Taça de Portugal e Campeonato Nacional XCM 2013

luisfoliveira

New Member
Há que admitir que deve ser muito difícil organizar uma maratona de 90 kms num concelho com a densidade populacional de Vila do Conde, mas percebo que quem estivesse a fazer a prova a fundo se sentisse inseguro. Para mim, o problema é que o percurso tinha o dobro ou o triplo das intersecções com estradas relativamente a outras provas da taça que já fiz, e a organização não teve capacidade para colocar pessoal em todas elas (implicaria a mobilização de, talvez, centenas de voluntários) e, para além disto, o alargamento do círculo de voluntários (que obviamente representa um esforço dos próprios e da organização) também implicou que muitos deles estivessem fatigados, entediados, ou pouco informados, estados normais que só a carolice às vezes impede. Para além disto, houve falhas óbvias na marcação, reparei que algumas fitas estavam caídas pelo vento (que era relativamente forte).

Quanto ao percurso, não conheço a zona, mas - à parte aquele single no início que talvez fosse o meio que arranjaram de não haver grupos muito grandes nos primeiros 40 kms, mas que é sempre desagradável e pode estragar a prova a alguns - pareceu-me bem conseguido. Reparei que há ali muito poucos baldios, o que torna a coisa complicada. Para fazer uns kms seguidos no monte havia às vezes que entrar em propriedades privadas, mas notou-se que houve cuidado de retirarem o pessoal das estradas mais movimentadas para fazer "troço de ligação" entre essas partes.

Em resumo, penso que a organização e a federação, não obstante tudo o que Vila do Conde já deu ao BTT nacional, devem considerar a presença desta maratona na taça. Embora uma prova no litoral norte traga algo de diferente à competição (não há grandes elevações, normalmente há vento, e isso favorece mais o jogo táctico), acho mesmo que para organizar uma prova neste concelho com a mesma qualidade e segurança de uma prova de topo da taça mais no interior, é preciso muito mais esforço e capacidade relativamente a essa organização do interior. Muito mais difícil a escolha do percurso, e muito mais mobilização de voluntários necessária.

Em relação ao atropelamento, foi à minha frente, e posso dizer que não pode ser imputada qualquer responsabilidade, directa ou indirecta, à organização. Foi um idiota que albaruou o colega (muito provavelmente de propósito!!!) e depois tentou fugir passando por cima da bicla e dando cabo dela... No meio da confusão ainda fiquei com o número do rapaz, telefonei-lhe e parece que teve alta nessa noite estando tudo, dentro do possível, bem. Não há ossos partidos.
 

PenduluM

New Member
Concordo plenamento com o que diz o colega a cima, excepto por um pormenor.

O concelho de Vila do Conde tem areas bastante rurais, muita floresta e terrenos baldios, eu moro na zona e conheço perfeitamente as areas por onde passou e por onde não passou.

O que houve foi falta de cuidado e tempo para escolher os melhores caminhos, para falar com os donos dos terrenos, para limpar ou criar singletracks.

O Concelho de Vila do Conde tem uma enorme area arbozidada e de floresta pela qual a prova pura e simplesmente nao passou.

Dá muito mais trabalho "inventar" 70km em terra, do que olhar para o mapa e escolher 90km de paralelo, com os devidos exageros.
 

epinto68

Member
não há duvidas que vila do conde tem boas condições para a pratica do BTT,quanto a organização diretamente não tenho apontar, tenho quanto alguns atletas com uma conduta impropria para a pratica deste desporto desde empurrões a insultos, penetras.;)
 

manzanita

New Member
Eu estive a ler o rescaldo do” campeão” Ruben Almeida e de lá não tiro nada que justifique o que fez (fizeram)!
Foi entalado entre um carro e uma carrinha, epá realmente é chato mas proteste com os condutores, quase (realço o quase) abalroado por um carro que saía de uma garagem! Eu “quase” que sou abalroado todos os dias, basta alguém sair de uma garagem quando eu vou a passar………depois já não vale!
O meu tempo de btt(ista) de provas e raids não é muito, mas já por várias vezes reparei na falta de cuidado dos “competidores” principalmente nas estradas, aquilo não é um circuito fechado está aberto ao trânsito ,ou será necessário decretar um recolher obrigatório para os senhores transitarem em contramão e cortar as curvas??????????
Para o resto…………….. XCO:roll:
Se diariamente nos deparamos com uma espécie de loucura generalizada nas estradas, o que seria de esperar durante a realização de uma prova, ainda para mais a um Domingo que todos temos pânico de conduzir nesses dias. O que o Ruben relata é uma falta de “cuidado” da parte dele e falta de civismo de algumas pessoas, que deveriam ter cuidado redobrado quando circulam bicicletas a alta velocidade, furiosa por vezes!
Nada do que li até hoje justifica o ato que tiveram.
Espero sinceramente que tenham sido identificados e sejam penalizados os responsáveis pelo que considero um ato vergonhoso e sem fundamento.
Sou um participante da maratona na categoria promoção, e também não gostei do afunilamento ao km 5, era desnecessário, havia zonas com fitas partidas, outras deveriam estar mais juntas, a parte final na areia era desnecessária………………mas foi igual para todos!A prova perfeita ainda não foi inventada!!!!Mas penso que os elementos que provocaram (tentaram) o desfecho menos feliz de mais uma festa do btt,para o ano vão eles propios organizar uma prova da taça............e aí é que vai ser um luxo ser bttista em terra de carros!Realizem la a prova que eu vou.:cool:
Enquanto escrevia isto “quase” fui abalroado por 4 ou 5 carros…………..:fpalm:
 

