Taça de Portugal Maratonas Xurês

prasquete

New Member
ora viva, como feliz comtemplado com um dos premios, e que para o receber tenho de mandar o tal falado recibo, resta-me perguntar duas coisitas
1º - o recibo q o zett desponibilizou na net é valido perante a organização?
2º - disseram-me q ir às finanças e requer um recibo para um acto isolado só se pode fazer uma vez por ano!alguem me esclarece?
cups
 

ZeTT

New Member
O recibo foi retirado daqui (Clicas no icon do msword), que é um site das finanças.

http://www.dgci.min-financas.pt/pt/servicos/modelos_formularios/iva/

Quanto a poderes passar mais do que um recibo por ano vais encontrar opiniões contraditórias. A minha opinião é que podes, pois trata-se de um rendimento esporádico e sobretudo imprevisivel e portanto dentro do espirito do acto isolado.

O melhor que tens a fazer é fazeres o recibo nos moldes do ficheiro que ai tens e informares-te na repartição de finanças antes de o enviares.
 

Ramiro Gomes

New Member
Bom dia a todos (as)

Agradecemos as explicações dadas pelo companheiro ZETT e partilhamos a sua explicação.

Aceitaremos recibos verdes e/ou recibos acto unico (comprados nas repartições de finanças) e recibos impressos e numerados em gráfica

Se o acima indicado não for cumprido não podemos pagar os prémios e no final do ano fiscal oferecemos estes valores a uma instituição.

Atentamente
Ramiro Gomes
 

MrOrbea

New Member
Ramiro Gomes said:
Se o acima indicado não for cumprido não podemos pagar os prémios e no final do ano fiscal oferecemos estes valores a uma instituição.

Se me os quizerem oferecer eu não me importo :mrgreen:
 

DaniPacheco

New Member
Ofereçam à Instituição dos Atletas de BTT que não são profissionais mas se deslocam a corridas por trás do sol posto e merecem receber um prémio miserável sem ter que passar um recibo.... (I.A.Q.N.S.P.M.D.C.T.S.P.M.R.P.M.S.T.Q.P.R.)

Se esta moda pega hão-de ter um belo nível competitivo nas corridas, ui ui! Como o prémio é muito bom até levamos o livro de recibos no bolso do jersey...

Se não querem competição, limitem-se a organizar um passeio e não briquem com quem precisa do prémio para pagar as despesas de deslocação e não para tirar lucro do BTT como certas "organizações"
 
DaniPacheco said:
Ofereçam à Instituição dos Atletas de BTT que não são profissionais mas se deslocam a corridas por trás do sol posto e merecem receber um prémio miserável sem ter que passar um recibo.... (I.A.Q.N.S.P.M.D.C.T.S.P.M.R.P.M.S.T.Q.P.R.)

Se esta moda pega hão-de ter um belo nível competitivo nas corridas, ui ui! Como o prémio é muito bom até levamos o livro de recibos no bolso do jersey...

Se não querem competição, limitem-se a organizar um passeio e não briquem com quem precisa do prémio para pagar as despesas de deslocação e não para tirar lucro do BTT como certas "organizações"

mai nada.... :clap: :clap: :clap:
 

prasquete

New Member
subscrevo integralmente o q o daniel disse...
isto assim nao vai longe...
eu pa receber 40 euros de premios vou ter q me colectar e logo a esse valor tirar o valor do livro de recibos, q tem uma quantidade deles q eu quase de certeza nao irei usar... (inda por cima cheira-me q ate tem validade)
cups
 

Trilhus

New Member
Eu por exemplo iria receber 15 euros, se não estou em erro. Para passar recibo teria de declarar ás finanças, tudo bem (15 euros), e agora pergunto os 21 % do valor do prémio iria para o estado (15 EUROS), só mesmo em portugal. Mas esperem lá, a prova foi efectuada em terras de nostros ermanos, será que tenho de declarar também os 15 euros menos 21% ao estado espanhol... Olhem eles que fiquem com o prémio, que provas efectuadas por ... não vou mais
 

prasquete

New Member
pelo q o zett descreveu... como sao rendimentos desportivos sao isentos de iva, penso q nao vais ter probs, mas vai às finanças e informa-te!
eu fui la hoje, e como tenho a receber 15 da geapro e 25 da escola aventura vou ter q me colectar!tenho é q comprar um livro de recibos, mas pelo q me disseram custa 3 euros, e olha, apartir daki ja nao ha chatices... com certeza absoluta, nunca irei somar mais de 2000 euros em premios por ano, logo, nao há stress...
bom... espero q assim seja...
cups
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Já há algum tempo que via isto aqui e me revoltava. Felizmente alguém se revoltou e falou português CLARO. Subscrevo integralmente e aplaudo o que escreveu o Daniel Pacheco e acrescento:

TUDO ISTO SÃO TRUQUES PARA ENSACAR MAIS ALGUM, QUAL DOAR A QUEM...MAIS UM A ATIRAR AREIA PARA OS OLHOS !!!
"...ninguém traz recibo, o guito fica..."

ou então o Agostinho também pedia, ou pior até vai pedir, se a moda pega!

