Suspensão total - Rockrider 9.1/9.2/ER1 - Vale a pena???

CUBE_LTD

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Olá a todos sou possuidor desde 2008 de uma Rockrider 8.1 que já me deu muitas alegrias mas queria passar para uma suspensão total e fui á Decathlon ver os modelos e agradou-me as 3 que vi: RR 9.1, 9.2 e ER1 não consigo é distinguir bem qual a melhor e a mais indicada para o que quero que é poder usar em trilhos tipo Arrábida, Monsanto, Mata Machada, etc.

De referir os preços e equipamentos delas:

9.1 - 899,95€
Quadro - alumínio 6061 com sistema de suspensão NEUF com 120mm de curso; 2750g no tamanho L. O sistema NEUF permite evitar o fenómeno de bombagem durante a pedalagem e perder energia.
Suspensão/amortecedor - garfo Rock Shox Recon Silver SOLO Air 120 mm com bloqueio. Tecnologia Solo Air: as câmaras de molas pneumáticas positivas e negativas são cheias em simultâneo graças à válvula Schrader, simplificando a regulação da suspensão. Amortecedor X-fusion E1 ar/óleo. O amortecedor de ar permite adaptar-se ao peso do piloto. O sistema hidráulico interno garante um controlo do ressalto para manter sempre as rodas coladas ao piso. A melhor relação entre sensibilidade e rendimento.
Transmissão - pedaleira Shimano Deore 2 peças 22x32x44; manetes Shimano SLX; desviador dianteiro Shimano Deore e desviador traseiro Shimano SLX; cassete Shimano SLX 11x34, 9 velocidades. As 27 velocidades permitem encontrar sempre a relação mais adequada. A transmissão Shimano oferece o melhor compromisso entre precisão e fiabilidade. Pedaleira de 2 peças mais rígida, leve e de fácil manutenção. Cassete 11x34 9V.
Travões - travões de discos hidráulicos Tektro Auriga Comp, discos de 160 mm. Alavancas ergonómicas que podem ser ajustadas ao tamanho do piloto. Travões potentes e com uma fiabilidade a toda a prova. A posição do reservatório pode ser ajustada.
Guiador/avanço/selim - guiador elevado Rockrider SPORT 640 mm; avanço Rockrider SPORT 6°, espigão do selim Rockrider 29,8 mm; selim Rockrider; o guiador e o avanço oversize conferem-lhe mais resistência e maior leveza. A posição mais elevada permite aumentar o controlo e o conforto sem prejudicar o rendimento.
Rodas - aros em alumínio Rockrider Comp de parede dupla by Rigida. Cubos de roda em alumínio D041/D142 com rolamentos estanques. Raios em inox com 2mm.
Pneus - pneus Hutchinson Toro 2.15 hardskin (570g). Pneus leves e resistentes. Reforço HARDSKIN para uma maior resistência aos furos e cortes. Relevo lateral mais aberto para uma maior aderência e relevo mais baixo na banda de rodagem para optimizar o rendimento e favorecer a eliminação da lama.
Pedais - pedais auto Wellgo 823 WPD.

