter partido o guia da corrente, que lhe originou tanta corrente fora, a corrida era dele.

Ou seja, eu resumo assim a epóca : Nino - 1 problema (Albstat) vs Absalon - 2 problemas (Albstat e Vallnord).

Gosto imenso dos 2, da técnica do Nino a descer, da sua explosividade, mas o Absalon é um animal a subir, muito completo.

Ainda de realçar, na minha opinião, que em Val di Sole, o Absalon creio que não teve material para acompanhar o Nino no sprint final...ele esgotou de imediato a relação que levava, ao passo que o xx1 do Nino ainda tinha mais...ainda assim, o Nino é mais forte no sprint...

Agora, temos de concordar todos numa coisa....GRANDE EPÓCA, por causa destes senhores...estão muito acima dos outros....
e que grandes provas ainda devem estar para vir.....

espero sinceramente que sejam iguais, em espetacularidade, ao campeonato do mundo de 2009...
 

ricabike

Member
Boas

Nino vai ser vencedor da Taça do Mundo este ano concerteza e na actualidade é o melhor atleta, mas dificilmente vai conseguir ter a historia que o Absalon escreveu e que ainda escreve pois continua a dar cartas mesmo com a idade que tem.

E sendo assim para o ano a luta vai continuar, pois a roda 29 a meu ver veio dar outro animo ao Absalon

Quanto ao Kulhavy ja esta a pensar na estrada pois este ano ja ele estava com vontade de ir.

Boas pedaladas
 
Top