SRS. DA GEAPRO, NÃO BRINQUEM COM O PESSOAL !!!

Paulo Marinheiro

ps. - Exmos colegas de fórum, este é mais um exemplo da passividade do btt nacional, a nível de todos os seus intervenientes, exceptuando os que mandam...esses estão bem organizados, como se vê, são os únicos que à custa do "pedal" dos artistas principais se vão enchendo de dinheiro, e os do pedal nem para meias novas quanto mais para se fazerem atletas de nível INTERNACIONAL. A verdadeira organização ditava regras ao contrário: Há que passar recibos? NÃO VAI NIMGUÉM. E NÃO IA MESMO. Não se deve fujir ao fisco, mas os srs. da geapro sabem bem que há outras formas de justificaressas saídas.
 

vascompsousa

New Member
Mas que grande confusão aqui vai... é muito difícil por ordem neste estado de coisas. Compreendo que a exigência de um recibo levante incompreensão ou surpresa e que tal exigência , tendo em conta o montante do prémio, possa parecer ridícula. Agora a GEAPRO é culpada desta situação ? E porque não a Escola Aventura ? Ou outra organização que exija recibo? É só consultar o link:

http://www.escolaaventura.com/Transpinhal07/Regulamento.html


Pessoalmente compreendo a frustração aqui manifestada pelos atletas que vêem nos prémios não só uma maneira de atenuar o prejuízo financeiro que a modalidade acarreta mas também uma forma, sobretudo simbólica, de reconhecer o seu mérito e performance na modalidade. Agora convido toda a gente a colocar-se no lugar da GEAPRO ou da Escola Aventura ou de outra organização que exija recibo: deverão estas entidades violar a lei em vigor, atribuindo prémios financeiros, sem exigência do respectivo recibo aos premiados como se encontra consagrado na lei em vigor ?

Não deverão as críticas focar-se no sistema fiscal que vigora no nsso país em vez de ser endereçadas a esta ou aquela organização que quer cumprir a lei e não ter o fisco à perna ?

Abraços a todos

Vasco Sousa
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Exmo Sr. Vasco Sousa,

Poderia enumerar um sem número de regras que o Sr. ou a sua organização assim como todas, não cumpre e a caravana segue, mas só lhe coloco 1 :
SEGURANÇA - diz o regulamento de provas da UVP-FPC, em transcrição do regulamento UCI : em Capítulo II PROVAS DE CROSS-COUNTRY, artigo 4.2.004 referente a Cross-country maratonas, e em ponto 7-SEGURANÇA, artigo 4.2.050 - a presença de uma ambulancia e a organização de uma base de 1ºs socorros são as exigencias mínimas para qualquer evento. Em cada prova pelo menos 1 médico, e 6 auxiliares médicos altamente qualificados deverão estar aptos e prontos a agir.

Agora pergunto... a sua organização tinha 6 paramédicos (a sério, não é rapaziada dos bombeiros)como mandam as REGRAS? ou sequer MÉDICO? ou é "DIFÍCIL PÔR ORDEM NESTE ESTADO DE COISAS", quando são só os atletas a ter que cumprir regras ?

Exponha aqui o seu sistema de segurança, para todos vermos se as regras foram cumpridas, pois neste aspecto as criticas, se o Sr. não cumpriu não vão para o "sistema de segurança que vigora no país" que está bem feito, vão para sí que não terá cumprido.
Expôr o sistema não é falar que havia, é provar aqui com nomes e habilitações dos respectivos 6 paramédicos e 1 médico, porque de "boca" e conversa também em Guimarães 2006 campeonato nacional (onde 1 atleta ia morrendo e não houve nada disto) se disse depois que até o PÁPA estava lá, para o que desse e viesse.

EXPONHA O SEU SISTEMA DE SEGURANÇA, POR FAVOR. EU E MAIS ESTAMOS À ESPERA DE MUITO BOM DE PESSOA TÃO "ZELOSA" DAS REGRAS.
 