9.2 - 1.199,95€
Quadro com sistema de suspensão N.E.U.F.120mm de curso; alumínio 7075 T6.
Suspensão/transmissão - garfo MAGURA Menja 130mm de curso com bloqueio no guiador. O garfo apresenta uma das melhores relações peso/curso do mercado. Êmbolos de 32mm e arco duplo para uma maior rigidez. Amortecedor X-Fusion RLX 190x50mm com três posições: "full open" para obter uma motricidade extra nas subidas mais acidentadas e uma adaptabilidade extraordinária nas descidas técnicas; e duas posições com plataforma para as subidas em terrenos mais fáceis (estrada, pistas de 4x4, etc.).
Transmissão - pedaleira SHIMANO DEORE 22x32x44; manetes SRAM X9; desviador dianteiro SRAM X7; desviador traseiro SRAM X9; cassete SRAM PG950 11x34 9V: a pedaleira de 2 peças com rolamentos oversize é rígida, leve e fiável. As manetes SRAM X9 são ergonómicas e fiáveis. Basta um dedo para mudar de velocidade.
Travões - travões de disco hidráulicos MAGURA Louise 180/160mm: grande simplicidade de regulação com mais potência graças à maior dimensão do rotor à frente.
Guiador/vanço/caixa de direcção - guiador Truvativ Stylo Wold Cup oversize 680 mm; avanço Rockrider 6° oversize; caixa de direcção Rockrider VPA55AC: o guiador e o avanço oversize garantem uma rigidez máxima e um melhor controlo da bicicleta. Punhos lock-on mais confortáveis e com um maior controlo: evitam que os punhos girem durante a condução.
Selim/espigão do selim - selim Italia NT-1, espigão do selim Rockrider Comp 29,8.
Rodas - aros em alumínio Rockrider Comp de parede dupla by Rigida. Cubos de roda em alumínio D041/D142 com rolamentos estanques. Raios em inox com 2mm.
Pneus - pneus Hutchinson Toro 2.15 hardskin (570g). Pneus leves e resistentes. Reforço HARDSKIN para uma maior resistência aos furos e cortes. Relevo lateral mais aberto para uma maior aderência e relevo mais baixo na banda de rodagem para optimizar o rendimento e favorecer a eliminação da lama.
Pedais - pedais automáticos Xpedo SLCR, 325g

ER1 - 1.132€
Suspensões - garfo Rock Shox Sektor TK Solo Air (1.837g). 150mm de curso e eixo de 20mm Maxlite. Controlo da compressão com Motion Control desenvolvido para atenuar o impacto causado pelos obstáculos que os garfos de longo curso têm de enfrentar. Amortecedor X-Fusion ER1 215x65mm com controlo do ressalto. Novo amortecedor adaptado ao quadro NEUF: possui uma excelente sensibilidade e progressividade ao longo do curso, conferindo à bicicleta uma motricidade e uma adaptabilidade aos terrenos perfeitas.
Transmissão - pedaleira Truvativ Firex GXP 3.3. Desviadores traseiro e dianteiro Sram X-7. Shifters Sram X-7. Cassete Sram PG950 9v 11x34.
Quadro - novo quadro hidroformado com sistema de suspensão N.E.U.F. anti-bombagem. 150 mm de curso. 3,4kg no tamanho M. Todos os rolamentos do quadro são estanques para assegurar a sua longevidade. A caixa de direcção One Point Five permite uma maior rigidez e um melhor controlo.
Sistema de travagem - travões hidráulicos Avid Elixir 3, discos 180mm. Uma travagem potente e fácil de controlar. Tecnologias: Deep Stroke Modulation™ - permite uma modulação eficaz da travagem, permitindo controlar a todo o momento a potência dos travões com precisão; geometria Power Reserve - permite reduzir o curso interior da alavanca e cria um arco que se adapta naturalmente aos dedos permitindo-lhe fornecer uma maior potência de travagem com menos esforço.
Guiador, avanço, caixa de direcção - guiador em alumínio 680mm. Avanço 1,5" Rockrider. Caixa de direcção VP A97AC com rolamentos estanques 1" 1/5. A posição nesta bicicleta é ideal para pedalar horas sem fim e para atacar as descidas mais técnicas.
Selim, espigão do selim - selim Rockrider. Espigão do selim Rockrider comp.
Rodas - rodas Rockrider AM branco. Aros Rigida Taurus Enduro 21 mm em alumínio 6063 T6. Cubos de roda Formula DH com rolamentos estanques. Eixos dianteiro de 20mm e traseiro de 10mm para uma maior rigidez e para manter sempre um bom controlo da bicicleta. Raios em inox com 2mm direitos. Apostámos na fiabilidade e na resistência das rodas, elementos extremamente importantes na montanha.
Pneus - pneus Michelin Wild Rock 26x2,25 Tube Type com câmaras de ar. Pneus polivalentes com uma aderência lateral surpreendente.
 

Jaires

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Olá amigo TDI_2L, bem também andei a ver de perto as rockriders de suspensão total e acho que estas novas estão todas muito bem conseguidas.
A meu ver a melhor aposta é mesmo a 9.2, isto se a diferença de preço em relação à 9.1 não te incomodar muito. A ER1 não estou muito certo do que digo, mas pareçe-me mais direccionada para saltos e coisas assim do género.
 