.pjds.

New Member
Para Maratona Internacional está visto que imensa coisa falhou....querem "branquear" a situação para quê?

Deixem-se de "guerrinhas/invejas" pessoais....turva o raciocínio...!!!
 
Opções





Pedro Melitão Btt · 337 gostam disto
há 14 minutos · ..




A vergonha de pertencer a uma federação que devia representar atletas e não o faz...

Vila do Conde XCM, maratona de 90kms com o ultimo abastecimento aos 58kms... com carros a vir de frente, sem NINGUEM para prestar qualquer tipo de socorro em descidas em perigosas, a ser praticamente atropelado pela mota da organização que devia abrir circuito e nem o caminho sabia... marcações das piores que já vi e a andar perdido uma data de tempo, chegado á meta dizem que já chegaram 4 atletas que não passaram por nós...
Enfim, tudo acabava bem se não houvesse classificações ou pelo menos dessem o tempo de chip... mas ai está a grande decisão da federação e como já não vivemos no tempo da outra sra. passo a contar:

Chegados á meta e sem saber sequer que já tinha chegado algum atleta, parei para poder falar com o comissario ou algum responsável da federação "que não estava"... Depois de muito esperar lá veio o comissario perguntar o que se passava, então depois de contarmos o que se passou na maratona "entretanto femininas iam passando a meta" o comissario disse: Podem passar a meta que não vai haver classificações !

Qual não é o meu espanto quando hoje vejo classificações das quais estou desclassificado, sem sequer me terem ouvido, ou seja:
Não me levam a conselho disciplinar porque não me podiam castigar por ter parado junto á baia sem barrar ninguém até falar com alguém, então castigam-me de uma maneira quanto a mim "ilegal" sem sequer poder apresentar defesa...
Ou seja, até os dopados tem direito a se defenderem e a contra analise, mas eu não, é para verem o respeito que esta federação que devia representar os atletas tem pelos mesmos...
Fico muito triste ao ver nomes que sempre pensei que iriam mudar a federação deixarem tudo na mesma "ou pior" .

Fica aqui o link não da lista de atletas dopados, mas da minha "desclassificação" a 1ª de uma licença com mais de 10 anos...

http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=3178&pag=1


PS: Mudam-se os tempos mudam-se as vontades... o trail e a corrida pode passar em breve a fazer parte de uma realidade que não só a pré-epoca... :(


Já agora manzanita, não sei qual a sua expriencia em termos de taça de Portugal, mas deve ser muito diminuta... carros num circuito de um XCM INTERNACIONAL não dá!!!
Quem faz "parte" do circo da taça de Portugal sabe bem do que falo, quem não sabe só resta acreditar em quem lá anda... ok? é que eu "não ouvi falar que..."
 

manzanita

New Member
Antes de mais quero afirmar que a minha imparcialidade nesta questão é relativa,:eek: visto que sou da zona em questão e conheço pessoalmente algumas pessoas ligadas á organização….
Em relação ao meu conhecimento das provas da taça xcm , sim não é muito vasto mas já participei em algumas, e sempre me cruzei com carros em qualquer uma delas, aliás no regulamento , é mencionado o facto de que é uma prova em circuito aberto e que se tem que cumprir as regras de trânsito!!!O que não é cumprido pela maioria de nós, durante a prova.
O que incomodou nesta questão, foi o facto do diz, que diz……….Vai ser cancelada porquê?Porque o campeão nacional se achou inseguro? Transcrevo o que escreveu sobre as classificações.-
Em relação aos enganos pelas marcações insuficiente ou inexistentes em sítios importante a classificação mais lugar menos lugar ia ser quase a mesma na minha opinião...