Paulo.Cabanas

New Member
tens alguma razão Vasco. Excepto num promenor, o pessoal da ornitologia quando vendia passaros às lojas lá vinha essa conversa do, à pois e o fisco e tal e temos que declarar. Não declaravam nada mas esses pelo menos, tinham um livro de factura/recibo e em que o comprador e o vendedor estava em branco e cada qual escrevia a sua parte no campo correspondente. Não me perguntem mais nada que eu não sei essas coisas fiscais. Só dava para o torto era quando nós iamos vender pássaros às lojas, eles não queriam lá os nº das anilhas dos pássaros. Meia dúzia de facturas / recibos serviam para o fisco durante o ano todo.

Por isso essas empresas podiam fazer o mesmo. 1 livro para eles servia para a totalidade dos prémios monetários.

Ou será que quem faz intenção de pagar não arranja soluções?
 

vascompsousa

New Member
Caro Paulo Marinheiro:

Agradecia que esquecesses o Sr. e me tratasses por Vasco. Nada de formalismos a este nível. Andamos todos de bike e como tal estamos aqui como betetistas, uns mais velhos, outros mais novos, uns por prazer outros por competição.

Ainda antes de regressar ao tema que estava a ser discutido tenho a dizer-te que não sou responsável, não sou dirigente nem ocupo cargo directivo ou outro qualquer na GEAPRO . Logo a opinião aqui expressa é apenas a minha opinião e jamais a da GEAPRO. Fui guia numa Travessia que a GEAPRO organizou em Dezembro de 2006 e corri com a Jersey da GEAPRO na maratona do Xurês no segmento promoção por pura carolice. Não sou federado por enquanto... talvez no futuro possa vir a ser.

As questões que levantaste não as vou comentar . O que esteve na origem deste tópico foi o da exigência da organização relativamente aos recibos dos premiados. Só isto e apenas isto. Tudo o resto poderá ser discutido e como calcularás num outro tópico, ou mesmo neste, mas aí mantém-me de fora pelos motivos referidos, e com os responsáveis da GEAPRO se eles assim o entenderem.

Registo apenas o seguinte: a tua última intervenção em nada adiantou ou enriqueceu o debate sobre a situação da legalidade ou legitimidade do acto da GEAPRO e de outras organizações a respeito da exigência de recibo. Esperava e ainda espero que possa aparecer uma interpretação jurídica referindo a não obrigatoriedade dos recibos aquando da entrega dos prémios monetários e que confrontasse a explicação do ZETT com a legislação em vigor. Faço questão de referir que não conheço nem sei quem é o ZETT. Dessa maneira, estaríamos todos a dar o nosso salutar contributo para um debate enriquecedor, plural e aberto a diferentes perspectivas que se respeitam e que não têm de entrar em picardia umas com as outras.

Quando disse é difícil por ordem neste estado de coisas foi porque toda e qualquer razão aqui apresentada parecia ser motivo para denegrir a organização quando a questão dos recibos, nomeadamente a sua exigência, parece ser, até melhor interpretação, uma exigência da lei fiscal. Só isto e apenas isto. Nada de fulanização e de zangas. Não é necessário escrever em maiúsculas.


Abraços

Vasco
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Desculpa vasco, parecias mesmo o patrão da organização... foi confusão minha ao sentir que a tua posição era a de quem está do outro lado (o que ainda sinto) e essa de "...o resto pode ser discutido noutro tópico...", é um bocado à politico - "...só falo do que me interessa e a segurança é importante mas não é o tema central em discussão neste local..." bah! Tudo está interligado, se uns têem que andar na linha que todos andem, e ainda por cima na segurança, onde estão as nossas vidas em jogo. E outra situação errada é por em causa a fiscalidade de outras organizações que não pedem recibos, que concerteza não são irresponsáveis e terão uma forma melhor que a GEAPRO de justificar essas saídas sem ser pegar no elo mais fraco.

As mesmas questões sobre segurança, responda o Sr. Ramiro Gomes, que agora estive a vêr e pareceu-me ser o Sr. o patrão.

ps - as maiusculas não são para faltar ao respeito, são uma forma de chamar a ATENÇÃO a determinado assunto e não há picardia nenhuma, há questões de segurança, que quero saber se foram cumpridas ou não as regras. Nada de fulanização e zangas... claro !!!

PS2- como é possível a malta aceitar tudo passivamente? esta malta do btt não tinha feito o 25...
 
Top