CUBE_LTD

New Member
A minha dúvida era mais sobre a ER1 que tipo de bike é e se a vale a pena agora que desceu de preço mas não consigo achar nenhuma análise na net.
 

curdius

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Boas !

Eu tive um RR9.2 e o que te posso dizer é que o sistema NEUF tira muita sensibilidade ao amortecedor traseiro. Mesmo que tentes afinar aquilo fica sempre muito mau. Quando mudei de bike a primeira coisa que notei foi muito mais sensibilidade atrás mesmo com um amortecedor semelhante. De resto, o quadro é pesado como chumbo, de resto tudo 5 estrelas, incluindo os travões (que ainda hoje tenho) e a suspensão.
 

Marco Nunes

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Boas

As Rockrider têm modelos com relações qualidade/preço muito boas. A dica do ivosilva83 com a Radon também tem uma relação qualidade/preço espectacular para uma suspensão total. Para confundir ainda mais deixo uma bike que parece-me ser um bom compromisso (Rombikles): Quer Aficcion 2011 por 999€ - javascript:void window.open('http://www.*************/components/com_virtuemart/shop_image/product/3eabcc1e496d15b63139d6569703f0c6.jpg', 'win2', 'status=no,toolbar=no,scrollbars=yes,titlebar=no,menubar=no,resizable=yes,width=660,height=364,directories=no,location=no');e Quer Aficion 2012 por 1030€ - javascript:void window.open('http://www.*************/components/com_virtuemart/shop_image/product/5ae980c2315cdab751be0ce4e2d491e1.jpg', 'win2', 'status=no,toolbar=no,scrollbars=yes,titlebar=no,menubar=no,resizable=yes,width=2631,height=1761,directories=no,location=no');. Os 2 modelos são praticamente idênticos, sendo que a de 2011 tem uns euros de desconto.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas

As Rockrider têm modelos com relações qualidade/preço muito boas. A dica do ivosilva83 com a Radon também tem uma relação qualidade/preço espectacular para uma suspensão total. Para confundir ainda mais deixo uma bike que parece-me ser um bom compromisso (Rombikles): Quer Aficcion 2011 por 999€ - http://www.*************/index.php?...ufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=1 e Quer Aficion 2012 por 1030€ - http://www.*************/index.php?...ufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=1. Os 2 modelos são praticamente idênticos, estando já com um pequeno desconto, mas claro, possivelmente a de 2012 é mais cara pelas novas cores ou algum pequeno componente. Bom, á primeira vista não as achei nada diferentes.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas

As Rockrider têm modelos com relações qualidade/preço muito boas. A dica do ivosilva83 com a Radon também tem uma relação qualidade/preço espectacular para uma suspensão total. Para confundir ainda mais deixo uma bike que parece-me ser um bom compromisso (Rombikes): Quer Aficcion 2011 por 999€ - http://www.*************/index.php?...ufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=1 e Quer Aficion 2012 por 1030€ - http://www.*************/index.php?...ufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=1. Os 2 modelos são praticamente idênticos, estando já com um pequeno desconto, mas claro, possivelmente a de 2012 é mais cara pelas novas cores ou algum pequeno componente. Bom, á primeira vista não as achei nada diferentes.

Fica bem.
 

CUBE_LTD

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Curdius podes explicar um pouco melhor quando te referes á sensibilidade?
A bike atrás amortece pouco? Se passar da minha 8.1 para a 9.1 não notarei mais conforto e mais capacidades trialeiras?

Obrigado
 

Jorge S

Member
Boas,

O sistema ( NEUF) da 9.1 é pouco sensível em comparação com os sistemas tradicionais de outras bikes de suspensão total ( Horst link, mono pivot, etc). Trata-se de um sistema de pivot virtual que tem como caracteristica principal anular o bombeio provacado pela pedalada, mas o reverso da medalha é alguma falta de sensibilidade a pequenos impactos. Não tendo nada a ver com a rigidez traseira da 8.1 ou de qualquer outra rígida, é uma bike muito estável e com um conforto mediano.
 