Eu li isto e manifestei a minha opinião.
Continuo a afirmar que nada justifica a atitude de se manifestar da forma que manifestaram, com tv e patrocinadores na zona, é degradante e acima de tudo é uma falta de respeito por todos os que deram muito do seu tempo para ajudar (como podem) na realização desta que deveria ser festa do btt.
Acredito que com os tempos que correm, se calhar a federação não deve ter assim tantos municípios, clubes, associações etc. a apresentar candidaturas para realizar provas da taça, e com estas atitudes ainda menos ou não?
Para mim é muito mais importante a fatia que cabe á promoção do que a parte dos federados, lá porque é uma prova da taça não deve nem pode haver mais ou menos cuidado com a organização, aliás a promoção é que faz as maratonas e não os federados, havendo sempre na minha opinião espaço para todos.
Os seus(vossos) problemas são com os colegas que atalharam(ou não) e são com a Federação,mas a federação não saiu beliscada de Vila do Conde quem saiu foi a organização e se calhar para o ano não estão dispostos……………..porque sim!!!!!
Como também lamento a situação que relata o colega red 999:


Paguei 12.50€ não tinha direito a reforço como ou outros?
Não tinha direito o controlo n 4 fosse marcado no dorsal como os outros? Quando lá passei ninguem lá estava. Lamentavel!!!!
Agua? Quando passei só garrafas vazias sem ninguem.
Não tinha direito a orientação nos cruzamentos como os outros?
Andei 30km sozinho sem que a organização desse por nada....


ISTO vem a propósito da minha “imparcialidade”, é lamentável e nunca pode acontecer numa prova seja ela cronometrada, passeio ou da taça, na minha terra, ou na terra do Manuel, conhecendo eu pessoas da organização ou não!:mad::mad:

Ps. Eu também pratico trail………..é melhor porque é maioritariamente em circuito fechado!:rolleyes::rolleyes:

Pedro Neves Maia
 

Trufox

New Member
Ao ver as classificações da 5ª prova da taça de XCM há 3 atletas desclassificados... Alguém sabe o que se passou?

Elite - Tiago Ferreira
Elite - José Rodrigues
Master A - José Silva

Classificações AQUI
 

Jorge Dias

New Member
Quando fui ver as classificações, já depois do banho, também vi as desclassificações e questionei, na zona de chegada, a elementos da organização o que se tinha passado e disseram-me que os 3 elementos em causa não tinham passado num posto de control.

Também ouvi, quando estava a comprar um belo queijo da serra;), de alguém que estava na loja, que os atletas tinham ido atrás do motard que ia à frente e que não percebiam como podiam ser desclassificados.

Foi o que ouvi, não sei mais nada.
 

fitty77

New Member
A história que ouvi (não estive lá) foi mesmo essa, que (pelo menos o Tiago) seguiu atrás de um motard em vez de seguir o percurso, falhou um single track e um controlo posterior... Se foi assim, acaba por ser ingrato, mas a verdade é que aquilo não é para seguir motards, mas sim as marcações... É pena. Mas pode acontecer a qualquer um...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Ou seja, pela 2ª vez consecutiva há confusões a envolver o motard que abre o percurso.
Será mesmo necessário haver um motard a abrir o percurso?
Não bastava que esse motard fizesse o percurso uma hora antes da passagem dos atletas para conferir as marcações?

Começo a acreditar cada vez mais que o futuro das maratonas passa pelo percurso ser guiado por GPS. E no final controlado pelo track de cada um.
 

Jorge Dias

New Member
PARABÉNS À FULLSPORT:exacto:

Adorei o percurso, tendo ajudado bastante a não inclusão daquela descida em ST, que nem todos os craques conseguiam fazer (ver o vídeo da edição passada, em que vários atletas da frente deram quedas). Aquele descida da calçada romana é dura, mas pronto, não pode ser tudo a nosso gosto:D
Gostei das partidas separadas.
Como sou veterano C, só (?) fiz 60 Kms, considerei um espetáculo, após a junção +/- aos meus 40 Kms, poder ver os CAMPEÕES a passar por mim:cool:.

A melhorar:

-a altimetria publicada sem escala da distância, quanto a mim de pouco serve


Gostei, venham mais como esta, que ajudam na propaganda do BTT para todos.

Jorge Dias
 

ohnigres

New Member
Boas, alguém sabe de alguma informação acerca do Campeonato Nacional de Meia Maratona, supostamente em Oliveira de Azeméis?

Abraço
 

jmenau

Member
RTP2. Sábado, 28 setembro 2013.

15:00-15:25 - Padel - Camp. Nac. Padel e Cadeira Rodas
15:28-15:53 - BTT - Maratona dos 5 Cumes - Barcelos
15:53-16:19 - Natação - Travessia Bessone Basto
16:21-16:51 - Automobilismo - Automagazine
16:55-17:45 - Futsal - Rio Ave x Benfica - 1ª parte
17:52-18:43 - Futsal - Rio Ave x Benfica - 2ª parte
18:45-19:00 - Badminton - Campeonato Nacional Seniores
 
Top