Suspensão riscada nos braços

innsbruck

Member
Olá a todos.

Tenho uma suspensão Fox Float F32 120mm que me tem dado muitas chatices. Ao fim do primeiro ano ficou com as pernas riscadas e, depois de vir reparada da garantia, ficou novamente no mesmo estado passado cerca de 14 meses, quando fui fazer a revisão. Envio abaixo as fotografias do problema. Acham que isto tem alguma solução de reparação minimamente aceitável? É que por pouco mais de 300€ posso comprar uma REBA RL totalmente nova.





 
Boas,

Limpa os retentores (guarda pó) após cada volta? Pelas imagens não parece muito... E isso pode ser causado pelo uso no terreno, ou seja, com o andamento fica pequenas pedrinhas que ficam nos guarda pó e com o andamento vao riscando a suspensão, mas isso é inevitável de certo modo. Pode-se sempre é tentar diminuir esses riscos mas eu tambem tenho uma Rock Shox Recon e também tem riscos e apareceram logo no primeiro mês porém ninguém assumiu como defeito.
 

afpereira

New Member
pelo que vejo aí é má manutenção, por isso aconselho que limpes sempre os guarda pos se não mesmo que compres uma reba o problema volta a aparecer
 

innsbruck

Member
Boas!

Sempre que faço BTT tenho o cuidado de lavar a bicicleta. Dei realmente uma volta na passada 3ª Feira por estrada, cerca de 1:30, com muita chuva (julgo que parte da sujidade possa vir daí).

Mas qual a melhor forma de limpar os guarda pó? Bem que limpo aquilo, mas pelos vistos...
 
Para limpar os guarda pó há quem use escova de dentes para retirar o pó e detritos. Mas isso não previne a 100% o não aparecimento dos riscos pois quando nós vamos a andar, não vamos a limpar os guarda pó como é obvio e ao fim da volta, parece que não, mas fica sempre um bocado desgastado, mas ai não há hipotese. Para mim o que lhe falta é limpar os guarda pós com uma escova de dentes. OU se te sentires mais á vontade faz isto que fica com a suspensão em muito boas condições (http://www.pinkbike.com/news/Tech-Tuesday-Clean-and-Lubricate-Your-Fox-F32-Dust-Wiper-Seals.html)

Se fizeres isso que está no link nem que seja de semana em semana e durante a semana limpes so o guarda po por cima com a escova já é muito bom mesmo! O problema não é da Fox e trocares para Reba não vai resolver o problema se não limpares como deve ser mesmo. Não estou a criticar mas só estou a alertar para que não agraves mais a situação. No entanto esses riscos penso que não comprometem o desempenho da suspensão, se não forem fundos.

Espero ter ajudado.
Cumps
 

innsbruck

Member
Para limpar os guarda pó há quem use escova de dentes para retirar o pó e detritos. Mas isso não previne a 100% o não aparecimento dos riscos pois quando nós vamos a andar, não vamos a limpar os guarda pó como é obvio e ao fim da volta, parece que não, mas fica sempre um bocado desgastado, mas ai não há hipotese. Para mim o que lhe falta é limpar os guarda pós com uma escova de dentes. OU se te sentires mais á vontade faz isto que fica com a suspensão em muito boas condições (http://www.pinkbike.com/news/Tech-Tu...per-Seals.html)

Se fizeres isso que está no link nem que seja de semana em semana e durante a semana limpes so o guarda po por cima com a escova já é muito bom mesmo! O problema não é da Fox e trocares para Reba não vai resolver o problema se não limpares como deve ser mesmo. Não estou a criticar mas só estou a alertar para que não agraves mais a situação. No entanto esses riscos penso que não comprometem o desempenho da suspensão, se não forem fundos.

Espero ter ajudado.
Cumps

Obrigado!

Quando falas em limpar os guarda-pós com a escova, referes-te apenas ao "Step One" do link que me enviaste ou em também limpar interiormente, como nos "Step Three" e "Step Four".
 
É como no Step One... Só que eles ai usam um pano e eu uso uma escova de dentes que serve perfeitamente. Aconselho-te a fazer todos os passos que estão no guia porque assim ficas com a suspensão 5* ;) Mas claro, se não te sentires á vontade com isso mais vale deixar ficar só com a escova pois fazer aquilo é preciso cuidado para não danificar os guarda pó. E nunca te esqueças que se fizeres aquilo convém mesmo usar óleo da fox, próprio para a tua suspensão! E cuidado com a chave de fenda também ;) Mas tenta fazer uma vez e vês como achas que fica bem a suspensão. Claro que com o procedimento todo fica melhor mas nem sempre a gente quer mexer naqueles sitios, mas eu aconselho.