Jorge S

Member
Acabei de ler uma review da Bikeradar em que a bike testada foi precisamente a 9.1 de 2012 em que a classificaram com 4* e meia em cinco possíveis.

Eis o texto:


"Fantastic value for a full-suspension bike, offering low weight and a genuinely engaging cross-country ride"

B’Twin bikes from French sports superstore Decathlon are always good value, despite the fact that the sterling-euro exchange rate is in the doldrums. The Rockrider 9.1 is the cheapest of their performance range full-suspension bikes.

While most budget full-suss bikes trade rear end travel for weight and singletrack wallow, the Rockrider 9.1 doesn’t. It’s light and sprightly, given its price, and it’s great fun on pedally trails. With a shock lockout lever, it’d be a five-star bike. As it is, it's a proper full-suspension bike for the price of a decent hardtail.

Ride & handling: Lightweight, fast and nimble ride, with effective suspension

All the B’Twins we’ve tested have had a cross-country feel, and the Rockrider 9.1 is no exception. While its 120mm-travel fork sits the front end up a bit, the reach is roomy due to its long stem. At 640mm, the bar is narrower than those of its price rivals.

You wouldn't expect the B'Twin to have the same confident, tackle-anything handling as a taller forked, more trail orientated bike, and it doesn't. We had one or two scrabbly moments on technical descents. Where the Rockrider excels is on more flowing singletrack.

It’s fast and fluid, easily outpacing other bikes at this price. The more we rode it, the more we liked it. The bike is light and roomy enough to spin up to speed when you’re sitting on the saddle, and the relatively plush suspension front and rear swallows the trail chatter that would steal momentum.

Steep climbs and out-of-the-saddle accelerations do show up the oil damped X-Fusion E1 rear shock’s lack of a lockout lever, though. You can feel your pedalling energy dissipating into the rear suspension, and there’s nothing you can do except sit down and try to spin circles.

Braking and gearshifts are as good as you can expect on any £800 bike, and the tyres are a good compromise between grip and rolling performance in all off-road conditions. Overall, the B’Twin Rockrider 9.1 is lighter, better specced and more agile than any £800 full-susser has a right to be.



Frame & equipment: High quality drivetrain; good tyres; shock needs a lockout lever

The aluminium frame features an unusual twin-link suspension design that Decathlon call ‘NEUF’. It’s similar to Yeti’s Switch system, but came first: you’ve got a pivot fixed into a huge annular bearing. This changes the axle path from the simple arc of a single pivot to one where the wheel goes back before coming up.

An oil-damped X-Fusion air shock provides 120mm of travel. That shock is anchored to a top tube that has an unusually angular, lip-edged profile. The benefits are mostly aesthetic, although there is a strength boost at the joints with the head and seat tubes as the weld area is bigger.

The down tube is more conventional, being ovalised vertically at the head tube and laterally at the bottom bracket to stiffen it up. A plate welded to the down and head tube gusset adds strength there too. The rear triangle has quite chunky, squarish section stays and a backwards-projecting seatstay bridge.

The Rockrider’s effective top tube length is on the short side, due in part to a steeper than average seat angle. So even though 100mm stems aren’t in fashion these days, we wouldn’t change it for anything shorter as it would compromise the cross-country reach. As with all Decathlon bikes, the drivetrain is high-spec stuff: a mix of Shimano SLX and Deore that we’d be happy with on any £800 bike.

As a bonus, it even comes with Wellgo SPD pedals. Own-brand rims and JoyTech hubs are nothing special, but they’re shod with good quality Hutchinson Toro Marathon XC tyres. These lightweight all-rounders roll well on hard trails but still hook up in mud and don’t clog. The sidewalls are reinforced to prevent tears.

The fork, a RockShox Recon Solo Air, would be good on an £800 hardtail and is a coup on a full-suspension bike at this price. This one offers 120mm of travel with a fork-top compression lockout. In total the bike is scarcely over 13.6kg (30lb), which is remarkable for a budget full-susser.

E, segundo eles, a Yety adoptou um sistema similar para a sua SB-66 que custa quase 5 vezes mais. Plagio ? :pipocas:
 
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tpfernandes

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Queres um sistema que funciona mesmo? Sistema Zero da Mondraker...

Tracker R (1490€)
TrackerR12.jpg


1 Quadros Tracker SAT alloy Zero Suspension System 120mm
2 Tamanhos S / M / L / XL
3 Amortecedore Traseiro Rock Shox Ario RL 190x50mm
4 Suspensão Rock Shox Recon Gold TK Coil 120mm
5 Série Direcção FSA ZS-4D 1-1/8" Integrated
6 Avanço Onoff Notion SB 70/80/90/100mm
7 Guiador Onoff Notion SB 690mm
8 Punho Onoff Diamond
9 Espigão de Selim Onoff Notion 0-R SB 31.6mm 350mm
10 Selim Mondraker Tracker custom design
11 Travão da Frente Avid Elixir 1 180mm
12 Travão de Trás Avid Elixir 1 160mm
13 Manetes Avid Elixir 1
14 Aros Onoff Abyss Wheelset
15 Raios CN stainless
16 Cubo Frente Onoff Disc Qr
17 Cubo Trás Onoff Disc Qr
18 Pneus Kenda Kadre 2.10
19 Crenques Sram S800 3.3 44/32/22T
20 Movimento Pedaleiro Truvativ Power Spiline
21 Pedais HTI-A62 Platform
22 Corrente Sram PC-951 9s
23 Mudança da Frente Shimano SLX FD M-661-10D Direct mount
24 Mudança de Trás Sram X7 Medium cage 9s
25 Manipulos Sram Trigger X-5
26 Cassete Sram PG-950 11-32T 9s
27 Peso S/ pedais 13.7 kg

EDIT: Vê na MondrakerStore que é o link que postei!
 

pintox

Member
A minha 9.1 já passou dos 7400kms cheios de alegrias e bons momentos de BTT. Já andei noutras bikes do mesmo nivel e continuo a preferir de longe a RR.
Fiz hoje um passeio terrivel com chuva e lama bem demolidor para a maquina e portou-se sempre á altura:


Uploaded with ImageShack.us
 

CUBE_LTD

New Member
Alguém me consegue traduzir os aspectos fundamentais dessa análise da BikeRadar (prós/contras).
A Mondraker tem bikes fixes e falam muito bem do sistema zero, ainda agora na Bike Magazine deste mês referem isso no teste a Tracker mas são valores que não consigo chegar.
 

Jorge S

Member
Prós:

- Preço fantástico ( a mais barata da sua classe) para uma FS, baixo peso e uma verdadeira XC.
- Rápida e ágil com suspensão eficiente.
- Ideal em singletracks rápidos.
- Bons pneus.
- Boa transmissão.
- Boa suspensão para o preço da bike.
- Peso notável (13,6kg) para uma FS económica.

Contras:

- Sente-se a falta de lock-out do amortecedor em subidas inclinadas e nos sprints.
- Rodas e cubos não são nada de especial.

Estes são os adjectivos, o resto é basicamente descrição e caracteristicas.

Eu acrescentaria a resistência da pintura e a solidez do quadro que são qualidades habituais nas RR. Já tive uma 9.1, tenho uma 8.1 e uma Forma3, tive uma SPZ Stumpjumper FSR (troquei pela S-Works FSR) e em termos de qualidade de pintura a RR deixa a SPZ a milhas!
 
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pintox

Member
Não sinto grande falta no bloqueio do amortecedor traseiro, não sei se motivado pelo meu peso (69kgs) , mas acho que o Neuf cumpre bem a sua função.
 

Jorge S

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Entendo bem o que dizes. Eu também nunca senti falta, mas ao pedalar de pé numa subida longa com o amortecedor e susp. bloqueados sente-se a diferença no rendimento da pedalada. E eu peso 66kg.
O NEUF faz com que a o amortecedor tenho um "filtragem" parecida à do semi-bloqueio do propedal e afins, que no entanto deixam sempre passar algum bombeio. Por isso têm a opção de fechar ou de escolher níveis de propedal.
 
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