De nada ;)
Cumps
 

innsbruck

Member
É como no Step One... Só que eles ai usam um pano e eu uso uma escova de dentes que serve perfeitamente. Aconselho-te a fazer todos os passos que estão no guia porque assim ficas com a suspensão 5* :wink: Mas claro, se não te sentires á vontade com isso mais vale deixar ficar só com a escova pois fazer aquilo é preciso cuidado para não danificar os guarda pó. E nunca te esqueças que se fizeres aquilo convém mesmo usar óleo da fox, próprio para a tua suspensão! E cuidado com a chave de fenda também :wink: Mas tenta fazer uma vez e vês como achas que fica bem a suspensão. Claro que com o procedimento todo fica melhor mas nem sempre a gente quer mexer naqueles sitios, mas eu aconselho.

De nada :wink:
Cumps

Obrigado pelos conselhos, terei mais cuidado daqui em dianto. Mas o problema é que tenho agora que reparar o dano. Conhecem alguém na zona Norte que faça um trabalho como deve ser por um preço em conta? Não sei porquê, mas acho que os tipo da Bicimax estão sempre mais interessados em tirar velho e meter tudo novo...os preços que eles pedem são proibitivos!
 
Tenta ver a DPX Racing, eles têm um oficina que repara muita coisa de suspensões, são experts nisso ;)
Quanto a preços não sei mas te garanto que fica uma coisa em condições. Eles têm uma nova tecnica que é uma camada preta, é tipo a Kashima Coat se não me engano só que em preto. https://www.facebook. com/pages/DPX-Racing/181157631966537
Penso que meter essa camada para tapar os riscos e melhor o desempenho da suspa + revisão completa fica por 180€ e não é nada caro, acredita ;)
E tenta sempre fazer o que te disse após cada volta e usa material adequado!! (oleos etc...)
 

fabio viana

Well-Known Member
Só um pequeno off topic:
esse truque das fox, postado acima, funciona nas suntour raidon/epicon?

:back2topic:
eu acho esses riscos na suspensão normais, mas se aumentarem manda para a garantia. Abraço
 
Fábio, sinceramente não sei, mas já estive tentado a fazer na minha Rock Shox Recon mas tive receio e não fiz... Quando tiver tempo vou tentar pesquisar sobre isso ;)

Depende dos riscos... Aquelas marcas que se nota uma pequena descoluração é normal, tem tipo aquele feixe em que está mais clara a suspensão, mas se for um risco já um pouco fundito podeprejudicar a suspensão e aí a coisa fica negra... Eu aconselho ao dono da FOX (detentor deste topico) para que faça pelo menos uma limpeza correta para prevenir o aparecimento de + riscas ;)
 
Já nao consegui editar a tempo.. aff!!:fpalm:

Lê estes comentarios, parece que para Rock Shox nao dá :(

Is it the same for a Rockshox ? There should be a Tech friday too, we want some more !
icon_razz.gif



  • + 1
193.gif
Steezysix (Aug 16, 2011 at 1:42)
I'm assuming this will work on other brand forks - can anyone confirm this before I start sticking a screwdriver into my Domains?


  • + 0
146.gif
proxx (Aug 16, 2011 at 2:36)
in theory it should work... but from my experience - it won't. I haven't done it on Fox so I can't compare, but removing dust seals on RS involved using some force. Eventually you should be able to do it, but... if you have Domain then just follow RS manuals - if you don't want to mess with internals then just disassemble lowers without touching what is in uppers. What you get is: much easier access to dust seals and access to inside of lowers without worry of **damaging uppers with a screwdriver** or dropping oil on your front brake rotor or pads... maybe it will take you half an hour longer, but it will be uncomparably less stresful, believe me.


  • + 0
65.gif
Ploutre (Aug 16, 2011 at 3:57)
Ok thanks, I'll keep cleaning the stanchions with some fork oil and that'll do it until next servicing ^^


  • + 1
193.gif
nail2529 (Aug 16, 2011 at 9:22)
right i feel stupid also asking this question but is this also the same as marzocchi 66 RC3 as i dont want to mess them up on a wild guess????


  • + 1
194.gif
mcmbike (Aug 18, 2011 at 11:40)
The best way to do it would be to service the seals while you change the oil. That means taking off the lowers and accessing them while they're away from the rest of the fork. It's easier to be more thorough, but this method works with all quality forks. Just remember to use the oil that the company reccomends. If you're in a pinch you could always use the same weight oil, just use google to make sure it's safe.


  • + 1
194.gif
anickerson22 (Aug 19, 2011 at 20:08)
What about an older pair of Manitou Shermins? They are about 5 years old and I don't have the money to update them yet.


  • + 1
194.gif
mcmbike (Aug 20, 2011 at 17:55)
Do they seals look like the ones in the video? If you can pry them off and do everything then yes it will work.


  • + 1
65.gif
Ploutre (Nov 25, 2011 at 9:04)
I've just changed the seals on my Rockshox Domain, and no, you can't do the same trick. When you remove the seals on RS, they are destroyed (I even had to cut mine ...). It might work with non-standard seals (enduro ones maybe), but not the stock ones.
 

demorider

Active Member
Esse "tratamento" nas baínhas é uma anodização super resistente e que reduz a frição em cerca de 40% e pode ser aplicada em quase todas as suspensões mas tem um custo de salvo erro 180€ que é um valor que faz com que muitas suspensões não "mereçam" este tratamento..

https://www.facebook.com/1811576319...1157631966537/589783011103995/?type=1&theater

https://www.facebook.com/1811576319...1157631966537/582493145166315/?type=1&theater

Esta fox do segundo link penso que é de um user aqui do fórum (ver post 32 do seguinte tópico) http://www.forumbtt.net/showthread.php?40280-TESTE-Ultra-low-friction-testing-program/page4
 

demorider

Active Member
Esquecime de comentar o "problema" da fox :fpalm:

Esses riscos não são normais, uma suspensão não pode riscar as baínhas.. Tens as revisões em dia?

Tenta a garantia (se ainda tiver garantia), senão manda fazer uma revisão geral com substituição de tudo o que for vedantes, orings, guarda pós, etc, caso contrario esses riscos vão aumentar e vais acabar por danificar de vez as baínhas..
Na zona norte (dependendo de que zona fores) tens a doctor bike em Braga, o Leandro é um excelente mecânico já me resolveu um problema num amortecedor elka stage 5 que já tinha corrido meio Portugal de oficina em oficina e ninguem me resolveu o problema foi para lá e de um dia para o outro pôs-me o amortecedor melhor que novo.. Para a semana já vou levar lá a suspensão para me reparar uma baínha que foi dar um "abracinho" a uma pedra :p
 
Sim mas pede a ele para te analisar a suspensão e ver o que pode fazer para reparar isso, talvez haja soluçoes mais baratas ;)
E se tiver na garantia experimenta acciona-la
 

demorider

Active Member
O Nuno Duarte é talvez o melhor mecanico de suspensões que temos em portugal, só tem um grande defeito que é ser muito desmazelado e demorar muito a revolver pequenas coisas.. Já cheguei a enviar para lá suspensões para revisão mas demorava no minimo 2 semanas e era preciso "apertar" com ele, mas de resto é impecavel e com certeza a suspensão vai vir como nova ou melhor..
 

innsbruck

Member
Sim mas pede a ele para te analisar a suspensão e ver o que pode fazer para reparar isso, talvez haja soluçoes mais baratas :wink:
E se tiver na garantia experimenta acciona-la

Já tinha accionado a garantia pelo mesmo problema, cerca de ano e meio depois de comprar a bike. Colocaram pernas novas. Agora, passado mais ou menos o mesmo tempo o problema surgiu. Contudo, os amigos da Fox/Bicimax dizem que um produto reparado ao abrigo da garantia apenas tem mais um ano de garantia, caso tenha sido reparado já no segundo ano da mesma.
 

innsbruck

Member
O Nuno Duarte é talvez o melhor mecanico de suspensões que temos em portugal, só tem um grande defeito que é ser muito desmazelado e demorar muito a revolver pequenas coisas.. Já cheguei a enviar para lá suspensões para revisão mas demorava no minimo 2 semanas e era preciso "apertar" com ele, mas de resto é impecavel e com certeza a suspensão vai vir como nova ou melhor..

Ontem o transportador já levantou a suspensão, pelo que o ND a deve receber hoje. Disse-me que a iria expedir na 5ª Feira, de forma a que eu a recebesse na 6ª Feira. Vamos ver como corre. Depois deixo aqui o feedback!
 

demorider

Active Member
Pode ser que ele tenha mudado e agora seja mais rápido nos serviços.. Mas mesmo que demore as tais 2 semanas vale a pena a espera, ele sabe o que faz e o que faz , faz bem..

Só uma pergunta... Os riscos vão ser tratados ou "eliminados"?

Pergunto isto porque se forem só tratados vão continuar visiveis a olho, apenas levam uma resina para os "cobrir" para que não causem qualquer tipo de problema nos vedantes e retentores..
 
Top